Ir para conteúdo

Primeira nota sobre o atado de corpos de Spiders


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Spiders (wets) tradicionais possuem corpos curtos e simples, geralmente feitos com linha de atado ou seda, junto com um hackle macio, como o fornecido pelas penas de partridge. Tipo isso:

post-1089-0-43691900-1428416745_thumb.jp

Como eu não tenho acesso à seda, resolvi fazer os corpos de minhas iscas com linha de atado UNI 8/0. O que me frustrou foi que a linha de atado é mais frágil que a pena de partridge. O resultado disso era que sempre o corpo da mosca se desfazia antes da pena ficar um lixo.

Sem perder muito tempo pensando, comecei a atar essas iscas de modo diferente.

Agora faço o corpo completo primeiro e o recubro com super bonder. Deixo secar e depois coloco a partridge. Isso torna o corpo muito mais resistente, a ponto de você poder cortar a pena de partridge fora e colocar outra, se a primeira ficar destruída.

O resultado fica parecido com isso - tenro e saboroso :happy: :

post-1089-0-07671500-1428416420_thumb.jp

Notem que a cola de cianoacrilato deixa a linha meio transparente, como se estivesse molhada. Esse fio que corre junto ao corpo do anzol é o início do fio de cobre preso ao anzol com a linha. Ele aparece perfeitamente sob a linha de atado, depois de colocada a cola:

post-1089-0-50123800-1428416419_thumb.jp

Isso pode ser útil. Por exemplo, se você colocar algum tipo de tinsel brilhante por debaixo da linha (não precisa ser prateado - tem uma isca que ato que usa roxo com linha vermelha), ele aparecerá através da linha quando você colocar a cola. Esse fato confere um brilho inusitado à sua isca. Além disso, a cor do tinsel e da linha se combinam dando profundidade e uma aparência viva ao corpo do seu bicho... :)

Enfim, apenas uma nota de atado semi-alternativo.

Abraços :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Adorei a dica! :okok:

É isso mesmo que eu quero fazer com as Spiders que vou atar. :ok:

Observações patagônicas: Durante essa minha última pescaria levei algumas wet flies que por baixo da linha de atado havia colocado uma tira de tilsel translúcido e por cima linha de atado, o que aparentemente fazia com que o tinsel desaparecesse sob a linha de atado. Num determinando momento o rib de cobre se soltou e em seguida a linha de atado também, daí fiquei somente com o tinsel e os trutas adoraram o brilho metálico no corpo da mosca. Fica mais uma dica. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, o pessoal costuma usar um "tag" brilhante junto a cauda das wets. Algumas voltas de tinsel deixando uma coisa brilhante de 1 ou 2mm junto à curva do anzol.

Quando você ata o tinsel prateado por baixo da linha e depois passa cola por cima, a isca fica muito brilhante. Minha Duracell Gold é feita desse modo e as tilápias ficam loucas.

Essa isca aí de baixo foi atada com tinsel --> linha TAN 8/0 recobrindo homogoneamente o tinsel --> fio de cobre --> cola de cianoacrilato.

post-1089-0-29637100-1428426311_thumb.jp

Você pode simplesmente fazer o corpo de tinsel, enrolar o cobre por cima e sapecar cola. Aí você tem uma isca mega brilhante. Tinsel é um material frágil, mas que fica muito durável com o uso da cola por cima.

Abaixo a Duracell Silver, cujo corpo foi atado apenas com tinsel e arame, seguido da passagem de cola:

post-1089-0-87305200-1428426228_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só para por um contraponto, a isca aí de baixo foi feita exatamente como a Duracell Gold, mas com linha marrom e sem o uso do tinsel. Olha como escurece. O que acaba aparecendo é a superfície do anzol, que no caso dos Tiemcos é escura.

post-1089-0-14180200-1428426622_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O anzol que estou usando na primeira postagem lá em cima é desses Partridges que você comprou.

Eles são meio prateados e ajudam a aparecer a cor da linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficou show e com essa mosca na caixa é garantia de pesca na certa! :okok:

Estou me preparando para atar um lote delas. :D

Já pensou ou testou diluir a cola de ciano acrilato para mudar o acabamento? :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já pensou ou testou diluir a cola de ciano acrilato para mudar o acabamento? :mellow:

Cara, acho que não rola diluir isso com nada. Essas reações em cadeia de ácido ciano-acrílico são muito instáveis para dar certo.

Melhor mesmo é comprar a cola já menos viscosa, pronta de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost, tinha exatamente o mesmo problema com elas.

O pior que não eram as tilápias, e sim os lambaris que as detonavam :)

Agora passo um esmalte incolor no abdômen para protegê-lo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.