Ir para conteúdo

Extended body Mayfly (efêmera)


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

:) :) :)

Ola Pessoal,

Tinha em minha caixa de anzóis, alguns antigos que me foram presenteados pelo amigo

Betinho, trazidos da Europa em uma de suas viagens.

Há tempos buscava por um material que proporcionasse a coloração e o aspecto de uma

efêmera, cuja eclosão tive a oportunidade de presenciar.

Todo mosqueiro atador sempre analisa qualquer material que lhe passe diante dos olhos,

com o foco de transforma-lo em mosca.

Comigo não é diferente...

Quando a Helena minha mulher, colocou o melão sobre a pia para corta-lo, olhei para a

embalagem em forma de net (é assim que mosqueiro enxerga), e visualizei a cor que

buscava para minha mosca !!!

Daí a associar a fibra desta embalagem com os anzóis que tinha guardados, criando

mentalmente uma mosca, foi um átimo de milionésimo de segundo.

Pacientemente desfiei algumas fibra com espessura de 0,02 mm X 1 mm de largura da

embalagem e fui até a mesa de atado para concretizar a mosca que tinha em mente.

Ai está a primeira mosca atada em anzól Partridge Yorkshire Body K10 #16 e o resultado

inicial que obtive.

Grande abraço

Odimir

[Imagem028.jpg]

[Imagem015.jpg]

[Imagem013.jpg]

Um pequeno teste de comportamento e flutuação.

[Imagem045.jpg]

[Imagem047.jpg]

Receita e ingredientes

Anzol Partridge K10 #16

Imagem025.jpg

[Imagem026.jpg]

Tira de fibra de "ráfia" de 1 mm de largura X 10 cm comprimento

[Imagem022.jpg]

Embalagem da qual foram tiradas as fibras de "ráfia".

[Imagem065.jpg]

Outros materiais convencionais :

- Linha de atado : 8/0 cor clara (Light Cahill)

- Tórax : dubbing de CDC de cor clara que acompanhe a tonalidade da mosca.

- Asas : pena de perú branca (turkey shouders).

- Colar ou hackle : Penas de Saddle Hackle para anzóis #16, cor Light Ginger.

- Corpo : dubbing Superfine ou Antron, cor Light Cahill.

- Revestimento do corpo : fibras de ráfia

- Cauda : 3 fibras de "Microfibetts".

[Imagem036.jpg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito show, mestre Odimir

Claro que não será facil arranjar um anzol desse, mas penso que dá para usar um anzol curto e fazer um prolongamento com monofilamento, por exemplo

Ola Celio,

Obrigado !

Estes anzóis foram trazidos da Europa pelo Betinho, em uma de suas viagens.

Era um saldo de estoque na sua loja e me foram presenteados por ele, o que

aceitei de braços abertos... :wub:

Gostei de atar nestes anzóis e pesquisei no site da Partridge, mas acredito

que tenham sido descontinuados à bom tempo.

Certamente é possivel utilizar anzóis tradicionais para mosca seca com uma

extensão de mono ou mesmo arame de aço fino.

Alguns passo a passo constroem o corpo extendido sem o uso de um suporte

incorporado na mosca.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficou perfeita mestre Odimir,

O pré-teste de flutuação mostra que ela "pousará" na posição correta. :bs-aplauder:

Perdoe-me pela inexperiente pergunta, mas essa haste rígida do abdome não vai atrapalhar a fisgada? Lembro que em algumas situações retira-se a cauda da mosca justamente por conta disso e nesses casos são caudas flexíveis (fibras de penas ou pelos), imagino que esta (nesses casos) atrapalhe ainda mais. :huh: :huh: :huh:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

EXPETACULAR seu atado parabéns!!!

Me perdoe em perguntar sobre o tal corpo trazido da Europa, era oco, levinho e maleável ??

Acho que foi eu quem fiz para o Betinho em 2003..

Ola Gerson, obrigado !

Ganhei sómente os anzóis do Betinho.

