Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Aproveitei o sábado para organizar a tralha de pesca que tinha um pouco em cada canto.

Encontrei essas duas varinhas e decidi ver se dariam boas Tenkaras.

DSCF0781_zpsseedficu.jpg

Após uma conversa e uma vídeo aula com o Mestre das Tenkaras Blatt​, montei duas linhas level com fluorcarbono. Testei com o pequeno diver da foto. Ambas carregaram muito bem com as linhas level mono. Tb testei com as linhas PB e PF do Jorge​, ambas carregaram bem as linhas PF 300. P/ mim a ação da vermelha está mais p/ 8:2 e a azul está mais p/ 7:3. As varinhas tb carregaram muito bem as linhas PB 280 e PB 300, mas a azul carregou melhor a PB 300. As linhas PF não aparecem nas fotos pq estão nas minhas Tenkaras BR.

DSCF0786_zps7q40brax.jpg

Agora tenho mais duas Tenkaras. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei da brincadeira e decidi ir atrás de outros "blanks/varas" p/ possíveis Tenkaras, acabei montando outra:

DSCF0787_zpsen4dbnyh.jpg

Ação M escrita no blank, 4m ou 13'12".

Não encontrei a linha Raiglon Soft indicada pelo Blatt em outro tópico, mas encontrei essa:

DSCF0788_zps5ajho6mc.jpg

Só fiz uns poucos arremessos no meu quintal e realmente a linha não tem memória, pelo pouco que testei está aprovada!

Ainda não pesquei com as "novas" Tenkaras, mas tenho algumas primeiras impressões:

:ohmy: Estranhei arremessar com uma vara de 13'12" de ação média 7:3, na minha opinião média light, precisei me adaptar ao "tempo" da vara p/ ela carregar. Estou acostumado à pescar com varas rápidas e mais curtas (inclusive de fly). Apesar de minhas Tenkaras BR de 9'6" e de 6' serem tb de ação 7:3 elas são mais curtas e consigo melhor controle na hora de arremessar. Talvez seja questão de treino.

:cool2: Estou pensando em arrumar uns cabos p/ elas pois facilitariam o "grip", o controle dos arremessos e consequentemente o trabalho das varas, talvez eu invente algo com um cilindro de EVA, ou mais provavelmente enrole borracha (câmeras de ar) ou tiras de EVA p/ fazer um cabo para tal fim.

:ohmy: Com uma vara desse comprimento (4 m), tem que ter espaço p/ pescar assim como no fly, ou entrar no rio como normalmente fazemos, porém não sei se compensa. A primeira impressão é que prefiro o fly do que usar uma vara desse tamanho. Ainda não pesquei com ela, talvez possa ter outra impressão após pescar.

:cool2: Não acertei o tamanho da linha de primeira, devido ao tamanho da vara e à nova linha Mustad da foto que é diferente em material e espessura da fluorcarbono das outras duas varas menores. Mas como já deixei comprida só fui cortando até chegar a um tamanho que a vara carregasse legal.

:okok: Vantagens dessas 3 varas: cabem umas 5 delas no "tubinho" que mandei fazer p/ minhas Tenkaras, "funcionam" muito bem e caso quebrem vão p/ o lixo reciclável sem dó, depois é só comprar outras.

:okok: Vantagens das linhas: o fluorcarbono tem mais memória do que a Mustad (que por sinal não tem memória), porém com o fluorcarbono é possível deixar a linha maior (mais comprida), é possível deixar a linha do comprimento que vc achar melhor e tb em função do tamanho e peso das "iscas" que vais arremessar, a linha ficou velha, vai p/ o lixo reciclável sem dó, é só pegar outro pedaço de linha nova no carretel.

Ainda estou no início dessa "empreitada" aos poucos surgirão novas idéias e "inventos", de agora em diante sempre de olho em possíveis varas/blanks e linhas "Tenkarianas". Em um futuro próximo que sabe de fly tb?

Conforme vou lembrando e testando vou postando aqui no tópico minhas impressões.

Por favor, quem quiser sinta-se à vontade para fazer críticas e sugestões, as quais ficarei muito grato em receber!

:ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na Patagônia não senti dificuldade alguma em pescar com a vara de 4,10 metros e mesmo sendo de ação 6:4 ajudou bastante nos arremessos, principalmente com a linha que veio com ela. Tenho varas bem menores como, por exemplo, uma de 2,10 metros e essa é muito boa para rios de montanha com muita mata ciliar. Quanto as linhas, sou novato e por isso estou testando o máximo que puder até me acertar com uma delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então Fausto, na Patagônia os rios são largos e de forma geral com pouca mata ciliar, com certeza uma Tenkara de 4m ou maior vai bem por lá. Porém pela primeira impressão que tive nessas situações, acho que prefiro o Fly à uma Tenkara "grande", se tem espaço vc consegue arremessar bem mais longe com Fly, é possível "colocar" a mosca em locais onde fica complicado com Tenkara devido à menor distância de arremesso que proporciona, tem carretilha com "bastante" linha fora o backing no caso de entrar uma truta maior, porém no caso de entrar um truta maior na Tenkara é pura adrenalina, ou vc traz ela p/ a foto ou arrebenta o tippet.

