Ir para conteúdo

Gambiarra com uma Sony Nex 5R


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Tentando achar um jeito de fazer os filmes de atado para o YouTube, me deparei com um problema fundamental: com as duas câmeras que tenho em casa (Sony Nex 5R com lente 18-55 e Panasonic TS3), ou a câmera (TS3) fica próxima demais da morsa (~5cm) e certas etapas do atado viram um problema espacial; ou a câmera (Nex 5R) fica em uma distância boa (~15cm) mas desabilita o zoom ótico na hora de filmar e o atado fica minúsculo no vídeo.

A melhor opção pra resolver isso (que na verdade NÃO é uma opção agora) seria comprar uma filmadora decente para fazer esses filmes... enfim :dry:

Bem, hoje me senti especialmente inspirado para fazer algum tipo de gambiarra e, de repente, sobrou pra Nex 5R.

Tenho em casa um jogo BEM antigo, chamado Poliopticon:

post-1089-0-94795700-1431899483_thumb.jp

Dentro desse jogo temos algumas objetivas:

post-1089-0-66854600-1431899489_thumb.jp

Que possuem distâncias focais diferentes:

post-1089-0-53458900-1431899486_thumb.jp

Coloquei as duas lentes desse jogo manualmente na frente da objetiva da Sony e (para minha surpresa), a máquina fez foco direitinho e com uma ampliação decente!

Nem parei pra pensar muito. Uma ou a outra lente (ou uma combinação das duas) se encarregaria de sanar o problema da Sony: acoplada à objetiva 18-55, seria capaz de efetuar a ampliação gerada pelo zoom digital de tal forma que eu pudesse efetuar a filmagem como se o zoom digital estivesse ligado.

Bem, isso era o que eu tinha em mãos:

post-1089-0-18036500-1431899493_thumb.jp

Evidente que se eu estragasse qualquer coisa da Sony, minha cabeça viraria chaveiro (não sou o dono da máquina). Assim, eu tinha que bolar um adaptador completamente neutro para encaixar as peças acima.

Hora de gambiarrar. :pipe:

Peguei um CAP de PVC da Tigre e baixei um pouco o perfil:

post-1089-0-64970400-1431899495_thumb.jp

Logo em seguida inverti para retificar a tampa:

post-1089-0-01891300-1431899498_thumb.jp

Perfurei para começar o escariamento a fim de adaptar a lente:

post-1089-0-86194700-1431899500_thumb.jp

Ampliei o orifício até a lente entrar com folga:

post-1089-0-95404200-1431899502_thumb.jp

Aí a lente inserida:

post-1089-0-96728200-1431899504_thumb.jp

O jogo possui um adaptador que permite atarraxar uma lente e encaixar sobre uma segunda lente. É ele que segura a lente presa no CAP de PVC:

post-1089-0-02948900-1431899506_thumb.jp

Do outro lado, mostrando o adaptador prendendo a lente que fica para fora e a segunda lente encaixada em seu interior:

post-1089-0-07960000-1431899662_thumb.jp

Para segurar o adaptador na Sony, coloquei esse anel-O de borracha em volta do CAP (doravante denominado "adaptador"):

post-1089-0-99054600-1431899663_thumb.jp

E o adaptador com anel-O preso por pressão no interior da coifa de luz da Sony:

post-1089-0-66742700-1431899669_thumb.jp


Vamos aos resultados:

A) A Sony sem o adaptador, com o zoom ótico no máximo e sem o zoom digital tira essa foto:

post-1089-0-42798200-1431899672_thumb.jp

B) Sem o adaptador e puxando o zoom digital (que não funciona no modo de filmagem) em cima do zoom ótico no máximo, fica assim a foto:

post-1089-0-24727100-1431899676_thumb.jp

Depois de alguns testes e combinações, descobri que a "lente 10" (f = 305,7mm) sozinha era a melhor sobreposição ao sistema ótico da Sony para fazer o que eu queria.

C) Usando o adaptador com a "lente 10" e com o zoom ótico no mínimo, fica assim:

post-1089-0-20794400-1431899678_thumb.jp

Praticamente igual ao "A" no qual a Sony está sem adaptador e com zoom ótico no máximo. Repare ainda que essa moldura preta surge pq as lentes do jogo são bem menores que a objetiva da Sony.

