Ir para conteúdo

Rio Grande - Terra do Fogo - Rio de gigantes


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Vou te contar meu amigo, foi um dos melhores relatos que pude ler com grande satisfação! :okok:

Sei que se dedicou para escrevê-lo. :ok:

Parabéns meu caro e só pelo tamanho dessas trutas fico imaginando a tremedeira que seria ter uma na ponta da linha. :D:bs-aplauder:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom de ver o amigo nesta pescaria fantástica e ver a felicidade as fotos com as Trutas Marrons.

Que parece com os salmões pelo porte e o focinho mais todas é da mesma família.

Eu imagino a briga de braço que elas passarão com vocês.

Muito bom de ver.

Meus amigos continuem fazendo as moscas voarem. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Zé Francisco...

Em nossa estada no Ushuaia, ouvimos falar muito do Rio Grande, das maiores trutas do mundo e tal..

Não fomos até lá, chegamos até o Rio Ewans Sur, que você também passou por cima na ida e volta.

Fantástica pescaria, recheada com fotos de cair o queixo ainda...

Meus sinceros parabéns a você e a sua família por uma viagem tão maravilhosa dessas.

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Caro Mestre,

Uma pescaria absolutamente fantástica e mesmo inédita pelas características das quais se revestiu !
O relato um dos melhores, senão o melhor que tenho lido nos últimos anos, e que certamente servirá como roteiro e guia aos que queiram se aventurar pelo Rio Grande fueguino !
Obrigado por compartilhar esta maravilhosa aventura, cujas emoções vivenciamos em cada frase postada. como também pela riqueza de detalhes e aporte de informações técnicas, dificilmente encontradas em outras fontes.
Ansioso pelo nosso encontro no qual terei o privilégio de ouvir ao vivo e a cores detalhes certamente ricos desta linda excursão patagônica, narrada por seu protagonista.

Parabéns... :bs-aplauder:

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Zé Francisco,

Você bem sabe como curti essa sua viagem/pescaria, através de nossos contatos ao longo da mesma, mas não dava para ter ideia de que havia sido tão empolgante, tão emocionante.

Caramba, Zé! É cada truta! Como são lindas; e foram várias. Eu fico imaginando como esses peixes devem correr e o controle que se deve ter para vencer a batalha com líderes finos e moscas pequenas.

Pode ter certeza que estou aqui me sentindo privilegiado, partilhando, com sinceridade, dessa sua pescaria através de um ótimo relato, muito informativo e das fotos que falam por si.

BACANA!

Um forte abraço,

Luiz

PS: informação preciosíssima, de que se pode pescar nas áreas do rio que cortam as terras da Maria Behety, ficando fora dos lodges da mesma e tornando a viagem mais viável. Não tinha ideia de que isso seria possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Carlos,

A legislação Argentina prevê que todo rio e uma faixa de 50 metros das margens é área pública. O problema é que, se você não for navegando pelo próprio leito, o que é impossível (até porque é proibido motor de popa) você não chega às outras áreas do rio, áreas essas cujas terras são propriedade privada.

Pelas informações, o Rio tem uma área publica que é quase na foz. As duas primeiras imagens do rio que estão acima foram feitas nessa área.

Ao que parece não é uma área muito boa de pesca porque as trutas, ao entrarem no rio, ainda estão se adaptando ao novo ambiente e por isso ficam muito mais assustadas e ariscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vou te contar meu amigo, foi um dos melhores relatos que pude ler com grande satisfação! :okok:

Sei que se dedicou para escrevê-lo. :ok:

Parabéns meu caro e só pelo tamanho dessas trutas fico imaginando a tremedeira que seria ter uma na ponta da linha. :D:bs-aplauder:

Fausto,

Obrigado pelo elogio.

Realmente, como sabemos bem, dá um trabalhão danado escrever qualquer relato.

Por outro lado,e este é o caso, pode ser muito prazeroso já que lhe dá oportunidade de reviver alguns momentos e relembrar as emoções desses momentos.

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fantástica pescaria, um relato na medida. Parabéns e grato por compartilhar as informações.

Obrigado pelos comentários

Uma boa pescaria facilita muito o relato e compartilhar isso com os amigos é sempre um prazer

:):):)

Pescaria fantástica e relato à mesma altura!

Deu pra ver como um guia competente e comprometido faz toda a diferença.

Informações preciosas foram transmitidas nesse tópico. Obrigado por compartilhá-las conosco.

Gilberto,

Numa situação dessas, onde tudo é novo e o ambiente às vezes não é nada amigável, o Guia pode ser a diferença entre a realização e a frustração. Aqui, mais do que realização, foi a superação das melhores expectativas.

Um sonho. :yes:

Para mim mais do que um sonho.

Na realidade a realização de um sonho de muitos anos

Abçs

Muito bom de ver o amigo nesta pescaria fantástica e ver a felicidade as fotos com as Trutas Marrons.

Que parece com os salmões pelo porte e o focinho mais todas é da mesma família.

Eu imagino a briga de braço que elas passarão com vocês.

Muito bom de ver.

Meus amigos continuem fazendo as moscas voarem. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Muito obrigado pelo comentário Marcelo.

Tudo que você escreveu é o retrato da realidade.

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Zé Francisco...

Em nossa estada no Ushuaia, ouvimos falar muito do Rio Grande, das maiores trutas do mundo e tal..

Não fomos até lá, chegamos até o Rio Ewans Sur, que você também passou por cima na ida e volta.

Fantástica pescaria, recheada com fotos de cair o queixo ainda...

Meus sinceros parabéns a você e a sua família por uma viagem tão maravilhosa dessas.

Aquele abraço!

Aulo,

Na verdade tirei minha licença de pesca em USHUAIA exatamente para tentar pescar em alguns lugares do caminho até o Rio Grande.

