Ir para conteúdo

Caddis do gênero Helicopsyche


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Muito legal, e falando nisso, sempre vejo muitos caramujos nos rios e ninguém tem o costume de usar imitação de caramujos no fly.

Porquê?

Seria pelo motivo de, além de ser uma presa estática, ser totalmente de fundo, o que dificulta a apresentação?

Isso me instiga muito, pois em uma ocasião que acidentalmente matei uma truta em Ausentes, abri o estômago dela e 70% do conteúdo eram conchas de caramujos, 20% canudos de caddis e 10% de insetos semi-digeridos. Claro que caramujos e canudos de caddis eram maioria porque demoram mais a digerir, mas tendo tanto assim é sinal que é muito apreciado.

Desculpa o off aí Beto, mas uma coisa puxou a outra...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal, e falando nisso, sempre vejo muitos caramujos nos rios e ninguém tem o costume de usar imitação de caramujos no fly.

Porquê?

Seria pelo motivo de, além de ser uma presa estática, ser totalmente de fundo, o que dificulta a apresentação?

Isso me instiga muito, pois em uma ocasião que acidentalmente matei uma truta em Ausentes, abri o estômago dela e 70% do conteúdo eram conchas de caramujos, 20% canudos de caddis e 10% de insetos semi-digeridos. Claro que caramujos e canudos de caddis eram maioria porque demoram mais a digerir, mas tendo tanto assim é sinal que é muito apreciado.

Desculpa o off aí Beto, mas uma coisa puxou a outra...

Abraço!

Boa pergunta..... Agora fiquei curioso....mas um caramujo fica quase estatico na estrutura submersa.. Como seria a dinâmica desta pescaria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

lá em cachoeira uma fez um duplex com piscina e heliporto ....

hehehe

brincando, nunca tinho visto isto não. tvz, seja algum lugar onde elas sao predadas por outras ninfas, aí a necessidade de fazer uma casa mais segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parece que não é tão incomum quanto se pensa:

snail23.jpg

http://flyanglersonline.com/flytying/fotw/92198fotw.php

O curioso é que essa é uma mosca que flutua. Mas o autor menciona que pode-se tentar lastreá-lo, e sugere também que seja utilizado com líder ou linha sinking. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Parece que não é tão incomum quanto se pensa:

snail23.jpg

http://flyanglersonline.com/flytying/fotw/92198fotw.php

O curioso é que essa é uma mosca que flutua. Mas o autor menciona que pode-se tentar lastreá-lo, e sugere também que seja utilizado com líder ou linha sinking. ;)

:):):)

No seu livro "Fish Food, Ralph Cutter dedica um capítulo aos caramujos (snails) e cita como sendo uma isca de excepcional rendimento, comparada aos 'beetles".

Cita ainda que estes moluscos gastrópodes derivam na correnteza aderidos ao filme de tensão superficial da água.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Revendo estes casulos, me perguntei:

Como estes insetos podem ter memória genética e habilidade para construírem e reproduzirem uma obra de linhas arquitetônicas tão perfeitas ?
Me ocorreu que talvez se utilizem das carapaças desabitadas dos moluscos e a elas vão juntando e agregando grãos de areia e pedriscos....

Abraços

Odimir

Acho que muitos amigos, assim como eu, não conhecem este tipo de abrigo de caddis.

Helicopsyche%20sp.%20-%20case.jpg

tumblr_mnmga3Uwy41sqzf5ro1_1280.jpg

Ethan_Nedeau_CaddisflyL.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tem cada uma na natureza estou vendo pela primeira vez uma larva de Caddis aproveitando a casa de outro.

Percuta : isto é uma larva de Caddis ou é uma espécie parecida?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Em uma pescaria em Tres Marias,vieram uns pescadores de São Paulo e trouxeram uns caramujos,como isca, para pescar de fundo,e quando retornamos para o almoço encontramos,casualmente, com eles que acabaram de retornar de sua jornada e haviam feito uma pescaria espetacular de enomes matrinchas,piaus e uns pacus.

Imagino que esta seja uma iscas pra pescar outros peixes,além de trutas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.