Ir para conteúdo

Tenkara na Patagônia rio Malleo


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Mais uma vez estive na Patagônia pescando de Tenkara e mais uma vez se mostrou uma técnica de pesca muito eficiente. :ok:

PAT2015_49.png

Por muito pouco não me encontrei com o Daniel Galhardo da TenkaraUSA, foi por uma questão de distância mesmo, pois a estrada de Aluminé para o Malleo é muito desgastante, mais desgastante ainda se fosse no esquema do bate e volta. Estou acostumado a dirigir no esquema do bate e volta, mas numa estrada de terra (ripio) não. Por isso ponderei a situação e achei mais seguro ficar em Aluminé com meu amigos Pimpolho, Carlito e Marcelo, do que correr o risco de encarar esse bate e volta.

O Daniel Galhardo ficou hospedado com seu grupo próximo ao rio Chimehuin no Chime Lodge e de lá estava muito próximo de todos os pontos de pesca que pretendia levar seu grupo, desde pontos de pesca no rio Chimehuin, como também no rio Malleo. Foi de fato uma pena não ter me encontrado com ele, mas a pesca Tenkara está cada vez mais presente nos rio Patagônicos, até mesmo por pescadores argentinos, algo que já foi relatado em alguns sites e fóruns.

Todos os dias eu estava pronto para pescar de Tenkara, mas dividi bem essa questão pescando também com a vara de Fly by Beto Saldanha modelo Macaé de Cima, nas duas situações a pesca é divertidíssima e com os rios mais baixos, com menos água, eu podia me aproximar bem de pontos de pesca com a vara Tenkara que antes não conseguia. Afirmo que nessa rara situação só não entrei em locais onde havia poço profundo, fora isso nunca conseguira antes alcançar pontos como dessa vez, e possivelmente última oportunidade.

Embora os rios patagônicos sejam largos em grande parte de seu leito, é perfeitamente possível pescar bem de Tenkara em diversos trechos, inclusive alguns trechos a pesca Tenkara se torna imbatível em relação ao Fly Fishing, ficando a questão da apresentação o fator diferencial em qualidade de pesca.

Uma das grandes dificuldades é fotografar o peixe quando se está sozinho, mas tendo a devida atenção e zelo, é possível de ser feito. O importante é manter o peixe sempre dentro d'água evitando assim seu sufocamento, situação frágil e crítico para as trutas.

PAT2015_50.png

Meus acessórios básicos e muitas vezes desnecessários em função da pesca Tenkara não necessitar.

PAT2015_51.png

Sempre levava comigo duas varas Tenkara, uma de nosso amigo Jorge Pozzobon e outra do Daniel Galhardo.

PAT2015_52.png

Mandei fazer esse suporte para prender no sinto do wader.

Muitas vez preferia manter a truta encalhada dentro d'água e no momento da fotografia mudar de posição para que parte dela ficasse na água e a outra parte exposta para fotografar. Esse manejo era feito rapidamente de modo que ela voltasse para a água rapidamente.

PAT2015_53.png

Estava sobre uma ponte ao fazer essas fotos e essa ponte fica localizada no rio Malleo parte alta.

PAT2015_54.png

A vegetação nas margens é bem diferente e seu leito muito rochoso, porém ótimo para pescar de Tenkara.

PAT2015_55.png

Vegetação típica do local e muito semelhante as nossas árvores Araucárias.

PAT2015_56.png

Esse trecho do rio fica muito próximo ao vulcão Lanin e essa é uma foto clássica para quem vai lá.

PAT2015_57.png

Cada pedra um bom ponto de pesca e entre elas fiz boas capturas.

PAT2015_58.png

Detalhe da ponte.

Adorei pescar em trechos assim e as trutas estavam sempre entre os pools que se formavam entre as pedras.

PAT2015_59.png

Foi a melhor pescaria de trutas com Tenkara que fiz na Patagônia.

PAT2015_60.png

Em pouco mais de 2 horas de pesca capturei 23 trutas e perdi outras tantas.

O vulcão Lanin sempre presente nas paisagens.

PAT2015_61.png

Ações constantes em cada setor do rio.

PAT2015_62.png

Como sou novato no mundo Tenkara, fiz essa pescaria rio abaixo fazendo swing.

