Ir para conteúdo

Scuds - Gammarus Hyalella - Considerações sobre a espécie e a pesca com suas imitações


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Ola pessoal,

Abaixo algumas considerações que faço a respeito de scuds e a pesca de trutas com imitações deste pequeno crustáceo.

Um passo a passo detalhado sobre estas imitações pode ser visto no tópico abaixo :

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10391#entry113021

Scuds são crustáceos da ordem Amphipoda composta por tres familias.
Gammarus e Hyalella são as mais importantes para os pescadores.
Possuem corpo segmentado e a região do tórax funde-se com a cabeça.
Scuds tem sete pares de pernas, e os dois primeiros pares são usados
para manipulação.
Os outros são propulsores e cumprem esta função em movimentos cíclicos
e coordenados.
Scuds trocam seus exoesqueletos (carapaças) periódicamente, mas não passam
por estágios ninfal ou pupal.
Filhotes de scuds se parecem com adultos, porém em tamanho reduzido.
Dependendo da espécie e idade são encontrados em tamanhos desde 1,5 mm
até aproximadamente 25 mm de comprimento.
São encontrados quase exclusivamente em águas alcalinas.
Dependem de grandes quantidades de cálcio para suportarem suas trocas de
exoesqueletos.
Trutas se alimentam vorazmente destas ricas porções de nutrientes energéticos.
Águas contendo boas populações de scuds proporcionam o rápido crescimento de
grandes trutas.
Para suplantarem intensa predação, scuds são notávelmente prolíficos.
Um único par pode acasalar até seis vezes por ano e produzir cerca de
vinte mil filhotes.
[SF421.jpg
Tidos como herbívoros, também são carnívoros vorazes, alimentando-se de minhocas
tubefix e outros organismos animais.
Scuds são fotofóbicos, vivendo principalmente sob pedras nas partes rasas e sombreadas
das margens de lagos e rios, buscando áreas mais profundas em períodos de luz intensa.
[iSF424-1.jpg
Scuds mantem intensa atividade e movimentação em ambientes de pouca luz, sob pedras,
troncos e detritos vegetais onde se abrigam.
Em determinadas épocas deslocam-se entre os nichos nos quais se albergam para acasalarem.
As trutas sabem disto e os predam nestes momentos.
Durante os deslocamentos nadam executando movimentos erráticos, em direções combinadas,
para cima, para baixo e para os lados simultaneamente.
Por vezes estes movimentos são rápidos e feitos em velocidade de 5 cm/s.
Imitações de scuds
[Scuds049.jpg
A pesca com scuds é feita utilizando-se imitações correspondentes que podem ser
atadas de varias maneiras e utilizando-se materiais diversos.
Pode ser praticada em rios ou ambientes lacustres, nos quais seja constatada a
presença destes pequenos crustáceos.
Onde isto ocorre pode-se dizer que a pesca com imitações de scuds supera em termos
de resultados a pesca praticada com ninfas de insetos em geral.
É importante que estas imitações sejam atadas em tamanhos que correspondam ás
espécies e ao estágio de crescimento dos scuds que sejam mais abundantes por ocasião
da pesca.
A coloração predominante também deve ser levada em conta, e varia em tons de bege (tan),
cinza, oliva, marron café e laranja.
As trutas ficam muito focadas e seletivas nestas caracteristicas.
Os scuds assumem posição curvada caracteristica quando alojados sob as pedras e também
quando escalam e galgam pedras ou elevações nos ambientes nos quais habitam.
[18-12-2009Patagonia-ChileBETINHO161.jpg
Geralmente estas imitações são atadas em anzóis para scuds do tipo TMC 2457/2487/2488H,
cujos tamanhos variam entre os #10 e #18.
Quando nadam os scuds o fazem com o corpo completamente distendido.
Por esta razão, imitações atadas em anzóis retos para ninfas (2XL) também se mostram
muito eficazes.
Tivemos sucesso nos lagos Misterioso, Loguno e Los Juncos (Patagonia chilena) usando
imitações atadas em anzóis retos pelo guia Victor Tapia por nossa solicitação.
[Scuds046.jpg
Em contrapartida notamos que scuds atados nestes anzóis tiveram maior propensão para
enganches nos leitos de pedra onde lançavamos, talvez pela sua maior habilidade em fisgar.
O equipamento utilizado na pesca com scuds depende do ambiente onde se pesca e da expectativa
em relação ao tamanho das trutas à capturar, mas via de regra se situam entre os de número #4 à #6.
Linhas flutuantes são as usuais.
Em situações de maior profundidade, linhas Intermediate tip ou mesmo full Intermediate, prestam
bons serviços.
Lideres conicos ou montados de 9 pés, com tippets variando entre 3X e 5X.
Em certos locais é possivel pescar no visual, pois em determinadas situações as trutas deixam a cauda
à mostra no afã de buscarem scuds por entre as pedras em locais rasos.
Outras vezes é possivel divisa-las deslocando-se pelas margens onde se concentram por
ocasiões das proliferações de scuds.
[i18-12-2009Patagonia-ChileBETINHO382-1.jp
Procura-se lançar imediatamente à frente da truta, aguardando-se um instante para que a imitação afunde
até a profundindade desejada.
Em seguida inicia-se o recolhimento com puxões curtos e pausados, buscando-se imitar o nado dos scuds.
Muitas vezes podemos ver a truta voltando-se com a boca aberta para abocanhar a isca.
Fisga-se com um movimento sutil e delicado de ponta de vara, somado a um curto puxão da
linha de mosca.
Utilizando-se tippets finos, é sempre recomendável trabalhar a truta no freio da carretilha em conjunto com
a aplicação de "palm stopping".
Abaixo algumas capturas com scuds....
DSC01258.jpg
[DSC01224.jpg
[SF226.jpg
[SF416.jpg
[SF618.jpg
[DSC01309.jpg
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim com esse texto fica tudo muito claro e te confesso algo sem medo algum, eu ainda não tive essa experiência, nem de pecar com scuds, nem de ver scuds nas margens dos rios da Patagônia. :(