Não sei posso mudar de ideia após pescar com essa que montei, por aqui os rios são estreitos de forma geral e são poucos os locais onde não tem mata ciliar e os macacos sempre pegam algumas moscas. :laugh:

Com Fly fica mais fácil vc tirar um peixe da água sem usar o net, com uma Tenkara de 4m ou maior o ideal é ter um net pois vc não tem carretilha p/ "segurar" a linha.

Tb sou novato, comecei agora a fazer testes aos poucos vou testando e vendo quais as opções, o interessante é que o leque de opções é bem grande, isso é um prato cheio p/ mim pois sempre estou "inventando" algo.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Testei por alguns minutos a vara de 4m, fechada é uma pena de leve, aberta e casteando ficou pesada, este blank não ficou legal p/ Tenkara, vou estudar a possibilidade de tirar uns gomos.

A linha level funcionou bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sempre lembrando Eduardo que, apesar de toda vara tenkara moderna ser telescópica, nem toda vara telescópica serve pra tenkara.

Isso é tanto mais verdade pra varas acima dos 3.5 metros onde o fator equlíbrio começa fazer a diferença tando no arremesso quanto no conforto do pulso/braço

do pescador.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É vero Blatt, mas valeu o teste, a linha level foi muito bem, as varinha menores ainda não testei mas pelo comprimento delas tenho certeza que são leves.

Acho que foi essa "libéullula" que deixou a vara pesada, :laugh:

DSCF0792_zpsz6pucdk6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Gostaria de uma orientação sobre Tenkara ou fly caipira como já ouvi de algumas pessoas.

Que tipo de vara posso improvisar

Qual linha devo usar e o tamanho

Como é o lider

Quais moscas são indicadas.

Se possível uma explicação simples já que não conheço os termos técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Qualquer vara telescópica vai ajudar, mas não é o mesmo que uma vara projetada para Tenkara. Fique atento ao comprimento para não ser grande demais, pois varas de mão compridas pode ser bem pesadas e as varas Tenkara são bem mais leves. Não sei indicar uma nesse caso e espero que alguém possa ajudar. Nesse tópico o Eduardo Albuquerque fez essa adaptação e gostou. Se não quer improvisar, o Jorge Pozzobon da TenkaraBR pode lhe atender com uma muito boa. :ok:

A linha oferecida com as varas do Jorge Pozzobon é toda trançada e cônica, já testei vários modelos fabricados por ele com ótimo resultado. Também testei outros tipos de linha, mas todas as linhas que testei foram feitas para Tenkara. O Blatt é a pessoa que mais fez testes com linhas de monofilamento e fluorocarbono. Faço uso das linhas de fluorocarbono, mas também comprei para fabricadas para Tenkara. Você pode improvisar comprando um carretel de linha fluorocarbono, pois esse tipo de linha tem maior peso específico o que facilita arremessar. Desconheço na prática o uso de linha de monofilamento de Nylon (Náilon), mas sei que alguns amigos já usaram com razoável resultado. A linha de fluorocarbono deve ser comprada com a espessura adequada para a vara que pretende usar.

O líder não é feito igual ao que usamos no Fly, a linha Tenkara termina e nela tem um pedaço de linha de Nylon para conexão direta do tippet, mas nada impede o uso de duas seções com diâmetros diferentes. Em resumo não tem uma receita para seguir e montar um líder, A linha Tenkara termina, nela há uma linha de acoplamento, geralmente de 0,30 ou 0,28 mm e em seguida vem o tippet.

Usamos várias moscas iguais as que usamos no Fly, aliás, esse ano pesquei na Patagônia com as mesmas moscas nas duas modalidades. Existe sim receitas de atado específicas para a pesca com Tenkara, mas até hoje não tive dificuldade alguma em usar uma Pheasant Tail ou Copper John com minha varas Tenkara, isso sem falar nas moscas secas, que também pode usar. Estou praticando o atado de moscas Kebari e assim pescar com moscas criadas para a modalidade Tenkara.

Falta saber o que quer pescar de Tenkara para informar melhor um pouco. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:graduado:

Marcos Eduardo Maques, seja bem vindo...

Ví o amigo perguntando em outro tópico sobre o uso de vara robaleira como tenkara...

É possivel? Sim. :ok:

É recomendável? NÃO SEI ! :hum:

BOAS varas tenkara tem um compromisso com o arremesso e trabalho constante de linha e isca

aliado a saúde do pulso/braço do pescador por isso são leves e bem equilibradas.

No entanto existe uma nova corrente na modalidade tenkara (assim como no fly) que usa varas ditas de "DUAS MÃOS"!

Esta vara normalmente tem mais de 4,5 metros e a inércia delas e muito grande de modo que se tornam desconfortáveis pra se manipular apenas com uma das mãos, porém é perfeitamente possível faze-lo com as duas, acredito que a robaleira se encaixaria nesse contexto.

Linhas... Não tenho muita experiência com robaleiras mas sei que a ponteira delas é bem mais robusta do que qualquer vara tenkara por isso creio que de cara a melhor opção de linha seria uma trançada ou (PRINCIPALMENTE) uma running line de fly.

Abraço.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.