Um desses lugares foi exatamente o rio Ewans Sur, no acesso da ponte da ruta 3, onde peguei minhas primeiras trutas na Terra do Fogo mas que foram apenas algumas marrons residentes embora, para mais perto da foz, à aproximadamente 7 km de onde eu estava, existe sim a possibilidade de pesca das migratórias.

No outro dia fiz alguma tentativa também no braço norte do Ewans mas não tive sucesso, aparentemente por esse tramo estar com muito pouca água.

Já que você já esteve por lá, quem sabe não gostaria de ir pescar no Rio Grande no próximo ano?

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Caro Mestre,

Uma pescaria absolutamente fantástica e mesmo inédita pelas características das quais se revestiu !

O relato um dos melhores, senão o melhor que tenho lido nos últimos anos, e que certamente servirá como roteiro e guia aos que queiram se aventurar pelo Rio Grande fueguino !

Obrigado por compartilhar esta maravilhosa aventura, cujas emoções vivenciamos em cada frase postada. como também pela riqueza de detalhes e aporte de informações técnicas, dificilmente encontradas em outras fontes.

Ansioso pelo nosso encontro no qual terei o privilégio de ouvir ao vivo e a cores detalhes certamente ricos desta linda excursão patagônica, narrada por seu protagonista.

Parabéns... :bs-aplauder:

Grande abraço

Odimir

Tirando a qualidade da pescaria que foi realmente uma das melhores que fiz, espero que o relato realmente ajude a quem quiser se aventurar por lá (o que, ao fim e ao cabo, vê-se que nem é uma aventura digna do nome).

Procurei apenas transmitir, dentro do que experimentei, o máximo de informação de ordem prática, que me fez muita falta na etapa de planejamento. Espero ter conseguido passar pelo menos um pouco disso.

Nós também aguardamos ansiosamente a presença dos amigos que, ao vivo e a cores, se verá o quanto não se consegue passar num post todas as sensações e emoções experimentadas.

Abçs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Zé Francisco,

Você bem sabe como curti essa sua viagem/pescaria, através de nossos contatos ao longo da mesma, mas não dava para ter ideia de que havia sido tão empolgante, tão emocionante.

Caramba, Zé! É cada truta! Como são lindas; e foram várias. Eu fico imaginando como esses peixes devem correr e o controle que se deve ter para vencer a batalha com líderes finos e moscas pequenas.

Pode ter certeza que estou aqui me sentindo privilegiado, partilhando, com sinceridade, dessa sua pescaria através de um ótimo relato, muito informativo e das fotos que falam por si.

BACANA!

Um forte abraço,

Luiz

PS: informação preciosíssima, de que se pode pescar nas áreas do rio que cortam as terras da Maria Behety, ficando fora dos lodges da mesma e tornando a viagem mais viável. Não tinha ideia de que isso seria possível!

Luiz,

Em um ou outro post e fotos realmente não dá para transmitir toda a dimensão do que foram esses dias. Na verdade já é dificil transmitir em apenas um relato.

Quanto à sua observação final é preciso um pouco de cuidado.

A estância tinha esse ano o direito a 25 "cañas" por semana das quais 20 estavam comprometidas com os Lodges internos.

Assim, das 5 que sobravam, ele poderia dispor como quisesse.

Porém, pelo que sei, exceto nos sábados, o único guia que tem algum esquema com eles é o Goma, não só pelo que ele paga mas também por causa do longo relacionamento dos anos em que foi chefe dos guias.

A excessão é o dia de sábado quando não há hospedes internos (mudança de turma), e a Estância abre as portas para os tantos que chegarem primeiro, ai já descontado as "cañas" já comprometidas com o Goma.

O processo todo é um pouco mais complexo e organizado e somente ao vivo e a cores para entrar em todos os detalhes e compreender como é o funcionamento daquilo.

Mas uma coisa eu te digo: No rio mais caro do mundo não existe almoço gratis rsrsrs

Abçs

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rinaldo, em 21 Fev 2015 - 11:21, disse:

Grande pescaria e ótimo e detalhado relato, parabéns.

Rinaldo,

Obrigado pelo comentário

Abçs

Samuel Antero, em 21 Fev 2015 - 16:32, disse:

Pescaria boa é assim, quando o pescador vai e volta feliz, com belas fotos e histórias para contar aos amigos. Nota 10 JF!

Isso ai Samuel,

Resumiu tudo perfeitamente

Abçs

Rafael Augusto, em 21 Fev 2015 - 16:44, disse:

Parabens pela pescaria zé, muito bom seu relato!

Abraços

Obrigado pelos elogios e pela participação Rafael

Abçs

Gabriel Carola, em 21 Fev 2015 - 18:05, disse:

Sem palavras!!! Parabéns pela belíssima pescaria e relato impecável!!!

Falou Gabriel,

Obrigado pelos elogios

Abçs

JF

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Luiz,

Em um ou outro post e fotos realmente não dá para transmitir toda a dimensão do que foram esses dias. Na verdade já é dificil transmitir em apenas um relato.

Quanto à sua observação final é preciso um pouco de cuidado.

A estância tinha esse ano o direito a 25 "cañas" por semana das quais 20 estavam comprometidas com os Lodges internos.

Assim, das 5 que sobravam, ele poderia dispor como quisesse.

Porém, pelo que sei, exceto nos sábados, o único guia que tem algum esquema com eles é o Goma, não só pelo que ele paga mas também por causa do longo relacionamento dos anos em que foi chefe dos guias.

A excessão é o dia de sábado quando não há hospedes internos (mudança de turma), e a Estância abre as portas para os tantos que chegarem primeiro, ai já descontado as "cañas" já comprometidas com o Goma.

O processo todo é um pouco mais complexo e organizado e somente ao vivo e a cores para entrar em todos os detalhes e compreender como é o funcionamento daquilo.

Mas uma coisa eu te digo: No rio mais caro do mundo não existe almoço gratis rsrsrs

Abçs

Insider information de primeira !!! José, a quantos quilometros da foz fica a estância?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro amigo Zé Francisco,

Eu acompanhei através do facebook a sua viagem de ida, e depois as grandes trutas que você pescou.

