Ir para conteúdo

Cor das moscas para Patagônia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bom dia, pessoal

Esse final de semana eu estava atando algumas moscas para minnha pescaria na patagônia em março.

Ai que surgiu uma duvida, a cor adequada paras as moscas

Gostaria de saber se existe uma cor padrão para as moscas, se existe uma tabela para referencia ou algo parecido.

abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

As Parachutes pode atar nas cores Grizzly e March Brown. Essas são as duas cores preferidas pelos guias. A cor Grizzly é a Adams Parachute.

Me diz o que pretende atar e ajudo com as cores. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

As Parachutes pode atar nas cores Grizzly e March Brown. Essas são as duas cores preferidas pelos guias. A cor Grizzly é a Adams Parachute.

Me diz o que pretende atar e ajudo com as cores. :ok:

Boa noite, mestre

segue a lista das iscas que pretendo atar ate março.

Pheasant Tail com e sem Bead Head

Hare's Ear com e sem Bead Head

Cooper John

Spider obs ( vc teria algum passo a passo da spider?)

Stimulator

Parachute

Elk & CDC

Elk Hair Caddis

ROYAL WULLF

WOOLIE BUGGER

CHERNOBIL

Timberline

o que vc achou da minha relação de moscas para março?

abraço

Gui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não há regras e a lista está muito boa. :ok:

Minha opinião:

Pheasant Tail com e sem Bead Head

Nas cor natural e marrom, mas seria bem interessante testar algumas pretas.

Gosto do Bead Head dourado ou cobre.

Hare's Ear com e sem Bead Head

Cor natural cinza e laranja escuro, mas estou avaliando atar algumas na cor marrom.

Gosto de usar Bead Head preto nessas moscas, mas o dourado é faltal.

Cooper John

Estou atando verções bem coloridas para março, mas tenho preferência pela tradicional vermelha.

Spider

Veja o passo a passo do Jost e o meu passo a passo da Cruncher.

Stimulator

Cor padrão da receita.

Parachute

Já respondi.

Elk & CDC

Cor clara tradicional com o CDC laranja e cinza.

Elk Hair Caddis

Também na cor clara tradicional e com o abdômen laranja, verde e peacock.

ROYAL WULLF

Receita tradicional.

WOOLIE BUGGER

Em março não uso.

CHERNOBIL

Receita tradicional.

Timberline

Receita tradicional na cor Adams (grizzly) e a MDR.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não há regras e a lista está muito boa. :ok:

Minha opinião:

Pheasant Tail com e sem Bead Head

Nas cor natural e marrom, mas seria bem interessante testar algumas pretas.

Gosto do Bead Head dourado ou cobre.

Hare's Ear com e sem Bead Head

Cor natural cinza e laranja escuro, mas estou avaliando atar algumas na cor marrom.

Gosto de usar Bead Head preto nessas moscas, mas o dourado é faltal.

Cooper John

Estou atando verções bem coloridas para março, mas tenho preferência pela tradicional vermelha.

Spider

Veja o passo a passo do Jost e o meu passo a passo da Cruncher.

Stimulator

Cor padrão da receita.

Parachute

Já respondi.

Elk & CDC

Cor clara tradicional com o CDC laranja e cinza.

Elk Hair Caddis

Também na cor clara tradicional e com o abdômen laranja, verde e peacock.

ROYAL WULLF

Receita tradicional.

WOOLIE BUGGER

Em março não uso.

CHERNOBIL

Receita tradicional.

Timberline

Receita tradicional na cor Adams (grizzly) e a MDR.

T+ :ok:

Maravilha mestre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador Guimercatelli vai ter momento que estas três moscas dará um excelente resultado.

Ótima pescarias a todos que vão a Patagônia.

DSC01491_zpsz2zdropf.jpg

Comparadum

DSC01490_zpsee2eigfh.jpg

Adamos

DSC01492_zpsygb4uv30.jpg

WetFly

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não há regras e a lista está muito boa. :ok:

Minha opinião:

Pheasant Tail com e sem Bead Head

Nas cor natural e marrom, mas seria bem interessante testar algumas pretas.

Gosto do Bead Head dourado ou cobre.

Hare's Ear com e sem Bead Head

Cor natural cinza e laranja escuro, mas estou avaliando atar algumas na cor marrom.

Gosto de usar Bead Head preto nessas moscas, mas o dourado é faltal.

