Ir para conteúdo

Atando uma Partridge & Orange (Soft Hackle Fly)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Dando continuidade ao "espírito" do MDR, divulgo aqui o primeiro de uma série de vídeos em português voltados para o atador brasileiro.

Nada complexo. Vamos começar modestamente.

Espero que gostem.

Abraços a todos.

Jost :)


Podemos montar uma lista de moscas para os próximos vídeos, apenas notando que meu forte são as moscas para trutas.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse é um projeto que atormenta minha cabeça faz bem mais de um ano. Tirando o Zanetti, que nos presenteia com um atado aqui e ali (mas que não é o foco dele), não existe nenhum canal de atado para brasileiros no Youtube.

Minha intenção não é a criação de moscas mirabolantes nem nada disso. Vou começar com o básico e, lentamente, evoluir nas moscas e na qualidade dos vídeos.

Meu foco será passar informações para brasileiros com pouco ou nenhum domínio do inglês, de forma que possam começar a atar suas moscas em casa, sem sofrer para entender o que se passa. Evidente que a maioria dos vídeos de atado, independente da língua, são praticamente auto-explicativos. No entanto o atador perde algumas informações úteis pela barreira do idioma e aí ter um narrador que fale sua língua pode ser um facilitador.

Aqui e ali, no meio dos vídeos de atado, espero postar alguns vídeos específicos de técnicas de atado. Por exemplo, diferentes formas de fixar os postes de moscas parachutes no anzol e coisas do estilo.

No geral, minha esperança é que os vídeos encurtem a quantidade de tempo que leva para um atador novato se sentir mais seguro com seus atados e feliz junto à morsa.

Meu aparato de filmagem é rudimentar, na melhor das hipóteses, e nunca efetuei edição de vídeos, de forma que meu projeto pessoal é aprender a fazer isso melhor.

Críticas e sugestões aos vídeos são muito bem vindas.

Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande chara, muito bom o seu projeto de atado em vídeo.

Isto vai ajudar bastante os futuros atadores, amigo vai enfrente que as moscas estão voando.

(OBS. quando você coloca a pena não limpa as penas que vai facilitar na hora da colocação?)

Gostei amigo. :bs-aplauder:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Jost e a forma de apresentação é a que mais agrada quem assiste os vídeos, nada de mi mi mi e altamente objetivo. :graduado:

Gostei da forma que inicia a colocação da linha, que na verdade evita o desperdício, preciso ser mais observador quando a isso e fazer o mesmo. :ok:

Pergunta: Tu escreveu o texto (script) para gravar o vídeo ou foi falando espontaneamente?

O encerramento do vídeo com sua foto ficou muito legal também. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Totalmente espontânea... até estou pensando em escrever um roteiro inicial o qual contenha as informações mais importantes que não quero deixar de passar, mas não quero engessar nada... o atado continuará espontâneo, inclusive com erros e acertos... afinal de contas todo mundo erra na hora de atar e um erro pode ser mais importante que um atado perfeito e estéril.

Por exemplo, esqueci de dizer no vídeo da Soft Hackle que essas moscas são grandes e geralmente atadas em anzóis #14 ou maior.

No caso desses esquecimentos, bem como outras informações pertinentes, material de atado utilizado e algumas variações básicas, tudo acaba escrito nas "Informações extras" do vídeo, logo abaixo dele onde tem um botão "MOSTRAR MAIS".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Excelente vídeo e demonstração de atado !

Sugiro nominar as moscas no titulo, desta forma facilitará a busca e o direcionamento ao vídeo no Youtube, quando se procura por moscas específicas como no caso desta Partridge and Orange.

Abraços

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Excelente vídeo e demonstração de atado !

Sugiro nominar as moscas no titulo, desta forma facilitará a busca e o direcionamento ao vídeo no Youtube, quando se procura por moscas específicas como no caso desta Partidge and Orange.

Abraços

Odimir

Obrigado Odimir.

Sim, essa nominação específica pode vir a calhar.

Valeu a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vou aproveitar esses vídeos e divulgar nossa comunidade.

Ao final do texto, presente no "MOSTRAR MAIS", estarão 3 links:

- www.mosqueirosdorio.com.br

- www.moscanagua.com.br

- abpm-brasil.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Excelente Jost.

Gostei muito da maneira direta, simples e cuidadosa com detalhes da sua narrativa. Logo vai encher um DVD e eu vou aprender bastante com sua iniciativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Jost,

não está excelente, mas está bom :). No início voce citou a família da mosca (north country spider), mas não citou o nome (partridge & orange). Outra coisa, quando eu assisto à apresentação de uma mosca, eu gosto de ouvir do apresentador como que se pesca com ela. Mas isso não se encontra em quase nenhum vídeo de instrução de atado.

De resto, é fazendo que se aprende. Weiter so.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Minha intenção inicial era apenas atar uma Soft Hackle Fly genérica, sem citar o nome (Partridge & Orange - que aliás de orange tem só a cor, pois na verdade a mosca original usa seda, de forma que a pergunta acaba sendo mais complexa - isso é uma P&O?). Seguindo a sugestão do Odimir, entretanto, alterei o título do vídeo, mas aí o conteúdo cita apenas uma Soft Hackle Fly e não qual tipo exatamente.

Essa discrepância será mudada nos vindouros.


