Ir para conteúdo

O Mistério das Moscas Desaparecidas


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Sempre procurei pesquisar bastante antes de cada viagem de pesca. Na mais recente, às Bahamas, comprei vários livros sobre a pesca do bonefish, sobre moscas, vasculhei dezenas de sites e fóruns norte-americanos e, agregando à alguma experiência pessoal, formei a minha opinião, tanto sobre as táticas e técnicas de pesca, quanto sobre as moscas a serem usadas.

Evidentemente que os guias têm um papel importantíssimo - afinal moram lá, dipõem de um conhecimento profundo sobre o local, pesqueiros, táticas...Vivem desse ofício! No entanto, às vezes também são turrões, teimosos e, especialmente no que diz respeito às moscas, quase sempre torcem o nariz para nossos modelos, por mais caprichados e adequados que sejam. Catam no bolso uma mosca em que tenham confiança e, por vezes, eles mesmos retiram a que colocamos com fé e substituem por aquela que consideram ideal. Ou seja, desmerecem nossas moscas na maior sem cerimônia. E todo mundo aqui que já pescou nos flats ou em águas de trutas já passou por isso, com certeza. Bem, aí vem a dúvida sobre o que fazer: se insistirmos em manter a nossa mosca, vamos contrariar o guia (que está sinceramente procurando oferecer o seu melhor, não tenham dúvida!) e, quiçá, ofendê-lo. E teremos que conviver com ele - ou seus pares, muitas vezes irmãos - por toda a semana. E ainda corremos o risco de nossa mosca não dar certo. Por outro lado, ao concordarmos em trocar nossa mosca, abrimos mão de nossas convicções e do prazer de pescar com as iscas que atamos ao longo de meses (nessa viagem atei mais de 300 moscas, de diferentes modelos, pesos, ações e cores) onde cada uma, antes de ser colocada na caixa, foi sonhada na boca de um peixe.

Nessa temporada tomei uma decisão: só usaria as minhas moscas e a escolha do que usar - em razão do local a ser pescado, profundidade, vento, luz, etc... - também seria minha. Ao guia caberia o trabalho (muito difícil mesmo!) de controlar o barco com o varejão, localizar o peixe (avistar um bonefish a 20/25 metros, para quem não está habituado, é quase impossível, mesmo em águas transparentes e rasas) e posicionar o barco de forma favorável a um bom lançamento, quando possível, pois tudo é muito rápido.

E assim foi nos dois lodges em que pesquei: baseado em tudo que estudei - e também na minha experiência pessoal de outras pescarias de bonefishes em diversas regiões - elegi as moscas e mesmo diante de eventuais torcidas de nariz, fui em frente...E, me dei muito bem! Aliás, três guias elogiaram as moscas de cara. Travis, do Abaco Lodge e Tonny e Ishi, do Delphi Club, se encantaram de pronto e, de modos diferentes, disseram: "essas são moscas que pegam peixes!"

Bem, as capturas estão registradas nos livros dos lodges (que estavam cheios, operando com todos os barcos) e só houve 2 dias, em 16, em que fiz péssima pescaria. Mas isso é outra história. Nos demais, o resultado sempre foi ótimo, culminando com 29 bonefishes em um dia, o quarto melhor número de capturas do Delphi Club em 4 anos de funcionamento. O record são 54 bonefishes em um dia, ocorrido em Janeiro desse ano. Credito esse resultado ao trabalho de guias excepcionais, que foram meus olhos - enxergando os peixes em locais que, nós normais, só víamos areia, grass ou pedras - e que me colocaram em condições de lançamento, mesmo sob vento forte. Que ninguém se engane: mesmo que o pescador seja um excepcional lançador - o que, nem de longe, é o meu caso - se o guia não posicionar o barco de forma favorável, o cast fica muito difícil. Mas, aqui prá nós, também credito um tostãozinho desse sucesso às moscas - optei por pescar com moscas grandes, anzóis #2 e #4, imitando lagostins e mantis shrimps - e, não raro, ouvi dos guias: "Oh, man! It works"! E eu respondia: "No, Man! It rocks"!

Bahama Mama, Improved - a Bahama Mama é uma mosca tradicional, mas atada em anzol #8 ou #10. Essa está atada em Tienco 800S #4, com mais volume, brilho discreto e olhos vermelhos, que também funcionam como protetores de anzol:
mosca2_zps1b78bfa6.jpg

E, a grande questão: Cadê a mosca? Ora, na boca do peixe, onde mais?

mosca3_zps99ae8e38.jpg

Lagostim - A pesca da lagosta está proibida nessa época de reprodução, mas os bonefishes não sabem disso e atacam vorazmente as imitações. Atada em anzol #2, com bastante volume

DSC00234a_zpsfc29fd31.jpg

E para onde ela foi?

