Ir para conteúdo

Novo integrante Caio Soares RJ (Dúvidas)


Postagens Recomendadas

Ola amigos Mosqueiros, sou iniciante na área mas um amante da pescaria... Trabalho na área do offshore numa escala de 28x28... Já tive oportunidades de pescar em mar aberto, mas na pescaria tradicional mesmo, de linha e da própria embarcação que trabalho nas horas vagas, ou seja nada muito esportivo.

No momento estou muito animado com a ideia de expandir novos ares da pescaria. Me animei com a ideia de pescaria com moscas e também da pesca com caiaque.

Mas na verdade não sei por onde começar rs.... Tenho apenas 26 anos e nunca tive contato com essa pesca esportiva.... Gostaria da ajuda de vocês membros dessa familia, pois realmente preciso de esclarecimentos.

Por onde eu começo amigos? É possível juntar as modalidades do caiaque com o mosqueiro? Quais equipamentos utilizar nas modalidades?

Desde já eu agradeço e espero que me adotem na familia também rsrsrs...

E em breve estar compartilhando com vocês minha primeira experiência com a pesca esportiva!

Abraço a todos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Seja bem vindo Caio. :)

Por onde eu começo amigos?

Não comece querendo pescar, comece aprendendo a controlar os arremessos. A maioria dos iniciantes quer pescar e quando precisa arremessar não sabe.

É possível juntar as modalidades do caiaque com o mosqueiro?

Vários amigos aqui do fórum praticam a pesca com mosca com caiaque. Não sou um deles, mas certamente vai encontrar muitos tópicos sobre o assunto e pessoas para informar.

Quais equipamentos utilizar nas modalidades?

Seja na pesca em água doce ou água salgada usamos o equipamento de Fly. A diferença entre os equipamentos no peso do conjunto que é comprado em função do tipo de pesca e peixe. No mar usamos de forma generalizada um conjunto mais pesado e em água doce conjuntos mais leves, mas como tudo há exceções. Os conjuntos leves varia seu peso de forma crescente a sua numeração, um conjunto #4 é mais leve que um conjunto #8. Para aprender a controlar a linha e as técnicas de arremesso indico um conjunto #6, e quando tiver oportunidade fazer um curso.

Logo alguns amigos Saltwater vão passar mais dicas e aqui é o local que terá as informações que precisa, numa comunidade que pratica a pesca com mosca. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Benvindo a família Soares, nós temos dois membros nos mosqueiros, o Beto (Palometa) e o Rafael Dummar, além de ter idade próxima a tua, são do Rio e pescam de caiaque, geralmente marcamos encontro na loja do Hajime no centro, é nosso ponto de apoio. Bons contatos e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Caio. :)

Não comece querendo pescar, comece aprendendo a controlar os arremessos. A maioria dos iniciantes quer pescar e quando precisa arremessar não sabe.

Vários amigos aqui do fórum praticam a pesca com mosca com caiaque. Não sou um deles, mas certamente vai encontrar muitos tópicos sobre o assunto e pessoas para informar.

Seja na pesca em água doce ou água salgada usamos o equipamento de Fly. A diferença entre os equipamentos no peso do conjunto que é comprado em função do tipo de pesca e peixe. No mar usamos de forma generalizada um conjunto mais pesado e em água doce conjuntos mais leves, mas como tudo há exceções. Os conjuntos leves varia seu peso de forma crescente a sua numeração, um conjunto #4 é mais leve que um conjunto #8. Para aprender a controlar a linha e as técnicas de arremesso indico um conjunto #6, e quando tiver oportunidade fazer um curso.

Logo alguns amigos Saltwater vão passar mais dicas e aqui é o local que terá as informações que precisa, numa comunidade que pratica a pesca com mosca. :ok:

Obrigado amigo, então... Eu vi que realmente existe cursos sobre essa modalidade de pesca, onde eu encontro esse curso aqui no RJ, você ou alguem por aqui conhece?

