Ir para conteúdo

Febre das wet flies


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Fico nervoso quando vejo isso. :graduado:

trout-fly-selection.jpg

Para quem não conhece nossa logo, aí está sua inspiração. :)

Obs.: Não atei nenhuma dessas moscas. ;)

Imagem tirada da Internet para me inspirar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

pra mim a técnica de colocar essas asas em wet é a mais difícil no atado... nos meus nunca fica bom...

Por isso que eu não uso essa técnica e prefiro penas de Mallard. :ok:

DSCN6542.JPG

Se bem que o Beto arrebentou em sua montagem. :okok:

DSCN6535.JPG

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

SHOW DE WET :bs-aplauder: .. engraçado que arrumei uma bela pena de pato só pra treinar a técnica ...sem rabol nem corpo ou ribs.. fica perfeito... dá certinho... dai eu animo e vou pra mosca completa e vem o desastre...... o melhor que cheguei foi nisso aqui.( era pra ser uma march brow wet fly)... :wallbash:

1978801_629213247156349_712569132_n.jpg

Ah.. quem tiver paciência de procurar ela esta presa em alguma arvore perto da fogueira na pousada amantes da natureza.. :bleh::ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Seguramente são lindas moscas e primorosamente atadas !
Embora eu também não faça uso de moscas com brilhos e coloridos exagerados, apostaria algumas fichas nas wets com cauda de tippets de faisão dourado!

Abração

odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto é muito bom atar as Wat é fácil,.

Gosto de atar elas, amigo quando começamos a pescar com a mosca CDC aperfeiçoada por você, esqueci totalmente delas, na minha caixa box estava com dez moscas montadas iguais no capricho e estava no final da box.

Quando nos estivemos no 4º Workshop de Atado Mosqueiros do Rio faço algumas para você ver e atar OK.

Fausto não sei se você viu, mas tem pescador e atador americano que só pesca exclusivamente com Wat, já viu?

Muito legal de atar Wat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A técnica que utilizei é do atador Eric Austin, ele faz o hackle normalmente e depois puxa as fibras pra baixo, daí pra frente há dois caminhos:

1º - Segure as fibras sobre tensão e passe o fio de atado por trás, paralelo à haste do anzol, depois torne a enrolar na haste em frente ao hackle.

2º - Segure as fibras sobre tensão e enrole o fio de atado, em ângulo inclinado para trás, por cima do hackle.

Particularmente, prefiro o primeiro. É uma ótima técnica, dá volume (por usar todas as fibras, sem corte) e firmeza. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No meu caso eu ato diretamente na parte inferior as perninhas e não é um hackle, e sim as pontas das fibras das penas secundárias de Pheasant Tail. Eu compro o que chamam de Pheasant Tail Clump e vem penas pequenas que servem muito bem para fazer isso. Faço o mesmo para o tail da minha wet, mas nesse caso uso fibras das penas compridas.

ringneck-pheasant-tail-clumps.jpg

As minhas ficam assim:

Timberline%2520Passo%25203.jpg

Veja que o Scotti mantém o hackle e depois fica as asas.

FMS21_04A.jpg

Com essa mosca que ele atou para mim fiz ótimas pescarias na Patagônia.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo é por aí mesmo, a quantidade de variações é imensa e tudo em função da grande quantidade de materiais disponíveis para usarmos de acordo com nossa imaginação. Basicamente é isso aí mesmo, talvez menos colorida e não ato com asas assim porque ainda não aprendi, mas está em meus planos aprender. Como não tenho esse material para as asas, nem sei ainda qual comprar, então simplifico com Mallard Duck (que é o que eu tenho) e o resultado você já sabe, sua marrom na Patagônia foi capturada numa mosca com Mallard Duck como asas.

Veja que o Beto tem material para as asas e atou muito bem. ;)

DSCN6535.JPG

Veja essa também:

the-professor.jpg

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Felipe já atei assim como se refere, já testei também na prática e funciona muito bem, até mesmo como mosca seca fazendo a truta subir para pegar na superfície. Parei de atar assim como um hackle porque quero que a mosca quebre mais rapidamente a tensão superficial da água e se apresente mais como wet. Também prefiro que as fibras imitem as perninhas dos insetos. ;)

Essas moscas wet quando ficam "babadas" atraem as trutas de forma impressionante, mas tem um ponto negativo, você não vê a truta subir para pegar, porém pode passar um pouco de flotante nas asas para que ela se apresente por mais tempo na superfície. Como vê ela é bem polivalente, mas não substitui as moscas secas, principalmente quanto nossa a visão, pois o tufo das Parachutes ou as asas de uma Elk Hair Caddis é algo que se vê de longe. :yes:

Distância nos arremessos também é algo cada vez menos problemático para mim, pois estou pescando de Tenkara e não há como querer arremessar longe com varinha de mão, em resumo, vejo tudo e a pescaria é bem divertida. :yes:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fausto quando nos estivemos no 4º Workshop passo o modo da colocação das asa não é difícil quando tem o material adequando e com vontade de fazer é fácil.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Quando tem o material adequado...

Essa é a questão e não vou me preocupar com isso no momento, pois as asas de Mallard Duck estão ótimas. :ok:

Sabe dizer qual a pena que devemos comprar para montar as asas assim dessa forma? :mellow:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No site do Eric tem mosca com tudo que é tipo de asa: Peru, Pombo, Mallard (outras penas, de outras cores), Barred Wood Duck, D'angola, Amherst Pheasant, Papagaio, Arara e por aí vai...

Acho que dá pra usar pena de qualquer ave desde que tenha uma boa estrutura. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Também sou dessa opinião... se a pena for boa, tá valendo, não importa de que avoante veio... e se não for da cor certa, a gente pinta... por falar em pintar, qualquer hora dessas a gente faz um workshop só para tingir material ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.