Agora, ao ler o seu relato linha a linha, eu fiquei emocionado. Muito emocionado mesmo ao ver o seu rosto alegre e feliz, parecendo uma criança que ganhou o brinquedo dos seus sonhos:

http://s212.photobucket.com/user/JFCN/media/26.jpg.html

Que maravilha foi ler o seu relato!!!

Vou revê-lo por várias vezes, pois fico imaginando as emoções que sentiu ao fisgar aquelas grandes prateadas.

Nem sei como agradecê-lo por nos ter dedicado esse riquissimo relato.

Conhecendo-o como te conheço, inclusive já tendo pescado junto com você, fiquei aqui, parado olhando pro nada, com meus pensamentos lá naquela longínqua região inospita, onde habitam tão lindas prateadas, e parecia estar vendo-o naquela ventania dominando a sua #6 no estilo.....

Deve ter sido demais o cantar da sua carretilha quando uma grandona daquelas estava tomando linha.

Minha gratidão, meus forte abraço com muitas saudades.

Mario.

Editado por Mário Cardin
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezado Zé Francisco; Parabéns pelo sucesso da viagem, pescaria e esse verdadeiro tratado sobre a pesca no Rio Grande! Um grande relato recheado de excelentes fotos e claro lindas trutas. Deve ter ficado craque na canhota enfrentando vento de 70 a 80 Km/h e ainda com cada troféu destes seguramente foi um absoluto sucesso! Abraço

Rodrigo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito muito bom, prazeres divididos com a família e amigos é impagável,

Show, também estou escrevendo um relato e é difícil colocar tudo que sentimos e vimos

Parabens

Bora bora fazer uma.....

Menandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro amigo Zé Francisco,

Eu acompanhei através do facebook a sua viagem de ida, e depois as grandes trutas que você pescou.

Agora, ao ler o seu relato linha a linha, eu fiquei emocionado. Muito emocionado mesmo ao ver o seu rosto alegre e feliz, parecendo uma criança que ganhou o brinquedo dos seus sonhos:

http://s212.photobucket.com/user/JFCN/media/26.jpg.html

Que maravilha foi ler o seu relato!!!

Vou revê-lo por várias vezes, pois fico imaginando as emoções que sentiu ao fisgar aquelas grandes prateadas.

Nem sei como agradecê-lo por nos ter dedicado esse riquissimo relato.

Conhecendo-o como te conheço, inclusive já tendo pescado junto com você, fiquei aqui, parado olhando pro nada, com meus pensamentos lá naquela longínqua região inospita, onde habitam tão lindas prateadas, e parecia estar vendo-o naquela ventania dominando a sua #6 no estilo.....

Deve ter sido demais o cantar da sua carretilha quando uma grandona daquelas estava tomando linha.

Minha gratidão, meus forte abraço com muitas saudades.

Mario.

Grande Mário

Bom demais ver você por aqui.

Tomara possamos fazer outras pescarias juntos já que há muito tempo não temos essa oportunidade.

Vou ao lago Strobel em meados de Abril, numa turma de 8 que está sendo organizada pelo Goma, são apenas 3 dias de pescaria e por um preço que me parece muito camarada. Até ontem havia ainda 2 vagas. Se interessar me fale ou entre em contato direto com ele pelos canais que estão ao fim do relato. São trutas Arco-iris de tamanhos impressionantes, no padrão do Misterioso para cima.

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Prezado Zé Francisco; Parabéns pelo sucesso da viagem, pescaria e esse verdadeiro tratado sobre a pesca no Rio Grande! Um grande relato recheado de excelentes fotos e claro lindas trutas. Deve ter ficado craque na canhota enfrentando vento de 70 a 80 Km/h e ainda com cada troféu destes seguramente foi um absoluto sucesso! Abraço

Rodrigo

Grande Orzil,

Grande alegria você, que anda absolutamente sumido, aparecer por aqui.

Essa é uma pescaria que, tenho certeza, você iria gostar.

Quando vamos pescar juntos novamente?

Abraços

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Belíssimas sea runs.

São realmente trutas muito bonitas e sadias.

É uma maravilha tê-las na ponta da linha.

Muito muito bom, prazeres divididos com a família e amigos é impagável,

Show, também estou escrevendo um relato e é difícil colocar tudo que sentimos e vimos

Parabens

Bora bora fazer uma.....

Menandro?

A viagem com a familia foi um capítulo à parte mas é matéria para outros relatos rsrsrsrs

Aguardo seu relato. Não demore muito ok

Muito boa pescaria, as dificuldades fazem parte, acabam por se tornar aprendizado.

Obrigado por compartilhar!

Sem dúvida foi um grande aprendizado pescar nesse rio e nas condições que se apresentam normalmente por lá.

Abçs,

JF

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Zé, Excelente relato!!

Lindos peixes! Realmente impressionante!

Parabéns por ter realizado seu sonho! Vc merece!

Abraços!bLeandro

Obrigado pelos elogios Leandro

Os peixes são realmente lindos e é uma beleza travar um duelo desses torcendo para que tudo dê certo e que você possa conquistar uma foto com um desses nas mãos.

Quem sabe teremos oportunidade de trocar histórias ao vivo?

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Noutro tópico, em novo belo gesto dos puros e evoluídos, que realmente torcem e vibram com os sucessos e alegria dos amigos; Tio Odimir já nos adiantava, com emoção, detalhes da aventura por cujo relato ansiaríamos, na certeza de mais um "daqueles" .

Tendo eu informado ao marido que tinha outro baita relato do "minerin que rebentô no Alaska" ;) ; ele sugeriu-me que curtisse e, depois, ele leria com calma. Ansiei em cada dificuldade face tamanho das moscas, vento, casteio c esquerda ( vichi !), longos lideres ; e pelos informes das superações típicas aos grandes, ampliando o sabor e valor de qqer feito.

