Ir para conteúdo

[ENQUETE] Tenkara, participem!


  

30 votos

  1. 1. Fazem 5 anos que a tenkara chegou ao ocidente, você acha que...

    • Tenkara é só um modismo e logo irá desaparecer.
      3
    • Acho interessante, um dia quero experimentar.
      14
    • Experimentei e não me adaptei.
      0
    • Tenkara é um estilo de pesca com mosca com princípios sólidos e veio pra ficar.
      13


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:cool2:

A opinião dos amigos é muito importante, participem.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Concordo com o que o André disse. Não acho que o Tenkara seja um estilo de pesca com mosca, mas sim uma modalidade própria, sua origem remonta a mais de dois séculos e não foi originada do flyfishing, desenvolveu-se para atender a condições peculiares dos ambientes de seu país de origem (Japão), talvez tenha incorporado aos seus equipamentos ao longo dos últimos anos alguns conceitos do flyshing, mas isso não diminui a qualidade da sua técnica e nem dilui a sua identidade própria. Tenho muita simpatia pela modalidade e pretendo me dedicar a ela também num futuro próximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Concordo com o que o André disse. Não acho que o Tenkara seja um estilo de pesca com mosca, mas sim uma modalidade própria, sua origem remonta a mais de dois séculos e não foi originada do flyfishing, desenvolveu-se para atender a condições peculiares dos ambientes de seu país de origem (Japão), talvez tenha incorporado aos seus equipamentos ao longo dos últimos anos alguns conceitos do flyshing, mas isso não diminui a qualidade da sua técnica e nem dilui a sua identidade própria. Tenho muita simpatia pela modalidade e pretendo me dedicar a ela também num futuro próximo.

Gilberto é por aí, só discordo um pouquinho, apesar de respeitar tua opinião, quanto a tenkara não ser pesca com mosca. Mas que isto sirva para aprimorar nossos conhecimentos.

A propósito o fly como o temos hoje é que parece ter se originado de técnicas similares à da tenkara, pois as carretilhas me parece que só apareceram no século XVII, apesar de algumas gravuras chinesas mais antigas.

Um dos primeiros relatos que existem a respeito de pesca com mosca feito ao redor de 200 D.C. praticamente mostra uma pesca de tenkara com vara e linha do mesmo comprimento. Este relato é feito por AElian em seu AElian's Natural History, traduzido para o ingles.

Vide link: http://www.flyfishinghistory.com/aelian.htm

Só para a gente aprender um pouco mais, pois esse eu ainda não tinha visto e repasso aos amigos.

Gilberto, espero ver você em breve brincando com uma tenkara também. Pode ter certeza que é diversão garantida.

Grande abraço

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gilberto é por aí, só discordo um pouquinho, apesar de respeitar tua opinião, quanto a tenkara não ser pesca com mosca. Mas que isto sirva para aprimorar nossos conhecimentos.

A propósito o fly como o temos hoje é que parece ter se originado de técnicas similares à da tenkara, pois as carretilhas me parece que só apareceram no século XVII, apesar de algumas gravuras chinesas mais antigas.

Um dos primeiros relatos que existem a respeito de pesca com mosca feito ao redor de 200 D.C. praticamente mostra uma pesca de tenkara com vara e linha do mesmo comprimento. Este relato é feito por AElian em seu AElian's Natural History, traduzido para o ingles.

Vide link: http://www.flyfishinghistory.com/aelian.htm

Só para a gente aprender um pouco mais, pois esse eu ainda não tinha visto e repasso aos amigos.

Gilberto, espero ver você em breve brincando com uma tenkara também. Pode ter certeza que é diversão garantida.

Grande abraço

Jorge

:):):)

Entendi sua observação Jorge. Talvez eu tenha me expressado mal, o que eu quis dizer é que o Tenkara não se originou de uma simplificação da pesca com mosca, mas que é um estilo próprio. De qualquer forma, o importante é a diversão e o prazer que a modalidade proporciona e tenho certeza que vou gostar de praticá-la. Obrigado por agregar mais informações! :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Durante muitos séculos, em várias partes do planeta, se praticou a pesca com o sistema vara/linha/mosca.

