Ir para conteúdo

Estreia da mini TenkaraBR 5:5


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Na 5ª feira passada dia 15 eu e o Beto Saldanha fomos fazer um pic nic e aproveitei para testar a mini TenkaraBR que o Jorge montou para mim. ;)

Após o clássico café com ovos no Sabor Rural, chegamos no ponto de pesca próximo das 8:40 e fizemos nosso dever de casa, o Beto Saldanha fazendo lindas fotografias e eu covardemente metendo ferro nos lambaris. :devil2:

O rio estava um pouco acima do nível encontrado no final do inverno e alguns pontos estavam com o acesso não muito fácil, tendo que ficar atendo a profundidade e força da água, ou seja, ideal para um aprendiz que deseja ir pela primeira vez na Patagônia Argentina. No meu caso estava com uma calça wader e por isso a atenção era redobrada, e o grande limitador para evitar me aventurar onde não devia, porém mesmo assim tomei um caldo. :D

20140515-01.png

20140515-02.png

Logo ao chegar montei meu conjunto de Fly (vara MDC Especial by Beto Saldanha + carretilha Orvis Battenkill II com linha #2) e fui à busca dos pequenos. Mesmo sabendo que estava usando uma linha leve demais, a varinha aceitou muito bem, pois é muito polivalente e nela já usei linha #3 e #4 arremessando muito bem. Nesse trecho o rio é bem lardo e pescar de Tenkara não é simples, mas também não é impossível. A pescaria estava bem agradável, com constante ação do lambaris e assim pude testar primeiro no Fly algumas mosquinhas que atei semana passada. Sei que estou mal acostumado com as centenas de ações que tenho ao pescar em outros rios, pois são rios bem mais estreitos e por isso a concentração de lambaris é muito maior, mas valeu muito para avaliar as mosquinhas atadas e cheguei a conclusão que os lambaris também são seletivos, chegando a refugar determinados padrões de atado que no caso foram as chironomids/midges que não deram certo ( :(). Também dizer que lambari é "seletivo" é brincadeira, o bicho come de tudo, mas...

Os lambaris não estavam grandes, mas a diversão era certa. :ok:

20140515-03.png

A foto não está boa, ficou fora de foco, mas é possível ver que eu estava de fato na maldade pescando de dropper. :devil2:

20140515-04.png

Então... é em função de estar pescando em dropper que pude avaliar a ação dos pequeninos nas moscas que estava testando, pois comecei a pescar combinando uma Pheasant Tail atada em anzol #18 com uma mosca midge atada em anzol #20 e no decorrer do uso da combinação dessas moscas não tive ação algum dos lambaris na pequena midge. Troquei de posição algumas vezes colocando em cima a Pheasant Tail e mesmo assim os lambaris não entravam na midge. Sou teimoso, insisti trocando a midge e colocando de outra cor, mas assim mesmo nada de resultado, até que resolvi colocar uma Wet junto com a Pheasant Tail e aí a brincadeira melhorou, chegando a fazer um dublê mostrado na foto acima. D:

Bem... as moscas "fatais" foram essas. :ok:

20140515-05.png

Seja como for, eu queria fazer dublês com na Tenkara e só consegui depois que fiz a combinação das moscas certas. ;)

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder:

Show Fausto.

brincadeira os lambas refugarem as moscas tão bem atadas, mas ele as vezes são "nojentos" mesmo, tchããã! :D

E a ação da varinha, o q achou, vergou legaus???? :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eles refugaram somente as midges abaixo.

20140510-01.png

Passei na cara deles essa mosquinha e nada. :(

Mas depois que coloquei uma Pheasant Tail combinada com uma Wet a história ficou diferente. :D

20140515-05.png

Era ação o tempo todo e eles não refugavam lançamento algum. ;)

Mas quanto a varinha mini TenkaraBR achei bem molenga e ela vergou legam, principalmente no dublê. :happy:

Comprei uma Shimotsuke Kosasa no site TekaraBum, mas não testei no dia e até que ela chegou rápido para o atual padrão de entrega dos Correios. Vou testar a Shimotsuke Kosasa 210 na próxima ida. :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estava vendo uns videos aqui sobre a Curiosa Arte do Tenkara, e lembrei da minha Saudosa " Pindaíba " como chamamos por aqui no Nordeste...