Obrigado amigo Fausto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bem vindo Caio,



Certamente aqui encontrará muito do que procuras, além da experiência dos ilustres mestres que frequentam esse espaço e também terás oportunidade de fazer parte da família. Esteja a vontade, a casa é sua. :)



Sempre sugiro aos iniciantes, como eu, a leitura do livro do mestre Paulo Cesar Domingues, a maior referência que temos em língua portuguesa sobre a pesca com mosca:



post-6-0-45682600-1404248479_thumb.jpg


http://www.outrasletras.com.br/pescandocommosca/



E por fim, providencie um avatar para que possamos conhecê-lo, inicialmente por foto e mais no futuro, pessoalmente em uma pescaria. :D



Grande Abraço ;)


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benvindo a família Soares, nós temos dois membros nos mosqueiros, o Beto (Palometa) e o Rafael Dummar, além de ter idade próxima a tua, são do Rio e pescam de caiaque, geralmente marcamos encontro na loja do Hajime no centro, é nosso ponto de apoio. Bons contatos e boas pescarias.

Ola Sergio, é disso mesmo que preciso!

No meu círculo de amigos pesssoais não conheço ninguém que goste o se interesse pela pratica e infelizmente isso desanima um pouco mas agora com o contato dos mesmo espero começar boas amizades...

E se puder me dar mais dicas sobre a pesca com caiaque eu te agradeço!!!

Abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Caio,

Certamente aqui encontrará muito do que procuras, além da experiência dos ilustres mestres que frequentam esse espaço e também terás oportunidade de fazer parte da família. Esteja a vontade, a casa é sua. :)

Sempre sugiro aos iniciantes, como eu, a leitura do livro do mestre Paulo Cesar Domingues, a maior referência que temos em língua portuguesa sobre a pesca com mosca:

post-6-0-45682600-1404248479_thumb.jpg

http://www.outrasletras.com.br/pescandocommosca/

E por fim, providencie um avatar para que possamos conhecê-lo, inicialmente por foto e mais no futuro, pessoalmente em uma pescaria. :D

Grande Abraço ;)

Hahahahah é verdade André, preciso providenciar um avatar, infelizmente ainda não tenho uma foto legal igual a essas de vocês com as pescarias mas em breve terei aqui sim!!!

Sobre o livro, ele explica o passo a passo da pesca com mosca e também da discas de praticar com caiaque ou é mais voltada para as moscas mesmo?

E ele informa os equipamentos e acessórios ideal para a pratica?

Obrigado amigo e um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Hahahahah é verdade André, preciso providenciar um avatar, infelizmente ainda não tenho uma foto legal igual a essas de vocês com as pescarias mas em breve terei aqui sim!!!

Sobre o livro, ele explica o passo a passo da pesca com mosca e também da discas de praticar com caiaque ou é mais voltada para as moscas mesmo?

E ele informa os equipamentos e acessórios ideal para a pratica?

Obrigado amigo e um abraço!

Não se preocupe, coloque uma fotos sua, mesmo sem peixe e depois que pegar su primeiro troféu, troque-a. :D

O livro é sobre pesca com mosca, ele te dará todo o subsídio desde técnicas de arremesso, modalidades que poderá praticar, escolha do equipamento, montagem da tralha, enfim, tudo que precisará saber pra escolher seu material e ir pescar.

É claro que o livro não substitui o treino e a prática, mas é pré-requisito para muita coisa, inclusive para que possa entender o jargão e as respostas às suas perguntas (muitas delas nem precisarão ser feitas depois da leitura). ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se preocupe, coloque uma fotos sua, mesmo sem peixe e depois que pegar su primeiro troféu, troque-a. :D

O livro é sobre pesca com mosca, ele te dará todo o subsídio desde técnicas de arremesso, modalidades que poderá praticar, escolha do equipamento, montagem da tralha, enfim, tudo que precisará saber pra escolher seu material e ir pescar.

É claro que o livro não substitui o treino e a prática, mas é pré-requisito para muita coisa, inclusive para que possa entender o jargão e as respostas às suas perguntas (muitas delas nem precisarão ser feitas depois da leitura). ;)

Ok amigo, vou providenciar a minha foto e também o meu livro! ???

Você é do RJ André?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ok amigo, vou providenciar a minha foto e também o meu livro! ???

Você é do RJ André?