Mas tem a primeira vez para tudo e logo estarei atando alguns na cor laranja como bem indicastes. :graduado:

Procura-se lançar imediatamente à frente da truta, aguardando-se um instante para que a imitação afunde até a profundidade desejada. Em seguida inicia-se o recolhimento com puxões curtos e pausados, buscando-se imitar o nado dos scuds. Muitas vezes podemos ver a truta voltando-se com a boca aberta para abocanhar a isca. Fisga-se com um movimento sutil e delicado de ponta de vara, somado a um curto puxão da linha de mosca.

Obrigado seu Odimir. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Fausto,

Nem sempre é fácil enxerga-los pelas margens visto que são fotofóbicos e buscam locais abrigados da luz, sob pedras e detritos vegetais.
Ocorrem durante todo o ano, mas no inicio da temporada sua proliferação é mais intensa.
Não custa ter um par destes escudos na caixa de moscas.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Pouco após meu ousado ingresso na modalidade e fóruns afins, deparei-me, noutra Casa, com antigo texto único : "Scuds - Passo a Passo Com Comentários Sobre a Pesca" , tvz precursor do aqui desmembrado. Desde então, fascinou-me sua clareza e completude; abordando desde taxionomia, ecologia, claríssimo passo-a-passo e _ como raramente se vê nos escritos Br _ incluindo "comentários da pesca" onde utilizados; tudo fartamente ilustrado.

De modo mágico fez sonhar :rolleyes: e parecer tudo fácil , como os escritos padrão Sir Odimir. E prontamente o copiei inteiro :yes:

Muitas vezes imaginei quão belo seria um Almanaque Tupiniquim, englobando Atados e Estratégias de Pesca , escrito pelo Mestre. Tanto por sua vastíssima experiência e conhecimento, qto por incrível capacidade de redação simples e clara. Resta-nos os retalhos mil com que abençoa e transforma os fóruns de que participa em imensos depositários de informações e participações de vr incalculável.

