Ir para conteúdo

Qual é a melhor pátina para aço carbono?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Caros,

Há um método para criar uma camada de óxido (corrijam-me se eu estiver errado) em aços carbono, visando a criar uma resistência contra a oxidação. Chamariam isso de pátina, correto?

Qual é o método mais recomendado para isso? Inserir a lâmina em uma batata? Em uma maçã? Ou embebê-la com vinagre, ou em outro produto? Por quanto tempo?

Isso de alguma forma compromete o fio?

Abraços e obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alexandre, como tenho muitas peças velhas, algumas criaram uma camada escura que protege da oxidação naturalmente, como o Odimir comentou na postagem daquele meu cutelo antigo. Tenho também duas ou tres facas, cujas lâminas achei enterradas em pescarias de beira de rio que já estavam assim, nao sei se o fato de estarem enterradas muito tempo ajudou no processo. O fato é que depois que adquirem esta camada não enferrujam. Existem produtos químicos para isso também, se não me engano fazem uma fosfatização do metal ou coisa parecida..........parece que vi alguma coisa nesse sentido em algum lugar, não sei se estou escrevendo bobagem.............kkkkkkkk

Quanto ao fio, pelas minhas observações não afeta em nada, é só afiar de novo, coisa comum em facas de aço carbono.

Mas acredito que o Odimir nos dará uma aula a respeito

Abraços

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fosfatização inertiza a superfície metálica de ferro em certo grau, mas não altera demasiadamente a cor.

Processos de oxidação para deixá-la preta ou azulada são um pouco mais complicados e os reagentes não são exatamente flor que se cheire... vai por mim :D Digo isso dos reagentes que fazem a oxidação mais funda e durável. Existem processos mais brandos que podem ser feitos em casa (tipo esquentar no forno até ficar azulado ou acinzentado), mas são processos muito superficiais que não impedem a oxidação por ferrugem.

E sim, todo processo oxidativo retira o fio inicial, pois não deixa de ser um processo de corrosão. O fio terá que ser refeito após o tratamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ainda no tempo que eu era menino, um tio cortou uma carambola usando

um canivete novinho em folha.
A lamina sofreu reação química e ficou preta na hora, como se tivesse sido oxidada industrialmente.
Não sei dizer se esta característica perdurou e agiu como pátina, promovendo uma proteção superficial.

Alguns procedimentos industriais como fosfatização e oxidação por nitritos (muito utilizada em armas de fogo),promovem uma camada protetiva porém de resistência relativamente baixa, susceptível de ataques por muitos reagentes.
Temos observado que processo termo químico de nitretação aplicado com o propósito de aumentar a dureza superficial de alguns aços, tem contribuído para aumentar a resistência à corrosão.
Processos de deposição eletrolítica como niquelação e cromação são eficazes contra a corrosão, porém sujeitos a desplacamentos, razão pela qual não são utilizados.

Entretanto existem outros revestimentos industriais altamente resistentes que são aplicados em ferramentas de corte industriais inclusive, ou onde seja necessária elevada dureza e resistência ao degaste.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A ausência do " Cromo ", ou o Baixo Percentual na liga Facilita a Corrosão !

Não sei se ainda existe no Mercado, um Spray contendo uma combinação de Silicone/cromo... Quando trabalhei na Indústria do Rio grande do Norte, Protegíamos bem o Material ou ferramentas da Umidade e estocávamos após uma lavagem com sabão neutro, uma boa Secagem e uma aplicação desse Spray... isso tanto em ferramentas como em Objetos que continham " Lâminas "... levando em consideração que existem vários tipos de oxidação e para cada um deles, existe um Tipo de tratamento de Superfície Específico...

Dá uma Procurada por esse produto no Mercado... Spray silicone/cromo...

Abraços ! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A ausência do " Cromo ", ou o Baixo Percentual na liga Facilita a Corrosão !

Dá uma Procurada por esse produto no Mercado... Spray silicone/cromo...

Abraços ! :ok:

:):):)

Grande Isaac,

Como textualmente escrito acima, a adição de cromo, níquel, silício e outros elementos na liga dos aços conferem a estes resistência à oxidação/corrosão, ou mesmo podem torna-los inoxidáveis dependendo dos teores incorporados á liga.

Aplicado superficialmente com outro veículo oleoso acredito que não tenha qualquer valia.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que é isso Odimir... Sou apenas um Aluno...