Isso aí! :)

Moro em Niterói, mas atravesso a "poça" todos os dias pra trabalhar no centro do Rio. Logo abaixo do avatar de cada membro, se o caboclo preencheu o perfil direitinho, você poderá ver algumas informações sobre cada membro, clicando na foto você vai até a página do perfil onde poderá encontrar mais algumas informações. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado amigo, então... Eu vi que realmente existe cursos sobre essa modalidade de pesca, onde eu encontro esse curso aqui no RJ, você ou alguem por aqui conhece?

Obrigado amigo Fausto!

O Hajime tem como ajudar nessa questão. Ele é dono da King's Pesca e fica na Av. Rio Branco 181 subsolo.

Facebook: http://www.facebook.com/KingsPesca

Toda 1ª quarta feira do mês nos encontramos na King's Pesca para irmos almoçar em grupo e falar sobre pesca com mosca. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí! :)

Moro em Niterói, mas atravesso a "poça" todos os dias pra trabalhar no centro do Rio. Logo abaixo do avatar de cada membro, se o caboclo preencheu o perfil direitinho, você poderá ver algumas informações sobre cada membro, clicando na foto você vai até a página do perfil onde poderá encontrar mais algumas informações. ;)

Obrigado André se eu precisar de alguma informação posso te enviar direto uma mensagem?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hajime tem como ajudar nessa questão. Ele é dono da King's Pesca e fica na Av. Rio Branco 181 subsolo.

Facebook: http://www.facebook.com/KingsPesca

Toda 1ª quarta feira do mês nos encontramos na King's Pesca para irmos almoçar em grupo e falar sobre pesca com mosca. :ok:

Obrigado pela dica do encontro Fausto, se eu precisar de algumas dicas posso de enviar uma mensagem diretamente?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

À vontade meu amigo. :)

Mas não se acanhe em expor suas perguntas em um tópico ou mesmo criar um tópico com suas dúvidas, pois elas podem desenvolver um debate extremamente rico de informações também para outros membros do fórum, é assim que a nossa comunidade se beneficia do conhecimento de todos e cresce a cada dia. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Seja bem-vindo Guerra, passe na Kings e tome um café com o Hajime; as primeiras aulas costumam ser no gramado para que o mosqueiro iniciante possa se familiarizar com o equipamento e aprender a controlar a linha no ar, depois ele leva vc para uma aula prática na represa de Ribeirão das Lajes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À vontade meu amigo. :)

Mas não se acanhe em expor suas perguntas em um tópico ou mesmo criar um tópico com suas dúvidas, pois elas podem desenvolver um debate extremamente rico de informações também para outros membros do fórum, é assim que a nossa comunidade se beneficia do conhecimento de todos e cresce a cada dia. ;)

Com certeza amigo, não exitarei!!!

E desde já obrigado pelas dicas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo Guerra, passe na Kings e tome um café com o Hajime; as primeiras aulas costumam ser no gramado para que o mosqueiro iniciante possa se familiarizar com o equipamento e aprender a controlar a linha no ar, depois ele leva vc para uma aula prática na represa de Ribeirão das Lajes.

Ola Samuel obrigado amigo...

Agora uma curiosidade, o Hajime é o professor do curso de Pesca com Moscas?

Eu indo na Kings consigo as informações necessárias?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Soares, seja bem vindo,

As dicas acima já te encaminham. Leia o livro para uma noção geral sobre a Pesca com Mosca, passe no Hajime, ele pode lhe dar aulas de arremesso e tem material de fly para venda e, alem disso, é um ótimo companheiro e bom papo.

Temos também um almoço mensal que é divulgado aqui no fórum onde voce pode conhecer a galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soares, seja bem vindo,

As dicas acima já te encaminham. Leia o livro para uma noção geral sobre a Pesca com Mosca, passe no Hajime, ele pode lhe dar aulas de arremesso e tem material de fly para venda e, alem disso, é um ótimo companheiro e bom papo.

Temos também um almoço mensal que é divulgado aqui no fórum onde voce pode conhecer a galera.

Ola Cazes, obrigado.

Com certeza farei uma visita ao Hajime e quantos ao almoço mensal ficarei de olho aqui pra tentar aparecer!

Sds

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado pela dica do encontro Fausto, se eu precisar de algumas dicas posso de enviar uma mensagem diretamente?