_"Nossa !Sem comentários!" , foi tudo que consegui dizer, ao passar-lhe o micro, e fui dar uns ajustes na janta...rs.

"Ele" lia "quietim...quietim...". Estranhei e dei uma espiada na sala. Tinha os olhos mareados, e um leve sorriso nos lábios... :)

Ao final, nosso reconhecimento pela baita aventura, incluindo dicas de logística, tão enriquecedoras aos relatos; inflamando sonhos e diminuindo as distâncias.

Além da óbvia tarimba do protagonista, comentamos suposta qualidade e macies dos freios da carreta, pra suportar arranques destas gigantes, com lideres tão finos; bem como nas características da vara e linha #6 com que, fora as de Spay, rompeste o vento qdo ele apenas abrandou. Se puderes acrescentar tais dados ao relato, os "nabos" aqui agradecem.

Chamou-nos atenção a preocupação e atitude dos guias em tentar descobrir, na prática, alternativas ao sumiço das trutas, naquela especial manhã, para satisfazer os clientes que receberiam breve. Obrigação? Sim; mas certamente mais que isto: envolvimento.

Daqueles relatos que a gente voltará curtir e consultar mais vezes, além de dividir e indicar a quem puder.

Parabéns, J.Fco ou "Minerim" ( como respeitosa e carinhosamente nos referimos a ti), família e todos os envolvidos! :mestre:

Abç,

Ilza e Edu.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns JF grande pescaria!

Acompanhei pelo facebook alguns momentos de sua viagem, muito bom!

Infelizmente por falta de "comunicação" não fomos juntos nessa pescaria.

Sai daqui de Timbó com minha família de carro dia 19/12/2014, em um primeiro roteiro iríamos direto à Patagônia passando pela fronteira em Uruguaiana, depois Chile e Terra do Fogo e retornaríamos só em meados de janeiro.

Porém decidimos mudar o roteiro, "descemos" pelo litoral, passamos pelo Chuí, depois, Uruguai, Punta del Este, Montevidéu entre várias outras cidades e locais no Uruguai.

Decidimos que bastava de Uruguai e fomos para a Argentina direto até Buenos Aires, de lá iríamos até Mar del Plata e seguiríamos até a Patagônia.

Porém não sei por qual motivo meu cartão de crédito não passava em nenhum restaurante, posto de combustível, hotel, lanchonetes, enfim em nenhum local na Argentina, devido a isso decidimos retornar ao Uruguai, atravessei a fronteira da Argentina com o Uruguai, parei no primeiro posto abasteci o tanque do carro e utilizei o cartão normalmente, não sei por qual motivo meu cartão não passou na Argentina, já no Uruguai praticamente só usei cartão de crédito e débito.

Se soubesse que o amigo iria poderíamos ter combinado algo e pescaríamos lá juntos, já tinha até meio que combinado com aquele meu amigo pelo facebook que tb é guia lá no Rio Grande e que te passei o contato.

Daqui de Timbó foram várias pessoas até a Terra do Fogo em vários carros, porém ninguém pescava e o roteiro deles era diferente do que eu preferi fazer.

Era só fotos deles com o pinguins...

Outro grupo foi até o Chile, deserto do Atacama,...eu queria pescar.

Estou ansioso para voltar de carro para a Patagônia, rodar pelo Chile, atravessar a Cordilheira dos Andes e pescar no Rio Grande, estava até comentando isso com o Fausto agora há pouco pelo chat.

Quem sabe em uma próxima manteremos contato e as datas e rotas coincidam?

Com todos que converso que foram de carro para a Argentina querem retornar, não sei se o amigo pretende fazei isso novamente, pois a viagem até a Terra do Fogo é muiiiiiiiiiiito longa e cansativa, porém as paisagens, locais e pescarias compensam.

Quantos dias vc levou para chegar em BH? A viagem de volta sozinho de carro foi entediante? Pergunto isso pq mesmo que não encontre ninguém que queira ir estou planejando ir sozinho.

Parabéns novamente, aposto que sua família nunca vai se esquecer desse passeio e nem vc principalmente da pescaria!

Grande abraço.

Edu.

Editado por Eduardo Albuquerque
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aulo,

Na verdade tirei minha licença de pesca em USHUAIA exatamente para tentar pescar em alguns lugares do caminho até o Rio Grande.

Um desses lugares foi exatamente o rio Ewans Sur, no acesso da ponte da ruta 3, onde peguei minhas primeiras trutas na Terra do Fogo mas que foram apenas algumas marrons residentes embora, para mais perto da foz, à aproximadamente 7 km de onde eu estava, existe sim a possibilidade de pesca das migratórias.

No outro dia fiz alguma tentativa também no braço norte do Ewans mas não tive sucesso, aparentemente por esse tramo estar com muito pouca água.

Já que você já esteve por lá, quem sabe não gostaria de ir pescar no Rio Grande no próximo ano?

Abçs

Com a maior satisfação...

Podemos amadurecer a idéia sim.

Não tive sucesso com elas no Ewans, muitos, mas muitos ataques mesmo, mas sem fisgadas... hehehh da ponte para baixo.

Parabéns mais uma vez.

Abração!

Aulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Noutro tópico, em novo belo gesto dos puros e evoluídos, que realmente torcem e vibram com os sucessos e alegria dos amigos; Tio Odimir já nos adiantava, com emoção, detalhes da aventura por cujo relato ansiaríamos, na certeza de mais um "daqueles" .

Tendo eu informado ao marido que tinha outro baita relato do "minerin que rebentô no Alaska" ;) ; ele sugeriu-me que curtisse e, depois, ele leria com calma. Ansiei em cada dificuldade face tamanho das moscas, vento, casteio c esquerda ( vichi !), longos lideres ; e pelos informes das superações típicas aos grandes, ampliando o sabor e valor de qqer feito.

_"Nossa !Sem comentários!" , foi tudo que consegui dizer, ao passar-lhe o micro, e fui dar uns ajustes na janta...rs.