Quando aprender melhor a arte vou pescar esse mesmo rio no up-stream.

PAT2015_63.png

A mosca escolhida batizada carinhosamente de MDR nossa logo ter sua silhueta.

PAT2015_64.png

Aos amigos tenkareiros observem com atenção como é bacana pescar nesse trecho do Malleo.

PAT2015_65.png

Fazia o máximo para entrar o mínimo possível no rio e estava fácil seu acesso.

PAT2015_66.png

Lembrando que em situações diferentes esse mesmo trecho tem mais volume de água.

Está em minhas lembranças esse dia de pesca e lá voltarei, se possível com algum parceiro também do mundo Tenkara.

PAT2015_67.png

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Ahh muléqui! Eu já tava pra ter um treco de tanta ansiedade kkkkkkkkkkk Vou ler e reler tudo depos coloco meus comentários mais "técnicos"!

Voltei......Muito bom, quanto as imagens a patagônia é sempre um show a aparte. Imagino o prazer de vadear por este riachos, fazer o cast, trabalhar a isca e sentir o puxão no fianal da linha... orgasmático!

Parabéns Fausto.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:cool2:

Fausto, algumas observações...

1- Noto nos sites do japão um item que ajuda muita na hora da foto, o net.

Enquanto a pessoa liga a câmera, etc, mantém o peixe no net dentro da água assim fica mais tranquilo pra planejar o click.

2- Quais foram a linhas (level/torcida, etc) seus tamanhos e qual tippet que usou com mais frequência?

3- O que achou da T_Usa Amago?

...Por enquanto, é só :devil2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho um NET bem bacana para Catch&Release, mas não testei ainda. Assim que colocar em prática te passo um feedback.

Rapaz fiz uso basicamente da linha trançada que veio com a TenkaraUSA. É uma linha bem fácil de arremessar e em qualquer condição de vento. Te digo que nem dei bola para as famosas rajadas de vento patagônico e mesmo com ele ela coisa não complicada de se fazer. Testei no último dia uma linha Level #4.0 e achei bem dócil, mas não pode ter vento patagônico, tem que ser dia sem vento, algo que muda o tempo todo. Teve um dia que amanheceu uma maravilha e no horário do almoço não tinha como controlar os arremessos com facilidade.

Basicamente usei o tippet montado da seguinte forma, um 1,0 ~ 1,2 metros de tippet 4x + 0,80 ~ 100 cm de tippet 5x. Não perdia tempo tirando o tippet 4x para colocar o tippet 5x, fazia a emenda e voltava a pescar. Troquei o tippet 4x somente uma vez e ele estava atado em um pedaço de linha 0,23 mm com uns 25 cm.

Não vejo a vara AMAGO da mesma forma que alguns amigos a veem, primeiro por ter pouca experiência e segundo porque me adaptei muito bem a ela. Segundo as especificações sua ação é 6:4 mas te digo que não faz diferença alguma, talvez até me ajude por não ser 7:3. Creio que uma vara menor, talvez com 12 pés, seja mais agradável de se usar por ser mais leve e controlar os arremessos, mas tenho que usar na prática para avaliar melhor. Ano que vem devo levar uma menor.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vi uma casa lá com 400 m² de área construída, três quartos, três banheiros, sala, cozinha, área de serviço e garagem para três carros por USD$ 160.000. :laugh:

Aqui no Brasil por essa quantia vais encontrar um apartamento de 50 m² com tudo de ruim em sua volta (censurado :zip:). Mas isso é outra história e não quero ser julgado por meus amigos brasileiros. :pipe:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Obrigado Fausto pelos esclarecimentos.

A linha que vc usou, provavelmente, deve ser a "wind line" uma linha feita de kevlar trançado.

Eu tenho uma e curiosamente não me dei muito bem com ela mas também usei bem pouco, talvez precise praticar mais.

A vara Amago pelo que leio é muito versátil. Pesca-se de trutinhas a carpas com ela.

Eu particularmente desenvolví uma preferência por varas menores (360 cm pra baixo) pois em locais abertos e com muito vento

eu acho penoso lidar com uma vara muito grande.