Com o adevnto da carretilha o sistema foi sendo gradativamente

sudstituido e abamdonado, a excessão foi o Japão e a Italia.

Na Itália um destes sistemas conhecido como Valssesiana se manteve inalterado e praticado até os dias de hoje tal como era praricado séculos atrás, usando as mesmas varas pesadas, linhas, e moscas. No Japão, o sistema foi mantido e melhorado. As varas de bambú foram substituídas por varas telescópicas de carbono, as linhas de seda ou crina de cavalo tricadas por nylon ou fluorocarbono. Lá desenvolveu-se uma industria sobre o sistema. E é por esse apego dos nipônicos a manter e melhorar a tradição que conhecemos tal sistema como tenkara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ao pescar de Tenkara sinto-me um pescador mais primitivo, com as limitações e recursos que a técnica oferece. Não sei explicar muito bem, mas sinto-me feliz da mesma forma que me senti quando meus tios e irmão me levaram pela primeira vez para pescar lá pelo final dos anos 60, foi paixão imediata e agora consegui resgatar essa mesma sensação. Se eu me sinto assim tão feliz, então não vejo nada de errado. :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tudo é uma questão de "satisfação pessoal"

Eu me satisfaço com fly fishing kkkkk

E se mais pessoas se satisfazem com Tenkara, a tendência será perpetuar por muito tempo, assim como em qualquer outro meio de pesca.

Achei legal os ocidentais valorizarem o Tenkara, no Japão difícil achar jovens com Tenkara, a maioria estão no convencional e depois fly fishing... Alguns amigos japoneses acreditam que Tenkara é para aqueles que ainda não aprenderam fly fishing....

Queria ver os ocidentais tentarem pescar igual se pesca AYU kkkkkk

Ocidente venera oriente e vice-versa kkkkk

Satisfação pessoal é o que nos une.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu fico pegando no pé dos amigos que pescam de Tenkara, mas eles parecem gostar, de modo que para mim isso é o que importa.

Quanto a mim? Bem, devo confessar que o fly ainda é um universo a explorar e aprender, de forma que não vejo a necessidade e não tenho energia para abrir uma digressão no meu modo de pesca para tentar outras coisas (no momento). Tenho muitas e muitas coisas a experimentar no fly ainda :)

Estou aqui escrevendo pq não existe a opção: Não conheço o Tenkara

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já que querem ouvir opiniões, vamos lá:

Comparo a tenkara ao triciclo que junta a parte ruim do carro com a parte ruim da moto.

Porém respeito quem gosta de triciclos e tenkara.

Mau, já que o triciclo junta a parte ruim do carro e a da moto, a tenkara, na tua opinião, junta a parte ruim de que com qual outra ruim?

Apenas para clarear as idéias aqui.

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Em tempo, acho que é bastante provável que meus meninos começarão pelo Tenkara, se quiserem pescar de fly... andei pensando nisso enquanto pescava com strike indicator e linha curta, esses dias... :hum:

É a chance de pescarem de mosca sem terem o complicador do arremesso e strip. Isso os tornará livres do pai chato mais rapidamente, quero crer...

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou responder aqui pois não consegui escolher nenhuma das respostas da enquete : O Tenkara não me desperta interesse . Mesmo assim não acho que seja pior ou melhor do que outras modalidades , como disseram, o que importa é a satisfação de cada um seja com o equipamento que for .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como iniciante, gostei muito de ter usado.

Tive a oportunidade de pescar alguns Lambaris o que me deu ótimas recordações da infância !!!!!

Acredito ser mais uma modalidade de pesca com mosca que veio pra ficar. :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O que o Gilberto observou, de que o Tenkara tem uma linhagem diferente do Fly, é apenas fato. E na verdade um ramo do Fly, mais exatamente o Fly de competicao, é que está convergindo para o Tenkara. Vide a proeminência da técnica chamada "Ninfa Tcheca" e a crescente importancia da técnica chamada "Ninfa Francesa" no mundo das competicoes da FIPs Mouche ( http://www.fips-mouche.com).