Cooper John

Estou atando verções bem coloridas para março, mas tenho preferência pela tradicional vermelha.

Spider

Veja o passo a passo do Jost e o meu passo a passo da Cruncher.

Stimulator

Cor padrão da receita.

Parachute

Já respondi.

Elk & CDC

Cor clara tradicional com o CDC laranja e cinza.

Elk Hair Caddis

Também na cor clara tradicional e com o abdômen laranja, verde e peacock.

ROYAL WULLF

Receita tradicional.

WOOLIE BUGGER

Em março não uso.

CHERNOBIL

Receita tradicional.

Timberline

Receita tradicional na cor Adams (grizzly) e a MDR.

T+

Boa noite, Mestre

achei um passo a passo da Hare's Ear postaado pelo Jost no youtube, tentei reproduzir, veja se estou no caminho ou ficou uma B**** kkkkk

post-1982-0-26594200-1445207529_thumb.jp

post-1982-0-11696100-1445207541_thumb.jp

post-1982-0-54331000-1445207551_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Seguiu o passo a passo e está bem legal. :ok:

Use um artifício qualquer para "despentear" o dubbing no tórax da ninfa, fazendo assim ela vai ganhar "perninhas". ;)

Algo que os amigos observam muito na pesca da truta é que quanto mais "despenteada" e "descabelada" a ninfa, mas ela pega peixe. Gosto de fazer o mesmo, mas tem horas que tem limite para tudo, por isso que alguns atadores gostam de atar moscas que "desmancham" no primeiro peixe, assim ao menos os motiva a atar mais. Difícil entender no meu caso, mas prefiro o contrário, é a síndrome da mosca "Duracell". Mosca para mim que "desmancha" na primeira truta, é porque errei em algo. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seguiu o passo a passo e está bem legal. :ok:

Use um artifício qualquer para "despentear" o dubbing no tórax da ninfa, fazendo assim ela vai ganhar "perninhas". ;)

Algo que os amigos observam muito na pesca da truta é que quanto mais "despenteada" e "descabelada" a ninfa, mas ela pega peixe. Gosto de fazer o mesmo, mas tem horas que tem limite para tudo, por isso que alguns atadores gostam de atar moscas que "desmancham" no primeiro peixe, assim ao menos os motiva a atar mais. Difícil entender no meu caso, mas prefiro o contrário, é a síndrome da mosca "Duracell". Mosca para mim que "desmancha" na primeira truta, é porque errei em algo. :happy:

Maravilha boss

Vou dar uma despenteada nas danadas

mosca buracell é boa kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu amigo Fausto eu quero muito.

Mas preciso me organizar para esta com você no paraíso na Patagônia.

Estou me preparando para esta com você um pouco mas para frente e quero esta firme e forte para uma temporada que eu possa dizer a você vamos nas caminhadas para rios e margens.

Quero muito ir para patagônia sim e quero pescar com a sua companhia somos uma dupla que as Trutas ficam com aboca aberta para nos.

Eu te aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigo pescador Guimercatelli quando que você vai na temporada na Patagônia?

O Guimercatelli vai comigo em março do ano que vem. :ok:

Foi isso que eu quis dizer e você entendeu errado. ;)

Para você fica março de 2017 meu caro, mas até lá tem muita água para passar nesse imenso rio em que vivemos e com a "Cretilma" no poder a coisa está cada vez pior, ou seja, se ela não tiver sua cabeça fincada em uma estaca na praça do Planalto, eu possivelmente não vou em 2017. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Guillerme

Temos muito trabalho at'e la !! E cada vez que vou pro MDC perco um monte!!! Novembro e dezembro vou me concentrar nelas e deixar as caixas bem cheias!!! Com certeza n'os os novatos vamos perder muitas .....

Quantas vc esta prentendendo atar de cada uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:( que tristeza.

A unica coisa que poso falar é, ótima aventura na Patagônia para vocês e todos engane bastante Trutas.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador Guimercatelli vai ter momento que estas três moscas dará um excelente resultado.

Ótima pescarias a todos que vão a Patagônia.

