Ir para conteúdo

Micuim


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Tenho acampado muito. Praticamente 3 dos quatros finais de semana/mês.

Sempre, SEMPRE, volto lotado dessa praga!!!

Depois de complexo B12,emulsão do cachorro louco, óleo disso, óleo daquilo....achei algo que deu efeito:

P00406ACE00_D.jpg

http://www.netfarma.com.br/medicamentos/produto/13576/miticocan-sabonete

Já usei outros sabonetes e nada se compara a esse aí.

Fica a dica. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal Carlos, vou experimentar já que também sofro desse mal.

Um amigo passou uma dica, eu não testei ainda, mas segundo ele foi a salvação da lavoura, depois disso nunca mais teve problema com carrapato.

A receita é a seguinte:

Pega um borrifador daqueles pequenos de planta (jardinagem), coloca um dedo de Barrage, três de álcool e completa com água. Passa na roupa toda, inclusive nas meias e deixa secar em local arejado e ventilado. Depois de seco pode usar. Carrapato bate e morre.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

e conhecerás o inferno!!! :bleh:

Se você pegar uma "carga" de micuim de acordo, meu amigo, inferno é pouco.

O bicho vai picando e subindo, canela, dobra da perna, coxa, virilha, saco, pinto, bunda, rabo, barriga, umbigo, costas, peito, sovaco, pescoço, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uso regente (inseticida agricola) diluído em água. Coloco numa garrafa pet de 2 litros, levo pro banho e passo no corpo e deixo por 3 minutos. Mata tudo em 1 minuto, mata qquer invertebrado. Agora tem que saber dosar pra não ficar intoxicado. Minha ultima garrafada está guardada, não me lembro a dose. Mas é coisa de poucas gotas por litro. É bem forte.

O mucuim vai te arrebentar na primeira noite. Por isso tem que chegAr do mato e já passar...

Já tive 3 infestações... O trem é feio mesmo... 2 semanas sem dormi direito, só cossando no local da picada...

Agora to esperto pro próximo inverno. Eles não gostam de chuva, a época deles é no inverno (seca) aqui no cerrado, de maio a agosto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

verdade :p

Tem um outro sabonete tb que é muito bom, o tetmosol

Célio,

Já usei o Tetmosol e o Sanasar

São bons, mas por algum motivo que desconheço, esse tal de Miticoçan resolve mais rápido.

Até achei que o Sanasar seria o bixo da goiaba, pois quando utilizei ocorreram irritações na pele. (aquela velha filosofia ogro: Quero ver essas pragas não morrerem com isso....se irritou tá matando tudo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

é um pequeno carrapato muito comum no mato e em pastos. É como um pequeno grão preto. Às vezes uma nuvem deles cai de um arbusto sobre vc

DETALHE IMPORTANTÍSSIMO: Se você é branquelo, tá lascado! :wacko2::eek::nana:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Regente é um inseticida de longa duração(ação residual) não indicado para uso humano, pois pode gerar intoxicações graves.

A Ivermectina também tem ação residual por 7 a 10 dias e é indicada para uso humano, com a vantagem de matar piolho, sarna, alguns tipos de vermes, etc...acho uma boa indicação preventiva alguns dias antes da pescaria, além do sabonete de benzoato de benzila na bagagem.

A Balyhoo e algumas empresas de uniformes industrias(EPI) trabalham com vestuário anti-insetos(anti-vetor), inclusive meias, calças e camisas de manga comprida, pode ser uma opção.

Além de repelentes comerciais, li sobre uma solução caseira feita com 30 grs de cravo da índia + 100 ml de alcool. Essa solução poderia ser diluida em água para ser pulverizada nas roupas ou misturada com creme hidratante para passar no corpo, achei interessante mas nunca coloquei em prática.

Os inseticidas adequados ao uso humano são em sua maioria da família da Deltametrina e Permetrina, usados em infestações de piolhos e chatos em forma loção e shampoo, além de sabonetes.

Para uso numa infestação, o local pode ser lavado com shampoo deixando de molho para agir durante alguns minutos, retirar com água e passar a loção após o banho que pode ficar por horas no corpo com segurança. Algumas reações alérgicas ou infecções secundárias podem aparecer, já que a mordida é uma porta aberta para entrada de bactérias e deverão ser tratadas se acontecer.

Nas farmácias esses medicamentos podem ser encontrados com o nome comercial de Deltacid, Nedax Plus, Escabin, etc... e podem ser comprados sem receita médica.