A razao é simples, na competicao os caras estao interessados em pegar o maior numero de peixes. É óbvio. Mas o que talvez nao seja tao óbvio é que o mais importante pra se pegar mais peixe é a apresentacao da mosca. E a apresentacao do Tenkara, assim como da "Ninfa Tcheca" e da "Ninfa Francesa", é superior à do Fly tradicional. As competicoes provam isso.

Para um vislumbre das técnicas que estao sendo cozidas no mundo do Fly competitivo, leia este livro que acabou de sair do forno (outubro de 2014). O autor é um ex-membro do time nacional ingles de Fly.

http://www.amazon.com/Presentation-Fly-Fishing-Definitive-Advanced-Techniques/dp/0719806992/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1418149354&sr=8-1&keywords=Presentation+Fly+fishing&pebp=1418149356642

O assunto é polemico. Mas inescapavel.

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

a apresentacao do Tenkara, assim como da "Ninfa Tcheca" e da "Ninfa Francesa", é superior à do Fly tradicional. As competicoes provam isso.

Como novato na modalidade percebi isso com certeza, a quantidade de peixes capturados aumentou e ainda estou aprendendo as técnicas usadas. Tenho muito o que aprender com Tenkara e a diversão é das boas. :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho isso tudo muito subjetivo! :huh:

O que é Tenkara? É a pesca só com vara de mão?

E o que é fly? É a pesca com vara e carretilha? Spey é fly, ou é ainda outra coisa?

De toda forma, penso que tudo é pesca com mosca, dado que a definição primordial ainda prevalece, é uma técnica de pesca na qual a isca (mosca) é levada até o peixe através do peso da linha. E usa-se (com alguma variação) moscas em todos esses "estilos" (Tenkara, Fly, Spey).

Lembrem-se também de que a proposta do debate, pelo menos pelo que entendi, trata da "volatilidade", se é modismo ou não, se veio ou não pra ficar, não se está pondo em questão se é ou não pesca com mosca. Se usa mosca, é pesca com mosca, ponto! :yes:

E também não se está analisando a adoção dessa ou daquela técnica em condições específicas, estamos falando de captura de peixes de maneira genérica.

Senão vejamos, assim como não se usa (em condições normais) equipamento de fly (vara e carretilha) para a pesca de pargos, namorados, chernes, da mesma forma não vejo como usar Tenkara para pescar bonefish. Assim, entendo que não há como comparar esses "estilos" (se convencionarmos os chamar dessa forma) ainda ques sejam usados na captura da mesma espécie.

Uma coisa é uma coisa e a outra coisa é outra coisa e ambas são pesca com mosca! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que o Gilberto observou, de que o Tenkara tem uma linhagem diferente do Fly, é apenas fato. E na verdade um ramo do Fly, mais exatamente o Fly de competicao, é que está convergindo para o Tenkara. Vide a proeminência da técnica chamada "Ninfa Tcheca" e a crescente importancia da técnica chamada "Ninfa Francesa" no mundo das competicoes da FIPs Mouche ( http://www.fips-mouche.com).

A razao é simples, na competicao os caras estao interessados em pegar o maior numero de peixes. É óbvio. Mas o que talvez nao seja tao óbvio é que o mais importante pra se pegar mais peixe é a apresentacao da mosca. E a apresentacao do Tenkara, assim como da "Ninfa Tcheca" e da "Ninfa Francesa", é superior à do Fly tradicional. As competicoes provam isso.

Para um vislumbre das técnicas que estao sendo cozidas no mundo do Fly competitivo, leia este livro que acabou de sair do forno (outubro de 2014). O autor é um ex-membro do time nacional ingles de Fly.

http://www.amazon.com/Presentation-Fly-Fishing-Definitive-Advanced-Techniques/dp/0719806992/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1418149354&sr=8-1&keywords=Presentation+Fly+fishing&pebp=1418149356642

O assunto é polemico. Mas inescapavel.

Carlos, realmente o assunto é polêmico. mas para ninfar a tenkara é insuperável principalmente em águas pequenas ou não muito grandes.

Fizemos vários desafios com amigos, sempre nos mesmos pontos, na serra caterinense, e os resultados com capturas de até 10 trutas, sempre variando de 6 a 4 até 9 a 1 para a tenkara. É claro que envolve também a habilidade do pescador mas..................

