Ir para conteúdo

Wood Duck Scud


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Eu não considero Scuds como sendo minhas "iscas de confiança", pois nunca peguei uma truta com eles. Mas tem muita gente que gosta e pega muito peixe com elas, então devo ser O ponto fora da curva.

Independente disso, o modo como foi atado esse scud é excepcionalmente simples e fantástico para atar na beira de um rio: pouco material, poucos passos, excelente estética.

Bons atados :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Realmente simples. A única coisa que não me agrada e o uso de wook duck prá fazer a carapaça. Materiais sintéticos ficam melhor e tendem a durar mais. Além disso, wood duck é uma pena nem sempre fácil de se conseguir, e na minha opinião são melhores aplicadas em asas de moscas secas, e.g. no estilo Catskill:

Red+Quill+640p.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Verdade Carlos, fibra fraca e difícil de atar. Por outro lado, a ideia de manter a carapaça por debaixo do atado e depois rebater é simples e eficiente.

Poder-se-ía, por exemplo, fazer as antenas de um fibra qualquer (galinha, por exemplo) e usar um plástico como carapaça (ou látex - já fiz scuds com látex e o efeito é bastante bom, especialmente depois de pintar).

Nesse caso, utiliza-se a mesma técnica: deixa-se o plástico (ou látex) atado por debaixo do dubbing e depois rebate, atando com o arame.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

O David Stenström é meu amigo no Facebook e suas moscas são fantásticas.

O sucesso da pesca com scuds depende de muitos fatores sendo o principal a época apropriada.
Em recente pescaria no Rio Grande, Terra do Fogo, o amigo José Francisco fez excelentes capturas de trutas anadromas com scuds atados em anzóis TMC 2457 #14, enquanto outros guias e pescadores falhavam usando moscas e streamers convencionais.
Já fiz excelentes pescarias usando scuds no inicio de temporadas na Patagônia chilena (outubro/novembro).
Normalmente utilizo scuds lastreados com fio de chumbo em anzóis curvos.
Isto faz com que recebam impactos nas carapaças ao se chocarem com as pedras das margens.
Nos primeiros scuds que atei, usei plástico retirados de embalagens do tipo "zip lock" para confecção das carapaças, mas estas se danificavam com uso.
Atualmente uso o material específico conhecido como scud back, que é bastante resistente.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10391

Mas por vezes, até mesmo um scud atado com pelos de gato pode garantir bons resultados.....

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10833

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

O David Stenström é meu amigo no Facebook e suas moscas são fantásticas.

Legal. Pena que ele esteja produzindo menos (pelo menos on-line) nos últimos tempos. Talvez com algumas palavras de incentivo...

Nos primeiros scuds que atei, usei plástico retirados de embalagens do tipo "zip lock" para confecção das carapaças, mas estas se danificavam com uso.

Atualmente uso o material específico conhecido como scud back, que é bastante resistente.

É a minha experiência também.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E eu, na minha ignorância, olho para um scud e depois para um ninfa tcheca e acho muito parecidos...

É minha percepção de ignorante (no sentido de não conhecer, não no sentido de ser um tapado...) ou são realmente parecidos e devem ser pescados de maneira parecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Estruturalmente eles não são dessemelhantes, tanto que as técnicas de atado são parecidas.

No tamanho e cores diferentos é que eles acabam por imitarem bichos diferentes, Alemón: os scuds para os crustáceos assim como as tchecas para as larvas de caddis.

O jeito de pescá-los varia, como bem nos mostra o Oliver nos seus vídeos.

Abração! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.