Quanto a ação (6:4, 7:3) ela não é consenso e a própria Tusa abandonou essa classificação nos modelos novos.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso mesmo Blatt é uma linha de Kevlar vendida também no site TenkaraUSA.

newtradline.jpg

Me adaptei a ela por causa do forte vento que ocasionalmente aparece na região, não é constante, mas tem momentos que ele surge do nada e como os rios são amplos, não tenho muito o que fazer. Usei também a linha trançada que o Jorge Pozzobon fez para mim e tem diferença, a linha do Jorge tem mais apresentação, tem mais leveza e essa da TenkaraUSA tem mais plástica no arremesso, porém mais peso, menos apresentação. Dando a devida atenção até que conseguia apresentar bem a mosca.

Também acho essa vara de 4,10 metros um pouco exagerada no tamanho, mas confesso que tem momentos que me ajudou bastante ser longa assim, pois temos a limitação do alcance para lançar a mosca e esse plus no comprimento tem me ajudado bastante, principalmente quando estou no swing, onde posso ser mais facilmente visto pelo peixe. Pena que as varas que o Jorge enviou para mim ficaram retidas no posto de distribuição dos Correios ( :facepalm:) e se não fosse isso teria pescado com elas.

Penso como você quanto a essa questão 6:4 ou 7:3, pois tem muitas pessoas que focam nessa questão a acabam condenando uma vara sem ao menos ter arremessado com ela. Se eu fosse me basear nisso talvez não tivesse comprado a AMAGO, mas garanto que na hora que uma truta maior que 40 cm está na ponta da linha, essa ação se mostrou muito amigável durante a peleia. Quanto a ação dela nos arremessos, juro que não vejo diferença alguma e melhor, prefiro assim por causa da plástica e apresentação.

Vou te passar um feedback sobre a linha que comprei.

SUN-LINE-Tenkara-Taper.jpg

Comprei a versão Standard Type (Long Cast) 4.5 > 1.5 com 8 metros de comprimento e levei uma surra para arremessar ( :D). É impraticável controlar os arremessos com esse comprimento e preciso levar para o gramado e cortar para diminuir de tamanho até conseguir controle da linha. Sua ponta é finíssima e torna os arremessos incontroláveis, ao ponto de não conseguir apresentar a mosca lançando para a frente. Tentei por aproximadamente uns 30 minutos e com diversas situações. No up-stream não tem como, ainda mais com leve brisa. No down-stream só se torna aceitável porque a água estica a linha, mas tem que se sujeitar a não lançar a mosca e sim jogar para frente e deixar a água esticar a linha. Sim exagerei ao manter os 8 metros originais, mas como não estava querendo estudar essa questão dentro do rio, achei melhor voltar com a linha trançada. Me dá uma sugestão para cortar essa linha. :ok:

SUN-LINE-Tenkara-Taper_ima1.gif

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente Fausto, sou parceiro para Tenkara e fly na próxima pescaria na Patagônia!

Pelo que tenho lido no tópico Relatos e boatos e agora aqui acho que a melhor opção p/ uma pescaria na Patagônia é com rios com baixo nível como aconteceu agora na pescaria de vocês e preferencialmente no mês de março, pelas condições climáticas e por ter menos pressão de pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

De fato vi menos pescadores nos rios esse ano do que em janeiro e fevereiro de outros anos. Lembro-me que vi no Malleo muitos carros nesses meses de janeiro e fevereiro, e agora em março vi bem menos. Para os rapazes eles acharam que o rio tinha bastante pescadores, principalmente do dia que fomos conhecer o Malleo próximo de sua confluência com o Aluminé, mas eles ainda não viram o rio congestionado e chegar cedo no pool faz toda a diferença, pois é seu antes do pessoal do mi mi mi chegar.

Quanto ao nível baixo, todos os guias que conversei disseram que não acontece isso há décadas e é um acontecimento não normal. Me disseram, não somente os guias, que não chove na região a meses e por isso os lagos perderam sua força.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, acho que foi o Marco Aurelio (tatoo) outra dia que me passou o link da maripesca onde tem essa "linha tenkara" cônica pra vender.

Olha, pelo que sei, isso é um lider de pesca de praia (arranque) que alguma empresa espertamente rotulou como linha tenkara. Mas na prática ela só funciona bem em locais com pouco ou nem um vento como ocorre nos rios de montanha do Japão que ficam escondidos dentro de vales profundos...