Sobre oq o Senhor falou acerca do outro " Veículo oleoso " Concordo plenamente em que ele nao Influi/Contribui em nada... Só citei pelo fato de Desconhecer algum outro tipo de produto mais " Viável " do que esse Spray Silicone... Se trata Não de uma Gambiarra mas um " Arranjo Técnico " :book::whistle: kkkkkkkkkkkk

Se tratando de Recorrer às outras formas de " Tratamento do Material " tendo que Recorrer a esses Processos Industriais, Menciono oq costumamos Dizer por Aqui: " Aí São Outros Quinhentos " :ph34r:

Abraços Mestre !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Aços que recebam tratamento térmico e operações de polimento apresentam maior resistência à oxidação.
Como exemplo mostro um canivete rústico que percebi ter recebido bom tratamento e apresentar boas propriedades de corte.
Acredito que a lâmina foi fabricada a partir de um aço carbono plano do tipo SAE-1060/1070.
Como a lamina tinha um acabamento tosco, achei que deveria receber um polimento, o que foi feito aplicando uma sequência de lixamentos com "lixas dágua" até a grana 600.
Este trabalho foi feito ha cerca de 20 anos passados e mantenho este canivete em minha caixa de atados para cortar EVA, Etaphoam, ou mesmo desmanchar algumas moscas e streamers.
É de se notar que não apresenta sinais de oxidação, embora eu não tenha submetido a trabalhos mais severos como por exemplo cortar frutas cítricas.

Grande abraço
Odimir

cintia4005.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Que é isso Odimir... Sou apenas um Aluno...

Sobre oq o Senhor falou acerca do outro " Veículo oleoso " Concordo plenamente em que ele nao Influi/Contribui em nada... Só citei pelo fato de Desconhecer algum outro tipo de produto mais " Viável " do que esse Spray Silicone... Se trata Não de uma Gambiarra mas um " Arranjo Técnico " :book::whistle: kkkkkkkkkkkk

Se tratando de Recorrer às outras formas de " Tratamento do Material " tendo que Recorrer a esses Processos Industriais, Menciono oq costumamos Dizer por Aqui: " Aí São Outros Quinhentos " :ph34r:

Abraços Mestre !

:):):)

Ola Isaac,

O que eu quis dizer é que os conceitos que você pontuou são distintos.

A adição de cromo ao metal liquido de fusão será incorporado como elemento de liga e fará parte intrínseca do aço, tornando-o resistente a oxidação ou mesmo inoxidável, dependendo dos teores ou balanço de liga.

A aplicação de um produto protetor anti corrosão, ainda que de alguma forma incorpore cromo em sua formulação, simplesmente deposita um filme ou película inócua que não incorpora cromo ao aço.

Embora possa ser um excelente protetor é de caráter provisório, ainda que prolongado, mas removível e não incorporado ao aço.

O foco do questionamento do tópico não está voltado para produtos de proteção anti ferrugem, embora a informação se fornecida de forma mais completa com o nome do produto ou mesmo do fabricante possa ser muito útil.

O questionamento do tópico é direcionado a substancias ou procedimentos que possam alterar as superfícies dos aços tornando-os resistentes a oxidação/corrosão de maneira permanente ou pelo menos duradoura.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:bs-aplauder: :mestre: Grande Exemplo...

Deve ser muito bem " Guardado " correto Sr Odimir ?... está em perfeito estado de Conservação ! :yes:

Abraços ! :ok:

:):):)

Certamente é muito bem guardado juntamente minhas ferramentas de atado como citei.

Aqui o conceito foi demonstrar como uma lamina de aço carbono convencional termicamente tratada e polida pode ser preservada por cerca de 20 anos sem sinais de oxidação, sem receber qualquer tipo de protetivo.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito obrigado a todos pelas respostas.

Não quero (e não posso, por falta de acesso aos meios) me valer de nenhum recurso tecnológico avançado.

Fosfatização a frio (tipo Ferrox) também não me causou boa impressão. Quando utilizei em portas e janelas de aço, pareceu formar uma camada grossa, áspera, craquelada.

Na verdade, queria só algo simples, superficial, que pudesse aumentar um pouco (mesmo que temporariamente) a resistência à corrosão. Ou até mesmo manchar a lâmina de forma controlada.

Tinha visto algumas coisas na net, o que me motivou a perguntar sobre os diferentes "produtos" (batata, maçã, mostarda etc), como se eles pudessem de alguma forma gerar efeitos diferentes uns dos outros. Por exemplo, li (mas não sei se é verdade) que kiwi deixa uma pátina azulada na lâmina.

Acho que vou fazer um teste com uma das técnicas primitivas abaixo e depois posto o resultado aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=0gLJvGWheW0

http://www.youtube.com/watch?v=YVw33mFhlz0

http://www.youtube.com/watch?v=uDjS9iob5NQ

http://www.youtube.com/watch?v=ub49rIr5TP0

http://www.cabelas.com/product/Birchwood-Casey-Complete-Perma-Blue-Paste-Gun-Blue-Kit/709885.uts#BVRRWidgetID

http://www.noisyroom.net/pix/thr/2008_0401-Knife/Smaller/images.php

http://gourmetsportsman.blogspot.com.br/2013/12/patina-on-my-new-opinel-no-9.html

http://www.spyderco.com/forums/showthread.php?49705-Forcing-patina

http://earthskillsonline.com/protecting-a-carbon-steel-knife-from-rust/

http://www.thehighroad.org/archive/index.php/t-593142.html

http://www.youtube.com/watch?v=N2VZW5Nt_A8

http://www.spyderco.com/forums/showthread.php?49705-Forcing-patina

http://www.survivalistboards.com/showthread.php?t=199790

Valeu! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lembre-se, apenas, de que essas pátinas podem deixar um acabamento pouco espesso. Isso tem como inconveniente a facilidade do aço enferrujar e requer um cuidado maior na lavagem e possível lubrificação. Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Oxiblack da Tapmatic - mas como lembrou o Jost - é coisa bem superficial.