O corpo ou abdomen extendido foi atado por mim, usando dubbing do tipo "Superfine", revestindo com fibras do material de embalagem do melão do qual doravante fiquei fã....rsss.. :wub:

No tórax, sob o hackle usei dubbing de CDC.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ficou perfeita mestre Odimir,

O pré-teste de flutuação mostra que ela "pousará" na posição correta. :bs-aplauder:

Perdoe-me pela inexperiente pergunta, mas essa haste rígida do abdome não vai atrapalhar a fisgada? Lembro que em algumas situações retira-se a cauda da mosca justamente por conta disso e nesses casos são caudas flexíveis (fibras de penas ou pelos), imagino que esta (nesses casos) atrapalhe ainda mais. :huh: :huh: :huh:

Grande Abraço

Ola André, obrigado !

A mosca é muito pequena e está atada em anzól #16 equivalente à um anzol para secas do tipo 1XS (short) + apêndice para o abdomen.

Uma abocanhada......e um abraço !!!.... :ohmy:

Abração

odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André essa questão do tail atrapalhar está muito mais relacionada com a pesca do lambari e para pescar trutas e outros peixes maiores que os lambaris, não precisa se preocupar tanto com o tail e além disso o tail dá equilíbrio à mosca.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

André essa questão do tail atrapalhar está muito mais relacionada com a pesca do lambari e para pescar trutas e outros peixes maiores que os lambaris, não precisa se preocupar tanto com o tail e além disso o tail dá equilíbrio à mosca.

T+

André,

Quando respondi a pergunta estava mentalmente focado na pesca de trutas.

A observação do Fausto foi muito bem pontuada.

No caso dos lambaris, costuma-se encurtar ou mesmo cortar a cauda de algumas

moscas, nem tanto porque atrapalhem a fisgada, mas sim porque ás vezes estão

manhosos e acompanham a isca mordiscando a cauda sem abocanharem.

Por vezes estão vorazes e não é raro que pescadores usando iscas artificiais

capturem lambaris em suas garatéias.

Pescando em lagos com águas claras e sem vento, é comum que trutas também

se apresentem desconfiadas.

Já cortei caudas de Wooly Buggers para melhorar o indice de fisgadas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigo Odimir,

Lindas iscas !!!!! As trutas vão adorar !!!!!!!!!! :okok: :okok: :okok:

Abração,

Telles

Caro Telles,

Obrigado !

Estas moscas tem endereço certo.

Espero ter a sorte de presenciar a eclosão do mesmo inseto que me inspirou a ata-las.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Talvez tenha me expressado mal, sei que a cauda dá equilíbrio à mosca, mas estava me referindo ao abdome prolongado e rígido por conta da haste. Para o caso específico da truta, normalmente a relação tamanho da isca x tamanho do peixe (e boca) é desproporcional, as iscas são pequenas e a truta e sua boca grandes.

Na foto postada pelo mestre Odimir pude perceber que a cauda é fundamental para a sustentação da isca na lâmina d'água, os pontos de "apoio" estabelecidos pelas fibras da cauda ajudam a aumentar a superfície de contato e sustentar a isca, equilibrando a tensão.

No caso do lambari e acredito que para outros peixes de boca pequena (matrinxã, pirapitinga, etc), de outra forma para as espécies nais quais a relação tamanho da isca tamanho do peixe (boca) é mais proporcional, acreditei que iria atrapalhar, por isso minha pergunta.

Mas como o objetivo é a truta, um capítulo à parte no fly, concordo e agradeço às explicações dos mestres. :mestre: :mestre: :mestre:

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ola André,

No caso de lambaris também acredito que o indice de fisgadas fique comprometido.

Já no caso de matrinchãs, costuma-se pescar com secas e bugs atados em anzois

bem maiores do tipo Chinu.

Estou pensando numa pescaria de pirapitingas e levarei algumas na caixa para testar.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mestre Odimir,

Me lembrei de um passo a passo que meu amigo fotografo Acacio de Salles Gitahy fotografou da mayfly que usamos, achei as fotos e mandei para o Fausto colocar no fórum (vou aproveitar e publicar na revista Ecoaventura tb) espero que goste da técnica de construção do corpo e da asa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ainda não tive oportunidade de ver as fotos, hospedar e expor para os amigos. Cheguei de viajem e estou colocando os compromissos em dia.

T+ :ok:

Fausto, fique tranquilo !