Se eu fosse usar essa linha provavelmente cortaria fora o primeiro metro e meio ou usaria ele já direto como tippet.

Na parte de trás deixaria apenas um ou dois metros da parte grossa e cortaria o resto. Mesmo assim não sei se o taper (afunilamento) conseguiria fazer o turn over da mosca e garantir uma apresentação bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou testar Blatt, estou contigo com o mesmo pensamento. :yes:

Vou descartar 1 metro de linha #1.5 de sua ponta e descartar também o mesmo comprimento de seu butt. Fazendo assim, dos 5 metros de linha #4.5 vão ficar 4 metros, vou montar e ver na prática o resultado. Te digo que controle essa linha do jeito que está não tem ou ao menos eu não tenho competência para controlar, ainda mais na Patagônia. No total a linha vai ficar com 6 metros e se for o caso vou cortando o butt até conseguir arremessar melhor.

Valeu! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Um evento raro e que aconteceu justamente no rio Quillén. Levei o Marcelo para um bom ponto de pesca e subi um pool para pescar ele descendo, ao final do bom me encontrei com o Marcelo no ponto que o havia deixado e resolvi pescar também. Após alguns arremessos embaixo da sombra de uma árvore pequei uma perca com vara de mão. :D

Perca na Tenkara.

PAT2015_111.png

A briga foi boa, mas estava diferente e por suas vezes achei ter um black bass na ponta da linha e quando finalmente conseguir trazer ao meu alcance dei de cara com essa surpresa que o Marcelo registrou.

Outros momentos de Tenkara no rio Malleo Alto.

PAT2015_112.png

PAT2015_113.png

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Fausto, com rio baixo assim é moleza na tenkara. Belas fotos e realmente a última está de quadro.

Pena que as duas que tinha preparado para você testar encrencaram no correio. Mas não faltará oportunidade.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Fausto, com rio baixo assim é moleza na tenkara. Belas fotos e realmente a última está de quadro.

Pena que as duas que tinha preparado para você testar encrencaram no correio. Mas não faltará oportunidade.

Abraços.

Pena que nosso "magnífico" e "eficiente" sistema postal não teve competência para entregar a tempo e uma coisa é certa, teve tempo de sobra para ser entregue, mas... :bag:

Seja como for as duas varas estão comigo e gostei bastante da XPS (vara azul). Achei o máximo sua ação macia e quero ver na prática como ela verga com uma bela truta na ponta da linha. :okok:

Gostei também do acabamento que é da cor que eu mais gosto (azul). :ok:

003_zpsqf5modbk.jpg

A outra vara verde estou achando meio hard core, mas vou testar também e te passo o feedback depois. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente Fausto esta XPS montei para botar no bolso qualquer outra tenkara. A Mag já e´meio pesada, mas extremamente resistente, mais adequada para lugar de trutas grandes, quem sabe uma marrom. A XPS realmente tem uma ação 6:4 bem macia, faz um casteio mais clássico tipo vara de bambú ou fibra e é extremamente leve para seu tamanho, além de ter um acabamento primoroso do blank. Nos tamanhos menores é ótima para lambaris,saicangas, bass. Quem tem pescado muito com uma dessas menor um pouco, com muito sucesso, é o nosso amigo e comandante da Gol, Eliel Kael.

Testa por aí depois conta para nós, cuidado para não machucar a testa..............kkkkkkkkkkkk

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, ainda não tive a oportunidade de botar uma XPS na mão mas pelo que vc diz e pelo que o Eliel me relatou pessoalmente acho que esse blank é do tipo seiryu (hae rod) típico pra se pescar peixes menores em águas calmas no japão.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É um blank bom para usar linhas level, mas trabalha bem também com as torcidas. Apesar de ser um blank extra-leve, a aparência engana, ele é forte.

