Ir para conteúdo

Bolando asneiras


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Este fio de nylon corre por dentro da vara, ele tem 10 metros, sai na ponta da vara onde é ligado à linha tenkara.

Caramba não consigo imaginar o que pode ser. :(

Esse fio de Nylon vai segurar algum peça? :hum:

A peça atrás da vara é que vai segurar o fio de nylon................................... e liberar ou recolher

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pensei nisso mas por onde a linha sairá na ponteira? :huh:

André: idem.......... lembrei dum varejão(varão ou vara grande de bambu) que tem um fio/arame de aço esticado em seu interior, passando por dentro de pequenos furos previamente furado nos intergomos ..... mas é numa vara inteiriça.

Um abraço, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pensei nisso mas por onde a linha sairá na ponteira? :huh:

André: idem.......... lembrei dum varejão(varão ou vara grande de bambu) que tem um fio/arame de aço esticado em seu interior, passando por dentro de pequenos furos previamente furado nos intergomos ..... mas é numa vara inteiriça.

Um abraço, ADAUTO.

A Linha de nylon entra pelo butt cap, onde coloquei um anel cerâmico e sai pela ponteira, viajando pelo interior da vara, o último segmento é oco também (retirei o último segmento maciço e coloquei um reforço para que a linha não lasque). Na saida da linha de nylon é emendadada a linha tenkara, de comprimento normal. É uma interline.

O nylon coloquei uns 8 metros, mas pode ser colocado mais ou menos.

Então dá para encompridar a linha no casteio e colocar a mosca mais distante, mas a principal idéia é ter linha sobrando para dar um pouco ao peixe, podendo trabalhá-lo com mais facilidade.

Vamos ver se dá certo nos testes que estou fazendo. Se positivo fica mais fácil para as patagônicas na tenkara.

Mas pode dar em nada também............mas o importante é tentar, pois se não tentarmos só vamos fazer o que todos fazem.

Ah... o mentor intelectual dessa coisa é o meu amigo Blatt, que pensou nisso há já um bom tempo mas desistiu sob a alegação de que se precisasse mais linha usaria o fly em vez da tenkara, mas hoje enquanto montava uma tenkara, relembrei do assunto e resolvi bolar essa coisa aí.

Abraços

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isso aí Jorge, se não me engano o Blatt e vc trabalharam juntos no projeto Tenkara BR, pelo que sei as "ideias" do Blatt sempre funcionam, com sua habilidade em fazer varas vale a tentativa, acho que vai dar certo.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A Linha de nylon entra pelo butt cap, onde coloquei um anel cerâmico e sai pela ponteira, viajando pelo interior da vara, o último segmento é oco também (retirei o último segmento maciço e coloquei um reforço para que a linha não lasque). Na saida da linha de nylon é emendadada a linha tenkara, de comprimento normal. É uma interline.

O nylon coloquei uns 8 metros, mas pode ser colocado mais ou menos.

Então dá para encompridar a linha no casteio e colocar a mosca mais distante, mas a principal idéia é ter linha sobrando para dar um pouco ao peixe, podendo trabalhá-lo com mais facilidade.

Vamos ver se dá certo nos testes que estou fazendo. Se positivo fica mais fácil para as patagônicas na tenkara.

Mas pode dar em nada também............mas o importante é tentar, pois se não tentarmos só vamos fazer o que todos fazem.

Ah... o mentor intelectual dessa coisa é o meu amigo Blatt, que pensou nisso há já um bom tempo mas desistiu sob a alegação de que se precisasse mais linha usaria o fly em vez da tenkara, mas hoje enquanto montava uma tenkara, relembrei do assunto e resolvi bolar essa coisa aí.

Abraços

Pois é, concordo com o Blatt. :yes:

Será que essa necessidade de maior quantidade de linha não foi justamente o que motivou os antigos pescadores que usavam varas simples a colocar uma carretilha (ou algo equivalente) na vara e criar o conceito que temos do fly? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é, concordo com o Blatt. :yes:

Será que essa necessidade de maior quantidade de linha não foi justamente o que motivou os antigos pescadores que usavam varas simples a colocar uma carretilha (ou algo equivalente) na vara e criar o conceito que temos do fly? :huh:

Com certeza o fly evoluiu daí.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Será que essa necessidade de maior quantidade de linha não foi justamente o que motivou os antigos pescadores que usavam varas simples a colocar uma carretilha (ou algo equivalente) na vara e criar o conceito que temos do fly? :huh:

Porque não usar um equipo tradicional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Porque não usar um equipo tradicional?

