Ir para conteúdo

Vamos mostrar nossa mobilização


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Esse assunto é polêmico, pois atinge interesses pessoais, afinal das contas somos pescadores que queremos pescar em qualquer condição. Quando digo pescar em qualquer condição quer dizer que há pessoas que não acreditam no período de defeso da truta e agem contra para que possam simplesmente pescar.

Fui informado que a nova prefeitura de Painel revogou leis da antiga administração, isso mesmo, como sempre os malditos interesses políticos e não importa o partido, nesse momento partido não tem nome, mas sim os interesses, que muitas vezes são misturados até mesmo com pessoais, esse é o preço que vamos pagar pelo legado de nossa educação.

O que estou pedindo é o seguinte, uma simples pergunta:

Bom dia!

Sou pescador praticante da pesca com mosca e já tive a oportunidade de me hospedar e pescar nos rios próximos a Painel, fiquei sabendo que revogaram a lei que protegia a truta, isso é verdade? Não há incentivos da prefeitura para o turismo e prática da pesca com mosca na região?

Atenciosamente,

....

Basta enviar um e-mail assim para a prefeitura de modo que vejam que estamos mobilizados.

ouvidoria@painel.sc.gov.br

Vamos encher a caixa de e-mail deles até que respondam e assim saberão que existimos e apoiamos a proteção da truta na região.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse assunto é polêmico, pois atinge interesses pessoais, afinal das contas somos pescadores que queremos pescar em qualquer condição. Quando digo pescar em qualquer condição quer dizer que há pessoas que não acreditam no período de defeso da truta e agem contra para que possam simplesmente pescar.

Fui informado que a nova prefeitura de Painel revogou leis da antiga administração, isso mesmo, como sempre os malditos interesses políticos e não importa o partido, nesse momento partido não tem nome, mas sim os interesses, que muitas vezes são misturados até mesmo com pessoais, esse é o preço que vamos pagar pelo legado de nossa educação.

O que estou pedindo é o seguinte, uma simples pergunta:

Basta enviar um e-mail assim para a prefeitura de modo que vejam que estamos mobilizados.

ouvidoria@painel.sc.gov.br

Vamos encher a caixa de e-mail deles até que respondam e assim saberão que existimos e apoiamos a proteção da truta na região.

T+ :)

Ta feito Fausto, vamos esperar...

Abracao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

sim, já tava rolando no grupo de email da regional aqui do sul e já mandei, mas não tive resposta ainda.

vamos todos escrever e mostrar que eles tem muito a perder

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se bem que tem uns e outros que querem da forma que está, ou seja, no esquema bunda lê lê, onde pode pescar a vontade quando bem quiser. :(

Tais pessoas tem a mente fraca e não conseguem enxergar que o modelo de preservação é aplicado em outros países com sucesso, mas indiferente a isso, quem acredita que as trutas devem ter um tempo de "recesso", pode continuar enviando e-mails para a prefeitura de Painel. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

ehhehehe, isso sim que é mobilização. Belas palavras BOSS. Eu mandei tambem, responderam que revogaram a lei anterior para fazer uma nova MELHOR. Depois desta enxurrada de e-mails saíram com essa. Otimo, pois todos erram, ao menos viram que erraram e reconheceram a importancia do mosqueiro.

aos poucos, vamos mostrando que nossa união realmente faz a diferença, e passo a passo, vamos melhorando as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
responderam que revogaram a lei anterior para fazer uma nova MELHOR

Vão fazer uma Lei supostamente "melhor" no sentido de agradar alguém que quer pescar entre maio e outubro? :hum:

Tem pessoas que fazem de tudo em busca de seus interesses. :bag:

Enquanto isso vamos encher a caixa de e-mails dele, ainda mais quando não respondem por digamos, ainda não saberem responder. Se me responderem eu copio e colo aqui o texto. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Semana que vem vou levar uma lista de medidas que julgamos interessantes para a prefeitura seguir. Vou entregar na mão do prefeito o projeto pronto, só executar. Já com a arte, orçamento das placas, folders e cartazes para divulgar a pesca. Com propostas concretas para o site deles, para divulgar as pousadas, contatos com criadores, tudo ... nossa parte estará feita.

