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Tutorial Beadheads - Parte 2 - Características e relação com os anzóis


Jost

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  • Moderador

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INTRODUÇÃO

Na primeira parte do tutorial sobre beadheads (http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10851&page=1"]http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10851&page=1) comentamos sobre a história e teorias de seu funcionamento. Nessa segunda parte trataremos de assuntos relacionados às características das beadheads e as relações entre elas e os anzóis. Como cada um deve se ater apenas ao que conhece, a fim de conferir propriedade àquilo que transmite, as considerações e técnicas abaixo descritas são restritas às beadheads metálicas, que são as que uso em grande quantidade nas minhas ninfas. Muito embora existam beads transparentes e translúcidas em materiais diversos (vidro, plástico, acrílico, etc.), elas não serão abordadas nesse tópico, visto que, no geral, as razões de seu uso diferem consideravelmente do uso das beadheads metálicas, assim como as técnicas de atado.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Como vimos na Parte 1, beadheads são contas metálicas, perfuradas ou vincadas, cuja inclusão no atado de uma mosca visa primordialmente fazer com que essa possa afundar mais rapidamente na coluna de água. Secundariamente, o brilho ou coloração das beadheads, por diversas razões de fundo biológico e comportamental, parecem ser um gatilho eficiente para iniciar o ataque dos peixes. Isso posto, o uso de beadheads somente faz sentido em iscas de fundo, como ninfas, streamers, midges e coisas similares.

As beadheads atualmente vendidas como material de atado não são miçangas comuns, apesar de parecerem com elas e de que elas podem ser utilizadas como material de atado alternativo, em uma emergência. As beadheads possuem um orifício pequeno de um lado e um orifício escariado (alargado) do outro, cuja finalidade é permitir que a ela contorne a curva do anzol sem haver a necessidade de alterar essa curva e enfraquecer estruturalmente o anzol. Em um procedimento normal de atado, a ponta do anzol deve ser sempre inserida primeiro no orifício menor da beadhead, de forma que o orifício escariado fique virado para trás no momento do atado. Essa característica pode ser vista nas fotografias abaixo.

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(A) fotografia mostrando a diferença no tamanho dos orifícios de uma beadhead: à esquerda o menor e à direita o escariado. O anzol deve sempre entrar pelo orifício menor (no atado normal);

(B) vista lateral de uma beadhead, mostrando que ela não é perfeitamente esférica. O lado com o orifício escariado é mais achatado (no caso da foto está virado para cima).

Quanto ao material de que são feitas, atualmente as beadheads metálicas são produzidas basicamente em (1) latão, (2) aço e (3) tungstênio:

  1. As mais comuns e baratas são as confeccionadas de latão, visto que o material de partida é relativamente pesado e barato. Após sua produção, elas geralmente são submetidas a algum tipo de procedimento de eletrodeposição para ficarem, por exemplo, douradas, prateadas ou acobreadas, ou submetidas a procedimentos de pintura. Algumas delas são vendidas sem tratamento químico ou pintura por preços muito acessíveis, mas quem as adquire deve ter em mente que elas provavelmente perderão o brilho com razoável facilidade, especialmente se a isca for utilizada em ambiente de água salgada;
  2. Relativamente raras e caras, é possível encontrar beadheads de aço inoxidável para ambientes aquáticos agressivos, mas, no meu entender, o custo benefício não é viável;
  3. Confeccionadas em material quase três vezes mais denso que o latão, o que supostamente aumenta a velocidade de afundamento, as beadheads de tungstênio inundaram o mercado alguns anos atrás. Também são comercializadas em vários tons metálicos e pintadas, com a única desvantagem do custo, que é cinco vezes superior às de latão.

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Beadheads de latão. Da esquerda para a direita: pintada de laranja, metalizada preta, acobreada, pintada de preto fosco, dourada.

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Três beadheads em diferentes materiais. Da esquerda para a direita: latão com recobrimento dourado, latão nu e tungstênio sem recobrimento.

BEADHEADS E ANZÓIS

As beadheads são comercializadas em diferentes tamanhos, geralmente em frações de polegada, variando de 1/16" (1,6mm) a 1/4" (6,4mm). Um mesmo tamanho de beadhead pode ser utilizada por vários tamanhos de anzóis e o inverso também é verdadeiro, ou seja, um mesmo tamanho de anzol pode utilizar vários tamanhos de beadheads. O que vai nortear o casamento entre um determinado tamanho de anzol/beadhead é o design da isca concebida pelo atador, mas a tabela abaixo serve como guia para as relações mais comuns entre o tamanho da bead e o tamanho do anzol. Não são comuns as beadheads em tamanhos métricos (milímetros), mas no caso do atador tropeçar com esse tipo de coisa, a tabela abaixo também ajuda a decidir qual tamanho utilizar para um determinado tamanho de anzol. Cabe ressaltar que a tabela abaixo aplica-se melhor a anzóis de comprimento padrão (1X long).

