Ir para conteúdo

Atando uma Soft Hackle Fly modificada


Postagens Recomendadas

  • Moderador

O vídeo tem problemas estéticos e de iluminação, a câmera está longe de ser ideal e o set de filmagem está a uma longa distância de ser sequer rudimentar... :dry:

Ainda assim, vamos tentando e aprimorando... tenho uma estrada complexa pela frente.

Acho que passar o atado é o mais importante no momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Patridge é o que há para essas mosquinhas: penas com cerdas macias e barradas, simulando articulações dos insetos ou crustáceos.

A maciez da cerda é fundamental para que ela se mova dentro da água na mosca... esse parece ser um dos gatilhos principais para o ataque nessas iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quando é ninfa tem uma técnica na qual você primeiro ata, prende e corta a pena bem no meio do corpo do anzol, depois rebatendo as cerdas na direção do olho. Termina-se o atado do corpo da ninfa normalmente e depois, na hora de terminar, rebate as cerdas (agora curtinhas junto ao olho do anzol) para trás e arremata tudo. Isso encurta bem as cerdas e resolve o caso.

Essa técnica não deve funcionar com wets pq o corpo delas é só fio de atado e muito esbelto. Não tem como fazer esse vai e vem com as cerdas sem comprometer o formato do tórax(?) da isca, que vai acabar gordo ou com um calombo feioso. No caso das ninfas esse vai e vem fica escondido debaixo de penas ou dubbing e não tem problema.

Assim, acho que só com pena pequena mesmo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quando é ninfa tem uma técnica na qual você primeiro ata, prende e corta a pena bem no meio do corpo do anzol, depois rebatendo as cerdas na direção do olho. Termina-se o atado do corpo da ninfa normalmente e depois, na hora de terminar, rebate as cerdas (agora curtinhas junto ao olho do anzol) para trás e arremata tudo. Isso encurta bem as cerdas e resolve o caso.

Essa técnica não deve funcionar com wets pq o corpo delas é só fio de atado e muito esbelto. Não tem como fazer esse vai e vem com as cerdas sem comprometer o formato do tórax(?) da isca, que vai acabar gordo ou com um calombo feioso. No caso das ninfas esse vai e vem fica escondido debaixo de penas ou dubbing e não tem problema.

Assim, acho que só com pena pequena mesmo.

era exatamente isso e era para ninfa...

mais claro impossível :)

Obrigado e parabéns novamente pelo vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Cara sou fã dos seus atados...

Aquela klinkhamer tb era uma receita sua..

Sobre o hackle dessa soft, para que eu faça a escolha correta da pena, as cerdas devem acabar no Gap do anzol, passar um pouco ou acabar um pouco antes ?

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não existe um consenso sobre o comprimento das fibras: alguns preferem longas, enquanto outros preferem curtas... fica a seu bel prazer.

Parece haver consenso, entretanto, de que menos cerdas são mais efetivas que mais cerdas. Uma volta e meia a duas da pena já é considerado excesso, mas eu gosto assim.

Existem inclusive relatos escritos de que as wets se tornam cada vez mais efetivas conforme vão se perdendo cerdas para peixes ou arremessos :happy:

Obrigado pelo elogio. :mestre: Como todos aqui, busco melhorar e tentar passar para todos aquilo que aprendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Show!!!

Atar munido de informações tem me ajudado muito!

Obrigado

Uma última pergunta ( duvido hahaha)

Vc vê diferença de produtividade dela em águas paradas (lago) ou corredeiras?

Pergunto pq não me dou muito bem, por exemplo, com pheasant tais em águas paradas...

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A parte difícil, ao menos para mim, é fazer com a pena de perdiz somente uma ou uma volta e meia, pois sou exagerado e quando vou ver fiz três voltas. :D

Já com a pena de galinha (hen) eu exagero mesmo e acho o efeito bem bacana. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.