Se não seguirem, paciência, ... os municípios do lado estão investindo nos rios. Ta saindo cada lugar mais lindo. Em dois ou três anos a rota vai quadruplicar a capacidade de receber em EXCELENTES pontos de pesca.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Prezados senhores
Meu nome é Luis Fernando e sou pescador e, hoje, minha principal modalidade é a pesca com mosca (fly fishing).
Desde algum tempo vinha acompanhando com interesse as possibilidades da pesca com mosca nos rios das cidades serranas de Santa Catarina e imaginava que ali havia esperança. Um grupo de prefeitos esclarecidos protegia a truta uma vez que havia percebido o potencial turístico, ambiental e ecológico que essa modalidade de pesca encerra.
Ledo engano. Tomei conhecimento que a Prefeitura de Painel, movida por sabemos lá quais razões, decidiu pela revogação da lei que protegia a truta. Uma lástima.
Espero que tal decisão seja revista para reconsiderar conhecer Painel.
Tristes saudações

L F Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom, que temos mais outros tantos que enviaram e não estão aqui.....

A importância do maior numero de pescadores se reportar de forma contumaz visa um entendimento que

fica difícil de eles terem, o quanto painel representa na pesca, e quantos pescadores a nível nacional e internacional se preocupam.

Isso trás valor a ação e embasa tudo o que o Presidente da ABPM, vai fazer, vai levar, vai argumentar.

Reforço o pedido do Fausto,

Entupir a a caixa de email deles, não é só o defeso, a lei que foi revogada,

é mostrar quanto..."Juntos Somos mais Fortes"

isso faz muita diferença.

Bora bora lotar a caixa

e obrigado a cada um

Menandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acho que é democrático ter gente contra (nem sei se tem), mas aprendemos que devemos mostrar nossa posição, e se formos maioria, mostrar isso.

Acho que nesse sentido, fomos muito bem.

Fica a dica de quando soubermos alguma coisa, em represesas, rios, lagos .... sei lá, que a gente descubra o e-mail dos responsaveis e faça a mesma mobilização.

Semana que vem vou dar um pulo em Painel e ver os frutos desse nosso movimento. Conto na volta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Cabeção do marido zuou nosso micro de forma que não consegui abrir o "rascunho".

Mas ambos enviamos emails, alertando, ainda, para a importância da introdução e proteção da truta nalguns países, dado a % com que sua pesca, como galinha de ovos de ouro, gera divisas e fomento a toda cadeia econômica direta e indireta.

SUGESTÃO: Que seja enviado email em massa a todos os membros, e convite a outros Fóruns a colaborarem, fazendo o mesmo. Não interessa se o caboclo só pesca robalo de bait. .Unindo forças, outro dia seremos nós a auxiliá-los nalgo que, só aparentemente, beneficie somente a outra parcela de esportistas; mas fundo protege a fauna e ecossistema como um todo.

Nalguns fóruns, há muito, escrevi que todos deveriam apoiar causas justas, mesmo que regionais e distantes de nossa realidade ( assino todas). A recíproca tornaria o Grupo mais forte e poderoso, e nascimento da noção de classe !

abç.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Cabeção do marido zuou nosso micro de forma que não consegui abrir o "rascunho".

Mas ambos enviamos emails, alertando, ainda, para a importância da introdução e proteção da truta nalguns países, dado a % com que sua pesca, como galinha de ovos de ouro, gera divisas e fomento a toda cadeia econômica direta e indireta.

SUGESTÃO: Que seja enviado email em massa a todos os membros, e convite a outros Fóruns a colaborarem, fazendo o mesmo. Não interessa se o caboclo só pesca robalo de bait. ( .Unindo forças, outro dia seremos nós a auxiliá-los nalgo que ( aparentemente) beneficie somente a outra parcela de esportistas ( mas no fundo protege a fauna e ecossistema como um todo).

Nalguns fóruns, há muito, escrevi que todos deveriam apoiar causas justas, mesmo que regionais e distantes de nossa realidade ( assino todas). A recíproca tornaria o Grupo mais forte e poderoso, e nascimento da noção de classe !

abç.

Farei isso quando acessar o painel do administrador. :yes:

Cópia do Email às Assoc Ciais ( ou órgão equivalente) da Cidade em Foco e Vizinhas

Meu "Zé-pitaco"marido acredita que uma mobilização do tipo deveria cutucar também as Associações Ciais ou órgãos equivalentes na cidade em questão e vizinhas, que tb têm suas economias afetadas direta ou indiretamente pelo crescimento ou declínio da pesca da truta.

"Caso nossos Ilmos. parlamentares não se sentissem dispostos a atender cidadãos de várias partes, que sequer votam na região; certamente se sensibilizariam por pressões dos comerciantes locais. E mesmo que tenham "boas zoreias", conseguir adesão da classe ciante "consciente", só amplia o poder de pressão.