Abraço!

A dúvida de um pode ser a dúvida de muitos, por isso que prefiro tirar dúvidas através de tópicos, mas se preferir te ajudo por MP também. :ok:

O debate enriquece nossa comunidade e muito diferente, muito diferente mesmo, de outros fóruns, aqui não existe pessoas que deem respostas digamos que "desagradáveis". Sou mão de ferro e aqui não existe a participação dos "espertinhos", por isso que o local é diferenciado. ;)

Comece olhando em nossas páginas se tem algum tipo de patrocinador que possa impor sua vontade... :cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dúvida de um pode ser a dúvida de muitos, por isso que prefiro tirar dúvidas através de tópicos, mas se preferir te ajudo por MP também. :ok:

O debate enriquece nossa comunidade e muito diferente, muito diferente mesmo, de outros fóruns, aqui não existe pessoas que deem respostas digamos que "desagradáveis". Sou mão de ferro e aqui não existe a participação dos "espertinhos", por isso que o local é diferenciado. ;)

Comece olhando em nossas páginas se tem algum tipo de patrocinador que possa impor sua vontade... :cool2:

Obrigado mais uma vez Fausto...

Estou de olho aqui nessa questão dos patrocinadores.

Sds

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado mais uma vez Fausto...

Estou de olho aqui nessa questão dos patrocinadores.

Sds

Abraço!

Aqui não tem patrocinador, somos independentes e seguimos em frente ano após ano porque um grupo de pessoas assim quer. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui não tem patrocinador, somos independentes e seguimos em frente ano após ano porque um grupo de pessoas assim quer. :ok:

Hhahahha quando você falou sobre patrocinadores, achei que estivesse falando de anunciantes aqui no forum ??

Mas ta certo amigo...

Estou fazendo muitas pesquisas aqui na NET e estou bem animado com a ideia de comprar um caiaque para praticar essa pesca.

Tem alguma dica para iniciante?

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nossa seção de Fly Embarcado tem muito assunto sobre caiaques. :ok:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showforum=60

Não proibimos aqui posts em tópicos antigos, fica complicado somente para o autor do tópico tomar conhecimento, pois muitos participam no dia a dia e com o tempo esquecem de ver o tópico e responder um questionamento depois de algum tempo. Sinta-se a vontade para criar um novo tópico na seção se assim achar melhor. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aqui no RJ tem o João da loja http://jfcaiaques.com.br/ que vende caiaques, o cara também é pescador, mas só pesca de bait; acho que ele tem um bom estoque de muitas marcas, os preços são bons pelo que dizem.

Em breve também devo comprar um caiaque para mim, estou de olho nos caiaques da EKO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aqui no RJ tem o João da loja http://jfcaiaques.com.br/ que vende caiaques, o cara também é pescador, mas só pesca de bait; acho que ele tem um bom estoque de muitas marcas, os preços são bons pelo que dizem.

Em breve também devo comprar um caiaque para mim, estou de olho nos caiaques da EKO.

A propósito, alguma notícia sobre o Caiman 10 e o 125? Como anda a comercialização? Alguém comprou? Algum review? :huh:

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuããããããããããããããããããããããããããããããããã :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A propósito, alguma notícia sobre o Caiman 10 e o 125? Como anda a comercialização? Alguém comprou? Algum review? :huh:

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuããããããããããããããããããããããããããããããããã

Eu vi alguns na Urca e achei bem interessante, eles são mais curtos e mais altos que o padrão e ainda tem aquele banquinho que deixa o pescador ainda mais alto. Porém quanto mais alto o peso, mais fácil virar o caiaque, então um review caía bem.

Visualmente o bichinho é bem legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu vi alguns na Urca e achei bem interessante, eles são mais curtos e mais altos que o padrão e ainda tem aquele banquinho que deixa o pescador ainda mais alto. Porém quanto mais alto o peso, mais fácil virar o caiaque, então um review caía bem.

Visualmente o bichinho é bem legal.