"Ele" lia "quietim...quietim...". Estranhei e dei uma espiada na sala. Tinha os olhos mareados, e um leve sorriso nos lábios... :)

Ao final, nosso reconhecimento pela baita aventura, incluindo dicas de logística, tão enriquecedoras aos relatos; inflamando sonhos e diminuindo as distâncias.

Além da óbvia tarimba do protagonista, comentamos suposta qualidade e macies dos freios da carreta, pra suportar arranques destas gigantes, com lideres tão finos; bem como nas características da vara e linha #6 com que, fora as de Spay, rompeste o vento qdo ele apenas abrandou. Se puderes acrescentar tais dados ao relato, os "nabos" aqui agradecem.

Chamou-nos atenção a preocupação e atitude dos guias em tentar descobrir, na prática, alternativas ao sumiço das trutas, naquela especial manhã, para satisfazer os clientes que receberiam breve. Obrigação? Sim; mas certamente mais que isto: envolvimento.

Daqueles relatos que a gente voltará curtir e consultar mais vezes, além de dividir e indicar a quem puder.

Parabéns, J.Fco ou "Minerim" ( como respeitosa e carinhosamente nos referimos a ti), família e todos os envolvidos! :mestre:

Abç,

Ilza e Edu.

Ilza / Edu

Obrigado pelos comentários e, como de costume, sempre nesse tom poético/bem humorado que é uma delícia de ler.

Muitas histórias, estórias (afinal agora já fui incluido entre os mentirosos mais "australes" do planeta, como diz a placa da ASS de Caza e pesca de Ushuaia) e detalhes vão ficando para trás no relato, a não ser que me estenda demasiado, já que meu poder de síntese, já vi, não é muito desenvolvido rsrsrsrs.

De qualquer forma estou completamente à disposição dos amigos para, no que eu puder, responder à qualquer pergunta que possa complementar e enriquecer o tópico.

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns JF grande pescaria!

Acompanhei pelo facebook alguns momentos de sua viagem, muito bom!

Infelizmente por falta de "comunicação" não fomos juntos nessa pescaria.

Sai daqui de Timbó com minha família de carro dia 19/12/2014, em um primeiro roteiro iríamos direto à Patagônia passando pela fronteira em Uruguaiana, depois Chile e Terra do Fogo e retornaríamos só em meados de janeiro.

Porém decidimos mudar o roteiro, "descemos" pelo litoral, passamos pelo Chuí, depois, Uruguai, Punta del Este, Montevidéu entre várias outras cidades e locais no Uruguai.

Decidimos que bastava de Uruguai e fomos para a Argentina direto até Buenos Aires, de lá iríamos até Mar del Plata e seguiríamos até a Patagônia.

Porém não sei por qual motivo meu cartão de crédito não passava em nenhum restaurante, posto de combustível, hotel, lanchonetes, enfim em nenhum local na Argentina, devido a isso decidimos retornar ao Uruguai, atravessei a fronteira da Argentina com o Uruguai, parei no primeiro posto abasteci o tanque do carro e utilizei o cartão normalmente, não sei por qual motivo meu cartão não passou na Argentina, já no Uruguai praticamente só usei cartão de crédito e débito.

Se soubesse que o amigo iria poderíamos ter combinado algo e pescaríamos lá juntos, já tinha até meio que combinado com aquele meu amigo pelo facebook que tb é guia lá no Rio Grande e que te passei o contato.

Daqui de Timbó foram várias pessoas até a Terra do Fogo em vários carros, porém ninguém pescava e o roteiro deles era diferente do que eu preferi fazer.

Era só fotos deles com o pinguins...

Outro grupo foi até o Chile, deserto do Atacama,...eu queria pescar.

Estou ansioso para voltar de carro para a Patagônia, rodar pelo Chile, atravessar a Cordilheira dos Andes e pescar no Rio Grande, estava até comentando isso com o Fausto agora há pouco pelo chat.

Quem sabe em uma próxima manteremos contato e as datas e rotas coincidam?

Com todos que converso que foram de carro para a Argentina querem retornar, não sei se o amigo pretende fazei isso novamente, pois a viagem até a Terra do Fogo é muiiiiiiiiiiito longa e cansativa, porém as paisagens, locais e pescarias compensam.

Quantos dias vc levou para chegar em BH? A viagem de volta sozinho de carro foi entediante? Pergunto isso pq mesmo que não encontre ninguém que queira ir estou planejando ir sozinho.

Parabéns novamente, aposto que sua família nunca vai se esquecer desse passeio e nem vc principalmente da pescaria!

Grande abraço.

Edu.

Grande Eduardo,

Alternei algumas frases suas com os meus comentários oK?

"Porém decidimos mudar o roteiro, "descemos" pelo litoral, passamos pelo Chuí, ..."

Essa é uma beleza de viagem também. O Uruguai tem coisas bem legais de se conhecer.

"Porém não sei por qual motivo meu cartão de crédito não passava em nenhum restaurante, posto de combustível, hotel, lanchonetes, enfim em nenhum local na Argentina..."

Essa foi uma das primeiras lições que aprendi. Hoje na Argentina é fundamental que você leve dinheiro vivo (pode ser Real ou Dolar, embora, quanto mais vai descendo, mais facilidade terá se tiver Dolar). Pela situação econômica interna muitos locais não aceitam cartão ou quando aceitam se paga uma sobretaxa muito alta. Sem falar na diferença do cambio oficial para o paralelo. Na economia real o US$ vale, sem muito esforço para troca, entre 13 e 13,50 pesos enquanto no cartão a conversão será algo como 8,6 pesos por US$. Eu, infelizmente, não estava totalmente preparado para fazer toda a viagem pagando tudo em efetivo. Porém, como estive também no Chile, e lá não há esse problema, deu pra levar legal até o final.

"Se soubesse que o amigo iria poderíamos ter combinado algo e pescaríamos lá juntos..."