Obrigado por nos presentear com mais conhecimentos e recentes.

Abraços

Jorge Pozzobon

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lembrem-se também de que a proposta do debate, pelo menos pelo que entendi, trata da "volatilidade", se é modismo ou não, se veio ou não pra ficar, não se está pondo em questão se é ou não pesca com mosca. Se usa mosca, é pesca com mosca, ponto! :yes:

Tens razao, André. Mas prá ser sincero, eu nao tenho uma opiniao totalmente formada sobre o assunto. Eu nunca pesquei com Tenkara. Eu expus, digamos, certas preocupacoes que emergiram da leitura do livro que indiquei no post ( falta só um capitulo).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Carlos, realmente o assunto é polêmico. mas para ninfar a tenkara é insuperável principalmente em águas pequenas ou não muito grandes.

Fizemos vários desafios com amigos, sempre nos mesmos pontos, na serra caterinense, e os resultados com capturas de até 10 trutas, sempre variando de 6 a 4 até 9 a 1 para a tenkara. É claro que envolve também a habilidade do pescador mas..................

Oi Jorge,

é claro, há que se contextualizar aquele post à pesca de truta e grayling. Mas nao ao tamanho do rio :), segundo o autor da referida obra. Alias, um aspecto claramente superior do Fly é o uso da carretilha, porque nao me agrada nem um pouco esta estória de "quando o peixe corre, voce corre".

[]'s

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se usa mosca, é pesca com mosca, ponto! :yes:...

...Uma coisa é uma coisa e a outra coisa é outra coisa e ambas são pesca com mosca! ;)

:):):)

Considerando a isca que se usa nos dois métodos vc está certo, André.

Blatt, perdoe-nos se desviamos o foco do tópico. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alguns amigos acham que usar 22 pés de leader é difícil kkkk Sugeri ao Jost usar uma linha colorida como indicador nas pescarias com ninfa ao invés das boinhas kkkk Quando vamos fazer uma pescaria de trutas?? kkkk Vou mostrar minhas "trapaças" de fly fishing/tenkara kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como disse, tenho muito o que aprender sobre o fly. A pergunta é até que ponto vc consegue aprimorar sua técnica e aumentar o número de capturas, que é o meu objetivo primordial... e até que ponto vc está disposto a estudar e treinar para aprimorar sua técnica.

Eu acho que dominar as minúcias de uma técnica ao ponto da maestria é uma coisa muito estimulante.

Tenkara pega muito peixe (e as outras técnicas de linha curta - Czech e French Nymphing)? Aparentemente sim... mas essa é a única coisa que vocês tem a dizer sobre a técnica? Peixe por peixe um dia eu peguei 73 trutas no Malleo com ninfa única no swing longo. Número impressionante para aquele rio... mas o que isso diz da minha técnica? Não muita coisa.

Eu acho que existem lições que podem ser por mim absorvidas do Tenkara para minhas ninfagens no fly e é nessas sutilezas que estou interessado... mas não interessado a ponto de investir o meu tempo nessa modalidade, embora interessado o suficiente para observar e conversar detalhadanente sobre o assunto com o Fausto.

Se vc é pescador de Tenkara e não sabe me dizer esses detalhes de apresentação que fazem a diferença entre as duas técnicas, lamento, mas vc tá me fazendo perder tempo e tá caçoando da meu estilo de pesca sem saber o que faz o seu mais eficiente.

Enfim, sempre fico desconfiado com esse tipo de conversa do tipo "meu pau é maior e melhor que o seu" :dry:

Independente disso tudo, acho que o Tenkara tem seu conjunto de ideias e técnicas e que isso é um patrimônio próprio dessa técnica minimalista. Nesse sentido, para aqueles que curtem, é um modo de vida igual ao fly, tão apaixonante quanto e por isso mesmo perene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

acho que a modalidade" tem cara" de vir para ficar

mas, pessoalmente não me atrai

gosto de ver a carretilha liberando linha

gosto da possibilidade de pescar perto e longe com o mesmo equipamento

gosto do casting

enfim, acho o fly bem mais completo e cheio de possibilidades

:mestre:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O fato é que o Fly Fishing é muito abrangente, utiliza-se desde pesca de marlin, olhetes, tarpon, shirame(trutinha japonesa que se pesca na seca anzol #28 a #32 no mínimo 20m do pescador), tucunaré, dourado etc...