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos/245/deltametrina.htm

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já usei delta delta metrina e outros, ivermectina, vários tipos de repelentes. O único que fez efeito para minhas infestações de micuim foi o regente, mas como o Rinaldo disse, não é recomendável uso para humanos. E eu não recomendo aqui aos colegas, mas pra mim eu continuarei usando, pois sofro bastante com as infestações de micuim. Uso doses baixíssimas, mas não existe doses recomendadas.

Uso pq so quem já sofreu na prática com os micuins sabem do que estou falando...

Todos os efeitos do regente estão disponíveis na net, em várias fontes, algumas das quais o Rinaldo tirou essas informações.

Abraços e boa sorte pra não pegarem micuins!

Leandro

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu já passei até por uma infestação de carrapatos estrela dentro de um hospital da zona oeste do RJ quando ainda trabalhava na emergência, mas nunca passei por uma infestação de micuins... mas como já intoxiquei com uso de malathion para dar banho nos cachorros da família na adolescência, sei como é ruim passar por uma intoxicação sem conhecer os riscos dos produtos que usamos.

Como o Leandro falou, cada sabe onde seu micuim coça..rsrsrssss...

Abraços a todos colegas mosqueiros.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não sou médico ou entomólogo, mas peguei muito carrapato em muitos anos de andanças pelos matos e campos do sul de MG, Quadrilátero Ferrífero , região serrana do RJ, Brasil afora etc. Salvo melhor juízo, o micuim é a larva do carrapato estrela !

Eu tenho uma velha receita para quem anda no campo: (i) comprar uma latinha de neocid em pó e antes de uma saída pro campo, polvilhar este pó pelas calças para evitar que o micuim escale suas pernas. Procure colocar a barra da calça para dentro da meia e da bota (ii) Ao passar por um arbusto de alecrim, cortar umas ramas e ficar constantemente, dando espanadas no seu corpo com as ramas de alecrim. (iii) Ao retornar do campo fazer inspeção antes e depois do banho, com ajuda de uma "amiga', especialmente nas partes intimas, aonde é mais difícil de procurar sozinho.

Tivemos alunos que tiveram reações alérgicas e febre (maculosa ???) e foi preciso recorrer à ajuda hospitalar. Cada um reage de maneira distinta, dependendo da infestação.

Jamais entro num pasto aonde existam éguas, presto muita atenção à ramos pois as larvas de micuim estão sempre em aglomerados (centenas), pendentes e se soltam ao sentirem presença de mamíferos (calor).

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Henrique - Neocid dos bons esta proibido - o atual não tem nem de longe o poder do neocid do nosso tempo. Trocaram o veneno a base de Organofosforados por outro a base de piretroides . Carrapato não da nem bola.

Beto, que pena, há cerca de 2 anos joguei fora uma latinha de Neocid, quase cheia, pois estava enferrujada. Uma latinha durava bastante, cerca de 1 campanha de campo. No outro dia fui com o Hajime, pescar em Brachuy e ao atravessar uma matinha de nada pra chegarmos à praia, peguei um carrapato, o qual só descobri em casa naquela inspeção antes do banho. Temos que achar um substituto para o "velho" NEOCID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Putz, sempre que vou pescar num lago cheio de capivaras volto todo mordido , achava que era pulga dos cachorros ... Vou começar a ir de wader porque já tentei usar repelente e não funcionou . Vou comprar esse sabonete também rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Nos bons tempos em que eu caçava codornas e marrecos pelos campos e alagados das Gerais, as "cargas" de micuins e carrapatos eram uma constante para mim e para os cachorros de caça.
Naquela época, Neocid realmente foi o melhor que encontrei.
Borrifava nas pernas, nas calças, no saco e nos cachorros !
Pena que já não tenha o mesmo efeito....

Grande abraço
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tenho um amigo que andando a cavalo ,pegou uma carga de micuin e carrapato estrela,que na verdade são o mesmo inseto em fases diferentes da vida,e adquiriu uma doença conhecida como riquetziose,e ficou entre a vida e a morte em uma ÚTI!por 3 meses.