Talvez não conseguissemos pescar juntos já que eu tinha reservado com o Goma desde agosto. Mas, sem dúvidas, poderiámos ter trocado muitas informações.

Tenho acompanhado o Radales no facebook e vejo que ele guia muito na região do Limay.

Não conheci outros guias ou esquemas diferentes no Rio Grande mas creio que há outros guias independentes que pescam em outros trechos do Rio até a fronteira com o Chile, ou até mesmo no Chile. Mas realmente não tenho informação alguma sobre isso.

"Era só fotos deles com o pinguins..."

O que é uma delícia também. Se tiver com a familia não perca a oportunidade de incluir essas atrações no seu roteiro.

"Estou ansioso para voltar de carro para a Patagônia, rodar pelo Chile, atravessar a Cordilheira dos Andes ...

Quem sabe em uma próxima manteremos contato e as datas e rotas coincidam?"

Esse é um roteiro que também conheço relativamente bem pois em outra oportunidade atravessei a cordilheira em Mendoza, desci pelo Chile, fazendo a Carreteira Austral, até entrar novamente na Argentina para descer a Ruta 40. Se quiser alguma informação talvez possa lhe ajudar ok?

"não sei se o amigo pretende fazei isso novamente..."

Como lhe disse acima, já estive por 2 vezes de carro por lá. Então acho que de carro não vou mais voltar (quem sabe de moto???).

"Quantos dias vc levou para chegar em BH? A viagem de volta sozinho de carro foi entediante?"

Eu voltei direto fazendo em média 1000 km/dia. Assim levei 6 dias para chegar em casa. Como você está mais perto, pelo menos 1500 km, 5 dias é tranquilo. Quanto à viagem ser entediante isso é muito pessoal. Para mim não foi um problema ok

Na verdade pretendo voltar na próxima temporada e já deixei mais ou menos reservado com o Goma, ou em novembro ou em fevereiro. Isso devo confirmar até inicio de agosto. Mas, dessa vez, vou de avião pois só vou mesmo pescar.

É isso Edu,

Qualquer coisa estou à disposição

Obrigado pela participação

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns !!!! que belo relato, com certeza um dos mais bonitos e elucidativos que já li.

tai uma pecaria que quero fazer !! rsssss

tai um companheiro que quero ter...

Grande Narciso,

Não foi por falta de convite rsrsrsrs

Obrigado pelo post

Abraços

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Com a maior satisfação...

Podemos amadurecer a idéia sim.

Não tive sucesso com elas no Ewans, muitos, mas muitos ataques mesmo, mas sem fisgadas... hehehh da ponte para baixo.

Parabéns mais uma vez.

Abração!

Aulo

Beleza Aulo,

Vá amadurecendo a ideia e leve em consideração que, no começo da temporada (novembro/dezembro) a pescaria é com streamers e com possibiidade de Salmões. Já, a partir de Janeiro, se as condições de água estiverem como esse ano, a pescaria é mais fina, com ninfas pequenas e tippets compatíveis ok?

Eu, com certeza, pretendo voltar na próxima temporada

qualquer coisa vamos mantendo contato

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então Grande Mestre JF devido à questão do meu cartão acabei ficando mais tempo no Uruguai que tb tem locais bons para se conhecer, acabei conhecendo praticamente todo o Uruguai, voltei por Rio Branco divisa com Jaguarão, o Free Shop lá tem "muitas" lojas e gostei muito da estrutura que Jaguarão oferece!

Na minha opinião vale a pena conhecer somente o litoral do Uruguai, até Montevidéu, porém no litoral achei tudo muito caro por exemplo um crepe custava o equivalente a R$25,00 já no interior é tudo mais em conta porém a maioria das cidades são bem simples sem muitos atrativos mas o povo é bem hospitaleiro.

Qto ao cartão liguei p/ a operadora qd cheguei e me enviaram outro, por garantia já peguei outro cartão de outra bandeira, na próxima viagem se um não passar o outro passa!

Eu tb não levei muito efectivo, meu plano era pagar combustível e alimentação com cartão, hospedagem, compras, etc., em dólares e entre outros gastos como licença de pesca usar pesos.

Acabei usando o efectivo e como disse não quis arriscar "descer" até a Patagônia.

Tb aprendi muitas lições nessa viagem: levar dois pneus estepe, um galão p/ combustível (as retas são imensas, sem nada, sem postos, sem casas, só campo), levar dois gps (levei somente um cartão sd de backup com os mapas e pois), porém se o gps parasse de funcionar não adiantaria ter outro cartão, entre outros aprendizados.

Outro aprendizado e não menos importante é sobre a grana, na próxima viagem levo pesos somente para os pedágios e o resto em reais, em Buenos Aires consegui trocar no blue reais por pesos e dólares com ótima cotação, aqui além de pagar mais caro a cotação do dólar ainda paguei iof p/ o pt.

Sim o amigo tinha comentado que tinha reservado com o Goma, mas acho que não seria problema, acho que pelo menos por algum curto período poderíamos pescar juntos, mesmo pq o Radales tinha comentado comigo que me levaria p/ pescar em outros rios da região fora dos Lodges por isso o custo seria bem menor.

O Radales no momento está guiando no Limay , pelo que conversei com ele em breve ele voltará a morar em Villa la Angostura, atualmente ele mora em Buenos Aires e não vê a hora de voltar.

Estou pretendendo voltar, agradeço sua oferta e com certeza vou pedir informações para o amigo sobre rotas e locais de pesca!

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Grande Mestre e conterrâneo Luiz Almeida, ao Grande Mestre Odimir pelas dicas de locais de pesca e de hospedagem e um ESPECIAL OBRIGADO ao GRANDE Mestre e tb conterrâneo, o Big Boss Fausto que me passou informações e contatos de pousadas muito valiosas, inclusive coordenadas de ótimos pontos de pesca, sou muito grato a ele por isso mais grato ainda pelas preciosas coordenadas de locais para pescar.