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O fato do mesmo anzol poder ser utilizado com diversos tamanhos de beadheads pode trazer vantagens para o atador/pescador como, por exemplo, poder atar um mesmo tamanho crítico de ninfa com mais ou menos peso utilizando beadheads diferentes. A fotografia abaixo mostra três ninfas atadas no mesmo anzol (Tiemco TMC 3761 #14) com três tamanhos distintos de beadheads (3/32" --> 7/64" --> 1/8") de latão sem acabamento. Note-se que o perfil da ninfa fica basicamente idêntico e que o tamanho da beadhead não interfere no gap do anzol, de modo que o resultado final são três ninfas de mesmo tamanho com velocidades distintas de descida pela coluna de água. Essa consideração também pode ser relevante se você estiver na dúvida em adquirir beadheads de tungstênio, que são bem mais caras: você pode experimentar atar ninfas com beadheads de latão acima do tamanho "normal". Por fim, se você estiver na beira de um rio com seu kit de atado de viagem e não tiver muitas opções de beadheads e materiais de lastro, essa flexibilidade na relação entre as beads e os anzóis pode ser útil na hora de improvisar algo.

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TMC 3761 #14 + BH 3/32"; + BH 7/64"; + BH 1/8"

Ainda nessa questão do design da mosca, existem anzóis específicos para o atado de ninfas e wets, cujos arames são mais grossos que o normal (portanto mais pesados), tais como os Mustad 3908 e R70 ou os Tiemco TMC3761, TMC3769 e TMC9300. Haja visto que o objetivo da inserção de uma beadhead é para fazer a mosca afundar mais rapidamente, usar um anzol desses no design de uma mosca pode ser um diferencial. Além disso, anzóis longos, tais como TIEMCO TMC200R ou Mustad 80050BR, de haste curvada, ou TMC9395 e Mustad 9674, para streamers, comportam design de moscas com beadheads grandes e fora da curva normal de relação beadhead X anzol.

COMPRANDO BEADHEADS

Na hora de adquirir beadheads, geralmente todas essas informações acima descritas constam dos rótulos das embalagens nas quais são vendidas. Abaixo, à esquerda, uma embalagem da marca Cyclops, comercializadas pela Wapsy, mostrando as informações relevantes (quando as beadheads da Cyclops são de tungstênio isso aparece claramente no rótulo, logo essas são de latão), e à direita uma embalagem com rótulo genérico vendida por uma grande quantidade de flyshops ao redor do mundo.

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É possível adquirir beadheads "a granel", por exemplo via eBay. No entanto, cabe a você, comprador, ficar atento às dimensões e materiais de que são feitas, bem como estar ciente de que se as beadheads forem muito baratas, você provavelmente estará comprando material em latão sem acabamento. No caso de atar para lambaris e trutas, por exemplo, o fato da mosca ser utilizada em água doce não compromete demasiadamente o latão nu da beadhead sem acabamento e seu brilho dura bastante. No entanto, se seu alvo for peixes de água salgada ou salobra, sugiro investir em beadheads de melhor qualidade, que manterão o brilho por muito mais tempo.

QUAL BEADHEAD ADQUIRIR?

Então você deseja testar se as tais beadheads funcionam! :bs-aplauder:

O problema agora é como decidir o que adquirir? :wacko2:

Minha sugestão é um conjunto de passos bem simples e que não envolvem um grande custo, para quem está iniciando e apenas deseja experimentar:

  1. Primeiro escolha um tipo de ninfa para atar. Não precisa ser nada complexo, mas se for um modelo comprovadamente eficiente e que contenha receitas pela internet, tanto melhor, pois facilita a vida do atador ter um vídeo para seguir;
  2. Determine em que tamanho de anzol você vai atar isso. Minha sugestão inicial são anzóis pequenos (#14 ou #16), pois esses tamanhos de ninfas geralmente são muito efetivos;
  3. Utilizando a tabela de Beads X Anzóis lá em cima, determine o tamanho de bead ideal para sua ninfa;
  4. Escolha o tipo de acabamento que você deseja. Minha sugestão inicial é um dourado clássico;
  5. Então, adquira apenas um saquinho com 20-25 dessas beads, de preferência em latão, que é mais barato (ou peça umas 3 ou 4 para alguém que tenha! :okok:);
  6. Ate suas ninfas usando as técnicas que serão descritas na Parte 3 do tutorial;
  7. Vá pescar :D

Se você achar que o experimento valeu à pena, ou seja, se pecar com ninfas mostrou-se efetivo e prazeroso, um segundo passo pode consistir em experimentar outros tamanhos e modelos de moscas, bem como beads em outros materiais e acabamentos. Pescar com ninfas lastreadas com beadheads (ou outras moscas como streamers e midges) é todo um universo dentro do fly e, para quem gosta, é um imenso laboratório a se explorado.


Com isso terminamos essa breve abordagem sobre as características físicas das beadheads e as relações de tamanho entre elas e os anzóis.

Clique aqui http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10865&hl= para ir para a terceira e última parte do tutorial, mostrando algumas técnicas de atado com beadheads.

Obrigado por ler até aqui :)

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  • Patrono

Obrigado Jost.

Já esclareceu uma duvida que eu tinha sobre que tamanho comprar. Ta excelente esse trabalho. Se voce continuar a produzir material nesse nível vamos ter que publicar um livro.

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  • Moderador

Valeu moçada.

Trata-se somente de um alinhavo que pode ajudar muita gente que, como eu, não tinha ou não sabia onde consultar. O MDR é pra isso... :ok:

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  • 2 semanas depois...

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