O tenkara foi desenvolvido para pescar nos riachos japoneses, nesta situação ESPECIFICA, é muito eficiente nas mãos de um bom pescador, eu já guiei pescadores que tentaram usar tenkara nos rios da Nova Zelândia, CLARO que pegaram kkkk mas não as trutas marrons ou arco-íris grandes... O Tenkara não proporciona uma apresentação na distancia requerida para evitar espantar uma truta "dona do feeding point".

O Tenkara, bem utilizado, proporciona uma excelente escola de como pescar com uma vara de fly no Rio Macaé de Cima, por exemplo, pois para ser bem pescado naquela situação, arremesso longos só prejudica a pescaria em si. Obviamente que no Tenkara não da para fazer um roll cast do outlet do pool colocando a isca 20m acima no inlet, típico daquela parte bem abaixo da barragem do hotel São Jorge(nem me lembro mais do nome do hotel kkk) mas o principio do tenkara é o que um pescador de fly deveria saber para pescar bem no Macaé de Cima.

De 1998 a 2004 passei varias semanas tentando pescar os gigantes striped marlin no Fly no norte da Nova Zelândia, muitos pescadores convencionais acham uma pescaria desproporcional, quem gosta de fly fishing entende o que é pescar com o equipamento que gosta. Este sentimento de desproporcionalidade é o que eu sinto quando vejo alguém pescando de tenkara em lagos ou rios grandes com peixes grandes.

Mas vem aquele sentimento de paixão pelo equipamento/modalidade que a gente sente quando se propõe a pescar e entendo os amantes do Tenkara...

Editado por Gerson Kavamoto
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenkara, como qualquer modalidade, tem seus próprios encantos e é natural que alguns se sintam atraidos pra esta ou aquela enquanto outros não.

Pra mim a característica que mais me atrai nesta modalidade e justamente aquilo que a maioria critíca; SUAS LIMITAÇÕES!

Sim, vcs leram direito, o fato de não ter um sistema de freio e reserva de linha é o que torna a modalidade desafiadora e encantadora.

O equipamento pela sua limitação acaba exigindo que o pescador seja mais criativo no seu aproach.

A pescaria, pelo tamanho curto de vara e linha, 90% do tempo é feita no visual e isso por si só jah mexe com meus instintos. Isso exige aproximação cuidadosa pois se vc vê o peixe as chances são de que ele também jah tenha le visto.

Outra limitação é a ferrada, sempre com a vara, então tem q se estar atento ao ataque do peixe a isca ou, caso a isca esteja afundada, tem que se redobrar a atenção e observar os movimentos da linha.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Optei pela ultima questão pois pelo menos para mim é assim.

Curiosamente esta modalidade acabou me introduzindo no mundo da Pesca com Mosca onde me aproximou também ao Fly.

Não me importo se sou o melhor em que, mas sim que posso ser regularmente bom em varias modalidades de Pesca Esportiva e em cada uma utilizando suas vantagens.

Curiosamente na Tenkara, foi a onde mais emoções e ações de pesca eu tive.

Curiosamente nunca fui de peixes grandes porem na Tenkara obtive meus melhores estremos salvo proporções.

Pesca para mim é Emoção e Peixe e Troféus são meros detalhes :ok:

OBS: Aqui em Natal, depois de Carlos, acho que sou o que mais equipamentos Tenkara tem :nana: rsrsrsrsrsrsrs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em tempo, acho que é bastante provável que meus meninos começarão pelo Tenkara, se quiserem pescar de fly... andei pensando nisso enquanto pescava com strike indicator e linha curta, esses dias... :hum:

É a chance de pescarem de mosca sem terem o complicador do arremesso e strip. Isso os tornará livres do pai chato mais rapidamente, quero crer...

Ainda não comecei a pescar usando a técnica/equipamentos da Tenkara, mas tenho muita curiosidade para pescar dessa forma. Adquiri meus equipamentos esta semana e vou recebê-los no início de janeiro.

