Ir para conteúdo

Canivetes feitos pelo cuteleiro Ricardo Romano


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Ola Pessoal,

Estou compartilhando algumas fotos de alguns canivetes que foram fabricados e me foram enviadas pelo amigo Ricardo Romano, cuteleiro de Itajubá - MG.

Estou certo de que apreciarão estes lindos canivetes !

Grande abraço

Odimir

CR1.jpg

CR2.jpg

CR3.jpg

CR4.jpg

CR5.jpg

CR6.jpg

CR7.jpg

CR8.jpg

CR9.jpg

CR10.jpg

CR11.jpg

CR12.jpg

CR13.jpg

CR15.jpg

CR16.jpg

CR17.jpg

CR18.jpg

CR19.jpg

CR20.jpg

CR21.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bela ferramenta. Para meu gosto ferramentas devem ser elegantes , mas sem frescuras. Mas não posso deixar de admirar o trabalho deste gravador - http://www.lindsayengraving.com/

tigereye2.jpg

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bela ferramenta. Para meu gosto ferramentas devem ser elegantes , mas sem frescuras. Mas não posso deixar de admirar o trabalho deste gravador - http://www.lindsayengraving.com/

tigereye2.jpg

Belo aço Damasco também... passamos por algumas facas de aço Damasco em Bariloche... esses troços são lindos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bela ferramenta. Para meu gosto ferramentas devem ser elegantes , mas sem frescuras. Mas não posso deixar de admirar o trabalho deste gravador - http://www.lindsayengraving.com/

tigereye2.jpg

:):):)

Sem dúvida uma linda peça de cutelaria e um belíssimo trabalho de gravação, mas são propostas diferentes.

Na minha opinião nenhum trabalho de gravação se compara ao do australiano Lynton S.M. Mc Kenzie, cujas gravações eram feitas inteiramente com buril, cinzel e martelo.

Trazido aos Estados Unidos em 1969 pela "The New Orleans Arms Company", teve como principais clientes as fabricas de armas Holland&Holland, Westley Richards e Purdey.

Grande parte do sucesso do cuteleiro Bob Loveless, que hoje tem facas avaliadas em mais de U$100.000, se deve as gravações feitas por Lynton McKenzie em suas facas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Belo aço Damasco também... passamos por algumas facas de aço Damasco em Bariloche... esses troços são lindos.

:):):)

Por certo existem laminas belíssimas fabricadas com aço Damasco.

Pessoalmente tive algumas em minha coleção, e entre elas uma faca maravilhosa com empunhadura de radica e também gravada pelo fabricante italiano Viper.

Contudo, nunca consegui avaliar as propriedades de corte destas laminas, porque nunca tive coragem de coloca-las em serviço ou mesmo alterar afiação original.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Belos canivetes Sr. Odimir.

O Sr. pode dar uma idéia de custo de um canivete destes?

:):):)

Ola De Bortoli,

O preço destes canivetes gira em torno de R$1500,00/peça.

Segundo o Ricardo Romano este ano já não há mais disponibilidade porque foram todos vendidos.

Os que forem eventualmente fabricados serão reservados para as feiras e exposições nos EUA.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O preço destes canivetes gira em torno de R$1500,00/peça.

Segundo o Ricardo Romano este ano já não há mais disponibilidade porque foram todos vendidos.

Os que forem eventualmente fabricados serão reservados para as feiras e exposições nos EUA.

Tem algum vídeo no youtube que ensina fazer canivete???

130814788837.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Para fazer canivetes não precisa ser um Mestre Jedi. :whistle:

Agora fazer um canivete com este acabamento, com tratamento térmico 'controlado', com variedade de acabamentos dentro do mesmo padrão, ..., ai é para Mestre Jedi mesmo! :cool2:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Para fazer canivetes não precisa ser um Mestre Jedi. :whistle:

Agora fazer um canivete com este acabamento, com tratamento térmico 'controlado', com variedade de acabamentos dentro do mesmo padrão, ..., ai é para Mestre Jedi mesmo! :cool2:

:):):)

Além dos materiais e tratamentos térmicos feitos em equipamentos de última geração, a que se considerar o trabalho artesanal feito inteiramente à mão.

Cada peça tem características únicas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindíssimos, Sr. Odimir. Por favor, dê os parabéns a ele por mim.

Aproveito para lhe perguntar qual é a razão e significado desse "escudo" comumente utilizado em canivetes de fabricantes diversos, que está na peça da 2ª foto e de outras.

Sobre o damasco (que acabou aparecendo na sequência do post), confesso que não gostava muito. Achava rococó demais. Hoje enxergo a beleza (até porque há padrões que desconhecia e são lindos). Mas esse olhar só foi permitido por ter visto o trabalhão que dá fazer um (achava que era algo "externo"). Também passei a considerar o valor normalmente cobrado por facas custom módico (mas, infelizmente, não para o meu bolso). Isso graças a essas duas informações:

http://berardofacascustom.blogspot.com.br/2012/12/como-e-feito-o-aco-damasco.html

http://berardofacascustom.blogspot.com.br/2013/07/por-que-o-colecionismo-de-facas-e-um.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lindíssimos, Sr. Odimir. Por favor, dê os parabéns a ele por mim.

Aproveito para lhe perguntar qual é a razão e significado desse "escudo" comumente utilizado em canivetes de fabricantes diversos, que está na peça da 2ª foto e de outras.

:):):)

Alexandre,

Não conheço outra razão ou significado para a inserção desse escudo que não seja a de utiliza-lo como complemento estético e também para personalizar o canivete com a gravação de nomes ou iniciais.

Se existirem outras, também gostaria de conhece-las.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Alexandre,

Não conheço outra razão ou significado para a inserção desse escudo que não seja a de utiliza-lo como complemento estético e também para personalizar o canivete com a gravação de nomes ou iniciais.

Se existirem outras, também gostaria de conhece-las.

Grande abraço

Odimir

Obrigado, Odimir. Confesso que, na minha burrice sobre o tema, nem pensei que serviria para gravar iniciais...

Mas o que tinha me intrigado mesmo era o formato do escudo, sempre usado por diversas marcas em detrimento de um simples escudo oval ou mesmo o usado na primeira foto. Achei que fosse uma figura heráldica que simbolizasse a própria cutelaria, uma "escola cuteleira" ou algum cuteleiro lendário, sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado, Odimir. Confesso que, na minha burrice sobre o tema, nem pensei que serviria para gravar iniciais...

Mas o que tinha me intrigado mesmo era o formato do escudo, sempre usado por diversas marcas em detrimento de um simples escudo oval ou mesmo o usado na primeira foto. Achei que fosse uma figura heráldica que simbolizasse a própria cutelaria, uma "escola cuteleira" ou algum cuteleiro lendário, sei lá.

:):):)

Alexandre,

Estes canivetes tem algo de "vintage" no seu estilo, e de certa forma pelo menos para mim, estes escudos fazem lembrar algo relacionado com a caça.

Os suportes nos quais são montadas galhadas de cervos e alces também seguem este desenho, embora sejam peças maiores, geralmente de madeira.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que são mesmo elementos (escudos) da heráldica, estudei um pouco sobre o assunto pra pode desenhar o escudo da minha família, com o perdão do off-topic:

Brasao%2520Ribeiro%25201.jpg

Existem diversos formatos de escudo que é apenas um dos elementos de um brasão. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.