Ir para conteúdo

Os muitos ângulos de uma faca.....


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Pessoal,

Aproveitando a boa vontade do amigo e cuteleiro Ricardo Romano em manter-me informado sobre suas criações, vou compartilhando com os amigos do MDR.
Abaixo uma faca concluída esta semana, que recebeu o nome de Chute entre suas múltiplas criações.
Lamina fabricada em aço inoxidável AISI-440C, um clássico entre os aços de cutelaria, temperada a vácuo e duplamente revenida, com acabamento polido espelhado.
Empunhadura em madeira "spalted mapple gold".

Oportunamente postarei trabalhos de outros cuteleiros.

 

atieGFd.jpg.4cb0576190f6934ff9ab507091d716db.jpg

 

0QI7sDz.jpg.97f5994948cd4ea2af12ee9f164d2d56.jpg

 

VGVdEQR.jpg.4208387396aca20e55a3fe65c8adf9bb.jpg

 

RFygpP4.jpg.65447cef2355ebdac763d435ba83baff.jpg

 

ziMWmyj.jpg.4b6fbd27e0c2fb5fc896a23f28cce438.jpg

 

 


 

 

 

 

 

 

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilhosa!!! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

A cutelaria é uma arte fascinante que tem facetas tão distintas nas diversas atividades que a envolvem como força, delicadeza e detalhes, química, física, mecânica e por aí vai... :)

Tão ou mais interessante que a marcenaria, que também exercita muitas dessas habilidades. :yes:

Trabalho de mestre! :mestre:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 05/03/2015 at 15:21, Carlos Mitidieri disse:

Morra de inveja, Hattori Hanzo!!!

:):):)

Para aumentar a inveja, mais uma faca concluída nesta semana.

Lâmina em aço inox AISI 440C polido.

Pomo e guarda em aço inox AISI 316.

Empunhadura em chifre de sambar.

Abração

Odimir

eoXhuu8.jpg.01d3fa375b56bce01fde30d169cffbb3.jpg


 

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Don Odimir, essas facas são uma verdadeira ποίημα (POIEMA=OBRA DE ARTE)...

Tenho uma dúvida - alguém me falou mal do aço 440 inox. O sr podenos falar algo deste aço descrito neste tópico?

Grato

JN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 08/03/2015 at 14:01, João Nicácio disse:

Don Odimir, essas facas são uma verdadeira ποίημα (POIEMA=OBRA DE ARTE)...

Tenho uma dúvida - alguém me falou mal do aço 440 inox. O sr podenos falar algo deste aço descrito neste tópico?

Grato

JN

:):):)

João,

O tema é bastante extenso porque depende de comparações entre as características e propriedades de outros aços, mas vou procurar compactar ao máximo sem deixar de caracteriza-lo ou pelo menos descreve-lo.

Trata-se de um aço inoxidável martensítico, ou seja, pode ser endurecível através de tratamento térmico apropriado.

Dentre os aços inoxidáveis dessa categoria, é o que alcança maior dureza após revenimento (59HRC).

Este aço pode ser encontrado nas seguintes classificações, com diferentes teores de carbono em sua composição :

- AISI 440 A - 0,60/0,75 C

- AISI 440 B - 0,75/0,95 C

- AISI 440 C - 0,95/1,20 C

E ainda o tipo AISI 440 F, com adição de elementos de liga que melhoram sua usinabilidade e acabamento, qualificando-o como aço de "corte livre" (F = free cutting steel).

Os tipos AISI 440 B e AISI 440 C são considerados como graus de aplicação em cutelaria, e o AISI 440 C é o que alcança maior dureza em função do maior teor de carbono em sua composição.

Este aço se inclui entre os chamados "aços ferramenta inoxidáveis" e tem ampla aplicação em peças e componentes técnicos onde se exigem resistência à corrosão, resistência ao desgaste e tenacidade.

Largamente utilizado em moldes, ferramentas de corte e conformação nas industrias alimentícia, farmacêutica,papel e celulose e todo tipo de facas industriais.

E obviamente na cutelaria artesanal.

Com maior teor de carbono e adição de molibdênio temos um aço produzido pela Crucible norte americana, conhecido com 440 C MOD (modificado) ou ainda 154 CM produzido à partir da estrutura básica do 440 C.

Com altíssimo teor de Carbono (2,15%) e adição de vanádio, temos o 440C MOD + V também chamado CPM S60V (440V).

Este último é um aço de última geração produzido por um processo conhecido como "Crucible Particle Metallurgy" (metalurgia do pó), ou ainda VIM-VAR (Vacuum Inner Melted - Vacuum Arc Remelted).

Este último só pode ser tratado termicamente nos modernos fornos à vácuo.

Abaixo uma tabela com um gráfico comparativo mostrando as composições químicas e propriedades de diversos aços.