Tenho a mesma impressão que o Jost, em termos de meus filhos passarem pela Tenkara antes de iniciarem o Fly. Tanto meu menino, o MiniBigGuilherminho, de 10, quanto a Maria Clara de 6, já passaram do primeiro estágio e não preciso mais convidá-los para pescar... já vem com tudo.

O Gui já arremessa bem (para a idade) no Bait e adora as iscas de superfície.

Maria Clara não arremessa, mas já trabalha a isca, o peixe e retira a captura do anzol (sem farpa)

Comprei uma vara menor de Tenkara há 2 meses para eles tentarem... por isso estou usando pedaços de linha de fly para já ir acostumando a molecada... vamos ver em janeiro

BigAbraços do BiG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu acredito piamente que quem começa com tenkara e passa pro fly posteriormente se torna um mosqueiro melhor. Explico: Com a limitação do equipamento tenkara, a pessoa naturalmente muda seu aproach no que tange aproximação do pesqueiro, apresentação e trabalho de isca. Ao invés de vc fazer um arremesso de 30 metros de uma margem a outra do rio e espantar todos os peixes nesse intervalo, o pescador se vê forçado a, mentalmente, dividir o rio em trechos menores e explora-los de maneira mais sucinta. Pelo menos comigo foi assim, mesmo quando pesca no mar tento dividir aquela imensidão em "tramos" de 8 metros de largura (que é media dos meus casts com tenkara). Tenkara ME ensinou a valorizar melhor a água que está em baixo do meu nariz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

BigBlatt,

..

Lendo você mencionar o uso da Tenkara no mar, lembrei que vi exatamente isso lá em Canavieiras, na Bahia, os caras usando "Tenkara Baiana" :-) que consistia de uma vara longa de bambu, sem carretilha, com uma linha de, aproximadamente, 1 vez e meia o tamanho da vara e de isca variavam entre camarão, camarão vivo, camarão artificial e uns peixinhos (acho que vivos).

Os caras vinham com as canoas e "apresentavam" a isca dentro das galhadas, onde queriam ... e só tiravam robalos grandes.

Sei que não é a mesma coisa, mas lembrou... agora lembrou...

Nunca pesquei na modalidade, portanto minha opinião vale pouco, mas me parece que são duas modalidades de pesca totalmente diferentes, cada uma com seus encantos.

BigAbraços do BiG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu acredito piamente que quem começa com tenkara e passa pro fly posteriormente se torna um mosqueiro melhor. Explico: Com a limitação do equipamento tenkara, a pessoa naturalmente muda seu aproach no que tange aproximação do pesqueiro, apresentação e trabalho de isca. Ao invés de vc fazer um arremesso de 30 metros de uma margem a outra do rio e espantar todos os peixes nesse intervalo, o pescador se vê forçado a, mentalmente, dividir o rio em trechos menores e explora-los de maneira mais sucinta. Pelo menos comigo foi assim, mesmo quando pesca no mar tento dividir aquela imensidão em "tramos" de 8 metros de largura (que é media dos meus casts com tenkara). Tenkara ME ensinou a valorizar melhor a água que está em baixo do meu nariz.

Blatt, pescar taticamente, é isso que voce descreveu. Avistado um peixe a uma distancia grande, pesca-se o caminho até ele. "O peixe mais importante é o que está mais próximo", como repete Jeremy Lucas várias vezes em seu livro.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos é a minha opinião, os Japoneses fizeram uma maquiagem da vara de mão colocando o nome de Tentará que já existe a muitos, muitos e muitos anos.

Se tonou uma modalidade pelo nome Tentará mais continua sendo uma modalidade de pesca para rios estreitos divises e precisavam varas curtas para pescar.

Quem de vocês não pescou na infância com uma varinha de mão, os japoneses aperfeiçoou uma modalidade que agora se chama Tentará mais é para pescar então quem gosta uma varinha de mão é a oportunidade a mais de pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O limite do French-Nymph e da sua versao 2.0 chamada "Leader-to-Hand", e acredito do Tenkara por semelhanca, é a profundidade e nao o tamanho do rio. (Outros fatores limitantes sao tambem tamanho do peixe, condicoes metereológicas e tecnicas com streamers, mas vou ignorar essas coisas agora).

