Ir para conteúdo

Descendo o Velho Chico de Três Marias à Pirapora... (breve relato)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Ola Pessoal,

Este relato está sendo postado a pedidos dos amigos Rusllon & MCAzeredo na secção de "Agenda de pesca" e tem caráter tão somente informativo, aos que eventualmente queiram se aventurar por este trecho de rio.
Esta pescaria foi feita no inicio de Outubro de 2013, e pretendíamos acertar a "janela" compreendida no período ocorrido após as primeiras chuvas que coincide com a corrida dos peixes para a piracema, o que na verdade não ocorreu.
Obviamente nos dias atuais, qualquer pescaria que se queira fazer na região sudeste, é preciso levar em conta o nível das águas, por conta da atipicidade climática de baixíssimos índices pluviométricos e fortes secas !
Gostaria de ilustrar melhor este relato com fotos, mas as fotos de todos os participantes foram reunidas no notebook do Betinho e o DVD que me enviou não abriu os arquivos.
Desta forma utilizarei apenas algumas fotos coletadas em minha câmera, que lamentavelmente não são as melhores.
Esta pescaria foi feita por seis pescadores, entre os quais meu neto Alejandro que é equatoriano e se encontrava em férias no Brasil.
O Betinho e o Sergio Alves vieram de São Paulo, e o Ricardo, meu neto eu, partimos de Varginha no Sul de Minas e nos encontramos para o almoço na casa do amigo José Francisco em Belo Horizonte.
Tínhamos programado para que uma van nos conduzisse de Belo Horizonte a Três Marias e nos buscasse ao fim da jornada em Pirapora.
Contudo, o motorista da van teve problemas de última hora, e decidimos ir com dois de nossos veículos até Três Marias.
Abaixo um resumo do roteiro :
- Primeiro dia (quarta-feira) - encontro em Belo Horizonte e chegada em Três Marias onde pernoitamos na Pousada Canto do Rio.
- Segundo dia (quinta-feira) - partimos em três barcos com destino a Pirapora.
- Paramos para almoço no rancho do amigo Walker Faria, abaixo do Pontal do Abaeté.
- Após almoço, seguimos pescando até um rancho no qual jantamos e pernoitamos.
Este rancho foi alocado pelo Sr Norberto e ofereceu relativo conforto, com chuveiro quente, camas limpas guarnecidas apenas com lençóis e o jantar bem aceitável.
Pela manhã também havia café.
- Terceiro dia (sexta-feira) - seguimos pescando e no almoço lanchamos com pães de forma, salames, queijos e alguns itens que levamos de casa.
No final da tarde chegamos a Pirapora e desembarcamos na Pousada San Marco em Pirapora, que fica às margens do rio, de onde os piloteiros retornaram a TM.
http://www.pousadasanmarco.com.br/
Esta pousada é muito confortável e com chalés instalados em área arborizada muito agradável.
Possui melhor estrutura que a Pousada Canto do Rio em TM.
O amigo Lincoln que é medico ortopedista em Pirapora, nos aguardava na pousada.
Após nos alojarmos, fomos pescar nos arredores da cidade, onde os amigos fizeram algumas capturas.
A noite jantamos na cidade em um restaurante especializado em peixes.
Quarto dia (sábado) - o amigo Lincoln se juntou a nós e descemos o Velho Chico pescando em quatro barcos e piloteiros, que haviam sido previamente contratados pelo Lincoln, retornando à tarde.
Jantamos em outro restaurante também especializado em peixes, muito bom por sinal, como o outro no qual jantamos na véspera.
Quinto dia (domingo) - partimos cedo em dois táxis que contratamos de véspera, com destino a Três Marias onde deixamos nossos carros (Pousada Canto do Rio).
Daí retornamos aos nossos lares.

Considerações :

- Não acertamos a "janela" pretendida, e talvez os dias escolhidos não tenham sido os melhores.
- Pescamos relativamente bem na parte superior do rio e até bem abaixo do Pontal do Abaeté, talvez por serem trechos conhecidos por nós.
No trecho mediano inferior do rio não fizemos boa pescaria, e atribuímos o fato a alguns fatores como:
- Não conhecíamos este trecho.
- Descemos de uma única passada, e os trechos nos quais ocorreram capturas e/ou ações não foram repassados.
- Pelo tempo programado, a velocidade de descida foi muito alta, sendo maior do que o dobro da velocidade de descida do rio Caleufu na Patagônia, que é considerado um rio de correnteza rápida.
- Gostaria de repetir esta pescaria, mas certamente faria isto dispendendo mais tempo e dispensando a pesca abaixo de Pirapora.