Algumas propriedades são detrimentais e antagônicas entre si, por exemplo, dureza X tenacidade.

ffVPQik.jpg.f073101e088365249579510804d323e6.jpg

De maneira geral, o aço AISI 440 C é considerado como um aço de excelente reputação principalmente em cutelaria artesanal.

Apresenta excelente polimento, resistência ao desgaste e retenção de corte entre afiações.

Apreciado pelos usuários pela relativa facilidade de reafiação.

Juntamente com o aço ATS- 34 (Japan) são os meus prediletos para minhas lâminas.

EDIÇÂO : para que as as propriedades características destes aços sejam plenamente alcançadas, é necessário a aplicação de tratamentos térmicos com procedimentos corretos e precisos, inclusive tratamento criogênico pós têmpera (Sub-zero).

Abaixo um canivete concluído ontem pelo Romano, com empunhadura em chifre de antílope "eland" e lâmina em 440C MOD (154 CM).

Grande abraço

Odimir

pD5wVMZ.jpg.4f9f94fee0d02e1b0bb73ba50d6f2a20.jpg

c09OR5Q.jpg.78b92a20e3dec83006ca9c8fd6c9f907.jpg

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • Moderador
Em 18/07/2016 at 20:24, A.Medeiros disse:

Belas facas e canivete!

Parabéns Odimir! :ok:

:):):)

O Ricardo Romano realmente é um exímio cuteleiro, e na atualidade a maior parte de sua criação é vendida nos EUA nas feiras e exposições nas quais participa, é reconhecido, e recebe muitas encomendas.
Apesar disso é uma pessoa extremamente simples e humilde, de quem tenho muita satisfaçao em ser amigo.
Recebo semanalmente fotos de suas facas e canivetes, que vou colecionando, e oportunamente pretendo posta-las em um novo tópico.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Moderador

:):):)

Pessoal,

Atualizei o tópico repondo as fotos faltantes suprimidas pelo Photobucket, o que pretendo ir fazendo na medida do possível de forma a manter os tópicos de minha autoria organizados.
 

Grande abraço

Editado por Odimir
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro
Em 23/02/2018 at 10:24, Odimir disse:

:):):)

Pessoal,

Atualizei o tópico repondo as fotos faltantes suprimidas pelo Photobucket, o que pretendo ir fazendo na medida do possível de forma a manter os tópicos de minha autoria organizados.
 

Grande abraço

 

Como de costume hein Mestre?

Obrigado!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 04/03/2015 at 21:14, Odimir disse:

 

atieGFd.jpg.4cb0576190f6934ff9ab507091d716db.jpg

 

0QI7sDz.jpg.97f5994948cd4ea2af12ee9f164d2d56.jpg

 

VGVdEQR.jpg.4208387396aca20e55a3fe65c8adf9bb.jpg

 

RFygpP4.jpg.65447cef2355ebdac763d435ba83baff.jpg

 

ziMWmyj.jpg.4b6fbd27e0c2fb5fc896a23f28cce438.jpg

 

 

São lindas de ver, o Romano é um grande cuteleiro no Brasil que faz peças no estilo Loveless. É lindo de ver facas assim de apenas um aço (inox ou carbono) pois da pra ver a habilidade do cuteleiro ao fazer os desbastes, marcar as curvas, deixar tudo tão bem acabado. Confesso que anos atrás quando tinha visto pela primeira vez esse post, eu não estava preparado pra entender a complexidade de uma peça como essa, chegando ate a dizer "eca, é de inox"... 

Ahhh ignorância.....

Essa Loveless chute é sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, o Ricardo Romano além de grande cuteleiro é o melhor que conheço no Brasil.
Suas laminas primeiramente tratadas termicamente na Brasimet no final da década de 70, passaram a ser tratadas a vácuo em empresa de um amigo comum desde a década de 80.
Suas facas não são produzidas no estilo de Bob Loveless, mas tem como principal inspiração as laminas de Bob Randall, quem teve a oportunidade de conhecer nas feiras de Denver e por quem nutre admiração até hoje.
Atualmente se dedica a fabricação de canivetes, cujos mecanismos tem a precisão de relógios suiços e são disputado por colecionadores de todo o planeta.
Essa faca não é minha.
Tive cerca de 15 facas produzidas pelo Romano em aços, D2, O1, ATS 34 e 55, AiSI 440C, Vanadis 4, e alguns aços de última geração produzidos pela Huddeholm.
Minha coleção cresceu gerando um trabalho de manutenção enorme que me fez desistir da condição de colecionador.

Abração

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Odimir disse:


Suas facas não são produzidas no estilo de Bob Loveless, mas tem como principal inspiração as laminas de Bob Randall.

 

Ah sim, então devo ter entendido errado, mas tenho quase certeza que quando vi, o rapaz falava que ele produzia facas incorporando o estilo loveless, inclusive sendo muito idêntica, para mim essa faca do post, a loveless chute.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.