Ir para conteúdo

Galeto Al Primo Canto


Postagens Recomendadas

  • Administrador
post-1241-0-62062200-1440772995_thumb.jp


Desde a primeira vez que comi esse prato tentei reproduzi-lo em casa. Foram diversas tentativas e receitas até conseguir chegar a essa que produz o mesmo resultado e sabores do famoso prato criado pelos imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha. :)


O prato servido hoje nos restaurantes da Serra Gaúcha, ainda tem como item principal o galeto mas o número de acompanhamentos cresceram tanto que em alguns lugares chegam a listar mais de 15 itens! :eek:


A receita que faço é mais modesta, composta de galeto assado, pasta (talharim ao alho e óleo), salada com uma verdura amarga que pode ser radiche (almeirão) ou rúcula ou chicória (uso o almeirão roxo, chamado em Friburgo de Serralha), polenta (prefiro a frita) e abóbora assada. Eis aqui, já empratado:


post-1241-0-78981900-1440773020_thumb.jp


Não é um prato difícil (pelo contrário), mas tem alguns macetes que facilitam a vida. Vou tentar explicar os itens que requerem mais detalhes.


Galeto Assado


1 Galeto por pessoa (no mínimo)

Cebola roxa

Alho

Salsa

Cebolinha

Sálvia

Manjerona

Alecrim

Sal

Pimenta do Reino

Cerveja Clara

Vinho Branco Seco

Azeite de Oliva


Preparo


De véspera, limpe o galeto e coloque-o em um recipiente alto para ficar de molho até o dia seguinte. Gosto de cortar em pedaços (asa com drumete, coxa e sobrecoxa, divido o peito em 2 e o resto da carcaça), pode-se também cortar só ao meio. Faça uma marinada (vinha-d'alhos) com a cebola roxa, alho, salsa, cebolinha, sálvia, manjerona, alecrim (abuse na quantidade das ervas), sal, pimenta do reino e azeite de oliva (os itens podem ser picados grosseiramente). Misture os pedaços nessa marinada e depois de acomodado, coloque cerveja clara até cobrir. Coloque na geladeira e deixe virar a noite.


No dia seguinte, escorra o líquido e coloque pra assar. Fica melhor na churrasqueira, mas como não tenho em casa, faço o seguinte: coloco uma grelha em cima de um tabuleiro e distribuo os pedaços por cima da grelha, borrifo um pouco de vinho branco seco e com uma colher cubro cada pedaço com o que sobrou da marinada já drenada. Coloco no forno baixo e deixo até dourar.


Polenta Frita


Farinha de Milho (Polentina)

Água

Cenoura

Aipo

Cebola Roxa

Tomilho

Alecrim

Louro

Alho

Sal

Pimenta do Reino

Azeite de Oliva

Óleo para fritar


Preparo


Em uma panela com azeite refogue a cebola roxa, o alho, a cenoura e o aipo, quando os legumes estiverem macios acrescente a água e as ervas (tomilho, alecrim e louro) que podem ser amarradas juntas co um barbate (bouquet garni). Deixe ferver por uns 5 minutos, espere esfriar e coe (vamos usar só o caldo). Coloque o caldo frio, a farinha de milho (para cada litro de caldo 2 xícaras de farinha de milho), uma pitada de sal, pimenta do reino e duas colheres de azeite em uma panela, leve ao fogo baixo e vá mexendo até engrossar (consistência de mingau). Unte um refratário com óleo a despeje a polenta mole no refratário, espere esfriar. Quando estiver consistente (como um pudim), vire em uma superfície também untada e corte em forma de bastões. Coloque mais farinha de milho em um prato e passe-os como se os tivesse empanando. Frite em óleo quente e acerte o sal depois de pronta (como se fosse uma batata frita).


Salada


Verdura (uso almeirão roxo)

Tomate Cereja

Sal

Açúcar

Pimenta do Reino

Azeite

Limão


Preparo


Basicamente rasgo as folhas com as mãos em pedaços médios e corto os tomates cereja ao meio. O molho é feito com 4 partes de azeite para cada parte de limão, uma colher de chá de acúcar, sal e pimenta do reino a gosto, coloque tudo em um vidro com tampa, sacuda vigorosamente e pronto.


A massa (pasta) não tem segredo, faço um talharim e depois o refogo em azeite e bastante alho. A abóbora assada também não tem segredo, uso a japonesa porque é mais seca, doce e quando está bem assada come-se até a casca. Corto em cubos de uns 3 cm coloco em uma assadeira rego com azeite, salpico sal e pimenta do reino e coloco no forno até ficar macia.


Acompanhe com um bom Sauvignon Blanc (meu preferido para esse prato) e Buon Appetito! :D

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu sou fã desse prato mas fico só no galeto e na polenta... Inclusive comprei ontem 03 galetinhos (uns sabiás grandões...) e hoje deixarei temperando em um vinha-d'alhos (a tua é cerveja-d'alhos!!!). E no Hortifrutti tem farinha de milho legitma para a polenta (1 xícara de farinha de milho, trÊs de água, sal e pimenta, mistura tudo, leva no fogo, mexe sempre até que fique tão grossa que a panela gira junto).