Mas não espantaria se a revogação das leis de defeso e afins, tivessem surgido por pressões de comerciantes incultos e inconsequentes, que vêem sua renda declinar neste período crítico, por incapacidade de buscar outra categoria de cliente ou atividade substituta em tal época."

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A turma está se mobilizando mesmo. :okok:

Acabei de receber esse e-mail enviado como cópia para mim:

O respeito ao período de procriação das espécies é um exemplo da evolução da raça humana, cuja capacidade de raciocínio é o diferencial das demais espécies de mamíferos. Todo ser vivo tem o direito natural e Divino de se reproduzir para manutenção de sua espécie. Como pescador esportivo, que pratica a devolução do peixe capturado ao seu meio ambiente, rogo para a preservação do período de defeso da truta. O peixe vale mais vivo do que morto, vivo ele continua mantendo o equilíbrio ambiental e estimula o turismo da pesca que rende milhões de dólares ao ano; morto, quando consumido, o seu final não merece ser mencionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mandei o seguinte texto:

Senhores,

Foi com muita tristeza que tomei ciência de que o Município de Painel teria revogado a lei que protegia a pesca esportiva de trutas no local, proibindo a matança desenfreada e protegendo sua reprodução. É realmente lamentável o retrocesso que isso traz e os reflexos negativos na evolução de uma prática ambiental realista que poderia ser aplicada em prol do Município.

Há anos pesco no local e conheço muitos amigos que também o fazem. Em permanecendo a situação, só nos restará buscar outras alternativas na região, onde o pescador esportivo, a pesca, a truta e todo o meio ambiente sejam mais respeitados e onde não prevaleça a mentalidade de curto prazo de se destruir tudo até que não sobre nada. Espero que não seja o caso.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fausto,

Como vc já sabe sou novo no blog, e também na pesca com moscas. Fiquei muito interessado na modalidade, e depois de muito pesquisar, descobri a técnica Tenkara. O blog me foi apresentado pelo Jorge Pozzobon do RS. A respeito da notícia, já mandei meu e-mail para a referida prefeitura. Ainda não tive a oportunidade de pescar trutar, mesmo morando em Santa Catarina, mas ainda espero ter essa oportunidade, Então é importante a preservação da espécie e dos locais de pesca. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Feito, segue uma cópia do texto que enviei:

"Boa tarde!

Achei muito estranho e fiquei surpreso com a notíca que o Município de Painel teria revogado a lei que protegia a pesca esportiva de trutas no local.

Caso isso realmente aconteceu é voltar atrás na preservação ambiental.

Nós praticantes da pesca com mosca sempre lutamos pela preservação das trutas e dos rios.

Há anos pesco no local, conheço muitos amigos que também ai pescam, conheço pessoalmente os amigos pioneiros na luta pela preservação das trutas e dos rios da região, na verdade eles todos lutaram e lutam por Painel também.

Conheço bem os comerciantes e moradores da zona rural e felizmente gozo de ótmia amizade com todos, perguntem para o seu José da Pousada quem foi o primeiro pescador a se hospedar lá, perguntem sobre mim ao Chico dono da lanchonete, sem contar os moradores da zona rural, inclusive os que criam trutas .

Alguns municípios vizinhos aprovaram tais leis que protegem as trutas e os rios, em último caso continuarei a pescar na região mas pouco provável que pesque novamente em Painel.

Espero que os Srs. possam rever e manter tais leis, afinal de contas acredito que todos os moradores de Painel também querem preservar as trutas, os rios e a natureza.

Atenciosamente.

Eduardo Antônio de Albuquerque."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Fausto,

Como vc já sabe sou novo no blog, e também na pesca com moscas. Fiquei muito interessado na modalidade, e depois de muito pesquisar, descobri a técnica Tenkara. O blog me foi apresentado pelo Jorge Pozzobon do RS. A respeito da notícia, já mandei meu e-mail para a referida prefeitura. Ainda não tive a oportunidade de pescar trutar, mesmo morando em Santa Catarina, mas ainda espero ter essa oportunidade, Então é importante a preservação da espécie e dos locais de pesca. Um abraço.

Seja bem vindo Regis! :ok:

Eduardo tem muita gente dando pulos de alegria porque poderão pescar trutas no inverno. :(

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feito!

Lamentável uma postura como essa, ainda mais partindo de um órgão público que deveria zelar pela economia, lazer, turismo, preservação ambiental, enfim... estão dando um grande passo..PARA TRÁS!

Vamos continuar a luta, se não bastarem a chuva de e-mails, que tomemos outras medidas. O que não podemos, é aceitar essa tamanha regressão, diante de toda evolução que presenciamos mundo a fora, tanto na preservação do meio ambiente como um todo, quanto em relação à pesca propriamente dita.