Sempre uma alegria e orgulho.

abç a tds.

Editado por Ilza
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Grande Odimir,

Essa matéria me remeteu à minha primeira viajem ao Chile no Lago Mysterioso. Na ocasião você me repassou dicas e além de me indicar o seu passo-a-passo para atar os scuds, me presenteou gentilmente com um belo estojo com diversos scuds atados por voce.

Sabe amigo, são essas coisas que eu sempre ando batendo em meus posts! Uma das coisas mais maravilhosas do mundo é a gente ter boas amizades, e você é uma delas Odimir.

Aprendi por lá também que quando as fêmeas estão no estado mais maduro da fecundação apresentam a cor alaranjada. E é exatamente os gammarus-fêmea dessa cor que mais chamam a atenção das trutas porque elas sabem que nelas acumulam maior quantidade de nutrientes energéticos.

DSCN8367.jpg

DSCN8394_zps29082bab.jpg

DSCN8368_zps29797c6b.jpg

O ambiente meio sombreado onde os gammarus ficam concentrados por debaixo das pedras:

DSCN8373_zps1b659aa7.jpg

Reparem no Scud na cor alaranjado à direita e acima, em meio a outros animais....

DSC02460_zpsa41d4ca1.jpg

Scud:

DSC02463_zps02dd98a5.jpg

Então foquei na semana passada o meu atado nos scuds na cor hot orange para a nossa próxima viajem de outubro.

As trutas ficam gulosas e atacam com grande voracidade um scud nessa cor alaranjada.

IMG-20140915-WA0000_zps79c5cece.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Mario,

Desnecessário falar sobre a grande estima e admiração que tenho por você !

Muito obrigado pela citação e pelo aporte de informações que confirmam e enfatizam o exposto no tópico.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pouco após meu ousado ingresso na modalidade e fóruns afins, deparei-me, noutra Casa, com antigo texto único : "Scuds - Passo a Passo Com Comentários Sobre a Pesca" , tvz precursor do aqui desmembrado. Desde então, fascinou-me sua clareza e completude; abordando desde taxionomia, ecologia, claríssimo passo-a-passo e _ como raramente se vê nos escritos Br _ incluindo "comentários da pesca" onde utilizados; tudo fartamente ilustrado.

De modo mágico fez sonhar :rolleyes: e parecer tudo fácil , como os escritos padrão Sir Odimir. E prontamente o copiei inteiro :yes:

Muitas vezes imaginei quão belo seria um Almanaque Tupiniquim, englobando Atados e Estratégias de Pesca , escrito pelo Mestre. Tanto por sua vastíssima experiência e conhecimento, qto por incrível capacidade de redação simples e clara. Resta-nos os retalhos mil com que abençoa e transforma os fóruns de que participa em imensos depositários de informações e participações de vr incalculável.

Sempre uma alegria e orgulho.

abç a tds.

oi ilza,

esta sua vontade também é a vontade de muitos, assim como eu, acompanhe os trabalhos do Noticias ABPM que embora seja uma publicação interna da ABPM é também de livre acesso a qualquer mosqueiro brasileiro segue o link...http://www.abpm-brasil.com.br/noticiasabpm ... embora bem tímido ainda vem sendo uma tentativa de ajudar a compreender a identidade mosqueira brasileira.

abraços!

felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Fausto,

Nem sempre é fácil enxerga-los pelas margens visto que são fotofóbicos e buscam locais abrigados da luz, sob pedras e detritos vegetais.

Ocorrem durante todo o ano, mas no inicio da temporada sua proliferação é mais intensa.

Não custa ter um par destes escudos na caixa de moscas.

Grande abraço

Odimir

:):):)

Ola Ilza,

Muitísimo obrigado por tuas palavras de incentivo sempre muito generosas !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora que vi, gostei das scuds nas cores com a perfeição.

Para mim é uma mosca excelente para ser usada no momento certo. :yes:

E é uma mosca fácil de ser atada, não é atoa que estas Trutas foram enganadas por moscas scuds.

Muito bom de ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.