DSC01491_zpsz2zdropf.jpg

Comparadum

DSC01490_zpsee2eigfh.jpg

Adamos

DSC01492_zpsygb4uv30.jpg

WetFly

Obrigado pela dica Marcelo

vc tem algum passo a passo dessas iscas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Guillerme

Temos muito trabalho at'e la !! E cada vez que vou pro MDC perco um monte!!! Novembro e dezembro vou me concentrar nelas e deixar as caixas bem cheias!!! Com certeza n'os os novatos vamos perder muitas .....

Quantas vc esta prentendendo atar de cada uma?

Fala parceiro, td bem?

pretendo atar umas 10 de cada rsrsrsrsrsrsrsrs , vou precisar de uma mala so para iscas kkkkkkkk

na quinta (22/10/ ) estou indo fazer o curso com o jamanta, ai pescando la é que eu vou ter uma noção da durabilidade das iscas, sem falar nas dicas que vou pegar com o jamanta e com as dicas ja dadas pelo mestre fausto é que eu vou bolar uma tatica de atado rrsrsrsrsrsrsrsrs.

outra coisa, o Senhor pode me passar umas dicas tambem, pois estou sabendo que vc ja esta profissa kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Atem no máximo 5 de cada.

A gente nunca sabe que tipo de isca vai estar pegando por lá. Atar 10 pode ser uma tremenda perda de tempo.

Se a intenção é desafogar a angústia, atem 5 de cada de um monte de iscas diferentes... ou ainda 3 ou 4 tamanhos da mesna isca :D

...e LEVEM material de atado.

O primeiro tiro da viagem será dado no Quillén e é meio desagradável não ter material pra atar o que estiver dando peixe nesse rio temperamental... vai por mim e pelo Neumann... já passamos por uns apertos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Atem no máximo 5 de cada.

A gente nunca sabe que tipo de isca vai estar pegando por lá. Atar 10 pode ser uma tremenda perda de tempo.

Se a intenção é desafogar a angústia, atem 5 de cada de um monte de iscas diferentes... ou ainda 3 ou 4 tamanhos da mesna isca :D

...e LEVEM material de atado.

O primeiro tiro da viagem será dado no Quillén e é meio desagradável não ter material pra atar o que estiver dando peixe nesse rio temperamental... vai por mim e pelo Neumann... já passamos por uns apertos lá.

Legal Jost,

referente a levar o material de atado para patagonia, vc leva todo o material ou só para repor as iscas já atadas?

Eu também segui uma dica sua para armazenamento do material de atado ( nas caixas plasticas), para viajem vc leva nelas?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

De repente hoje ainda eu posto uma foto do meu estojo de atado e uma lista dos materiais que levo... pode dar algumas ideias.

Já adianto que levo uma lista de materiais tal que possa repor as iscas perdidas, mas que também me permita criar novas, se for o caso.... e tudo miniaturizado e em pouca quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

De repente hoje ainda eu posto uma foto do meu estojo de atado e uma lista dos materiais que levo... pode dar algumas ideias.

Já adianto que levo uma lista de materiais tal que possa repor as iscas perdidas, mas que também me permita criar novas, se for o caso.... e tudo miniaturizado e em pouca quantidade.

Seria bem legal vc fazer esse post, seria de bom proveito rsrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Guimercatelli, aqui tem dois passo a passo em vídeos.

O segundo eu atei a Wetfly mortificada por mim através dos vídeos do Davie McPhail que tem no YouTube.

Eu ato as moscas pesquisando com vários atadores profissionais norte americanos e algumas moscas procuro atar um pouco diferente.

É bom ver os vídeos e livros, as técnicas de atado eu procuro mais nos livro e um pouco em videos.

Comparadun

Adams

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Guimercatelli, o que o nosso amigo Jost escreveu é correto.

Eu na primeira e na segunda vez que tive na Patagônia parecia uma criança com as moscas atadas com muitas moscas e não ajudava muito.

Ai comecei a atar menos moscas e lá procurava observar os insetos da época que aparecia em baixo e encima de uma pedra dentro do rio e procurava atar a mosca o mas parecido possível do insetos, dava o melhor resultado. :yes:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Guimercatelli, o que o nosso amigo Jost escreveu é correto.

Eu na primeira e na segunda vez que tive na Patagônia parecia uma criança com as moscas atadas com muitas moscas e não ajudava muito.