Segue a última frase do meu e-mail: Não acabem com o bem mais precioso que possuem, pois se não fossem as trutas, eu jamais teria ouvido falar no município de Painel.

Estamos juntos nessa luta.

Editado por Wagner Rodrigues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana ver a adesão do Grupo :ok:

Perguntamo-nos:

1) Qual chance de cópia dos emails serem remetidas à algum órgão representativo dos Comerciantes de Pinel e cidades vizinhas? Se alertados, somarem esforços...

2) Qual possibilidade de conseguirmos noticiar, em rádio local :headsetsmiley: , nossa indignação ( devidamente argumentada ) e a chuva de emails endereçados aos gestores públicos?

3) Qual chance de conseguirmos adesão do Padre da cidade ?? "Vai que ele resolve incluir o tema na missa de domingo" ?! :devil2: Vamos tornar o tema assunto do momento na pracinha e barbearia da cidade !! :laugh:

Brinquei; mas 'falo sério" !

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3) Qual chance de conseguirmos adesão do Padre da cidade..."vai que ele resolve incluir o tema na missa de domingo" ?! :devil2:

Mostra a frase com o capetinha no final que ele vai rapidinho fazer o sermão de domingo com o assunto. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mostra a frase com o capetinha no final que ele vai rapidinho fazer o sermão de domingo com o assunto. :laugh:

Foi pra chocar, msm! :D

Mas as propostas, como estratégia de ampliar bombardeio, parecem fazer sentido....

Seria legal se avaliássemos validade e , até argumentos em contrário, meio de pô-las em prática.

"Tentar" incomodar apenas os parlamentares pode dar resultado, ou negligência...

Pressionados pela comunidade onde inseridos, a coisa muda...

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto já enviei minha mensagem, mas confesso que não conhecia a região mencionada. Se puder escreva mais detalhes ou será que o mal informado sou eu ??

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Cruzes

A galera se movimentou mesmo .... que coisa.

Bom, eu tambem mandei OFICIO, bem formal, via ABPM. E liguei para o sec de turismo e procurador do Município.

Para aqueles que estao perguntando o que aconteceu,,, do que se trata, etc.

Vou ser bem breve. Painel é uma cidade de SC que tem dois rios com trutas, Caveiras e Galafre. Teve truta solta oficialmente na decada de 80, e como tem criatórios, algumas escaparam tambem,,, resumindo, tem truta. Sempre houve peixe e gente pescando. A rota da truta propos para alguns municípios que tivessem uma lei transformando a truta em objeto de interesse nacional, lei que recomenda que nao se mate truta, que cria um período de defesa,,,, tudo perfeitamente legal. A prefeitura de Painel revogou algumas leis da gestão passada, uma delas foi esta lei da truta. Aí, veio essa mobilização.

Acho que foi importanten acontecer isto por dois motivos. Primeiro para provarmos nossa mobilização, provar que somos um publico consumidor ORGANIZADO. Segundo, que agora queremos mais que a lei, queremos iniciativas que a promovam, como placas, mais informações no site da prefeitura sobre os pontos publicos e telefones dos pontos privados para os turistas contatarem pousadas, acessos e guias, MANUNTENÇÃO DO ESTOQUE PESQUEIRO, ou seja, a prefeitura que banque a existencia do peixe, conforme portaria do IBAMA, pode fazer isso legalmente. E por ái vai ... tem uma lista de iniciativas que já estavam sendo pensadas e que agora vão ser jogadas no colo deles. Ou cumprem, ou não pescamos mais lá. Simples.

Tem cidades que estao afim de cumprir, que estão afim de que os rios estejam cheios de trutas (muitos rios), com pousadas, guias, informação,,,,,, etc. O publico naturalmente vai para isto.

Tem muita coisa legal sendo planejado para o futuro, muita coisa tem que encaixar, mas vamos torcer para dar tudo certo. Já vejo algumas vozes lá da serra catarinense dizendo "temos um polo de pesca aqui, vamos trabalhar", antes eles nao acreditavam nisto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cruzes

A galera se movimentou mesmo .... que coisa.

Bom, eu tambem mandei OFICIO, bem formal, via ABPM. E liguei para o sec de turismo e procurador do Município.

_Baita atitudes como Lider de organização ( ABPM) e Estrategista :mestre: ( convocando outras fontes de alto poder de pressão sobre os "competentíssimos" e "super responsáveis gestores públidos" !!!

Para aqueles que estao perguntando o que aconteceu,,, do que se trata, etc.