Mau, porque não usar os dois? Há lugares e tipos de pesca em que a tenkara é imbatível, porém se a água for maior e dependendo dos peixes a indicação é o fly.

Vi muita gente ninfando de fly só com o líder fora da vara, nessas situações a tenkara é mais eficiente, bem entendido, porém, que é indicada para peixes pequenos.

Abraços.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho válida a ideia!

Pensei em uma deriva sem acesso ou mais prolongada, aqueles 2m que separam você do peixe. ;)

Mataste a charada Giuliano.

Abraços aos sobrinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei Jorge-San

uma tenkara interline... e com sobra para brigar caso o peixe oferecer resistência... hummm

interessantíssimo

espero que funcione bem nos testes...

o medo é só a pontinha da vara... mesmo com reforço.. seja o reforço ou a linha roçando... um dos dois vai zoar... mas é só teoria...

no mais

aguardando seus testes finais

abraço
Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei Jorge-San

uma tenkara interline... e com sobra para brigar caso o peixe oferecer resistência... hummm

interessantíssimo

espero que funcione bem nos testes...

o medo é só a pontinha da vara... mesmo com reforço.. seja o reforço ou a linha roçando... um dos dois vai zoar... mas é só teoria...

no mais

aguardando seus testes finais

abraço

Mauro

Ideal seria colocar uma ponteira interline na ponta, mas não se acha no Brasil e mesmo no exterior é difícil.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que vale a tentativa, tb gosto de "inventar e de melhorar" as coisas se possível, qd tenho tempo estou na marcenaria ou mexendo no Jeep, sempre "inventado/melhorando".

Qd preciso de linha vou de fly, mesmo que dê certo a tentativa do Jorge, ainda acho que conseguir pescar um peixe sem dar linha usando uma Tenkara é uma baita emoção vale a pena.

Já pesquei trutas em Lages com fly e Tenkara, digo que é emocionante, pura adrenalina segurar uma truta com uma Tenkara e ver os saltos das trutas tentando se libertar do anzol, apenas caminho no rio qd vejo que a truta precisa nadar/cansar mais um pouco, digo p/ os amigos o gosto é outro.

Nunca pesquei na Patagônia talvez lá a situação seja diferente, mas a emoção de segurar uma baita truta lá na Tenkara, sem dar linha deve ser o bicho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kkkk... Para simplificar aderiram à tenkara... Agora querem complicar o simples! Rsrsrs...

Prezado Rusllon, por isso o título "Bolando asneiras", tem quem goste da idéia e tem quem não goste. Particularmente não gosto muito, apesar de resolver certa deficiência da tenkara.

Mas como tudo isso é diversão para mim, já que brinco com varas como hobby, pois sou cirurgião-dentista, mas nas horas de folga me dedico não só a montar varas de alta qualidade e sempre um pouco diferentes das que existem no mercado, como também botar algumas idéias malucas em prática.

Às vezes acertamos, às vezes erramos, faz parte do processo.

Mas que seria do mundo hoje se alguém não tivesse tentado por em prática alguma idéia estapafúrdia.................... será que teríamos toda a tecnologia e conforto que temos hoje?

Abraços mosqueiros.

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Este fio de nylon corre por dentro da vara, ele tem 10 metros, sai na ponta da vara onde é ligado à linha tenkara.

A peça atrás da vara é que vai segurar o fio de nylon................................... e liberar ou recolher

Entendi. :ok:

Não gosto da idéia, para isso prefiro o Fly, mas vá em frente. Seja como for, vai controlar o peixe e peixe na linha é só alegria. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jorge, parabéns por tocar a ideia adiante. Executar é bem mais difícil do que apenas imaginar.

OBS: Essa ideia não é minha, copiei de um japa muito famoso na confecção desse tipo de vara.

Essa ideia resolve um problema crucial na tenkara que é a incapacidade de poder ferrar o peixe pela linha.
Em locais abertos onde se tem espaço pra levantar a vara na hora da ferrada a tenkara dispensa tal expediente mas em locais mais exíguos complica.

Eu ainda prefiro usar um equipamento de fly tradicional em tal situação mas entendo que a diversidade de gostos é tão vasta quanto o número de viventes no planeta por isso sei que terá sucesso.

Abraço.

Editado por Blatt
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.