Somos pacienciosos, e alem disto estou ansioso por ver o relato do Caleufu !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficarei off-line o dia inteiro, ou parte dele, e sendo assim, vou expor aqui mesmo as fotografias e se for o caso, posso mudar depois. :ok:

Não sou o autor do passo a passo e não sei colocar na ordem correta as imagens, mas fiz da seguinte forma:

Objetivo

02-mayflya.jpg

Material - Parte 1

03-mata.jpg

Material - Parte 2

04-matc.jpg

Material pronto para montagem

05-matmayfly.jpg

Ferramenta para fazer as asas

06-asapro.jpg

Asas - passo 1

07-sacola.jpg

Asas - passo 2

08-sili.jpg

Asas - passo 3

09-taba.jpg

Asas - passo 4

11-burner.jpg

Asas - passo 5

10-asaprep.jpg

Asas - passo 6

12-asaque.jpg

Asas prontas

13-asa.jpg

Montagem das asas - passo 1

14-rabiola.jpg

Montagem das asas - passo 2

15-asalin.jpg

Montagem das asas - passo 3

16-asaap.jpg

Montagem das asas - passo 4

17-asano.jpg

Montagem das asas - passo 5

18-asaraw.jpg

Montagem das asas - passo 6

19-asaacab.jpg

Asas prontas para serem montadas

20-asaz.jpg

Bodies prontos

21-bodies.jpg

Material para montagem dos Bodies

22-corpmat.jpg

Bodie - passo 1

23-corpenr.jpg

Bodie - passo 2

24-dubb.jpg

Bodie - passo 3

25-fibra.jpg

Bodie - passo 4

26-fibbod.jpg

Bodie - passo 5

27-sepfib.jpg

Bodie - passo 6

28-bodpin.jpg

Bodie - passo 7

30-bodque.jpg

Bodie - passo 8

29-bodsil.jpg

Montagem da mosca - passo 1

31-bodan.jpg

Montagem da mosca - passo 2

32-body.jpg

Montagem da mosca - passo 3

33-drybod.jpg

Montagem da mosca - passo 4

34-dryhack.jpg

Montagem da mosca - passo 5

35-dryhac.jpg

Montagem da mosca - passo 6

36-dryasa.jpg

Montagem da mosca - passo 7

37-hack.jpg

Montagem da mosca - passo 8

38-hack1.jpg

Montagem da mosca - passo 9

39-finish.jpg

Mosca finalizada

01-mayfly.jpg

Não tenho como explicar os procedimentos.

Talvez eu tenha invertido os passo 7 e 8 da montagem do Bodie.

Queima-se primeiro e aplica-se cola depois ou não é cola e sim uma proteção para o calor.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Curioso, nunca havia visto uma receita assim onde preparam-se as partes em separado e depois é praticamente uma montagem. :huh:

Fausto, me parece que o passo 8 é antes do 7 e também do 6. No passo 8 o body está sem os riscos que supostamente foram feitos no passo 6 e aparecem também no passo 7. Os passos 4 e 5 também me parecem invertidos, repare que no passo 5 o pedaço do material das asas é retangular e maior do que aparece no passo 4, onde já está mais aparado. :hum:

Outro fato que me chamou a atenção é que depois na montagem o body amarelado riscado não é o utilizado, daí pra frente ele usa um outro alaranjado. :huh:

Mais uma pro "Livro de Receitas"!!! :p

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

As asas originalmente é feito um material chamado thru wing que na verdade é um véu de noiva em poliester leve e flutuante(fácilmente encontrado na 25 de março) mas plástico de sacola de supermercado tb fica bom haha O burner é vendido pela Tiemco e caro pacas, mas como da para ver eu fiz um burner tabajara usando lata de refrigerante que tb funciona.

O nó é de rabiola, o negocio é apertar devagar...

O corpo originalmente é feito com palito de plástico tb caro haha mas antes de vir ao Brasil e visitar a 25 de março, eu usava palito de dente untado com flotant, mas fica grosso, esta agulhas ficaram perfeitas haha observe o taper(afinamento) de cada uma, pois tem muita variação.

O segredo de pegar trutas numa eclosão de mayfly esta na transparência do corpo, use pouco dubing para formar uma fina parede, use pouco mesmo !!!

Eu passo o dubing na chama para tirar aqueles pelinhos que ficam, assim quando eu coloco a cola de silicone o corpo fica bem lisinho.

