Ir para conteúdo

Ausentes 2015!


Postagens Recomendadas

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Em Ausentes não tem defeso...
Pode ir em qualquer época...
Fica na Potreirinhos...
http://www.fazendapotreirinhos.com.br/
Fala com a Dona Nilda e diz que o Artur de Gramado te indicou...
Será muito bem atendido, o local e os donos são muito bons...
Eu levaria uma vara 4... Está ventando muito por lá e elas estão batendo em moscas grandes...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Guilherme,

Acho que chegarei na Cachoeirão pela tardinha!

Quem mais vai estar por lá no período?

Se estaria sozinho, caso fosse :)

Mas ter que viajar de onibus para cidades pequenas é uma dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pessoal,voces sabem como e a pesca em Agosto/Setembro?! Sempre pesquei la em junho e julho e tive bins resultados, apos esse periodo nunca arrisquei...

Abracos!

Já li vários relatos de boas pescarias em Ausentes nos meses de agosto e setembro. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"...Em Ausentes não tem defeso...

Pode ir em qualquer época..."

Perdão p ignorância, Artur : Caso não haja um defeso oficial , por se tratar de espécie introduzida; não haveria um informal, tipo incluído num código de conduta dos que exploram ou curtem a região e espécie..; sugerindo evitar-se a pesca em det período ?

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perdão pela ignorância, Artur; mas... não deveria ter ( um defeso) ?

Pelo que eu sei a maior parte da população de trutas morre durante o verão pelas altas temperaturas do rio silveiras durante este periodo.

Entretanto tambem já ouvi falar de trutas residentes bem como vi(em fotos :laugh:) o pessoal capturando umas trutas que me pareciam grandes demais para serem estocadas de um ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu editava, enquanto já respondias, Guilherme.

Triste pensar que deves ter razão ...

Vlw :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não menosprezem a natureza, o bom e velho Darwin nos deu inúmeros exemplos de superação e adaptação de espécies. Logo logo teremos trutas residentes, resistentes e aclimatadas. ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não menosprezem a natureza, o bom e velho Darwin nos deu inúmeros exemplos de superação e adaptação de espécies. Logo logo teremos trutas residentes, resistentes e aclimatadas. ;)

Fessô,

...Exemplos ñ só de "superação"; mas tb de "extinção" de espécies; sobretudo pelas mãos do ser mais evoluído (?) do Planeta. Aqui em casa sabemos nada sobre trutas e região; mas ñ é difícil imaginar a "contribuição " do povo wadeando ( sabe-se lá com que cuidado) no pré, durante, e pós desovas , caso ocorram por lá...

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O trecho de vadeio é muito pequeno pra ser o motivo da não reprodução.

A maior indicação é que as trutas subam o rio, fugindo das águas mais quentes do lageado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um bom assunto que rende alguns anos de estudos e visitas,

algumas morrem

outras são comidas pelas lontras

alguma SIM, viram residentes.

O caminhar no rio é super tranquilo, é bom conhecer o lugar para entender o processo.

Dizem que se reproduzem, dizem que não, acho que esta sim é uma lenda mais antiga que a própria lenda do Graxaim Carçado

ver em http://iottifly.blogspot.com.br/2010/07/o-graxaim-carcado.html

mas rege o seguinte :

Diz a lenda que no dia 27 de julho de 1997, em plena 1ª Expedição de Pesca da Truta Arco-Íris, aconteceu um fato muito estranho que marcaria de forma indelével a pesca esportiva do sul do país. Eis os fatos: Acontencia naquela manhã uma grande jornada de pesca no rio Silveira, situado no município de São José dos Ausentes. Na luminosa e fria manhã de julho, quase meia centena de pescadores reuniram-se neste rio para pescar as famosas trutas. Foi uma jornada cheia de bons peixes e capturas (e devoluções) cinematográficas. O fato inusitado foi que um pescador, na ânsia de logo colocar os trajes de pesca e arrumar as tralhas, esqueceu um par de botinas novas no lado de fora do carro, que - casualmente - estava na beira do rio. Encerrada a pesca, a tardinha, quando o sol se punha, os pescadores foram até os carros para trocar as roupas, tomar um conhaque e curtir os últimos raios de sol. Enquanto relatava as emoções do dia o pescador procurava as suas botinas novas. Procura dali, daqui e nada. Perguntou aos companheiros, nada. Na pousada, durante o jantar, ninguém havia visto. No outro dia, ele volta ao local e vasculha, esquadrinha o local e nada encontra. Meses depois ao retornar para uma nova pescaria, o dono da estalagem informa quer viu uma coisa muito estranha. Ao cruzar um banhado num final de tarde parecia ter visto um Graxaim calçado com um par de botinas nas patas dianteiras. Desde lá diz a lenda que este Graxaim é uma espécie de guardião do rio. Uma entidade que afugenta nas noites de frio, com seus uivos aterradores os pescadores furtivos e as lontras que teimam em matar as trutas do rio. Lenda ou verdade, na dúvida, sempre devolva os peixes ao seu habitat.

Acho que é mais ou menos assim, um lugar que não da para não ir

Menandro

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu sei que o rio tem alguns pocoes bem fundos que elas poderiam se refugiar em aguas mais frias de um ano para o outro... Mas nao sei se resistiriam as lontras, que aumentaram muito depois da introducao das trutas...

Ja vi relatos de alguns pescadores que pegaram algumas trutas maiores e com coloracao diferente do habitual...

Talvez ate valeria a pena um estudo mais aprofundado... Truta o ano todo no RS nao seria ruim!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa parte do meu amor p pesca está ligado ao íntimo contato e constatação da "vida", em ambientes e comportamentos naturais ( ainda que alterados por introduções de espécies, e outros manejos). Assim, o encanto pelo local seria maior, se soubesse que algumas pintadas teriam se reproduzido ou ao menos se adaptado à região; ainda que acompanhadas de re-peixamentos.

E acho que valem sim, estudos para avaliar reprodução ou como favorecer ao menos a adaptação e sobrevivência às ameaças climáticas e outras ( tipo um defeso não reprodutivo, mas "de verão" nos poções citados pelo Guilherme, acima , caso elas apenas se refugiem nestes locais, sem a desejada reprodução de inverno) ...tudo incrementado com a dança específica pra pedir mais empenho do "Graxain Carçado", divulgado pelo Menandro :D

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

outro ponto que lembrei agora foi que o trecho em que pescamos é quase só lageado ou pedras maiores, poucos pontos do trecho que é vadeado tem aquela granulação mais fina de cascalho onde elas fazem ninho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tb ainda não li tudo; mas o suficiente para ter + 01 receio ante a tendência do aumento da temperatura global :eyebrow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Excelente trabalho. Penso que todos os interessados por pesca de trutas no Brasil se beneficiariam com essa leitura.

Editado por Jorge de Azevedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.