Deve ser muito divertido... um Dia desses eu... éh... :book:

Abraços ! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom hein! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Pena não estarem tão grandes como de costume, queria ver o que um daqueles maiores causaria à vara. :yes:

Alguma ocorrência ou "avistamento" de outra espécie? A água me pareceu ligeiramente turva, presumo que não tenha tido muitas chances de pescar no visual. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade a água não estava muito limpa (estamos mal acostumados), mas não estava turva como da vez que estive lá com o Jost.

Quanto a outros peixe vi tainhas, creio que um pequeno cardume de seis ou sete delas, mas em setembro quando estive lá eu avistei muito mais vezes. Quanto a varinha, ela verga sozinha com seu próprio peso e com um lambari na ponta da linha verga muito mais. :)

O que me deixou "encafifado" mesmo foi que os lambaris não deram a meno bola para as midges e olha que eu troquei as cores, mas em compensação, a Wet que o Beto Saldanha fez uso ficou no "osso" de tantos lambaris que pegou com ela. :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns pela estréia. Acho que é mais apropriada mesmo para pequenos riachos, dado o tamanho dela, 1,80 m.Fiquei surpreso com a recusa dos lambarís por algumas moscas......vai ver não gostaram do cheiro.................kkkkkkkkkkkkk..........porque esses bichinhos atacam tudo que cai na frente.

Abraços.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Fausto gostei de ver.

Um detalhe para você Fausto, quando você ata uma mosca miúda para os predadores como lambaris, procura colocar cores no abdome escura como preto ou marrom bem escuro e o lastro bem mais fino, você pode colocar asas na mosca midges faceado ela ser mais real, os lambaris desconfiam o volume irregular do abdome e das cores, como voce sabe que cores como o vermelho pode ser uma cor que eles não atacam junto com volume.

Teste outras mosca como as midges com menos volume nos abdome e lastros bem mais finos OK.

Não precisa dizer que não é assim deste que voce não fez e nem testou, depois que testar ai sim pode falar.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Marcelo já estou estudando outras receitas. ;)

Atei uma série de midges com floss vermelho, amarelo e verde e os danadinhos fizeram o maior charme com elas. :D

20140509-02.png

Vou pegar eles na próxima. :devil2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, faz o menor o volume do abdome e o lastro mais fino e com quatro voltas, faz pelo menos um na cor preta e com asas próxima da cabeça e teste ok.

Faz a mosca mais parecida com mosquito escuro. por ser uma midges que é um mosquito tenta parecer com um mais fininho.

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:cool2:

Fausto, faz uma mosca simples igual essa da foto, não complica, pow!

Bens_Olive_Buzzer_01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

...como voce sabe que cores como o vermelho pode ser uma cor que eles não atacam junto com volume...

Há controvérsias:

AV%25205.JPG

Blood Worm

AV20140120_14.jpg

Copper John

Lamba_3.JPG

Zebra Midge

Todas vermelhas. :whistle::whistle::whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto como eu posso ficar calado com estas moscas que o nosso amigo André colocou foi Ninfas não Midges, Ninfas não é Midges. :nono2:

André não é que o vermelho não dar certo, é que esta primeira mosca tem vermelho mais ela fica na flor da água não é, as moscas tem diferente visualização e modo dendro da água.

Só passei o que melhor da resultado, agora se você não acredita. :fish:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela pescaria Fausto.

Essa água mais turva que é boa para pegar os predadores.

Nesses rios tem muita ocorrencia de blood worm, que é a larva de um mosquito, uma verdadeira iguaria para esses bichos, insiste na vermelha.

5325826370_ec0f4eb883_z.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como assim André "Zebra Midge não é Midge?

Irei ficar calado sempre. :zip:

Professor, desculpe-me pela brincadeira. :giveup:

Coloquei fotos de 3 moscas e uma delas se chama Zebra Midge, e você citou que as moscas que eu havia mencionado eram ninfas, mas a Zebra Midge é uma Midge, até mesmo no nome. Mas isso não importa, o que realmente eu queria mostrar é que apesar de nossas preferências, e sei que a sua é por moscas mais escuras pros lambaris, as outras, inclusive as "coloridas" também pegam e muito, existem larvas de mosquitos vermelhas, como a mostrada pelo Beto, e essa mosca também imitam pequenos vermes (minhocas). Todas pegam muitos lambaris. :yes:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:sleep:

Eu queria era saber qual a cor das midges da minha área...

Já tentei tudo que é cor e necas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André que decupa, não precisa pedi decupas.

É com o tempo vão aprender.

Eu sei que varias cores também da resultado, mais nesta época quem não teve a observação, tem muitos insetos nas cores que é mais escuros, é por isto.

como o nosso amigo disse, estou calado :zip:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.