Ai comecei a atar menos moscas e lá procurava observar os insetos da época que aparecia em baixo de uma pedra dentro do rio e procurava atar a mosca o mas parecido possível do insetos, dava o melhor resultado. :yes:

Fala marcelão, td bem?

muito legal os videos, obrigado

Como eu tenho uma quantidade restrita de material de atado, eu tentei focar em algumas moscas que foram indicadas pelo pessoal com bagagem em patagonia faust, jost, beto saldanha, jamanta etc.....

Assim não compro um monte de material de uma so vez ( esta caro), até isso nosso governo conseguiu estragar kkkkkkkkkk

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Meu diário de viagem (Patagônia 2014 [22fev-10mar], pgs 1 & 1b) diz o seguinte no que se refere a material de atado:

"Nessa segunda viagem solo patagônica o estojo de atado vai mais focado e compacto:

- morsa

- 2 bobineiras

- whip finisher

- alicate

- dubbing teaser

- bodkin

- hackle plier

- tesoura Dr. Slick arrow

Materiais diversos:

- super bonder

- cobre para ribbing

- verniz

- tinsel pérola

- fita de chumbo

- pearl braid Orvis

- bead heads diversas

- linhas UNI 8/0 (Tan, Rusty Brown, Black, Brown, Camel, Olive, Fl. Orange)

- kristal flash pérola

- scud back preto

- antron cinza

- dubbing caseiro + cubo de dubbing SLF

- poly yarn branco

- pele de Mara

- retalhos de coelho (dubbing)

- deer hair

- EVA (preto e amarelo)

- arame médio na cor dourada (ribbing)

Penas:

- saco com penas diversas:

  • faisão marrom
  • peru
  • faisão branco
  • angola
  • penas pretas

- India Hen Natural

- Peacock

- Pacotes Metz com penas para dry (12-18)

- English Grouse

- Mallard duck natural

Anzóis Tiemco:

- TMC 3761 para ninfas (#16, #16 e #18)

- TMC 200R para terrestrial e ninfas (#10, #16 e #18)

- TMC 9300 #16 para ninfas

- TMC 101 (#16), 100 (#12) e 102Y (#15) para secas"

Posso garantir que para ano que vem eu vou com menos coisas. Meu atado hoje é muito focado em ninfas e wets, de modo que talvez não leve nada para secas, a não ser um pouco de EVA para substituir um ou outro terrestrial. O que você vai levar depende de você, mas leve em pequena quantidade... mesmo em um frenesi de atação, MUITO raramente numa viagem de 15 dias você ata mais que 30 moscas de um determinado tipo.

Agora uma foto do estojo e de algumas coisas, para você ter noção do tamanho disso:

post-1089-0-38340400-1445548845_thumb.jp

Nessa foto minhas duas morsas de viagem (geralmente só levo uma), minha pasta plástica com todas as penas de atado dentro, minhas caixinhas de dubbing caseiro. Também na foto o estojo propriamente dito: trata-se de uma necessaire da Baggagio que encontra em muitos lugares - possui vários bolsos e divisões internas e é excelente como estojo de viagem. A régua está apenas para escala: possui 30cm.

Para finalizar, uma citação de meu diário de viagem do Caleufú (Caleufú Novembro 2014, pg. 4b - aliás, sugiro FORTEMENTE que você faça um diário de viagem... é uma termenda curtição, antes, durante e depois):

"Brasília, sexta-feira, 07 de novembro de 2014.

Nessa viagem o estojo de atado vai muito resumido. Na verdade, a única coisa que está me fazendo levá-lo é a possibilidade de chegar sem moscas no Quillén. Sendo um rio temperamental, melhor levar o kit."

A foto do meu avatar sou eu atando às margens do Malleo, VÁRIOS dias antes de sequer chegar no Quillén: devido à correnteza e ao vento, tive que atar uma ninfa com dois beadheads e foi o que salvou o dia de pesca (8 trutas de tarde). Como eu já disse, você nunca sabe quando vai precisar de atar uma mosca e eu dei sorte de ter um estojo de atado e estar com ele na beira do rio durante o almoço...