Como se pesca com a mosca? - Bem, aí talvez tenhamos um problema... nem sempre é fácil explicar um swing, um Liesering lift ou como fazer uma mosca descer um run e começar a ser pescado a partir de um riffle na entrada de um pool... isso apenas para o downstream.

Talvez seja por isso que esse tipo de informação não exista nos vídeos de atado, de um modo geral.

Eu gravei esse vídeo da wet 3 vezes antes de editar a forma final... numa delas eu dizia que, de um modo geral, as wets são pescadas à meia água, numa profundidade intermediária entre as secas e as ninfas lastreadas, mas, de novo, isso é verdade em alguns casos e não em outros.

Alguma ideia de como passar essa informação?


É apenas isso que impede o vídeo de ser excelente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como se pesca com a mosca? - Bem, aí talvez tenhamos um problema... nem sempre é fácil explicar um swing, um Liesering lift ou como fazer uma mosca descer um run e começar a ser pescado a partir de um riffle na entrada de um pool... isso apenas para o downstream.

Talvez seja por isso que esse tipo de informação não exista nos vídeos de atado, de um modo geral.

Eu gravei esse vídeo da wet 3 vezes antes de editar a forma final... numa delas eu dizia que, de um modo geral, as wets são pescadas à meia água, numa profundidade intermediária entre as secas e as ninfas lastreadas, mas, de novo, isso é verdade em alguns casos e não em outros.

Bom, eu assumiria que o ouvinte já tem algum conhecimento, e se não tem, se sente motivado a pesquisar um pouco quando se depara com um termo que ele desconhece. Assim eu diria que As "North Countrys Spiders" em geral são moscas com aplicação em lago, mas que podem ser pescadas em swing (nicht mein Ding), ou up-stream em lugares de correnteza relativamente lenta, ou em bolsões de água mais lenta no meio de tramos muitos rasos (pocket water). Em rios com mais volume de água, eu pessoalmente uso spiders eventualmente em times, no droper.

Assim, um resumo teu do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A excelência vem com o tempo. :ok:

É como um mestre que, seja ou não um professor acadêmico, é um mestre no assunto e ponto final. :mestre:

Quanto a explicar o uso da mosca, não vejo a necessidade, faz parte do interessado pesquisar e saber como usar as moscas que tem interesse e vídeos longos com muitas explicação não agradam, ao menos não me agradam, principalmente sendo de atado. Quando assisto os vídeos do Davie McPhail não me preocupo em saber como pescar com aquela mosca, pois estou interessado em saber como atar. Se ficar falando muito e estendendo o assunto, o vídeo me desinteressa.

Sinto falta de texto, apenas isso. ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Que texto Fausto? Boiei :D

Sabe, a gente pode tentar fazer uns vídeos sobre como usar as moscas... tipo na Patagônia. Depois volta pra casa e dá uma pincelada em cada tipo explicando e mostrando o vídeo.

Depois vincula cada mosca com um estilo explicado em vídeo. Acho que pode funcionar... o q vc acha Carlos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu pensei nisso. Produzir não só vídeos com instruçoes de atado, mas também com a descrição de aplicações. E ai prover referências cruzadas. Achei que ía dar muito trabalho, mas se você se sentir disposto, é uma abordagem original. Pelo menos nunca vi antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito bom Jost, cada um é cada qual, mas também sigo o raciocínio do patrão, quando procuro receita de uma determinada mosca, é porque já pesquei com ela, ou já pesquisei o suficiente para ter a atenção devida, dicas de atado, sempre mostram uma maneira diferente e muitas vezes mais fáceis de se chegar em um resultado final. Isso também propicia para que não seja necessário a perda de tempo em experiências na prática, pois sabemos que foi feita exaustivas tentativas e erros, tornado a mesma mais efetiva. :ok: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Uma legenda sobre o que está dizendo. ;)

Por exemplo, se no vídeos do Davie McPhail tivesse um texto sobre o que ele está falando me ajudaria muito, pois leio inglês razoavelmente, mas não entendo tudo que falam. Só que fazer isso dá mais trabalho, pois é legenda.

Quanto aos vídeos explicando as técnicas que podem ser aplicadas com os diversos tipos de moscas, isso envolve não pescar e sendo assim, não teríamos tempo para fazer tais vídeos, mas podemos pensar em algo sim quando estivermos lá sem muito compromisso. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vídeo educativo pode perfeitamente ser feito no MDB ou no Bananeiras :D

Pensei que vc estava dizendo que faltava texto no meu vídeo... aí tinha boiado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só para vocês entenderem o que quero dizer com "rudimentar":

post-1089-0-58334700-1429573718_thumb.jp

O espelho é muito importante, já que não consigo ver o visor da câmera e não sei o que exatamente ela está enquadrando...

Ele também me permite ver meu próprio rosto irritado quando falo algo errado e tenho que começar de novo... :laugh:

Enfim :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa técnica do espelho é fantástica e o pessoal do telemarketing usa muito, mas só o pessoal do bem, mas são poucos, muito poucos.

Te digo que não imaginava ficar com tão boa qualidade de imagem. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom! :bs-aplauder:

Minha sugestão é colocar a lista de material que vai usar no início do vídeo, facilita na hora de separa tudo e depois partir pra acompanhar a montagem em cada passo. ;)

Gostei do "fundo", já sei o que te dar de presente no dia do aniversário: uma camisa azul de botão! :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.