Ir para conteúdo

Explorando rios e represas


Postagens Recomendadas

Bom dia.

Que passos devo seguir para fazer uma exploração de uma represa ou rio para saber tipos de insetos temos alí? Somente com os que posso coletar na superfície já é suficiente ou tem que explorar mesmo? Na minha região geralmente são represas fundas e os rios também. Este final de semana começarei a coletar alguns insetos nos pontos de pesca que geralmente frequento. Me passem algumas dicas de como explorar, no que tenho que colocar mais atenção, possíveis pontos onde procurar (que tipo de estrutura costumam frequentar) e o que fazer depois de coletadas as amostras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Veja um pouco esses tópicos:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10172&page=3

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=8565

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6849&page=3

Já em represas a situação é diferente e tem que observar insetos mortos na superfície, por isso que os insetos terrestres são os mais usado para pescar nesse caso. Na lagoa de Juturnaíba, por exemplo, tem épocas do ano (setembro) que fica infestada de efêmeras que caem mortas na lagoa e pescar com spinners (imitação de efêmeras mortas) vai pegar muitos tucunarés pequenos (brumelinhos). É por aí e sempre com muita observação, conhecimento e ter a mosca certa no momento certo, por isso que mosqueiro é tudo louco. :D

Esse ano vamos ter outro curso desses de atado e entomologia com o Daniel Edom. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei Felipe, esse bicho é um "alien" e sobrevive em muitos locais, mas deve sim que ter condições mínimas sem poluição, no máximo água estagnada.

Voce esta certo Fausto... Nao interprete literalmente. Estou dizendo em ambientes propicios à pesca!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só uma curiosidade..a ordem odonata é a única presente em todos as ambientes aquaticos de agua doce sejam de agua limpida e cristalina sejam em aguas paradas e poluidas.

:):):)

Felipe,

Penso que seja temerário afirmar que os odonatos sejam os únicos a serem encontrados na totalidade dos ambientes.

Os dípteros me parecem de presença mais frequente nos cursos e lâminas d´agua.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade seu Odimir, esses maleditos mosquitos estão presentes em tudo quanto é água. :yes:

Felipe estou muito mal acostumado estudando entomologia no rio MDC (Macaé de Cima), sua água são límpidas e propícias para encontramos de tudo e fora isso estudo na Patagônia, que também é um paraíso para pesquisas no mundo da entomologia. Outros rios que vou muito são os rios Bananeira, Pirineus, Aldeia Velha e Macaé de Baixo, e com o André Ribeiro já encontramos de tudo.

Marangoni os Odonatas são esse bichos horrorosos aqui:

4530452319.jpg

4530452316.jpg

4032999068_cdab8f3144.jpg

Brachydiplax_chalybea_Larva_200904_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade seu Odimir, esses maleditos mosquitos estão presentes em tudo quanto é água. :yes:

E em todos os continentes, excetuando-se a Antártida. :yes:

Pertencem a uma das maiores ordens de insetos, sobrevivem desde o Himalaia até áreas com de mais de 1km de profundidade. :eek:

São uma das poucas famílias que conseguem sobreviver na água salgada e em condições tão adversas que em certos ambientes muito poluídos e extremamente pobres de oxigênio podem ser os únicos macroorganismos a sobreviver. :book:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Felipe,

Penso que seja temerário afirmar que os odonatos sejam os únicos a serem encontrados na totalidade dos ambientes.

Os dípteros me parecem de presença mais frequente nos cursos e lâminas d´agua.

Abração

Odimir

Adoro estes debates!

Mestre Odimir,

há de se colocar que a ordem odonata possui apenas uma espécie que não habita exclusivamente a água ( embora não tenha encontrado a referência do nome da espécie, apenas as considerações) assim como espécies endêmicas que vivem nas águas retidas das bromélias, (por exemplo: Bromeliagrion rehni) , classificando os odonatos como uma Ordem de insetos aquáticos. Já a ordem diptera não é de reprodução exclusiva aquática. Nesta ordem possuem representantes de famílias que utilizam água para oviposição ( ex: chironomidae) e famílias que não utilizam águas para oviposição ( ex: muscidae). Num vadeio onde se encontra exemplos de dipteros há de se observar se são espécies de reprodução aquática ou reprodução terrestre.

