Ir para conteúdo

Armazenando penas e peles - dicas rápidas


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Muito show Jost!!!

Valeu muito as dicas de armazenamento!!

Eu já tinha separado umas caixas de sapato da minha mae, mas agora vou descarta-las e correr atras de uns potes, pois se eu pegar os da esposa, ai sim que a briga vai estar feita!!

hehehehehehe

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

[...] pois se eu pegar os da esposa, ai sim que a briga vai estar feita!!

Na verdade, não recomendo pegar potes de segunda mão. Eles geralmente tem gordura intranhada nas paredes que acaba rançando e deixa um cheiro ruim nas coisas.

Larga de ser mão de vaca e compra uns dois ou três potes da Plasútil no mercado. Esses da plasútil são os melhores: bem feitos, rígidos e BEM vedados.

Essa linha Moduline deles:

http://www.lojaplasutil.com.br/moduline

:p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pode ter certeza parceiro!!

Não vou pegar os dela não!

heheheh

Aqui onde moro, nos mercados, tem uns "balaios" de potes desse tipo. A próxima vez que eu for ao mercado, vou procurar alguns dessa marca.

Grande abraço e obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já tinha perguntado sobre ao "Mr Science" ! Com o vídeo e complementos, ficou bem +.."desenhado" :ok:

Comprei dezenas de "saches de filó" ( tecido dos mosquiteiros), que devo preencher com os "Temperos do Jamanta" . Sendo o tecido furadinho, algum mínimo contato dos "temperos" com as penas pode danificá-las ?

A resp à pergunta acima vale para uso dos saches/filó p acondicionar as "sílicas-gel" das quais comprei frasco de 1,0 kg ? Se sim, além das penas, outros materiais como estantes de livros, etc., receberão trouxinhas ...rs

Tentarei obter receita médica ou de dentista p/ comprar alcool 70% ( e com sorte, até algum Borax), pra dar um trato numas peninhas que espero garimpar na Natureza. ;)

O material pro DVD Flytying Techniques by Jost tá crescendo, André ! :yes:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu moro em Brasília, onde a umidade é baixa 90% do tempo (~25% em média) e onde não existem assim tantos insetos para atacar minhas coisas. Assim fica fácil cuidar das penas e peles.

Conforme a umidade de sua cidade aumentar (selva, beira de praia, serras do sul, etc.) torna-se importante verificar de tanto em tanto se as coisas não estão mofando. Torna-se igualmente importante renovar as almofadas de sílica gel.

Não se esqueçam que a naftalina sublima... de tanto em tanto verifiquem se ainda estão por lá.

É isso aí.

Valeu pelos comentários.

Grande abraço a todos. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aquelas máscaras de coelho são catinguentas demais, Fausto... valha-me!

Depois de 3 DENSAS aplicações do lisoform (deixando secar bem no sol com a face carnuda virada para a luz entre as aplicações), o troço ficou suportável.

Consegui formol 35%... vou passar isso nessas máscaras e ver se as bactérias adquirem óbito e o cheiro some rsrs :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu não gosto muito da ideia de lavar essas coisas com água... acho a emenda fica pior que o soneto. Molhando acho que as bactérias vão com tudo pra cima e destroem seu cape ou pele... pelo menos essa é a impressão que eu tenho. Aí precisaria de formol pra segurar a peteca e a coisa complica.

Passou inseticida e matou os bichos? Dá uma BOA chocalhada e uns assoprões e os cadáveres caem todos. Acho que isso resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Tenho um couro de Partridge que criou uns bichinhos e mantenho isolado em um saquinho tipo Zip Lock, por mais de 15 anos.
Estes bichinhos pelo menos aparentemente e a olho nú não comprometem as penas.
Lavei com água e sabão e usei uma esponja para auxiliar na limpeza mecânica, deixando secar ao sol.
Os bichinhos retornaram....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quando dá infestação desses bichos em pássarotecas (não sei o nome daquelas imensas bibliotecas de couros de passarinhos) os caras fumigam as salas com um veneno do capeta!

Se infestar, pode congelar por um dia ou dois... isso geralmente mata os bichos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Lavar as penas também acho temerário, mas pele de coelho duvido que de problema, principalmente neste clima de Brasilia - de qualquer forma um pouquinho de vinagre na agua de enxague e não vai nascer mais nada.

Os cadaveres ficam alojado nos poros do couro, não vão sair de lá com uma sacudidela. Se não quer lavar tenta x-14 - tem em qualquer supermercado - é um tira limo a base de cloro ativo ou a velha e boa agua oxigenada (diluida ou os pelos vão ficar lourinhos) - Para tirar o cheiro talvez uma pedrinha de canfora dentro da caixa. E claro, nada como experimentar em amostras sem valor.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O material pro DVD Flytying Techniques by Jost tá crescendo, André ! :yes:

Que bom! Depois que o volume de vídeos tiver maior, vamos começar a aporrinhar o sujeito! poke.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quando dá infestação desses bichos em pássarotecas (não sei o nome daquelas imensas bibliotecas de couros de passarinhos) os caras fumigam as salas com um veneno do capeta!

Se infestar, pode congelar por um dia ou dois... isso geralmente mata os bichos.