E até ano que vem acompanho com a cerveja que eu farei. Já tenho os nomes, Serão homenagens à pilotos de caça alemães da Primeira guerra (barão vermelho, boelke, immelmann, voss...)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E até ano que vem acompanho com a cerveja que eu farei. Já tenho os nomes, Serão homenagens à pilotos de caça alemães da Primeira guerra (barão vermelho, boelke, immelmann, voss...)

Opa! Tamo junto! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, já que você gosta de galeto ao primo canto, estás convidado a conhecer o "La Nona" no Esplanada da Barra. Não deixa nada a desejar das galeterias da serra gaúcha. :okok::yahoo: .

Maravilha, por aqui é um tanto difícil arrumar um bom lugar pra comer galeto! :)

Vamos almoçar lá no próximo Workshop. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilha, por aqui é um tanto difícil arrumar um bom lugar pra comer galeto! :)

Vamos almoçar lá no próximo Workshop. ;)

André

O restaurante Il Nono, serve exatamente estas iguarias que você menciona. É um rodízio aonde você come galetos, salada de rúcula, cebola-roxa, polenta frita, talherim ao alho e óleo e lasagna ad infinitum ! Fica na Rua Conde de Bonfim à 100m da estação do Metro S. Peña. Vá conferir um dia desses.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilha, por aqui é um tanto difícil arrumar um bom lugar pra comer galeto! :)

Vamos almoçar lá no próximo Workshop. ;)

É de uma família de gaúchos de Caxias, é acompanhado de todos os ingredientes citados, todas as massas são feitas por eles, ao alho e óleo, ao sugo, molho branco, raviole de abóbora, espinafre, saladas de maionese, raditi, rúcula, cebola no vinho, polenta frita, carreteiro,costelinha de porco e para acompanhar "GALETO AO PRIMO CANTO EM ERVAS".De sobremesa sagú com creme. :yahoo::p .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

HDayan, já jantei algumas vezes no Il nono, na tijuca quando era tijucano, fica muito aquém ao La Nona, tentaram fazer a mesma coisa, mas não acertaram na mão. :(

Editado por Sérgio Augusto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

HDayan, já jantei algumas vezes no Il nono, na tijuca quado era tijucano, fica muito aquém ao La Nona, tentaram fazer a mesma coisa, mas não acertaram na mão. :(

Sérgio, também já fui tijucano, lembrei-me do cardápio ser o que o André descreveu. Eu gostava daqueles gaúchos, serviam bem. Imagino que o da Barra seja então uma maravilha. Vou tentar pois adoro galeto.

Grato pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então marquem logo um Workshop lá pela aquelas bandas e assim comemos o tal galeto! :D

Atamos duas moscas antes do galeto e uma depois. :p

Uma ótima desculpa né? :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Então marquem logo um Workshop lá pela aquelas bandas e assim comemos o tal galeto! :D

Atamos duas moscas antes do galeto e uma depois. :p

Boss, DUAS antes são possíveis, mas....uma depois do rodízio de galetos...fica difícil !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em Porto Alegre,no shopping DC, perto do aeroporto, tem o Galeto Santa Maria, que não fica a dever nada aos da serra, inclusive com a polenta brustolada no fogão a lenha...

Pessoalmente, tenho preferencia pela receita do meu pai,lembrança de infancia, que temperava frango assado com um molho de vinho branco e vinagre de alcool com alho, cebola ralada, oregano, cominho e outros temperos no restaurante dele na 24 de Maio perto da estação Riachuelo, ainda vou pegar a receita original com ele, tinha muitos detalhes... nos dias de jogo no Maracanã, era coisa para mais de 200 frangos assados no restaurante dele contra 20 e poucos na padaria em frente...o segredo era o pedaço de bacon estrategicamente colocado dentro do frango para assar, que dava o toque final no tempero e no aroma na vizinhança...

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Meu pai está morando em São Pedro da Aldeia...assim que eu for lá, vou tratar de pegar essa receita... :yes:

Eu lembro que entrava louro tb, e que se ficasse muito tempo de molho, as asas do frango se soltavam ao ficar rodando na frangueira...existe ainda uma variação dessa marinada com vinho tinto e colorau, que ele usava para pernil e coelho...

No Natal, vou registrar e passar para essa seção, uma receita de bacalhau que ele lembra da infancia dele na região do Porto, em Portugal mas nem ele lembra o nome...basicamente são postas de bacalhau com fatias da grossura de um dedo de cebolas e azeitonas que cozinham mergulhadas em 2 dedos de azeite protegidos por uma crosta crocante de farinha de rosca...ver o azeite ferver e furar a crosta de farinha de rosca através da transparencia do vidro marinex é um espetáculo á parte....

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vou cobrar a receita do bacalhau, Rinaldo. E realmente, os melhores pratos de bacalhau que já aprecei foram nas duas visitas que fiz ao Porto. Gostei especialmente do bacalhau à Gomes de Sá.

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:):):)

Ola André,

Parabéns pela receita !

Com tanto esmero deve ficar excepcional !

Abração

Odimir

Obrigado mestre Odimir,

Um pouco de esmero e um tanto de amor, normalmente cozinho pra esposa, é um prazer e um carinho. :wub:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.