Ir para conteúdo

Inicio de Temporada na Alemanha


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Estamos tendo um início de temporada meio atípico. No dia 31 de março, um furacão varreu a Alemanha e atrás dele entrou um massa de ar polar que fez o dia 1. abril, o primeiro da temporada, amanhecer com 10 cm de neve, rios cheios, água com 5 °C (muito fria prá esta época do ano), e ventos de 60 km por hora que se mantiveram até o dia 2.

Apesar das condições dignas da Terra do Fogo, tenho pescado desde primeiro de abril, e com relativo sucesso. A tática tem sido pescar com ninfas perto da margem, nos lugares onde a correnteza está menos forte, fazendo com que as ninfas derivem na junção da correnteza mais fraca com a mais forte. As capturas com esta tática tem sido de Marrons e Arco-iris.

Mas hoje fui pro Jller prá pescar streamer. Principalmente porque choveu mais ainda, os rios subiram mais um tanto, e ontem a pesca com ninfa tinha sido fraca. A tática foi a mesma: atacar os cantos com menos correnteza e mirar na junção com a água mais rápida.

O resultado foi um Huchen, nome latino Hucho hucho, também conhecido como Salmão do Danúbio, de 60 cm. Meu primeiro Hucho!!! Solto com todo cuidado, dentro da lei, porque um animal ameaçado de extinção.

DSC02469.JPG

DSC02466.JPG

DSC02454.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que beleza de peixe! :okok:

Gostei da self também onde mostra o rio! :ok:

Vi algumas reportagens por aqui mostrando as condições climáticas que se refere onde cita o furacão e pelas imagens, teve alguns locais seriamente afetados. Foi triste a coisa por aí. :(

E tu? Já convenceu seus amigos a formar um grupo para pescar na Patagônia? Conte comigo para indicar no GPS os locais que já conheço. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto, minha esposa e eu estamos com passagem para Porto Alegre em outubro, prá visitar a família, e já estamos com a agenda tomada pelos compromissos familiares. Este ano não vai ser possível prá mim planejar nada para a Patagônia. Agradeço muito o interesse. Eu gostaria muito de ir com um grupo do MDR.

Aqui está começando a melhorar, mas a lição que tirei destes últimos 5 dias é a seguinte: mosca na caixa não pega peixe, mosca na água pode pegar. Racionalmente, as condições dos últimos dias eram impossíveis para a pesca e a melhor opção era mesmo ter ficado em casa. Mas não pude resistir e fui desde o primeiro dia pensando "bah, pelo menos estou fazendo um passeio, curtindo o couro, e não importa se não pegar peixe". Mas qual!!! Contra todas as probabilidades, tenho pegado peixe.

O Hucho é um animal lindo, meu. E este não era grande (o Hucho pode chegar a 1,80 m!!!!), mas correu de cara pro meio da correnteza e enfiou a cara no fundo. E eu com tippet 0,16 (eu queria ter pego uma tippet maior antes de sair de casa, mas esqueci na correria de ir pro rio, como se o rio fosse fugir), foi preciso muita paciência prá passar o puça neste peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns!

Tanta coisa pra gente aprender. Eu nunca tinha ouvido falar nada sobre pesca na Alemanha.

Uns amigos estava querendo ir pra lá este ano, agora fiquei mais interessado...rs

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado a todos.

@Samuel: 1,80 m seria um extremo prá espécie, e é um número que repassei das histórias de um amigo de uma família de pesacdores. Ele tem fotos do avô com verdadeiros Huchos monstros, todos mortos, sigh!, que naquela época ninguém tinha as preocupações que temos hoje. A wikipedia informa que o Hucho pode alcançar algo em torno de 1,5 m e 50 Kg, e que o tamanho médio fica entre 0,60 e 1,20 m. Veja mais sobre os huchos aqui http://www.arkive.org/danube-salmon/hucho-hucho/ e aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Huchen.

@Matheus: há bons rios de truta por todo o sul da Alemanha. O único problema prá uma viagem centrada só na pesca é que catch&release é proibido por aqui, você tem que matar o peixe, i.e., você mata a cota e tem que parar de pescar. Pode-se burlar a lei (sob risco próprio), mas prá pescar sem preocupações, o melhor destino atual da Europa é a Eslovênia, que você alcança em 5 horas de Munique com automóvel.

@Odimir: no fim não fiz um relato final da incubação, mas faço aqui uma apanhado final da atividade este ano. Soltamos todos os alevinos na metade de março. Foi num dia de semana depois do trabalho, e na atucanação ninguém fez fotos, infelizmente. Tivemos um taxa de mortalidade de 20%, mais alta do que no ano passado. Mas tivemos mais ovas também. De 75.000 ovas resultaram 60.000 alevinos de marrom no rio. Se 1% sobreviver para a primeira postura, em 3 anos teremos 300 casais a mais desovando no Jller. Cada casal jovem põe em média 2000 ovas. Assim teremos em três anos 600.000 :happy: ovas no leito do rio. bah, isto que é investimento !!!!! :ok:

T+

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Carlos, meus parabens! HUcho Hucho sao um desafio na pesca de fly. Sei disso porque tem um amigo meu da Servia aqui no Canada que vive me falando desse peixe. Ele diz que e' fanatico por Hucho Hucho do mesmo jeito que sou fanatico por Steelhead. Dai da pra ter uma ideia do quanto ele gosta desse peixe e o quao ele e' especial! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que interessante. Hucho Hucho é o salmão do Danúbio e geneticamente relacionado ao Hucho Taimen, salmonídeo eurasiano, Sibéria e Mongólia. Trutões pra ninguém botar defeito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigo Carlos, meus parabens! HUcho Hucho sao um desafio na pesca de fly.

Obrigado Bruno. A dificuldade é que o Hucho não é como o Pike, que pega tudo que passa nadando no focinho. O hucho, e o taimen, se alimentam esporadicamente, e entre estes períodos, eles permanecem de boca fechada.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Que interessante. Hucho Hucho é o salmão do Danúbio e geneticamente relacionado ao Hucho Taimen, salmonídeo eurasiano, Sibéria e Mongólia. Trutões pra ninguém botar defeito!!

Tanto quanto sei, a aparência e os hábitos do taimen e do hucho, duas espécies do gênero Hucho, são muito parecidos. Estes peixes tem sido reintroduzidos no Danúbio, e parece que alguns estão subindo o Jller. Espero que eles gostem do rio e se reproduzam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.