Trabalhei um bom tempo numa fabrica onde era usado Fumicel ou Phostoxim para fumigar farinha de soja - as pastilhas reagem com a humidade e liberam Fosfina depois de uns 3 dias a barra ta limpa, mas antes disso....Tive um problema com cupins em casa - o pessoal que mexia com essas pastilhas deu um pulo em casa, fechou tudo com fita e colocou as pastilhas - 3 dias depois estava tudo liberado - nunca mais apareceram os cupins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vc só avisa depois que eu já fui algumas vezes na sua casa?! :happy:

Isto foi na minha casa antiga - uns 30 anos atras - e eu ainda estou vivo. Se for de seu agrado, posso arranjar umas pastilhas

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fico feliz com a quantidade de curtidas, tanto aqui quanto no YouTube, e visualizações do vídeo.

Algumas vezes a gente pensa que o assunto é batido demais ou simples demais e nem cogita de fazer um trabalho como desse vídeo.

Esse feed-back de vocês foi importante para mostrar que o suposto "óbvio" nem sempre é tão claro assim e que, na verdade, muita gente se beneficia pela troca solta de informações.

Muito grato a todos. :mestre:

:okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

este tópico está muito bom, só desculpem não poder contribuir, sempre fui mal em química.

na verdade, me motivou a cuidar melhor do meu material, que não é pouco.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, dubbing.

Pra ser sincero, comprei duas máscaras pq elas eram MUITO baratas... na época, cerca de R$5,00 cada uma.

Elas são repletas de pelos muito bons para dubbing. A pele em si é uma droga... toda seca e quebradiça... não serve pra nada.

Bem, passada a fase da curiosidade, descobri que os pelos dessas máscaras que comprei (Hareline mesmo) geralmente não são muito bem lavados, o que quase que garante algum tipo de reação alérgica ao usuário.

Um pouco depois de comprá-las, descobri alguns dubbings de máscara, devidamente lavados e tingidos, vendidos meio que a granel em envelopes plásticos e comprei vários deles.

Moral da história: eu tenho as duas máscaras ainda (quase intactas) e na verdade só estou criando coragem para simplesmente tosá-las e jogar a pele fora, ficando só com os pelos.

De toda forma, acho que vale a pena comprar, se tropeçar em uma, nem que seja para ver de onde saem os bons pelos de dubbing do atado tradicional.

Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

é. encharcam rápido mesmo e são bem espetados. difícil fazer uma seca com isso.

E qto as "painas" de algodão tingidas ? Arrisquei uso moderado em pcos experimentos de atados, mas ainda s/ comprovação dos resultados... :hum:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ahh sim. Já teve um tópico lá no atado alternativo sobre o uso de painas tingidas (aqui: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=4833).

Eu tenho um sacão disso aqui em casa aguardando paciência pra tingir.

Parece que funciona muito bem, mas nunca testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim...sim, Jost.

Sugeri as painas ante menção de dificuldade de fazer secas com dubbing dos pelinhos das máscaras

é. encharcam rápido mesmo e são bem espetados. difícil fazer uma seca com isso.

Tenho umas tingidas num pequeno dispenser; e outras guardadas, que dá até medo ver o estado em que se encontram... :(. Semana que vem farei uma vistoria e, se ainda possível, limpeza e proteção com os químicos sugeridos noutro tópico.

Vlw :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Pelos de máscara de lebre são usados para o atado de ninfas pelo fato de que além de encharcarem com facilidade apresentam um aspecto "buggy", que parece ser muito atrativo aos peixes.
Para acabamentos mais uniformes pode ser misturado com fibras de Antron, criando um dubbing conhecido como Haretron que é usado no atado de ninfas e também de moscas secas.

Abaixo algumas Hare´s ear nimphs atadas com pelos de mascaras de lebre.

Abração

Odimir

vs%20013.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Aproveitando o post, eu tenho um couro de bucktail que ficou úmido e molenga, o que faço pra recuperá-lo?

Tenho deixado ele em cima do roteador, daí ele fica seco e o couro endurece de novo, mas basta tirar ele do calor que volta a umedecer...

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tá com cara que molhou com água salgada.

Quando tem sal a umidade volta.

Se for o caso, lava bem com água doce e daí a secagem vai ser efetiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beleza, lavar ainda não tentei!

Mas do jeito que tá, a sílica gel nem faz cócegas.

Depois de lavado e seco vai voltar pra sílica sim.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Igor, depois parei pra pensar aqui e faz todo sentido a pele estar salgada. Depois que baniram coisas mais tóxicas para conservação de peles recém tiradas de bichos, uma das soluções mais baratas foi a utilização de sal de cozinha ou de churrasco.

É bem possível que a sua pele esteja salgada, mesmo. Quando tem sal, não seca nem a pau, pois o próprio NaCl é um secante natural e fica sempre úmido. Depois que lavar bem com água (igual tira sal de charque), esse fenômeno vai diminuir bem ou sumir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Tenho um amigo, Luiz Fernando Elias, que adquire bucktails no E bay através de um vendedor que por sua vez compra as peles de caçadores ou fazendas de caça.
Estas peles são relativamente baratas, mas vem no estado natural no qual são obtidas, ou seja, sujas de sangue e salgadas.
Meu amigo as lava e seca e rendem excelentes bucktails e não apresentam problemas de se reumidificarem.

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Para quem estiver com dificuldades de encontrar sílica-gel por aí, tem esses produtos secantes à venda no mercado como tira-mofos:

post-1089-0-15673000-1435832786_thumb.jp

É uma alternativa bem viável.

Compra um tupperware bem grande, enfia tudo dentro e coloca esse pote; à parte umas bolinhas de naftalina. Pronto.

Minha esposa usava um produto similar no Rio de Janeiro para tirar o cheiro dos armários e funcionava muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.