Vou ser bem breve. Painel é uma cidade de SC que tem dois rios com trutas, Caveiras e Galafre. Teve truta solta oficialmente na decada de 80, e como tem criatórios, algumas escaparam tambem,,, resumindo, tem truta. Sempre houve peixe e gente pescando. A rota da truta propos para alguns municípios que tivessem uma lei transformando a truta em objeto de interesse nacional, lei que recomenda que nao se mate truta, que cria um período de defesa,,,, tudo perfeitamente legal. A prefeitura de Painel revogou algumas leis da gestão passada, uma delas foi esta lei da truta. Aí, veio essa mobilização.

Acho que foi importanten acontecer isto por dois motivos. Primeiro para provarmos nossa mobilização, provar que somos um publico consumidor ORGANIZADO. Segundo, que agora queremos mais que a lei, queremos iniciativas que a promovam, como placas, mais informações no site da prefeitura sobre os pontos publicos e telefones dos pontos privados para os turistas contatarem pousadas, acessos e guias, MANUNTENÇÃO DO ESTOQUE PESQUEIRO, ou seja, a prefeitura que banque a existencia do peixe, conforme portaria do IBAMA, pode fazer isso legalmente. E por ái vai ... tem uma lista de iniciativas que já estavam sendo pensadas e que agora vão ser jogadas no colo deles. Ou cumprem, ou não pescamos mais lá. Simples.

_ :mestre:

Tem cidades que estao afim de cumprir, que estão afim de que os rios estejam cheios de trutas (muitos rios), com pousadas, guias, informação,,,,,, etc. O publico naturalmente vai para isto.

_Merecem todo nosso apoio e preferência . Seja pela perspectiva de nestas encontrarmos mais peixes; seja porque estão tentando e este deverá ser o resultado !

Tem muita coisa legal sendo planejado para o futuro, muita coisa tem que encaixar, mas vamos torcer para dar tudo certo. Já vejo algumas vozes lá da serra catarinense dizendo "temos um polo de pesca aqui, vamos trabalhar", antes eles nao acreditavam nisto.

(grifos meus).

Mesmo qto aos termos que não comentei : :bs-aplauder: , extensivo a todos que participaram.

E se souberem de alguma audiência pública pra debater assunto...Aos que puderem, marquem um churras , com ou sem pesca na cidade sede...e compareçam ( se eu pudesse, iria tb...)! "Ó Nóis Chegannnnndo ! " :D

TrenLotado-2.jpg

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto já enviei minha mensagem, mas confesso que não conhecia a região mencionada. Se puder escreva mais detalhes ou será que o mal informado sou eu ??

Abraço.

O Jamanta respondeu com sua participação. :ok:

"Para aqueles que estão perguntando o que aconteceu,,, do que se trata, etc.

Vou ser bem breve. Painel é uma cidade de SC que tem dois rios com trutas, Caveiras e Galafre. Teve truta solta oficialmente na década de 80, e como tem criatórios, algumas escaparam também,,, resumindo, tem truta. Sempre houve peixe e gente pescando. A rota da truta propôs para alguns municípios que tivessem uma lei transformando a truta em objeto de interesse nacional, lei que recomenda que não se mate truta, que cria um período de defesa,,,, tudo perfeitamente legal. A prefeitura de Painel revogou algumas leis da gestão passada, uma delas foi esta lei da truta. Aí, veio essa mobilização.

Acho que foi importante acontecer isto por dois motivos. Primeiro para provarmos nossa mobilização, provar que somos um publico consumidor ORGANIZADO. Segundo, que agora queremos mais que a lei, queremos iniciativas que a promovam, como placas, mais informações no site da prefeitura sobre os pontos públicos e telefones dos pontos privados para os turistas contatarem pousadas, acessos e guias, MANUTENÇÃO DO ESTOQUE PESQUEIRO, ou seja, a prefeitura que banque a existência do peixe, conforme portaria do IBAMA, pode fazer isso legalmente. E por ái vai ... tem uma lista de iniciativas que já estavam sendo pensadas e que agora vão ser jogadas no colo deles. Ou cumprem, ou não pescamos mais lá. Simples.

Tem cidades que estão afim de cumprir, que estão afim de que os rios estejam cheios de trutas (muitos rios), com pousadas, guias, informação,,,,,, etc. O publico naturalmente vai para isto.

Tem muita coisa legal sendo planejado para o futuro, muita coisa tem que encaixar, mas vamos torcer para dar tudo certo. Já vejo algumas vozes lá da serra catarinense dizendo "temos um polo de pesca aqui, vamos trabalhar", antes eles não acreditavam nisto."

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.