Célio, Qualquer aeronave comercial tem condições de efetuar essas manobras no que diz respeito as curvas e aproximações em curva. Em alguns lugares, dependendo das condições, isso é necessário, como no aeroporto Santos Dumont. No que diz respeito aos altos ângulos de subida mostrados no vídeo também, porém para aqueles ângulos ali praticados é preciso estar vazio. Isso também pode ser observado comparando as decolagens de alguns de nossos aeroportos. Quando um B737 800 decola do Galeão para Santo Domingo ou pra Caracaz está próximo ao seu peso máximo estrutural de 79.000 kg. Desta form o ângulo de subida é relativamente pequeno em função do peso assim como a altitude inicial de cruzeiro não é muito alta. Quando decolamos o mesmo B 737 800 do Santos Dumont nosso limite máximo de peso é entre 55.000 e 60.000 kg em função do comprimento da pista. Logo o ângulo de subida é bastante alto pois estamos leves. Quanto aos problemas, sim o 787 teve vários problemas inclusive o fogo nas baterias conforme citado. Isso em si não é um problema. Essa aeronave muda uma série de conceitos em termos de tecnologia e materiais compostos. É natural que de problemas no início das operações, como também é natural que fiquem groundiados até que os problemas se resolvam. Ela já está voando normalmente. A Lan Chile opera no Brasil com o 787. Quanto ao problema de envergadura foi o Airbus 380. Que é a maior aeronave comercial em operação. Foi necessário alterar a esturra de pistas, pistas de taxi e estacionamento em vários aeroportos para poder atender essa aeronave. No Brasil ele só opera no Galeão e em Guarulhos. Oque vc chama de entortar as pontas é um dispositivo chamado de WINGLETS. Os Winglets, ou pontas tortas se vc preferir contribuem para uma economia de combustível de 15 a 20% dependendo da aeronave. Eles reduzem o arrasto induzido que é uma tendência do fluxo de ar virar da parte de baixo da asa para a parte de cima nas pontas. Abç