D) Usando o adaptador com a "lente 10" e puxando o zoom ótico ao máximo, consegui isso:

post-1089-0-67880600-1431899680_thumb.jp

Quase igual ao "B", no qual a Sony está com os zooms ótico e digital no máximo. Era o que eu queria.

Pela posição da vinheta nos cantos da foto, pode-se ver que, apesar do adaptador ser preso apenas por pressão com um anel de borracha, existe um razoável centramento com o sistema ótico da máquina.

Conclusão: a Sony Nex 5R agora é capaz de fazer filmagens com um zoom decente e fica apenas uma LEVE vinheta ao redor da image, que não chega a comprometer o resultado.


Depois de uns 30 minutos de trabalho:

  • acabei com uma câmera boa que fica numa distância decente da morsa;
  • que consegue fazer uma imagem suficientemente luminosa e próxima para que o atado fique didático;
  • não estraguei nada;
  • não gastei um pila.

"Level Achieved"

:happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom resultado com essa sobreposição de lentes semelhante ao modo manual e analógico e sem perda de qualidade de imagem que o zoom digital provoca, funcionou como uma lente amplificadora na fotografia analógica.

A leve vinheta pode ser disfarçada ou suprimida com alguma edição de imagem ou até mesmo servir para dar um ar retrô ao filme.

Uma lente 18-200 mm para a sony nex custa mais caro que muitas DSRL profissionais de entrada.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Verdade, Rinaldo, nem tinha reparado como a foto amplificada analogicamente pela lente tem pouco ruído, quando comparada à foto com zoom digital estourado!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por manter a qualidade óptica da imagem que as lentes amplificadoras da Canon e Nikon 1,4X e 2X se mantém em alta até hoje, apesar de todo o aparato digital.

Belo trabalho.

Quanto á iluminação, uma boa lampada no teto (100 watts ou equivalente + iluminação lateral natural-tipo janela aberta em dia claro) já resolvem a maioria dos problemas...outras fontes de luz ou um rebatedor de luz não é dificil de improvisar.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem, ainda essa semana eu largo um vídeo feito com essa gambiarra e aí a gente vai poder comparar a qualidade com os outros :)

Tudo leva a crer que será mais luminoso e com menos ruído.

Devagarinho a coisa evolui :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Consegui chegar a lente ainda mais perto da objetiva da Sony... sumiu a vinheta quando puxei o zoom ótico!

Limpei a lente também, que tava bem lambuzada... a imagem ficou realmente boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O Movie Maker é ridículo de usar, tanto que eu estou conseguindo :happy:

Pela simplicidade, paga-se o preço de que muito pouco ajuste de vídeo pode ser feito, como brilho, contraste e essas coisas.

Isso posto, tenho me esforçado para fazer a melhor filmagem que me seja possível, assim é só entrar com os cortes, animações, legendas e essas coisas.

Por enquanto é mais pela diversão de atar umas coisas e passar para o YouTube. Até é bom que o programa seja simples, assim eu não perco o foco da diversão e simplicidade... você sabe que eu sou transtornado... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lembra de aumentar a iluminação local porque qualquer lente adaptada á frente da principal acarreta em perda de luminosidade.

A luminosidade das lentes diminui em progressão geométrica e as lentes fixas sempre são mais luminosas que as lentes zoom. Só para ter uma idéia, a lente fixa mais comum de 50 mm(a famosa cinquentinha) tem luminosidade F:1.8 e custa 500 reais, já uma 50 mm F:1.4(mais luminosa) custa no mínimo o dobro. Quando usado um adaptador profissional 2X, ocorre a perda de um ponto no grau de luminosidade da lente; uma lente F1.8 com adaptador 2X passa a ter uma luminosidade equivalente a F2.8....Esse é o motivo pelo qual os profissionais de estúdio só trabalham com lentes fixas.

Como a lente da máquina é uma zoom 18-55 mm do kit, creio que a luminosidade dela deva partir de F:2.8 ou F3.5 até F5.6, que é o mais comum em lentes zoom que fazem parte destes kits. Uma cinquentinha F1.8 acarretaria em maior luminosidade em relação á lente do kit com perda insignificante de ampliação(de 55 mm para 50 mm). Poderia ser usada ainda, uma lente fixa 85 mm ou até uma fixa 100 mm sem a necessidade de usar o adaptador.

