Ir para conteúdo

Guaivirinhas na Barra da Lagoa em Florianópolis


Postagens Recomendadas

Olá pessoal,

Aproveitando o feriado do início da semana mudei o meu local de pesca habitual que é na Lagoa da Conceição e fui para o canal que faz a ligação da Lagoa com o mar.

É um local que diferente da Lagoa, já sofre com a influência da maré (a Lagoa também sofre, mas muito menos visto a quantidade de água que há nela) e possui fortes correntezas na maré vazante.

Eu cheguei no final da vazante então a corredeira já estava mais controlada.

post-2022-0-28994800-1444995091_thumb.jp

Esse foi o local da minha pescaria. Tem uma altura de aproximadamente 2 metros em relação ao nível de água. A pescaria consistia basicamente em arremessar na correnteza em frente do local onde estava, deixar a isca ser levada e "recolher" rapidamente contra o sentido da correnteza. Como a água estava clara, via-se com extrema facilidade o cardume atrás da mosca.

As iscas que utilizei foram os Wolly Buggers e Clouser Minnow que eu mesmo atei (primeira pescaria utilizando-as), mas nesse dia os buggers estavam simplesmente irresistíveis. Bastava começar a puxar e os ataques vinham com tudo.

post-2022-0-78600200-1444995068_thumb.jp

A maior captura do dia com aproximadamente 30 cm

post-2022-0-04970300-1444995111_thumb.jp

Tive pouca oportunidade para fotos, pois a chuva era persistente (já tem aproximadamente 2 semanas desde que vimos um dia de céu limpo aqui em Floripa :eyebrow: )

Capturei algumas anchovetas também (tamanho em torno de 15-20cm) mas ficam somente como relato já que não tirei fotos delas :laugh:

Bom, é isso! Coisa simples em um local perto de casa (+- 10km) mas muito divertida e para um iniciante, muito produtiva! :cool2:

post-2022-0-78600200-1444995068_thumb.jp

post-2022-0-28994800-1444995091_thumb.jp

post-2022-0-04970300-1444995111_thumb.jp

Editado por Belage
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que beleza !!!

Já pesquei ali, nos lados da ponte na entrada da barra, já faz uns 5 ou 6 anos.

Também peguei muitas gaiviras pequenas e alguns badejinhos nas pedras próximas.

As gaiviras atacavam muito bem pequenas moscas na superfície. :laugh::laugh:

Os badejinhos com woolys e clouser.

Dá pra fazer a festa. :okok::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que show de bola cara!!

Imagina essa brincadeira com um kit #4...deve ser fenomenal!!

Show de relato e um local também muito bonito!!

Por curiosidade, quais as cores das iscas que estava usando?

Talvez eu vá a Florianópolis com o curso que estou fazendo e queria brincar um pouquinho.

hehehehe

Parabéns pelas capturas!!

Grande abraço!!

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Legal! As guaiviras são extremamente esportivas

Floripa tem excelentes opções

Alguns dos rios que alimentam a lagoa tb são muito bons

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Anchoveta e guaivira, dois peixes ferozes e brigadores que sempre rendem ótimas pescarias.

Parabéns por ter conseguido enganar os peixes com moscas atadas por você, a alegria é dobrada nesses casos.

Continue dividindo conosco suas pescarias.

Editado por Beto (Palometa)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza !!!

Já pesquei ali, nos lados da ponte na entrada da barra, já faz uns 5 ou 6 anos.

Também peguei muitas gaiviras pequenas e alguns badejinhos nas pedras próximas.

As gaiviras atacavam muito bem pequenas moscas na superfície. :laugh::laugh:

Os badejinhos com woolys e clouser.

Dá pra fazer a festa. :okok::okok:

Os badejinhos ainda não consegui fisgar, mas ei de captura-los! :laugh:

Pesquei debaixo dessa ponte que mencionou tb Rui, capturei ainda mais Guaivirinhas... as danadas estavam por toda parte hahah e elas realmente voam nas moscas na flor dágua. :okok:

Abraço!

Editado por Belage
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que show de bola cara!!

Imagina essa brincadeira com um kit #4...deve ser fenomenal!!

Show de relato e um local também muito bonito!!

Por curiosidade, quais as cores das iscas que estava usando?

Talvez eu vá a Florianópolis com o curso que estou fazendo e queria brincar um pouquinho.

hehehehe

Parabéns pelas capturas!!

Grande abraço!!

Imagino que sim André!!!

Eu estava com um conjunto #8 e já gostei (sim, mt sobredimensionado hahah)

As cores que notei mais ação foi a branca (Wolly toda branca e uma que atei com cauda rosa e corpo branca foram as top pegadeiras). Já tive ação tb com Clouser nas seguintes cores: Chartreuse, amarelo elétrico e rosa todas as cores combinadas com o branco hahah (acho q o branco é fatal). A maior que peguei foi em um Wolly Bugger todo amarelo.