Acabei de ver dois vídeos falando sobre o 10 e o 125, um deles na FEIPESCA de 2015 (2 meses atrás), mas quero mesmo é o review do Tuã. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no RJ tem o João da loja http://jfcaiaques.com.br/ que vende caiaques, o cara também é pescador, mas só pesca de bait; acho que ele tem um bom estoque de muitas marcas, os preços são bons pelo que dizem.

Em breve também devo comprar um caiaque para mim, estou de olho nos caiaques da EKO.

Obrigado pela dica Beto!

Estou fazendo muitas pesquisas também por aqui.

Tenho olhado o caiaque da Safari e estou achando bem interessante, ainda não conheço esse EKO?

Alguma dica sobre caiaque Beto?

Sds!

Editado por Soares Guerra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seja bem vindo Caio. :)

Não comece querendo pescar, comece aprendendo a controlar os arremessos. A maioria dos iniciantes quer pescar e quando precisa arremessar não sabe.

Vários amigos aqui do fórum praticam a pesca com mosca com caiaque. Não sou um deles, mas certamente vai encontrar muitos tópicos sobre o assunto e pessoas para informar.

Seja na pesca em água doce ou água salgada usamos o equipamento de Fly. A diferença entre os equipamentos no peso do conjunto que é comprado em função do tipo de pesca e peixe. No mar usamos de forma generalizada um conjunto mais pesado e em água doce conjuntos mais leves, mas como tudo há exceções. Os conjuntos leves varia seu peso de forma crescente a sua numeração, um conjunto #4 é mais leve que um conjunto #8. Para aprender a controlar a linha e as técnicas de arremesso indico um conjunto #6, e quando tiver oportunidade fazer um curso.

Logo alguns amigos Saltwater vão passar mais dicas e aqui é o local que terá as informações que precisa, numa comunidade que pratica a pesca com mosca. :ok:

O Amigo fausto já disse o mais importante. Só reforço a primeira pergunta que é primeiramente ter o domínio do fly. Sem este domínio é mais difícil aliar o caiaque ao fly.

Na questão caiaques, eu pesco de fly e casteio sentado o que exige uma técnica mais específica para casteio e isso sem ter o conhecimento e o domínio da prática é praticamente impossível.

Sentado, praticamente em todos os caiaques é possível a prática do fly, mas há propostas hoje no mercado de caiaques para esta finalidade que exigem arremessos em pé.

Cito alguns modelos nacionais como Safari Fishing da Brudden, Caiman 100 e 125 da Hidro2Eko. Como Importados temos os Jackson Coosa e Cuda 12 e 14, Hobie Outback 2015 e Pro Angler 12 e 14 bem como os recentes AS 350, 400 e 450 da Atlântico Sul. Lembro apenas que mesmo a prática de fly em pé no caiaque, exige o domínio do fly nos casteios bem como um certo equilíbrio e local calmo para uma boa execução. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acabei de ver dois vídeos falando sobre o 10 e o 125, um deles na FEIPESCA de 2015 (2 meses atrás), mas quero mesmo é o review do Tuã. :)

Amigo André, vou ficar te devendo o Review rsrsrsrsrs

aqui não tenho nem o Caiman 100 e nem o 125 para te dizer como se comportam os mesmos por aqui já que sabes que os ventos aqui são nossa dificuldade na prática de caiaque e pesca de fly.

O que posso dizer é que as principais diferenças entre eles é o tamanho. O site da Hidro2 não tem ainda as especificações do caiman 125 mas pelas informações que recebi de amigos, tudo que um tem o outro tem e afirmam não haver uma justificativa que valha o preço sugerido para a venda que gira em torno dos R$ 3500,00.

Numa opção nacional girando na mesma faixa temos o Safari Brudden. Uma plataforma de pesca em condições favoráveis para a proposta e prá quem não se incomoda com o peso. O único detalhe é se ao pescar de pé em sol, o assento de polietileno fica um forno.

Na linha dos importados sem o assento elevado, existem os AS 350 e 400 proposta solo com bom acabamento e acessórios alem de uma conformação que oferece a proposta Stand Up Fishing.

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigo André, vou ficar te devendo o Review rsrsrsrsrs

aqui não tenho nem o Caiman 100 e nem o 125 para te dizer como se comportam os mesmos por aqui já que sabes que os ventos aqui são nossa dificuldade na prática de caiaque e pesca de fly.