A vontade de ir é grande, estou planejando e organizando uma nova ida, não sei qd, mas se possível pretendo ficar pelo menos um mês por lá.

Gosto muito de moto, sempre tive e fiz várias viagens, seria uma ótima ideia fazer uma viagem dessas de moto, porém não me arrisco mais a andar com moto no trânsito nem em estradas, minha última moto comprei em 2008 e vendi em 2011 com apenas 3.000 km rodados, sem contar a coluna que não é mais a mesma...

Forte abraço Mestre JF, fique com DEUS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza / Edu

Obrigado pelos comentários e, como de costume, sempre nesse tom poético/bem humorado que é uma delícia de ler.

Muitas histórias, estórias (afinal agora já fui incluido entre os mentirosos mais "australes" do planeta, como diz a placa da ASS de Caza e pesca de Ushuaia) e detalhes vão ficando para trás no relato, a não ser que me estenda demasiado, já que meu poder de síntese, já vi, não é muito desenvolvido rsrsrsrs.

De qualquer forma estou completamente à disposição dos amigos para, no que eu puder, responder à qualquer pergunta que possa complementar e enriquecer o tópico.

Abçs

JF

Só pode tá de gozação, né ? :laugh: .

Tua escrita é tão fantástica como as aventuras para as quais elas nos transportam. Certamente colocando-o como parceiro hiper qualificado do Tio Odimir, não apenas de épicas pescarias; mas principalmente de letras, nos livros que dele aguardam todos os acometidos pela febre das mayflies e afins aqui na terrinha.

:blush::blush: Minha ignorância e inexperiência compartilhada por meu pitaqueiro-"mor" ( já que , vez ou outra, ainda me surge, aqui, um fraldinha que nem pesca, mas querendo também por as manguinhas de fora.. :rolleyes: :laugh: ) , impõem , qdo não descuido, controlar a ansiedade e..., invés de perguntas ; ir às pesquisas :book: .

Partes dos dados questionados, na verdade estavam quase todos no texto. A inexperiência, e talvez a emoção da leitura, nos roubaram percepções. Seja de qdo ousaste acoplar à V. #6 uma "linha de 200 grains" pra desafiar algum vento ( parte de minha curiosidade satisfeita); seja pela expectativa das características/ modelos da vara ( capaz de bem corresponder a esta linha ) e materiais totais. Não por desejo ilusório de posse-imitação_ longe de meu perfil ; mas para maior compreensão da "dinâmica" total da pescaria , através das estratégias envolvidas. Fatos talvez facilmente vislumbrados apenas pelos experientes.

Entre tantas entrelinhas imediatamente perceptíveis aos experts, mas fugidias aos leigos como eu e família; por ex. a necessidade do "arremesso canhoto". Que só por hipótese relacionamos à necessidade de arremessos um tanto à montante à direita _ donde também pareceu-nos vir o vento maioria das vezes; sugerindo, talvez, que aproveitasses a água disponível à esquerda para construção dos avantajados D-Loops do S.Spay, nas varas de 2 mãos. Faz sentido ?

Reiterando,

Sinceras desculpas por eventual inoportuno. Sendo o acanhamento parcialmente superado pela curiosidade e encantamento que, além das perguntas, nos põem a reler e reler..rs.

abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Só pode tá de gozação, né ? :laugh: .

Tua escrita é tão fantástica como as aventuras para as quais elas nos transportam. Certamente colocando-o como parceiro hiper qualificado do Tio Odimir, não apenas de épicas pescarias; mas principalmente de letras, nos livros que dele aguardam todos os acometidos pela febre das mayflies e afins aqui na terrinha.

:blush::blush: Minha ignorância e inexperiência compartilhada por meu pitaqueiro-"mor" ( já que , vez ou outra, ainda me surge, aqui, um fraldinha que nem pesca, mas querendo também por as manguinhas de fora.. :rolleyes: :laugh: ) , impõem , qdo não descuido, controlar a ansiedade e..., invés de perguntas ; ir às pesquisas :book: .

Partes dos dados questionados, na verdade estavam quase todos no texto. A inexperiência, e talvez a emoção da leitura, nos roubaram percepções. Seja de qdo ousaste acoplar à V. #6 uma "linha de 200 grains" pra desafiar algum vento ( parte de minha curiosidade satisfeita); seja pela expectativa das características/ modelos da vara ( capaz de bem corresponder a esta linha ) e materiais totais. Não por desejo ilusório de posse-imitação_ longe de meu perfil ; mas para maior compreensão da "dinâmica" total da pescaria , através das estratégias envolvidas. Fatos talvez facilmente vislumbrados apenas pelos experientes.

Entre tantas entrelinhas imediatamente perceptíveis aos experts, mas fugidias aos leigos como eu e família; por ex. a necessidade do "arremesso canhoto". Que só por hipótese relacionamos à necessidade de arremessos um tanto à montante à direita _ donde também pareceu-nos vir o vento maioria das vezes; sugerindo, talvez, que aproveitasses a água disponível à esquerda para construção dos avantajados D-Loops do S.Spay, nas varas de 2 mãos. Faz sentido ?

Reiterando,

Sinceras desculpas por eventual inoportuno. Sendo o acanhamento parcialmente superado pela curiosidade e encantamento que, além das perguntas, nos põem a reler e reler..rs.

abç

Ilza,

Vamos ver se conseguimos esclarecer mais alguns aspectos do ponto de vista técnico

1 - Vara de uma mão

Em razão do vento o ideal seria usar uma linha sinking mais pesada, da ordem de 250 a 300 gr o que demandaria também uma vara mais pesada, tipo #8 ou 9. Porém, como o rio estava com pouca água, e os poços muito rasos, algo como 1,5 a 2,0 m de profundidade, qualquer linha dessas acabaria afundando muito e mais rápido do que o desejável. Assim, alem de prejudicar o trabalho da mosca, corriamos o risco de "agarrar" muito nos lodos e vegetação submersa.