Se vier dá um toque que posso lhe indicar alguns pontos (não pescados, mas que já me indicaram tb hahah)

Abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal! As guaiviras são extremamente esportivas

Floripa tem excelentes opções

Alguns dos rios que alimentam a lagoa tb são muito bons

Olá Celio,

Sim, opções não faltam! heheh.... Ainda irei desbravar essa ilha de ponta a ponta!!! :yahoo:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anchoveta e guaivira, dois peixes ferozes e brigadores que sempre rendem ótimas pescarias.

Parabéns por ter conseguido enganar os peixes com moscas atadas por você, a alegria é dobrada nesses casos.

Continue dividindo conosco suas pescarias.

Obrigado Beto!

Com certeza a medida que novidades forem se apresentando vou compartilha-las aqui!

Verão chegando com certeza serão novas emoções! :okok:

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Há muito distante, eis que, numa passada rápida, vejo um simples e belo relato, valorizado pelas respostas aos colegas e foto da "pegadeira".

Aumenta desejo de, um dia, conhecer região.

Parabéns e vlw p compartilhar.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foi verificar o script das imagens postadas pelo Belage e está diferente, motivo de não serem exibidas.

Belage você pode editar o post e inserir em anexo novamente ou se não conseguir, enviar para mim e resolvo por aqui. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Imagino que sim André!!!

Eu estava com um conjunto #8 e já gostei (sim, mt sobredimensionado hahah)

As cores que notei mais ação foi a branca (Wolly toda branca e uma que atei com cauda rosa e corpo branca foram as top pegadeiras). Já tive ação tb com Clouser nas seguintes cores: Chartreuse, amarelo elétrico e rosa todas as cores combinadas com o branco hahah (acho q o branco é fatal). A maior que peguei foi em um Wolly Bugger todo amarelo.

Se vier dá um toque que posso lhe indicar alguns pontos (não pescados, mas que já me indicaram tb hahah)

Esse foi um dos Buggers que atei que funcionou bem. Imagino que pelo corpo branco hahah (desculpem o monstrengo... ainda estou :book: )CYp9GX.jpg

Show Belage!!

Acho que vou atar umas isquinhas, só por desencargo de consciência... :whistle:

hehehehe

Espero poder lhe visitar!! Ai fazemos uns casts juntos e depois comemos algo no caminho!

:D

Grande abraço e obrigado pelas dicas e pela foto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muito distante, eis que, numa passada rápida, vejo um simples e belo relato, valorizado pelas respostas aos colegas e foto da "pegadeira".

Aumenta desejo de, um dia, conhecer região.

Parabéns e vlw p compartilhar.

Olá Ilza,

Obrigado pelas palavras!

A região com certeza merece uma visita. Não só pelos peixes, mas por toda a paisagem! :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:):):)

Parabéns pela excelente pescaria, em local bonito e produtivo !

Começando bem nos atados e mostrando resultados !

Grande abraço

Odimir

Obrigado pelas palavras Sr. Odimir!

Colocando a morsa para trabalhar bastante! hahah

Estou atando principalmente Wolly Bugger e Clouser Minnows e Crazy Charlies. Hoje já estão melhores ( :book::book:) , estou me acostumando. Com exceção da parte do fio de cobre nas Wolly, me enrolo todo as vezes :whistle:

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou consequindo ver as fotos postadas no inicio.

Foi verificar o script das imagens postadas pelo Belage e está diferente, motivo de não serem exibidas.

Belage você pode editar o post e inserir em anexo novamente ou se não conseguir, enviar para mim e resolvo por aqui. :ok:

Olá Fernando e Fausto,

Fiz o upload das imagens novamente e editei o post.

Por favor me informem se está dando pra ver agora :D

Ps: Boss, tentei fazer upload de algumas outras imagens mas após concluir o up o editor simplesmente travava... Será que tem algo na imagem? Não importa quantas vezes tente, sempre trava no fim do upload :unsure2:

Editado por Belage
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Belage!!

Acho que vou atar umas isquinhas, só por desencargo de consciência... :whistle:

hehehehe

Espero poder lhe visitar!! Ai fazemos uns casts juntos e depois comemos algo no caminho!

:D

Grande abraço e obrigado pelas dicas e pela foto!!!

Disponha André,

Depois vejo se consigo tirar foto das outras moscas que já utilizei com sucesso. Mas são poucos os padrões.

Usei até hj somente Wolly Bugger, Clouser Minnow e Crazy Charlies.

Ontem arrisquei uma Schminnow (não sei se escreve assim) no atado e logo logo irá para a água hahah...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal companheiro;

Também já pesquei aí, quando ainda não tinha iniciado a construção da ponte nova .

Com sorte, na vazante, captura também robalo de bom tamanho debaixo dos pilares dos dois restaurantes que tem deck em cima do canal (200 metros da onde você fez a foto). Tem um pequeno atracadouro flutuante que dá para castear de cima em direção aos pilares de PVC. As vezes entra caranha maiorzinha e corta o tipet. Essa região é recheada de lindos pesqueiros. Moro em Canela no RS mas minha sogra e cunhados moram em Floripa e minha filha em Balneário Camboriú e vivo pescando por aí.