O Eliel tem pescado muito lambarí, saicanga e por último alguns black bass. A dele se não engano tem 3,20 m. ou 3,30 m. Para ter uma idéia não dá para usar a linha torcida das 7:3 nela pois verga uns 30% só com o peso da linha, então tive que fazer uma linha mais fina e mais leve para ela, mas trabalha bonito, além de ter um blank muito bem acabado, um dos melhores que já trabalhei.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, ainda não tive a oportunidade de botar uma XPS na mão mas pelo que vc diz e pelo que o Eliel me relatou pessoalmente acho que esse blank é do tipo seiryu (hae rod) típico pra se pescar peixes menores em águas calmas no japão.

Blatt, achava que o Eliel tinha levado a XPS para você ver.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não coube na mala. :cool:

As companhias aéreas e o infraero tem uma série de restrições sobre objetos que os pilotos podem levar na bagagem

e ele preferiu não arriscar e se estressar com as "otoridade"!

Um parentese sobre varas (blanks) seiryu: apesar de elas serem projetadas pra águas calmas e valorizar peixes menores isso não significa dizer

que elas não possam pegar peixes maiores.

Um exemplo é o modelo Suntech Kurenai, a vara de 3,4 metros pesa apenas 34 gramas mas há relatos de pessoas pegando bass de

kilo e meio com elas!

kurenai-satinfin-shiner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É um blank bom para usar linhas level, mas trabalha bem também com as torcidas. Apesar de ser um blank extra-leve, a aparência engana, ele é forte.

O Eliel tem pescado muito lambarí, saicanga e por último alguns black bass. A dele se não engano tem 3,20 m. ou 3,30 m. Para ter uma idéia não dá para usar a linha torcida das 7:3 nela pois verga uns 30% só com o peso da linha, então tive que fazer uma linha mais fina e mais leve para ela, mas trabalha bonito, além de ter um blank muito bem acabado, um dos melhores que já trabalhei.

Abraços.

Testei ontem e de fato é um blank com um time bem diferente das varas que usei até o momento. Fiz o teste sobre um gramado, não quis botar na prática para pescar, pois estava no rio Macaé de Cima e lá uma vara de 2,7 metros já é complicado de se pescar, imagina então uma maior. Seja como for vou botar em prática para pescar nossas trutinhas do MDC. Nesse teste usei uma linha trançada usada da TenkaraUSA, não quis usar uma linha nova, ao menos ainda não e também pretendo testar com uma linha level.

Achei estrando no começo, pois tem um time bem diferente e preciso me acostumar com isso. Para a turma que está acostumada com varas rápidas a diferença é notável, devendo o pescador se adaptar. Posso estar enganado, pois como novato tenho muito o que aprender, mas sendo esse blank do tipo Seiryu deve ser assim mesmo essa diferença de time.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O amigo Fausto ate parece com o pescador caipira com o seu chapéu e a vara de mão.

PAT2015_112.png

Fiquei contente de ver o fausto com um peixe diferente, não quis falar por não ter certeza que peixe era, mas brigou bonito envergando a ponta da vara e a concentração do Fausto para trazer o peixe ate ele, foi muito legal.

PAT2015_111.png

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Testei ontem e de fato é um blank com um time bem diferente das varas que usei até o momento. Fiz o teste sobre um gramado, não quis botar na prática para pescar, pois estava no rio Macaé de Cima e lá uma vara de 2,7 metros já é complicado de se pescar, imagina então uma maior. Seja como for vou botar em prática para pescar nossas trutinhas do MDC. Nesse teste usei uma linha trançada usada da TenkaraUSA, não quis usar uma linha nova, ao menos ainda não e também pretendo testar com uma linha level.

Achei estrando no começo, pois tem um time bem diferente e preciso me acostumar com isso. Para a turma que está acostumada com varas rápidas a diferença é notável, devendo o pescador se adaptar. Posso estar enganado, pois como novato tenho muito o que aprender, mas sendo esse blank do tipo Seiryu deve ser assim mesmo essa diferença de time.

Fausto, é isto mesmo, o time dela é diferente, a linha torcida menor que foi junto com a vara é pra ela, com menos peso do que a outra maior, usei monofilamento de nylon 0,18 mm contra 0,20 mm da outra maior e mudei um pouco a configuração de montagem da linha, como tenho a minha trapizonga com gabarito móvel, não fica difícil de alterar a configuração

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, use a linha level, pode ser a amnésia, ele vai deixar essa vara trabalhar mais "solta" sem sobrecarregar o blank.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.