Por isso a opção de linha com no máximo 200 (ou 150)gr, mais compatível com uma vara #6.

De qualquer forma uma vara rápida ou ultra-rápida ajuda muito, tanto pela linha sinking quanto para vencer o vento.

Não há muita chance, pelo menos para mim e nessas condições de anzóis e tippets muito delicados, de trabalhar um peixe desses sem uso da carretilha. Assim a carretilha deve ter um freio suave e sem trancos.

No meu caso eu usei uma vara Sage One #6 e uma carretilha Hardy Ultralite 5000DD

2 - Varas de duas mãos

Acredite, esse é um outro mundo com caracteristicas e complexidades próprias. Se você quiser ter uma ideia do que isso significa entre no site da RIO (rio fly line) e procure por Spey. Lá você terá algumas explicações sobre linhas, tipos de arremessos, configurador de linhas para diversas varas do mercado, etc...

,

O que posso dizer é que pescamos com varas 7/8 (uma de marca SPEY (marca mesmo) e outra de marca VISION), utilizando diversas configurações de linhas, desde float e intermediate até as sinking não muito pesadas, sinking com afundamento progressivo (existe isso mesmo nesse mundo, são linhas com densidades diferentes na própria linha), e por ai vai.

Quanto ao arremesso pela esquerda (canhoto) é porque, como o vento, via de regra, vem da direita, se você faz o cast usando a mão direita, no false cast o vento vai jogar a mosca no seu corpo. Assim, para resolver isso e usar o vento a seu favor, é necessário que os cast sejam feitos pelo seu lado esquerdo (ou seja,com a mão esquerda), seja na vara de uma mão (que para mim é muito dificil) quanto na de duas o que, depois de aprender um pouco, se tornou mais fácil.

qualquer dúvida continuo por aqui...

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gde. Mestre "Minerim...",

Embora só depois de meu últ post, tenhamos percebido umas coisinhas mais; tuas linhas, com tamanha solicitude e incrível didática :graduado: , ascenderam lâmpadas onde eu enxergava à luz velas...rs. :mestre: Filmagens desta aventura, tanto quanto daquela no Alaska, seriam revistas inúmeras vezes para deleite "e aprendizado" dos aficionados...

Qto Spay ( Switch, e afins); vez ou outra fuço um cadinho, com toda minha limitação linguística e outras . Muito me atrai pela suposta redução de esforços no uso da alavanca/02 mãos, ainda que considerando o peso dos petrechos. Breve deveremos improvisar algo inicialmente rústico-bruto-tabajara por aqui, até quem sabe chegarmos a alguma prática futura.

Muitíssimo grata por toda atenção;

reiterando minhas desculpas por algum abuso e o trabalho demandado. :blush:

Gde abç, extensivo à animada parceira/pescadora dos cabelos cacheados :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Orzil,

Grande alegria você, que anda absolutamente sumido, aparecer por aqui.

Essa é uma pescaria que, tenho certeza, você iria gostar.

Quando vamos pescar juntos novamente?

Abraços

JF

Zé, tem mais de um ano que não pesco só trabalhando! Vamos marcar sim qualquer dia nem que seja uma ida a Três Marias. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Opa Zè nao è facil parabenizar una aventura como issa.

Parabens!!! Parabens!!! Parabens!!!

Antes de todos a tu linda familia que saludo con un fuerte abraço e que te acompagnò en la primera parte del viaje.

Despues para el “coraje aventurero” que te ha permitido llegar hasta my queridissima TdF, para enfrentarte con una de las zonas mas dificiles para los mosqueros de todo el mundo, mas aun sozinho.

Mas tambièn para haber demostrado de ser capaz de adaptarte a nuevas situaciònes e ganar encontra de muchas dificultades.

Y supuestamente para el grande exito que tuviste en la pescaria.

Pienso que haora si tienes entendido todo lo que hemos discutido y hablado sobre TdF .

No es facil pescar en rio Grande indipendentemente da sacar pescado o nao sacar que, para my forma de entender la pesca en la zona, nao es lo mas importante.

Mas bien todo lo contrario!!!

Para lograr pescar a buen nivel, sin tener que esperar en la suerte, es sumamente importante conocer bien TdF.

La primera cosa que tu tenias que aprender haora ya la aprendiste con El Goma.

Sus palabras ....” tu no puedes ganar este viento, tiene que ser tu aliado”

SABIAS PALABRAS!!!

Por eso mismo yo hice, hace mucho tiempo, un relato en PIPAM con el titulo;

Terra do Fogo o Reino de Eolo?

-Eolo rei de los vientos na antigua Grecia-

Pescar en un rio como esto necesita tambien un profundo conocimiento de las zonas.

Pero esso è trabajo de guia, aunque yo nunca hice pescaria con guia porque en Chile tiene la posibilidad de llegar sozinho al rio.

Ser capaz de arremesar y manobriar tambien lineas mucho pesadas, quando el rio trae mucha agua, tambien pescar con moscas pequenhas y lineas mas livianas en quanto necessario, entender la pesca con ninfa que no es arremesar e recolher.....y mucho mas.

Muchas veces el rio se pone “taccanho e avarento” por varios dias.

Entonces como nos sentimos, buenos o malos pescadores ?

O es solamente un echo de suerte o mala suerte?

Tambien tiene temporales de viento que no te permiten salir y pescar, yo tuve que quedarme en la casa por quatros dias sin salir con un viento de 160Km/h.

medida tomada por la pista de aterizaque de Pampa Guanaco –Chile-

Considerando todo esto, y peor aun se nos consideramos grandes pescadores solamente por lo que sacamos, è mejor nunca ir hasta TdF.

Bueno Zè alem disso, casi me desmaio en verme en esta foto que me trajo muchissimos requerdos.

Te agradezco eres un verdadero Amigo.

Agora sim posso falar o que tinha guardada a muito tempo.

Bemvindo meu irmao junto a tudos os pescadores “mentirosos” da TdF.

Abraço

MRS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.