A Patagônia é demais... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Guilherme,

Daqui a fevereiro vou estar viajando para US e Chile onde tem muita loja de fly! Se precisar de alguma coisa me avisa!!! Toda vez que viajo pra esses lados sempre trago alguma coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu diário de viagem (Patagônia 2014 [22fev-10mar], pgs 1 & 1b) diz o seguinte no que se refere a material de atado:

"Nessa segunda viagem solo patagônica o estojo de atado vai mais focado e compacto:

- morsa

- 2 bobineiras

- whip finisher

- alicate

- dubbing teaser

- bodkin

- hackle plier

- tesoura Dr. Slick arrow

Materiais diversos:

- super bonder

- cobre para ribbing

- verniz

- tinsel pérola

- fita de chumbo

- pearl braid Orvis

- bead heads diversas

- linhas UNI 8/0 (Tan, Rusty Brown, Black, Brown, Camel, Olive, Fl. Orange)

- kristal flash pérola

- scud back preto

- antron cinza

- dubbing caseiro + cubo de dubbing SLF

- poly yarn branco

- pele de Mara

- retalhos de coelho (dubbing)

- deer hair

- EVA (preto e amarelo)

- arame médio na cor dourada (ribbing)

Penas:

- saco com penas diversas:

  • faisão marrom
  • peru
  • faisão branco
  • angola
  • penas pretas
- India Hen Natural

- Peacock

- Pacotes Metz com penas para dry (12-18)

- English Grouse

- Mallard duck natural

Anzóis Tiemco:

- TMC 3761 para ninfas (#16, #16 e #18)

- TMC 200R para terrestrial e ninfas (#10, #16 e #18)

- TMC 9300 #16 para ninfas

- TMC 101 (#16), 100 (#12) e 102Y (#15) para secas"

Posso garantir que para ano que vem eu vou com menos coisas. Meu atado hoje é muito focado em ninfas e wets, de modo que talvez não leve nada para secas, a não ser um pouco de EVA para substituir um ou outro terrestrial. O que você vai levar depende de você, mas leve em pequena quantidade... mesmo em um frenesi de atação, MUITO raramente numa viagem de 15 dias você ata mais que 30 moscas de um determinado tipo.

Agora uma foto do estojo e de algumas coisas, para você ter noção do tamanho disso:

DSC00668 EDIT.jpg

Nessa foto minhas duas morsas de viagem (geralmente só levo uma), minha pasta plástica com todas as penas de atado dentro, minhas caixinhas de dubbing caseiro. Também na foto o estojo propriamente dito: trata-se de uma necessaire da Baggagio que encontra em muitos lugares - possui vários bolsos e divisões internas e é excelente como estojo de viagem. A régua está apenas para escala: possui 30cm.

Para finalizar, uma citação de meu diário de viagem do Caleufú (Caleufú Novembro 2014, pg. 4b - aliás, sugiro FORTEMENTE que você faça um diário de viagem... é uma termenda curtição, antes, durante e depois):

"Brasília, sexta-feira, 07 de novembro de 2014.

Nessa viagem o estojo de atado vai muito resumido. Na verdade, a única coisa que está me fazendo levá-lo é a possibilidade de chegar sem moscas no Quillén. Sendo um rio temperamental, melhor levar o kit."

A foto do meu avatar sou eu atando às margens do Malleo, VÁRIOS dias antes de sequer chegar no Quillén: devido à correnteza e ao vento, tive que atar uma ninfa com dois beadheads e foi o que salvou o dia de pesca (8 trutas de tarde). Como eu já disse, você nunca sabe quando vai precisar de atar uma mosca e eu dei sorte de ter um estojo de atado e estar com ele na beira do rio durante o almoço...

A Patagônia é demais... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Guilherme,

Daqui a fevereiro vou estar viajando para US e Chile onde tem muita loja de fly! Se precisar de alguma coisa me avisa!!! Toda vez que viajo pra esses lados sempre trago alguma coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ai Guilherme vai ser dificil tirar a gente do rio nos primeiros dias kkkkkkk

Vai ser dificil mesmo Claudião, quem vai sofrer é o Jamanta

No curso eu conheci o ronco do jamanta, parece trator velho na subida, e to sabendo que o seu é pior....kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Cara, tenho que concordar com vc!

Mas o meu acabou!!!! To usando o CPAP e a maquininha é boa mesmo !!! Aqui em casa ta todo mundo mais feliz.... e eu mais disposto!

Se deu bem ! Porque o Jamanta provou o meu ronco kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cara, tenho que concordar com vc!

Mas o meu acabou!!!! To usando o CPAP e a maquininha é boa mesmo !!! Aqui em casa ta todo mundo mais feliz.... e eu mais disposto!

Se deu bem ! Porque o Jamanta provou o meu ronco kkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.