Portanto,melhor mesmo e prevenir os insetos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Desconheço o carrapato estrela com o nome de micuim e todos os carrapatos estrela que tive contato tinham a mesma forma do carrapato adulto em menor tamanho, reparei que quanto menor, mais rápido o carrapato é e campos com bovinos, equinos e capivaras são prato cheio para eles, mas nunca tive o desprazer de ver dezenas ou centenas deles subindo pelas pernas, ao contrário das centenas pulgas de um galinheiro abandonado que me acharam um dia...

O carrapato estrela pode ser responsável por várias doenças e merece uma atenção especial mas sou testemunha que uma intoxicação aguda por malathion ou outro inseticida organofosforado não é nada agradável, além de ser responsável por centenas de mortes todos os anos no campo e nas cidades, tenho inclusive a impressão que os organofosforados matam mais que as doenças provocadas pelo carrapato, não deve ser difícil pesquisar isso pelo DataSUS.

Não existe uma solução 100% eficaz contra o carrapato, mas devemos ter cautela para a emenda não sair pior que o soneto...

Abraços a todos os colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma dica que nunca testei, mas que pode dar certo, é usar embaixo da roupa uma meia calça feminina...

Na teoria na hora que tirar a meia vc tira os carrapatos.... Não sei se uma meia calça é tão fininha assim... Esses micuins parecem uma areia... A meia teria que ser bem fininha... Alem disso ela não evitaria a mordida, só serviria pra tirar os bichos depois....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma dica que nunca testei, mas que pode dar certo, é usar embaixo da roupa uma meia calça feminina...

Na teoria na hora que tirar a meia vc tira os carrapatos.... Não sei se uma meia calça é tão fininha assim... Esses micuins parecem uma areia... A meia teria que ser bem fininha... Alem disso ela não evitaria a mordida, só serviria pra tirar os bichos depois....

:):):)

Antes morrer empesteado de micuins, que passar por esse vexame.... :eek:

Abração

Odimir

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prefiro me intoxicar com neocid que vestir meia calça...

Mas que deve ser estranho ver um companheiro de pesca vestindo meia calça no lugar de wader, deve...

Cada um com sua fantasia...rsrsrsrsssss...

Editado por Rinaldo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Larga de bobagem, gente. Doença é coisa séria.

Daqui um pouco vão dizer que preferem morrer de câncer a fazer o teste de toque. :dry:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não estamos brincando com doença, Jost. Apenas achando graça com a opção inusitada do colega.

Se vc reparar, a opção sugerida pelo Rusllon não impede que o pescador seja mordido pelo carrapato mas o deixa em situação no mínimo inusitada e ainda á mercê das mordidas de carrapato.

Aproveitando a deixa, feliz aniversário.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já peguei uma 4 infestações de micuim... Sofri muito...

Faço alguns vadeos sozinho e meus mergulhos em 90% são sozinhos, mas não recomendo a ninguém.

Citei isso só pra dizer que meu maior temor não é onça, nem cobra, nem jacaré. Meu maior medo é de micuim!!

Uso.

Por ser médico sei do risco de intoxicação pelo regente, por isso não recomendo a ninguém... Por isso tb não passarei a dose que utilizo, pois mesmo não me sentindo intoxicado, não existe dose segura.

Ainda bem que minhas infestações de micuim não chega a uma/ano, por que se fosse coisa frequente, certamente não utilizaria o regente.

Fica aqui um testemunho que possa uma atitude ignorante, mas achei que fosse ficar hospitalizado por conta dos micuim. Tive que até desmarcar cirurgias, pois não conseguia ficar sem me coçar...

Abraços!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

KKKkkkkk... esses caras....

Seu Odimir já passou da idade de se preocupar com sua identidade sexual...

O outro é Gaúcho, já temos que dar um desconto... KKKkk

Mas tudo bem...

De fato a meia não evita a mordida, mas a febre maculosa, (o que realmente tenho medo) segundo dizem... requer que o carrapato estrela fique no por algumas horas no hospedeiro....

grande problema do carrapato, principalmente micuim, é que vc acha deles dias depois de ter passado no mato...

Eu que tenho muito pelo, prefiro usar meia calça do que fazer uma depilação total pra achar os carrapatos!!!! rsrsr

Apesar de que isso também tem quem goste....

Editado por Rusllon
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que gaúcho o que, rapá...

Carioca da gema, nascido e criado na zona norte do RJ, estou a trabalho, aguardando uma bendita transferência de volta para a terra natal...enquanto isso vou disseminando o carioquês em terras gaudérias...

Na boa Rusllon, não consegui perder a chance de zoar quando imaginei essa cena...