Quando digo que odonatos estão presentes em vários tipos de apresentação de águas ( limpida, poluidas, lênticas ou lóticas) me refiro ao grupo de insetos aquáticos ( ephemeroptera, odonatos, trichopteras e plecoptera). E quando digo águas poluídas, subtende-se que sejam poluídos porém piscosos.

Naturalmente em ambientes naturais , haverá uma variedade muito maior de insetos, mas nem todos seriam aquáticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marangoni,

No Brasil existe uma revista totalmente votada para fly que busca mostrar aspectos brasileiros da modalidade.

esta Revista Chama-se: Noticias ABPM

ela é de livre acesso a qualquer pessoa que queira se interessar pelo tópico.

em especial olhe a edição numero 10 na seção : entomologia.

Lá foi exemplificado um expécime de cada ordem e servirá de guia para seus estudos.

http://www.abpm-brasil.com.br/noticiasabpm

Ao chegar no rio ou represa, revire algumas pequenas pedras submersas e vegetações em busca de larvas ( ninfas) com aspecto semelhante ás fotos que Sr. Fausto publicou neste post.

observe seu ponto de pesca em busca de evidencias de insetos próximos as margens e nas árvores ( formigas,abelhas , marimbondos, borboletas, grilos etc..)

sente-se e observe a margem do rio/represa se existe algum inseto voando nas margens e se há peixes "pulando" na superfície onde estes insetos se encontram.

leia este tópico

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10002

abraços

felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que gosto desse fórum, se continuar assim não vai demorar muito para eu poder dizer com orgulho " sou um mosqueiro". Muito obrigado Odimir, Fausto, Felipe e André Ribeiro. Já to conversando com o DRTrute para umas aulinhas de casts e já ganhei até um presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Adoro estes debates!

Mestre Odimir,

há de se colocar que a ordem odonata possui apenas uma espécie que não habita exclusivamente....

:):):)

Ola Felipe,

Não existiu como não existe de minha parte a intenção de abrir um debate sobre o tema, até porque meus conhecimentos sobre entomologia são muito limitados e se restringem apenas a busca de conhecimentos para pescar melhor.

Meu comentário se limita apenas as observações de ordem prática, que acumulei por minhas andanças de pesca pelo Brasil e alguns países da América do Sul e Central.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Felipe,

Não existiu como não existe de minha parte a intenção de abrir um debate sobre o tema, até porque meus conhecimentos sobre entomologia são muito limitados e se restringem apenas a busca de conhecimentos para pescar melhor.

Meu comentário se limita apenas as observações de ordem prática, que acumulei por minhas andanças de pesca pelo Brasil e alguns países da América do Sul e Central.

Abração

Odimir

sim, sim... tenho percebido que minhas colocações devem ser melhor redigidas no contexto..

mas de qualquer forma, acredito que o sr. entende que não há de minha parte qualquer razão ou intenção de fazer colocações pejorativas ou ofensivas, e que sempre escrevo com cordialidade :) . Tenho muito menos experiencia do qualquer um que escreveu neste post, apenas fico entusiasmado de comentar alguns temas que foram minhas duvidas no passado e que hoje me alegra poder ajudar um amigo. Acredito que a troca de conhecimento é a melhor forma de desenvolvimento do mesmo!

Respeitosamente

Felipe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

sim, sim... tenho percebido que minhas colocações devem ser melhor redigidas no contexto..

mas de qualquer forma, acredito que o sr. entende que não há de minha parte qualquer razão ou intenção de fazer colocações pejorativas ou ofensivas, e que sempre escrevo com cordialidade :) . Tenho muito menos experiencia do qualquer um que escreveu neste post, apenas fico entusiasmado de comentar alguns temas que foram minhas duvidas no passado e que hoje me alegra poder ajudar um amigo. Acredito que a troca de conhecimento é a melhor forma de desenvolvimento do mesmo!

Respeitosamente

Felipe :D

:):):)

Felipe, tranquilo..... :headsetsmiley:

Tuas colocações são sempre muito educadas e respeitosas !

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.