DSC04592aa_zpsc4ddb7d3.jpg

Outro lagostim, mais lastreado:

DSC00161a_zpsf4fbe549.jpg

E onde se escondeu?

Aquuiiiiiii!!!!!

DSC04430a_zps18ad973a.jpg

E aquuiii também, ó!!

IMG_3328a_zps7510f059.jpg

E mais ali, e mais acolá...Resolvido o mistério das moscas desaparecidas!

DSC00051a_zpsfadf90f5.jpg

DSC00064a_zpsc88dfaa2.jpg

DSC00277aa_zpsc17af985.jpg

DSC04591a_zps25797042.jpg

A pesca foi realizada a partir de dois diferentes lodges: o Abaco Lodge e o Delphi Club, em um período de dezesseis dias. Cada um com características, propostas e localizações diferentes dentro da ilha, mas ambos dotados de excelente estrutura de pesca, hospedagem e cozinha.

Esse é o Abaco Lodge, diretamente sobre os Marls, 200 milhas de flats e mangues do lado oeste da ilha de Abaco.

DSC00027a_zps01324beb.jpg

Fim da Tarde

DSC04335a_zps7d4df172.jpg

O lodge, em noite de lua cheia

DSC04311a_zps0db521f9.jpg

Aguardando o dia seguinte

DSC04308a_zps2d484a38.jpg

Tudo pronto, só embarcar

DSC04332a_zps017a645c.jpg

A cor da água nos mangues...Estonteante
DSC00238aa_zpsb350ddf0.jpg

DSC00236a_zpsad7f2a4d.jpg

Delphi Club: muito além da pesca, uma luxuosa construção estilo "plantation", totalmente isolada, o lodge se localiza sobre o mar, do lado leste da ilha de Abaco, oceano aberto, onde os tubarões nadam na areia, literalmente, caçando no sobe e desce das ondas.

DSC00371a_zps412620f1.jpg

São apenas 16 hóspedes e um máximo de 10 pescadores

DSC04402a_zps02bf5928.jpg

Quem disse que mulher não gosta de pescaria?

DSC00248a_zps735b0557.jpg

DSC00250a_zps93a80503.jpg

Um quilômetro e meio de praia particular na propriedade onde se localiza o lodge. Todas as tardes imensas arraias cruzavam a praia a dez metros de distância, acompanhadas por pelo menos uns vinte peixes pequenos – galhudos e snappers – e, pelo menos, um permit. Cheguei a ver três. Eu os acompanhava lançando a mosca, mas nunca houve o menor esboço de ataque. Já os outros peixes atacavam imediatamente. Na praia também aparecem grandes bonefishes e o gerente do hotel, Max, pegou um imenso pescando ao meu lado

DSC00255a_zps1c3e274c.jpg

DSC04400a_zps70fdffad.jpg

Editado por Luiz Almeida
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok::okok: Narrativa e tudo mais muito super!

Enquanto lia, ansiava pelo resultado do dilema moscas ppias x moscas dos guias; já antevendo que, com aquela conhecida diplomacia :graduado: , conseguirias não frustrar um dos prazeres maiores, que é testar o resultado das ppias pesquisas e , no teu caso, também de vasta experiência. Ainda mais quando o prazer da pesca, imagino, não seja apenas pescar peixes; tanto quanto o do alpinista não seja apenas chegar ao topo da montanha. Parabéns tb por isto, tio Luis! Idem à parceira de tantas aventuras!

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mandou bem pacas Luiz!! Parabéns, tanto pelas excelentes moscas, como pelo baile nos guias!! E com relação a eles e as moscas, é exatamente como vc colocou. Sempre torcem o nariz pras nossas por mais que estejam boas kkkk!! Mas mandou bem mesmo. No final, deram por vencido kkkkk!!! E cá entre nós, 29 bones num só dia é recorde em qq lugar, e nem mesmo nas apelation mancha se consegue tantos!!!! Show!! E os dois lodges parecem ser dos sonhos. Primeiríssimo mundo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí! :yes:

É sempre um prazer pescar com uma mosca presenteada pelos amigos, mas dá um tempo né, passamos horas estudando e sentados na bancada atando pra depois não usarmos nossas moscas? Eu tô fora, uso as meus frankesteins com muito orgulho! :D

Respeito o guia, pois é claro que será muito difícil ter mais conhecimento daquela área do que ele que ali vive, mas por favor respeite-nos também. :book:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok::okok: Narrativa e tudo mais muito super!