A pintura(opcional) faço antes de passar a cola (cola de silicone para aquário funciona tb).

Eu deixo cerca de 5 horas secando e tiro das agulhas, se deixar muito tempo fica difícil de sair, a cola cura totalmente em cerca de 12 horas.

O anzol, uso o TMC100 e como da para ver nas excelentes fotos do Acacio de Salles Gitahy a montagem é bem simples.

Notem que o corpo é flexível, oco, resistente e altamente flutuante, pega-se varios peixes com uma única isca, porém, fura e entra agua e começa afundar, para resolver isto eu faço um corte com tesoura horizontalmente logo abaixo daquelas microfibras, assim com pickups eu tiro a agua e uso por muito tempo.

Se vcs estiverem no meio de uma eclosão e as trutas estiverem refugando suas moscas, é bem capaz de ter MUITO dubing ou o corpo esta fazendo uma silueta muito grande, logo recomendo mais uma vez usarem pouco material.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gerson cada imagem tem uma numeração em suas propriedades e se puder me ajudar a colocar em ordem te agradeço. As imagens que recebi estavam em ordem em função de nomes abreviados nelas e esses mesmos nomes ainda estão nas propriedades da imagem.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gerson cada imagem tem uma numeração em suas propriedades e se puder me ajudar a colocar em ordem te agradeço. As imagens que recebi estavam em ordem em função de nomes abreviados nelas e esses mesmos nomes ainda estão nas propriedades da imagem.

T+ :ok:

Boss,

99% de meus acessos é pelo celular (IPhone) é horrível escrever e editar haha tem algumas fotos fora de seqüência mas acho que da para entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Curioso, nunca havia visto uma receita assim onde preparam-se as partes em separado e depois é praticamente uma montagem. :huh:

Fausto, me parece que o passo 8 é antes do 7 e também do 6. No passo 8 o body está sem os riscos que supostamente foram feitos no passo 6 e aparecem também no passo 7. Os passos 4 e 5 também me parecem invertidos, repare que no passo 5 o pedaço do material das asas é retangular e maior do que aparece no passo 4, onde já está mais aparado. :hum:

Outro fato que me chamou a atenção é que depois na montagem o body amarelado riscado não é o utilizado, daí pra frente ele usa um outro alaranjado. :huh:

Mais uma pro "Livro de Receitas"!!! :p

Grande Abraço

Bem observado!!

Eu faço uns 50 corpos cada vez que preciso das iscas, faço a noite e pela manhã tiro da agulha e termino o atado a noite... Asas também, quando tenho tempo, faço um monte e guardo, assim quando preciso é só montar...

Fizemos estas fotos em no máximo 2 horas e não dava tempo de secar a cola de silicone, por isto usei um dos corpos prontos, minha intenção era mostrar a técnica e maneiras alternativas de fazê-la aqui no Brasil, principalmente para os amigos que atam libélula...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É estou a muito tempo querendo fazer o abdômen um dia eu chego lá, este foi o primeiro com a frequência de pratica faço melhor. O abdômen de EVA é fácil agora vou tentando ate fica perfeito.

DSC00885.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gostei Marcelo e depois me mostra na prática como fez! :ok:

Seu material da J:SON já está aqui em casa e logo vai estar atando cada vez melhor. ;)

Amigos mudei os passo que o André se referiu em seu post e se observarem mais algo é só falar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Seu Odimir, posso expor aqui mesmo nesse tópico o passo a passo da Mayfly que o Gerson se referiu? :mellow:

Já estão hospedadas as fotografias. :)

T+ :ok:

:) :) :)

Ola Fausto,

Desculpe não ter respondido antes, mas como você sabe eu pescava no Caleufu.

Pescaria maravilhosa, apesar das adversidades como chuva e ventos de 76 Km/hora

no terceiro dia !

Mas eu teria muito à falar e certamente este não é o lugar mais apropriado.

Toda contribuição que que possa ilustrar e enriquecer o tópico é bem vinda,e muito

especialmente esta.

Excelente passo à passo com qualidade fotográfica verdadeiramente profissional !

Agradeço ao Gerson e Acacio pelo excelente trabalho conjunto e por terem compartilhado.

Pessoalmente gostei muito do trabalho sobre a confecção das asas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.