Um grande abraço e boas pescarias.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Disponha André,

Depois vejo se consigo tirar foto das outras moscas que já utilizei com sucesso. Mas são poucos os padrões.

Usei até hj somente Wolly Bugger, Clouser Minnow e Crazy Charlies.

Ontem arrisquei uma Schminnow (não sei se escreve assim) no atado e logo logo irá para a água hahah...

Abraço!

Beleza!

Eu vou atar uns camarões também, pode ser uma boa pedida!

Ai aproveito e levo uns para o amigo!

:D

Grande abraço!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Fernando e Fausto,

Fiz o upload das imagens novamente e editei o post.

Por favor me informem se está dando pra ver agora :D

Ps: Boss, tentei fazer upload de algumas outras imagens mas após concluir o up o editor simplesmente travava... Será que tem algo na imagem? Não importa quantas vezes tente, sempre trava no fim do upload :unsure2:

As imagens estão lá. :ok:

Até o momento você tem essas imagens anexadas e agora não tem erro.

post-1-0-79976100-1444996724_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal companheiro;

Também já pesquei aí, quando ainda não tinha iniciado a construção da ponte nova .

Com sorte, na vazante, captura também robalo de bom tamanho debaixo dos pilares dos dois restaurantes que tem deck em cima do canal (200 metros da onde você fez a foto). Tem um pequeno atracadouro flutuante que dá para castear de cima em direção aos pilares de PVC. As vezes entra caranha maiorzinha e corta o tipet. Essa região é recheada de lindos pesqueiros. Moro em Canela no RS mas minha sogra e cunhados moram em Floripa e minha filha em Balneário Camboriú e vivo pescando por aí.

Um grande abraço e boas pescarias.

Olá Jorge,

Obrigado pelas palavras e pelas dicas!

Próxima vez que for lá, vou caminhar um pouco mais até esses restaurantes :laugh:

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Belage,

Me perdoe se estou abusando da sua boa vontade, mas gostaria de algumas dicas:

Você usou linha flutuante ou sinking ?

O que você usou para que as anchovas não cortassem o tipet ?

Mas uma vez parabéns e obrigado por compartilhar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Belage,

Me perdoe se estou abusando da sua boa vontade, mas gostaria de algumas dicas:

Você usou linha flutuante ou sinking ?

O que você usou para que as anchovas não cortassem o tipet ?

Mas uma vez parabéns e obrigado por compartilhar .

Olá Jorge,

Imagina... Abuso nenhum :ok:

Utilizei a linha que veio no conjunto (Rio Saltwater se não me engano) com um Polyleader Airflo sinking que comprei (1,5m). Dessa forma fica um pouco como se fosse uma sinking tip.

Como as anchovas eram muito pequenas, o nylon que estava utilizando (0,35mm) aguentava a briga rápida. Mas inevitavelmente e, sem exceção, toda anchova que peguei tive de cortar o nó e refazer (utilizo muito o nó rapala).

Dei sorte também que nenhuma chegou a engolir o anzol então não houve uma mordida direta ao Nylon o que imagino que levaria ao corte do mesmo.

Acho que o certo para anchovas (e as espadas que logo logo chegam aqui) é utilizar um cabo de aço :unsure:

Abraço!

Que linda pesca te mandaste,felicitaciones

Obrigado Charlybrown! :okok:

Editado por Belage
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal companheiro;

Também já pesquei aí, quando ainda não tinha iniciado a construção da ponte nova .

Com sorte, na vazante, captura também robalo de bom tamanho debaixo dos pilares dos dois restaurantes que tem deck em cima do canal (200 metros da onde você fez a foto). Tem um pequeno atracadouro flutuante que dá para castear de cima em direção aos pilares de PVC. As vezes entra caranha maiorzinha e corta o tipet. Essa região é recheada de lindos pesqueiros. Moro em Canela no RS mas minha sogra e cunhados moram em Floripa e minha filha em Balneário Camboriú e vivo pescando por aí.

Um grande abraço e boas pescarias.

Amigo Jorge,

Em BC debutei na água salgada, lá nos moles da barra sul, com robalinhos.... morei lá um tempo! Morro de saudades, pescar a noite... até um espada peguei... muito bom para quem é gaúcho, pescador de bass, trutas e lambarís! Abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show amigo Belage!

Acho Floripa lindo e quero logo dar uma passada aí e fisgar alguns peixes no fly. Tenho primo e amigos que moram na ilha.

Abraço e parabéns!

Venha sim, é bem gostoso o fly aqui! :ok:

Parabéns...

Lindo lugar...

Próxima vez q eu for a floripa vou conferir o lugar...

Abraço...

Bill Constante

Confere sim Bill! Vale a pena :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.