Uma iluminação boa e barata conjuga fontes artificiais de luz com luz natural, com incidencias laterais(direita e esquerda) + fonte vinda de cima(como é um ambiente fechado, a luz do teto); portanto o esquema mais simples é caprichar numa boa lâmpada no teto + fonte natural lateral(janela aberta em dia claro) e que pode ser complementada por outra fonte contralateral direita ou esquerda(oposta á janela) ou usar um rebatedor de luz.

Editado por Rinaldo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nessa sala de filmagem eu não tenho janelas, por incrível que pareça. É minha oficina e está instalada em um quarto de empregada sem janelas.

De iluminação tenho uma grande fluorescente no teto e outra logo acima da mesa (deve rondar os 80W de fluorescência), de forma que lumens eu tenho, só que eles são meio frios. Vou tentar adicionar uma luz incandescente para esquentar um pouco a filmagem.

Pra rebater luz eu uso espelho ou o quê?

Tenho umas placas de plástico brancas que podem ser bons refletores, se for o caso.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O próprio teto e paredes do estúdio podem ser usados como rebatedores mais amplos para suavizar a luz se for de cores claras como branco e gelo.

A falta de janelas(luz natural) compromete o uso de rebatedores, creio que no caso o mais indicado seria outras fontes de luz artificial quente e fria.

Não sou profissional do ramo, apenas um curioso em fotografia e estúdios de filmagem tem características próprias mas os fundamentos são os mesmos da fotografia...brincar com a luz e seus efeitos é um tema bem vasto e poderíamos gastar horas falando só disso, então vamos por partes:

Para começar, acho que isso aqui pode ajudar :

Boa sorte no estúdio MDR !!

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O primeiro vídeo que larguei (partridge & orange - http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=11383) tinha um espelho atrás da máquina, virado para mim (era o único jeito de eu ver o visor da máquina) e a máquina estava na minha frente, me filmando. Acidentalmente, esse arranjo projetou muita luz refletida na mosca e a luminosidade ficou bem melhor.

Já o segundo (soft hackle - http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=11492) não tinha espelho na minha frente e a câmera estava entre eu e a morsa. Nota-se claramente que a luminosidade é muito inferior. Aliás, se tivesse espelho na frente, era capaz de piorar, visto que faria sombra para o lado da filmagem.

Com a Sony eu pretendo fazer o primeiro arranjo. Além disso, pretendo colocar um spot de luz incandescente atrás de mim iluminando a mosca meio que de cima... isso também vai refletir no espelho e esquentar o lado da filmagem...

Vamos ver a diferença :)

De novo, valeu pelas dicas... agradeço. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sua solução foi excelente, como de costume. :)

Acho que dá pra resolver a questão como um todo, iluminação, qualidade da imagem, etc, com simplicidade e algum esforço e adaptações, bem na linha que você seguiu. Olhe essa postagem sobre gravação de vídeos de atado do Hammer Creek: http://www.hammercreekflyfishing.com/blog/category/creating%20a%20fly%20tying%20video

São dicas simples e que dá pra fazer tranquilo. :)

Acho que você podia ter um equipamento dedicado só pra isso (que até poderia ser usado pra outros fins, mas com a finalidade principal de atender a essa demanda), uma vez que não é o dono da máquina, um investimento baixo pode salvar seu pescoço. :happy:

Veja esse camera:

replay-xd-prime-xproduct-photos-18.jpg

http://www.cnet.com/products/replay-xd-prime-x/

É pequena, não tem um custo alto, e acho que dá pra adaptar as mesmas lentes que você usou sem muito esforço. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Da uma olhada em http://globalflyfisher.com/find/?query_string=photographing+flies- quem tem uma trapizonga que deve ser boa para iluminar as moscas é o Andre - é fácil fazer uma

Flash circular, funciona muito bem! :)

É mesmo fácil de fazer, um metro de fita led dá pra fazer uns 3. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Existe um programa gratuito específico para máquinas Sony que dá para baixar direto do site em modo trial que é o Sony Vegas 12.0.

Segundo um conhecido que usa máquina da Sony, ele é bem completo e intuitivo, inclusive possibilita entre outras coisas,fazer ajustes de luminosidade pós gravação de até 5 pontos para + ou para menos.

Acho que valeria a pena conversar com algum colega que tenha ou use este programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.