Abaixo algumas fotos com breves comentários :

Encontro e almoço na casa do José Francisco em BH.

Imagem120.jpg

Jantar no dia da chegada em três Marias

Imagem020.jpg

Manhã do dia da partida em Três Marias.

Imagem024.jpg

Imagem026.jpg

Rancho do amigo Walker, onde almoçamos

DSC01029.jpg

Parada para um lanche e descontração no meio do rio.

Imagem041.jpg

Imagem017.jpg

Pousada San Marco em Pirapora

Imagem056.jpg

Imagem060.jpg

Imagem093.jpg

Vistas de Pirapora as margens do rio.

Imagem070.jpg

Imagem065.jpg

Um canoeiro nos transportou até um ponto onde pudéssemos pescar e onde aproveitar para repassar meu neto nas técnicas de lançamento com linha sink tip.

Imagem015.jpg

Alguns companheiros capturaram douradinhos e matrinxãs.

Imagem075.jpg

No sábado descemos abaixo de Pirapora pescando e parando em alguns trechos que permitiam a pesca das margens.

Imagem242.jpg

Imagem199.jpg

Imagem206.jpg

Algumas capturas salvas em minha câmera :

Imagem214.jpg

Imagem229.jpg

Este douradinho foi mais rápido que um maior que perseguia o streamer e foi duramente castigado !

Imagem139.jpg

Também pescamos algumas matrinxãs....

Imagem228.jpg

E a surpresa ficou por conta da captura casual de um pacamã ou pacamão, em um streamer branco.
Segundo os piloteiros o tamanho não é muito comum para este peixe, cujas capturas vem se tornando raras !

1391464_10202274852897409_334450560_n.jp

Imagem222.jpg

Imagem221.jpg

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que aventura bacana.Eu ainda faço uma dessa.

Porem agora com pouca agua não tenho coragem e não recomendaria.

Ja conversei com alguns locais e todos falam que depois do abaete o peixe realmente fica muito espalhado com poucas capturas.

Mas a viagem neste rio deve ser sensacional.

Parabens :okok::okok::okok: obrigado por compartilhar

Editado por Sulista
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Sr. Odimir...

Obrigado pelas informações...

Mesmo com pesca piorando conforme descemos, a experiência da viajem já deve ser excelente!

Vamos colocar na listinha de desejos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito legal, esse rio tem muita história, eu sempre quis pescar nele! E nesse esquema de ir descendo deve ser o máximo.

Lamento muito o fato de eu não ter conseguido realizar uma pescaria com meu avô, parabéns pra vocês dois por isso, taí mais uma história do velho Chico.

Apesar dos contratempos proveitaram bem a oportunidade, que certamente será inesquecível.

:okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola amigos,

Muito obrigado a todos por visualizarem e postarem seus comentários !
Como eu disse, não tivemos muito sucesso com as capturas baseados em pescarias anteriores que fizemos no Velho Chico.
Contudo o espirito de companheirismo que sempre norteou nosso grupo se fez presente e prevaleceu acima de tudo.
Foram dias maravilhosos, e muito especialmente para mim que tive meu neto Alejandro como parceiro de pesca !
O Alejandro é equatoriano e vive em Quito e presentemente por conta do trabalho e da faculdade tem nos visitado com menor frequência.
Mas espero que sempre que se apresente a oportunidade possamos pescar juntos como fazemos desde que era menino....

Grande abraço

Odimir

DSC02421.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, a aventura deve ter sido bem bacana mesmo.

Agora esse pacamã roubou a cena, peixe endêmico da bacia do São Francisco e já extinto em muitas regiões.

Sem falar nessas corredeiras de Pirapora que devem ser maravilhosas.

Editado por Mauricio Velho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Relato "Padrão Odimir", pra variar...rs :mestre:

Acrescido da logística da viagem/aventura , nos transportando junto; e com rica ponderação sobre o resultado de capturas.

Que o "Vozão e neto" , junto à grande família de amigos de longa data, repitam muitos destes encontros que são as maiores capturas , a dividir igualmente conosco!

Grande abç, Mestre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Mestre Odimir,

Com muito ou pouco peixe é sempre um prazer juntar uma turma assim e desfrutar de dias tão agradáveis.

Rimos muito, bebemos nem tanto e ainda pegamos alguns peixinhos...isso fora o record mundial do Pacamã no fly...

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, Odimir! Transmitiu o feeling da aventura total! Essas corredeiras parecem ser um local muito interessante como potencial destino de pesca para usar equipo de Spey...

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.