Ir para conteúdo

Existe uma superfície ideal?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Amigos nunca tive muito interesse por facas e canivetes não, mas confesso que me lembro com muito carrinho do tempo em que pegava os canivetes do meu avô escondido dele para usa-los. :bag::bag:

Bom mas isso é devaneio :whistle::whistle:

O negocio é o seguinte, comprei um kit de facas de ótima qualidade para usar em casa, sigo as dicas de afiação e tudo mais, que os amigos ja postaram por aqui, mas uma duvida tem me assolado. Existe uma superfície que seja mais adequada para o uso das facas, a fim de manter seu fio, qualidade, etc ? Vidro, pedra, metal, plastico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Gustavo,

Um dos aspectos a considerar sobre as superfícies de corte é sobre a manutenção do gume, o que já foi respondido pelo Jost.
Eu acrescentaria que a madeira de topo é a que melhor conserva os gumes das laminas, como nos cepos dos açougueiros.

Outro aspecto é sobre a higiene destas superfícies.
Praticamente todos os países à exceção da Alemanha, adotaram recomendações internacionais e passaram a utilizar empunhaduras de facas industriais e cepos em materiais plásticos (polietileno, nylon, etc...) em seus frigoríficos na suposição de que fossem mais higiênicos.
Passados alguns anos descobriram porque a Alemanha não acatou tais recomendações.
Exames microscópicos e bacteriológicos demostraram que colonias de fungos e bactérias se desenvolvem muito mais intensamente nos sulcos deixados pelos cortes nas superfícies de plástico.
O mesmo não acontece com a madeira por conta do ácido fênico contido nesta.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Exames microscópicos e bacteriológicos demostraram que colonias de fungos e bactérias se desenvolvem muito mais intensamente nos sulcos deixados pelos cortes nas superfícies de plástico. O mesmo não acontece com a madeira por conta do ácido fênico contido nesta.

Além do que comer um pouco de madeira não faz mal a ninguém. :laugh:

São os cupins de duas pernas que acabam comendo um pouco da tábua. :happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu tenho uma tábua de Ipê aqui em casa, que fiz a vários anos atrás, e mesmo depois de muita coisa cortada em cima, mal se nota que ela foi usada, a não ser pq a superfície de corte fica fosqueada e com alguns riscos, aqui e ali. Não deixa de ser impressionante.

Bem, puxando pela memória, me lembro que passei quase uma hora com a tico-tico para cortar os recortes do cabo da tábua :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Bambu também tem propriedades antibactericidas, além de muito bonitas.

Tenho uma bem grande que uso para churrascos, tem muito boa durabilidade também.

Sobre as de plástico, a gente usa aqui na cozinha, no dia a dia as coloridas, sempre tentando evitar a contaminação cruzada, assim, usamos a verde para vegetais, a branca para carnes, a vermelha para frutas, etc...

Sempre pensando em preservar as preciosas facas também...

Eu tenho uma Zwilling de mais de 25 anos, com fio perfeito, já troquei de chaira umas 4 vezes e a faca ainda está 10, aço Solingen de primeira qualidade.

Editado por RTaciro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Por causa da hepatite?

Amigo por causa da concepção de fácil contaminação do material por agentes patógenos em geral. É uma concepção que possui justificativa, principalmente os associados a distúrbios gastro intestinais. Há o pensamento de que não se consegue limpar de forma adequada a madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nesse caso nem o plástico, visto que os cortes deixam fissuras difíceis de higienizar... a não ser que, cada vez que você cortar uma coisa, deixe de molho na água sanitária...

De toda forma, se você for parar para pensar nos utensílios de cozinha (qualquer um), fica difícil viver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O negocio é o seguinte, comprei um kit de facas de ótima qualidade para usar em casa, sigo as dicas de afiação e tudo mais, que os amigos ja postaram por aqui, mas uma duvida tem me assolado. Existe uma superfície que seja mais adequada para o uso das facas ?

:):):)

Grande Gustavo,

Após melhor reflexão sobre o tema, penso que a melhor superfície para o uso de facas seja mesmo um bife de chorizo al punto, ou um corderito patagônico !!!.... :bag:

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Grande Gustavo,

Após melhor reflexão sobre o tema, penso que a melhor superfície para o uso de facas seja mesmo um bife de chorizo al punto, ou um corderito patagônico !!!.... :bag:

Abração

Odimir

Quando abri o tópico já pensei que a melhor superfície é um entrecot de Angus 2 anos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.