Falando sério agora, apesar de ser verdade que o carrapato precisa ficar algumas horas em contato com a pessoa, estamos falando de insetos minúsculos e em quantidade, agarrados e procurando abrigo para poder se alimentar em segurança...nos animais, eles procuram os lugares mais improváveis para se alimentar tranquilamente como entre os dedos e até dentro dos ouvidos...

Além do mais, temos que levar em consideração que estaremos em áreas remotas com pouco acesso a iluminação artificial de qualidade e meios adequados...

Sinceramente não creio que a meia calça seja de muita utilidade, uma vez que ela é muito flexível para não rasgar e acabaria deixando passar os pequenos insetos, dependendo do tamanho deles e o quanto eles estivessem agarrados á pele...outro tipo de vestimenta, talvez parecida com as calças térmicas poderia funcionar, mas ainda assim tenho dúvidas quanto á sua eficácia...

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tranquilo Rinaldo...

Deve ser o tempo no sul te influenciando... rsrsrs

Tb tenho minhas duvidas se daria certo, nem sei como é a trama de uma meia calça pra opinar melhor...

o bom da meia calça que vc coloca por baixo de tudo... se passar pela calça, pela meia, pela cueca ainda tem a meia calça... sei lá.... depois vc testa e manda uma foto... rsrsrs... de costas... Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não tenho nenhuma dessas aqui em casa, cara...mas se vc tiver tirado fotos quando teve essas fantasias com meia calça não precisa ficar envergonhado, pode postar....rsrsrsssss...

Vc que é de Friba...o Burgomeister no Cônego ainda funciona?

A melhor batata suíça com truta defumada que já comi era daí...

Agora, sem querer cortar o barato ou as fantasias do Russlon com meias calça, acho que um moleton grosso ou 2 calças de tactel superpostas e uma meia grossa por cima da bainha da calça deveria ser capaz de atrapalhar a vida dos carrapatos ao tentar morder as pessoas.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vc que é de Friba...o Burgermeisster no Cônego ainda funciona?

A melhor batata suíça com truta defumada que já comi era daí...

Sim, funciona! :)

Mas os preços de hoje em dia :eek:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente, André, o Burgomeister não é barato, eu conversei bastante com o "seu Burger", o alemão dono do restaurante há mais de 30 anos numa temporada que passei em Friburgo e a comida dele na época já era bem diferenciada...tirando os embutidos, tudo era feito pessoalmente ou com a supervisão dele, até a defumação das trutas compradas de criadores da região era feita pelo alemão, passando pela torta alemã, até o chopp escuro e a a cachaça típica(schweeps?) era controlada pessoalmente pelo dono...coisa difícil de se achar até aqui no sul, onde os restaurantes alemães vivem basicamente do filet mignon com molho de nata ou mostarda e suas variantes do gado tipo exportação daqui(Angus, Hereford, etc...), o que também é uma tentação á parte.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sem dúvida, a comida sempre foi excelente e farta (não sei como é hoje), mas era bem mais acessível.

Qundo eu tinha lá meus 20 anos (e pouca grana), ia lá com os amigos, pedíamos o prato alemão sortido (kassler, eisbein, salsichões branco e vermelho, batatas cozidas e chucrute), esse prato alimentava facilmente 3 glutões e ainda saíamos de lá empenados de tanto chope. :D

Hoje em dia, com muito mais idade e um pouco mais de grana, se eu for comer lá com a esposa, não pago as contas do mês. :wacko:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Moderador

:):):)

Instituto Butantã de São Paulo, aguarda aval para testar medicamento em humanos, que pode curar determinados tipos de câncer e contem substância extraída da saliva do carrapato estrela....

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/instituto-butantan-espera-aval-para-testar-em-humanos-remedio-que-pode-curar-tipos-de-cancer-14416785

Noticia auspiciosa !

Abração
Odimir

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pro micuim, acho que o spray caseiro de cravo na roupa é uma boa.

Meia calça nos tempos de quartel (92) era uma solução boa, aquecia e não retinha muita água! Não dá a sensação de ficar 'entrouxado'. Mas a anatomia...tem de furar no meio das pernas!

Recomendo comprar em lojas especializadas em tamanho grande para não ficar muito apertado. :eek:

Mas hoje, uma calça 'suplex' masculina, bem mais cara, mais durável e muito mais confortável! E vai bem com wader!

E é masculina, pros que tem medo! :cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.