Enquanto lia, ansiava pelo resultado do dilema moscas ppias x moscas dos guias; já antevendo que, com aquela conhecida diplomacia :graduado: , conseguirias não frustrar um dos prazeres maiores, que é testar o resultado das ppias pesquisas e , no teu caso, também de vasta experiência. Ainda mais quando o prazer da pesca, imagino, não seja apenas pescar peixes; tanto quanto o do alpinista não seja apenas chegar ao topo da montanha. Parabéns tb por isto, tio Luis! Idem à parceira de tantas aventuras!

abç

Disse bem Ilza!

Grato pela mensagem.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo relato meu amigo,estamos(eu e a Cris) babando com as belas fotos deste lugar...

Oi Luciano,

Lembramos muito de vocês.

Quando puderem vão ao Delphi, tanto você quanto a Cristina vão adorar (pequeno detalhe: lençóis de algodão egípcio 600 fios, travesseiros de pluma de ganso, uma vista deslumbrante e vai por aí...E ainda se pesca prá caramba!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que maravilha Tio Luiz !

Como sempre uma bela viagem e uma bela pescaria !

Valeu Doug!

Grato pela mensagem.

Abraços

PS: nessa viagem não passei nas Keys, mas fui para Sanibel novamente e, mais uma vez, muito robalo. Tenho notícias que continuam comendo bem na praia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lugar lindo, bela pescaria, e em ótima companhia.

E as moscas muito legais, seus atados de camarões são campeões!!

Valeu, Alfredo!

Esses camarões (em todas as suas variações) são fáceis de atar e muito efetivos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mandou bem pacas Luiz!! Parabéns, tanto pelas excelentes moscas, como pelo baile nos guias!! E com relação a eles e as moscas, é exatamente como vc colocou. Sempre torcem o nariz pras nossas por mais que estejam boas kkkk!! Mas mandou bem mesmo. No final, deram por vencido kkkkk!!! E cá entre nós, 29 bones num só dia é recorde em qq lugar, e nem mesmo nas apelation mancha se consegue tantos!!!! Show!! E os dois lodges parecem ser dos sonhos. Primeiríssimo mundo!!

Valeu, Kensuke!

Mas também tive alguns guias - inclusive o próprio Tonny da "soap opera" - muito bacanas.

Os lodges ficam entre os melhores das Bahamas. O Abaco Lodge é mais hardcore para a pesca, tanto que é um dos preferidos do Flip Pallot (ele estava chegando com um amigo no dia em que eu estava saindo, uma pena) mas superconfortável, ar-condicionado Split, tudo bem bacana, cozinha gourmet e open bar. O Delphi Club é outra proposta, muito luxuoso, possibilitando hospedagem de alto padrão para toda a família e os melhores guias de pesca de Ábaco.

E realmente os bones foram todos no flat e no estilo, no visual, bem bacana!

Recomendo demais para você ir com a família.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isso aí! :yes:

É sempre um prazer pescar com uma mosca presenteada pelos amigos, mas dá um tempo né, passamos horas estudando e sentados na bancada atando pra depois não usarmos nossas moscas? Eu tô fora, uso as meus frankesteins com muito orgulho! :D

Respeito o guia, pois é claro que será muito difícil ter mais conhecimento daquela área do que ele que ali vive, mas por favor respeite-nos também. :book:

É isso mesmo, André!

Muitas vezes, no passado, acabei cedendo, contrariado, quer seja em relação à moscas, quer seja em relação à pesca.

Hoje já estou com bastante estrada - e idade - prá fazer o que me der na veneta sempre que tiver vontade!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tio, parabéns pelo relato! show de bola!!!

parabéns tb pela escolha de usar as próprias moscas :)

quando minha bagagem for maior eu farei o mesmo :)

abraços!!

Valeu, Rafael!

Mas você já faz isso, pois pesca de caiaque, pesca sozinho, muito independente.

E assim, sempre que possível, é que deve ser!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas Tio Luiz??? voce como sempre nos brindando com seus lindos relatos??

ÓÓóh! fiquei encantado, pois voce tocou num assunto muitissimo interessante! É sempre assim mémo né? Eu também tenho obtido ótimos resultados. Porém, como voce bem lembrou, precisamos saber como desobedecer o nosso guia sem chateá-lo!

E voce o fez com categoria isso!!

Meus parabéns bela bela pescaria.

Um forte abraço a voce, e à Jack também.

Voces merecem....

Mário e Lia.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso mesmo, André!

Muitas vezes, no passado, acabei cedendo, contrariado, quer seja em relação à moscas, quer seja em relação à pesca.

Hoje já estou com bastante estrada - e idade - prá fazer o que me der na veneta sempre que tiver vontade!

Abraços

By the way... :)

5 reasons you should tie your own flies

1- Customization / Creativity

2- Economics

3- Durability

4- Satisfaction of catching a fish on your own fly

5- Instant gratification

http://www.flyfishfood.com/2014/08/5-reasons-you-should-tie-your-own-flies.html

That's it! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.