:):):)

Embora tenhamos uma instalação para oxidação a quente em nossa empresa, no passado testei a aplicação de Oxiblack da Tapmatic em ferramentas de corte e suportes porta ferramentas para usinagem de rodas de alumínio em máquinas CNC.

Estas ferramentas e suportes foram fabricados em aço ligado SAE 8640 que receberam tratamento térmico de normalização.

O processo é instável e não repetitivo, ou seja, duas peças extraídas da mesma barra de material e imersas/retiradas simultaneamente no banho apresentam resultados diferentes.

Testei vários tipos de aço com diversos lotes do produto e nunca obtive uma oxidação preta e bonita.

O resultado sempre foi pardusco, de um marrom acinzentado e manchado, apesar de todos os cuidados de preparação e limpeza das peças.

Em contrapartida, este acabamento demonstrou boa resistência mecânica durante o trabalho das ferramentas e suportes, visto que estas máquinas operam em regime de altas velocidades na remoção de cavacos, usando fluidos de corte bastante detergentes, não se verificando oxidações porque estes fluidos também atuam como protetores antioxidantes.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Alexandre,

Me considero desatualizado no tema de cutelaria desde que me desfiz de minha coleção de lâminas como já citei em tópico anterior.
Embora há bom tempo não leio revistas especializadas como Knives, Blade, Tactical Knives, nunca antes e desde a década de 70, vi ou li qualquer matéria relacionada com estes procedimentos.
Penso que tenham aplicações cosméticas e não sejam levados em conta quando se trata de cutelaria mais séria ou profissional.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Embora tenhamos uma instalação para oxidação a quente em nossa empresa, no passado testei a aplicação de Oxiblack da Tapmatic em ferramentas de corte e suportes porta ferramentas para usinagem de rodas de alumínio em máquinas CNC.

Estas ferramentas e suportes foram fabricados em aço ligado SAE 8640 que receberam tratamento térmico de normalização.

O processo é instável e não repetitivo, ou seja, duas peças extraídas da mesma barra de material e imersas/retiradas simultaneamente no banho apresentam resultados diferentes.

Testei vários tipos de aço com diversos lotes do produto e nunca obtive uma oxidação preta e bonita.

O resultado sempre foi pardusco, de um marrom acinzentado e manchado, apesar de todos os cuidados de preparação e limpeza das peças.

Em contrapartida, este acabamento demonstrou boa resistência mecânica durante o trabalho das ferramentas e suportes, visto que estas máquinas operam em regime de altas velocidades na remoção de cavacos, usando fluidos de corte bastante detergentes, não se verificando oxidações porque estes fluidos também atuam como protetores antioxidantes.

Grande abraço

Odimir

E este aqui, já ouviram falar?:

http://www.papaox.com.br/KIT-PAPA-OX-BLACK-BLADE.html

Se bem que pagar R$ 190,00 pra oxidar um Opinel de US$ 15,00, é dose...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Alexandre,

Me considero desatualizado no tema de cutelaria desde que me desfiz de minha coleção de lâminas como já citei em tópico anterior.

Embora há bom tempo não leio revistas especializadas como Knives, Blade, Tactical Knives, nunca antes e desde a década de 70, vi ou li qualquer matéria relacionada com estes procedimentos.

Penso que tenham aplicações cosméticas e não sejam levados em conta quando se trata de cutelaria mais séria ou profissional.

Grande abraço

Odimir

Obrigado, Odimir!

O cuidado com a conservação da lâmina de aço carbono deverá ser mantido em qualquer hipótese. Acho que o que me motivou a escurecer a lâmina foi ter recebido um Opinel novo e no dia seguinte já ter me deparado com uma mancha que, confesso, nem sei o que a fez surgir. Além, é claro, da alardeada proteção superficial à corrosão (mas que, pelo visto, deve ser balela).

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado, Odimir!

O cuidado com a conservação da lâmina de aço carbono deverá ser mantido em qualquer hipótese. Acho que o que me motivou a escurecer a lâmina foi ter recebido um Opinel novo e no dia seguinte já ter me deparado com uma mancha que, confesso, nem sei o que a fez surgir. Além, é claro, da alardeada proteção superficial à corrosão (mas que, pelo visto, deve ser balela).

Abraços!

:):):)

Alexandre,

Se você fizer uma remoção da ferrugem com palha de aço seca (Bom Bril), estes "pittings" de oxidação ficarão naturalmente "patinados" e resistentes à corrosão.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Muito bom site !

Em outros tempos gostaria de ter encontrado um produto para oxidar nickel silver para as "ferragens" dos meus reel seats !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.