Nos últimos dias tenho feito algumas experiencias com French Nymph. Enquanto o Iller estava baixo e super-claro, funcionou bem, provavelmente melhor do que o dead-drift tradicional com indicador (uso isso 90% do tempo). Digo isso, porque foi possivel ter takes em condicoes que sao extremamente dificeis, com o grayling muito arisco.

A coisa foi ao contrario nas partes mais fundas (~ 2 m) e desde anteontem, quando o rio cresceu. Tres outros colegas aqui do Jller que estao experimentando a técnica tiveram a mesma impressao. Parece lógico, pois com o drift muito curto a ninfa nao tem tempo de chegar ao fundo.

Mas com linha normal de Fly perde-se rapidamente o controle para drifts a mais de 10 metros da mao. Por controle eu quero dizer: manter o dead-drift com slack mínimo de modo que, no evento de um take, o contato com o peixe seja estabelecido sem movimentos amplos demais para que possam ser considerados boa técnica. Cada mend para manter o dead-drift acrescenta slack, e portanto diminui o controle. Humm, perder peixe por falta de controle é um preco que tem ser pago às vezes.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcelo R.S. no japão tradiconalmente as varas tenkara são maiores que as de fly, entre 3.3 a 4.5 metros e não se destinam apenas a pequenos rios mas, e principalmente, a rios COM FORTE CORRENTEZA. Neste tipo de rio, a tenkara usando uma linha muito mais leve que as linhas de fly, se sobressai na apresentação e controle da isca pois a linha não sofre arrasto e não precisa se fzr o "mending".

Já disse e repito, tenkara é uma modalidade com carateríaticas próprias não um mero arremedo do fly ocidental. Se usada na forma e situações corretas produz ótimos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gerson, obrigado pela contribuição, mas isso aí é Ayu fishing, bem diferente de tenkara que faz uso de moscas kebari.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bota técnica nisso Gerson (;)). Tenho assistido desde o ano passado no YouTube vários vídeos sobre essa técnica, inclusive esse que nos mostra, e achei bem interessante a maneira de pescar e competir. Estou de olho num puçá desses da SHIMANO para minhas pescarias na Patagônia, mas por hora vou testar um que ganhei de presente e nem boto a mão na truta, é Catch & Release puro (:okok:). Outra coisa que quero muito é uma roupa dessas, pois parece ser bem prática de se usar e já antei pesquisando no site que tu também indicou, falta saber se chega ou entra em órbita em nossa "eficientíssima" entidade de correio. :laugh:

Fiquem tranquilos, não vou pescar Ayu. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse é implicante mesmo! :D

Lembre-se de minha assinatura: Abraços para todos... do "gordo"! :laugh:

Vi alguns vídeos onde os camaradas se "jogam" rio abaixo e por isso usam essa roupa apropriada. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Mosqueiro

bom se a 24 anos atraz eu tivesse conhecido tenkara,certamente nao teria gastado a fortuna de material de fly que gastei...kkkkkkkkk

muito mais emocionante.....apesar de so ter pescado lambaris.Ainda estou começando na tecnica mas ja estou convencido......alguem quer comprar meu material de fly...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

bom se a 24 anos atraz eu tivesse conhecido tenkara,certamente nao teria gastado a fortuna de material de fly que gastei...kkkkkkkkk

muito mais emocionante.....apesar de so ter pescado lambaris.Ainda estou começando na tecnica mas ja estou convencido......alguem quer comprar meu material de fly...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Digo o mesmo meu amigo, estou nessa faz pouco tempo, talvez pouco mais de dois anos e a experiência em pescar trutas lá em cima ou na Patagônia tem sido muito boa. O desafio é a limitação que a pesca Tenkara tem comparando com o Fly. Junta um cascalho e vamos meter ferro nas trutas Patagônicas. :okok:

Mas te digo, eu levo meu material de Fly também. :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

estou tentando comprar uma tenkara com o jorge mas parece que esta esperando chegar.........pedi p me avisar quando as varas estiverem em maos......

ai quem sabe........ferro nas trutas mas sem material de fly....ok??? hehehehehe abraços meu amigo Fausto.

Editado por Flybiano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.