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Boeing 787-9 Dreamliner


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  • Administrador

Subida na vertical com a aeronave vazia, sim creio ser possível.

Arremeter ao pousar, todas as aeronaves têm que fazer essa manobra.

É um piloto de primeira linha. :ok:

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  • Mosqueiro

Célio,

Quanto ângulo diedro da asa é isso mesmo. É um perfil totalmente revolucionário feito de materiais compostos.

Quanto as manobras não são nada de mais. Avião vazio e dois motores de 74.000 lbs da pra fazer oque quiser

Pra vc ter uma idéia o 737-800 que a gente voa na gol tem 27.000 lbs em cada motor e já é uma estupidez, imagina 74.

Esse tipo de vôo é geralmente feito por pilotos de prova em feiras para demonstração de performance da aeronave. Em tese são apenas pra chamar atenção.

Abç

Doug

Editado por Douglas
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  • Patrono

Célio,

Quanto ângulo diedro da asa é isso mesmo. É um perfil totalmente revolucionário feito de materiais compostos.

Quanto as manobras não são nada de mais. Avião vazio e dois motores de 74.000 lbs da pra fazer oque quiser

Pra vc ter uma idéia o 737-800 que a gente voa na gol tem 27.000 lbs em cada motor e já é uma estupidez, imagina 74.

Esse tipo de vôo é geralmente feito por pilotos de prova em feiras para demonstração de performance da aeronave. Em tese são apenas pra chamar atenção.

Abç

Doug

Valeu, Douglas

Mas deixa eu ver se entendi direito: com um 737-800 vazio e em condições favoráveis, especialmente de vento, é possível fazer manobras tão ágeis quanto as desse vídeo?

Na hora do pouso, parecia que o avião tocou o solo tão logo se alinhou com a pista (o que fez muito rapidamente), sem necessidade de vir de longe para se alinhar e diminuir a altitude e então pousar

Editado por Celio
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  • Patrono

Mas esse avião não é aquele que deu um monte de problemas e foi proibido de voar? Pelo menos é o que a mídia não especializada divulgou...

Acho que foi o 777, mas pelo que me lembro o problema era a envergadura da asa, que era enorme. Pra poder atender as exigências de tamanho dos aeroportos, tiveram que "entortar" as pontas

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  • Mosqueiro

Célio,

Qualquer aeronave comercial tem condições de efetuar essas manobras no que diz respeito as curvas e aproximações em curva. Em alguns lugares, dependendo das condições, isso é necessário, como no aeroporto Santos Dumont.

No que diz respeito aos altos ângulos de subida mostrados no vídeo também, porém para aqueles ângulos ali praticados é preciso estar vazio. Isso também pode ser observado comparando as decolagens de alguns de nossos aeroportos. Quando um B737 800 decola do Galeão para Santo Domingo ou pra Caracaz está próximo ao seu peso máximo estrutural de 79.000 kg. Desta form o ângulo de subida é relativamente pequeno em função do peso assim como a altitude inicial de cruzeiro não é muito alta. Quando decolamos o mesmo B 737 800 do Santos Dumont nosso limite máximo de peso é entre 55.000 e 60.000 kg em função do comprimento da pista. Logo o ângulo de subida é bastante alto pois estamos leves.

Quanto aos problemas, sim o 787 teve vários problemas inclusive o fogo nas baterias conforme citado. Isso em si não é um problema. Essa aeronave muda uma série de conceitos em termos de tecnologia e materiais compostos. É natural que de problemas no início das operações, como também é natural que fiquem groundiados até que os problemas se resolvam. Ela já está voando normalmente. A Lan Chile opera no Brasil com o 787.

Quanto ao problema de envergadura foi o Airbus 380. Que é a maior aeronave comercial em operação. Foi necessário alterar a esturra de pistas, pistas de taxi e estacionamento em vários aeroportos para poder atender essa aeronave. No Brasil ele só opera no Galeão e em Guarulhos.

Oque vc chama de entortar as pontas é um dispositivo chamado de WINGLETS. Os Winglets, ou pontas tortas se vc preferir contribuem para uma economia de combustível de 15 a 20% dependendo da aeronave. Eles reduzem o arrasto induzido que é uma tendência do fluxo de ar virar da parte de baixo da asa para a parte de cima nas pontas.

Abç

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