O que posso dizer é que as principais diferenças entre eles é o tamanho. O site da Hidro2 não tem ainda as especificações do caiman 125 mas pelas informações que recebi de amigos, tudo que um tem o outro tem e afirmam não haver uma justificativa que valha o preço sugerido para a venda que gira em torno dos R$ 3500,00.

Numa opção nacional girando na mesma faixa temos o Safari Brudden. Uma plataforma de pesca em condições favoráveis para a proposta e prá quem não se incomoda com o peso. O único detalhe é se ao pescar de pé em sol, o assento de polietileno fica um forno.

Na linha dos importados sem o assento elevado, existem os AS 350 e 400 proposta solo com bom acabamento e acessórios alem de uma conformação que oferece a proposta Stand Up Fishing.

Esse ômi sabe tudo! :D

Pra mim tem que ser esse assento tipo cadeira, que pode ser colocado em diferentes níveis e é telado, o calor aqui não é brincadeira, principalmente no verão.

Vamos ver se aparecem mais informações sobre os eko, afinal de contas, se já foram expostos na Feipesca, e estavam prometidos pra 2015, só tem mais 6 meses pra darem às caras (os reviews). :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pssssssoal,

Não resisti e, embora tb novata ( cronologicamente nem tanto; mas de avanço lennnnnto...rs), vou "soprar" ;) :

Soares, bem vindo à Ótima Casa, e parabéns pelo ingresso na modalidade = passagem por um portal que te transformará a vida ( verás ! ).

Reitero as dicas do Prof André, ref compra, pra ontem, da "Bíblia da Pesca com Mosca no BR" : o Pesca Com Mosca do PC Domingues. Foi das maiores ajudas contra a desistência inicial, minimizando as alturas da torre de babel do "mosquês". Acelera o entendimento de várias nuances da modalidade, a compreensão de textos mil; adiantando-nos as respostas a milhares de perguntas que ficarás contente de não ter precisado fazer ; por mais que a moçada seja altamente solícita.

Abuse do quadrinho "Busca" ou "Pesquisa" ( canto superior direito das pags do Fórum). Encontrarás gdes surpresas.

Tempos atrás, só não comprei um caiaque pq o patrão não pode remar, e pq não temos onde guardar. Mas é interessante.

Bacana os comentários do Tuã sobre o tema, e penso que ao menos estes comparativos deveriam ser acrescidos a algum post do sub fórum relativo, tamanha a utilidade p interessados.

Como bem apontado pelo Tuã, castear sentado de um caiaque implica certa dificuldade , principalmente qdo não se adquiriu certa experiência , como eu p. ex. A superfície d´'água estará mais próxima de nossas mãos que se estivéssemos em pé, ampliando dificuldades de manter lider e isca no ar, durante casteios. E castear em pé no caiaque...tb requer controle de variáveis e treinos. Talvez conviesse aprender 1º a castear; depois treinar no caiaque...

PS:

1)Além do livro indicado, há um blog nacional que se torna, a cada dia, referência mais importante aos iniciantes; bem como aos adiantados desejosos de uma reciclagem : http://www.fuzzyflies.com/ :ok:

2) Qdo te ascender o desejo de Atar : bom saber que, contrariando todas as dificuldades tupiniquins; somos facilitados pela fabricação de uma Morsa Top, a "G Tech" , de custo hiper atraente, por um "menino" mineiro aqui do fórum . Usando o quadro "Pesquisar", vc encontrará muitos posts e tópicos relativos. ;)

Bons Vôos!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas sempre gentis referências Ilza. :blush:

Gentileza não! Justo reconhecimento!

Importante ! No 1º séc de vida economizamos milhares de elogios : Timidez ( ainda luto com isso) , receio de parecer bajulação ou puxa-saquismo,.. Depois percebemos que , se cada elogio fosse como uma figurinha ou cartão que deixamos de entregar a quem merecia; nosso caixão ficará muito pesado se, na viagem final, levarmos uma mala de cartões que economizamos...tão injustamente... de bobeira...( tudo de acordo com certa área da Psicologia que o patrão saberia classificar e explicar melhor...Mas que é + ou - isso...) :ok: .

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.