Ir para conteúdo

Construindo Leaders cônicos


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Um bom vídeo para quem gosta de construir seus próprios leaders. Eu prefiro os leaders cônicos trançados mas essa fórmula clássica deve ser compartilhada!

Editado por Fausto
Pra facilitar a visualização
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Os rings que comprei da Austrália são de 2mm. Tem menor, mas achei que seria radicalizar para meus olhos que envelhecem.

De qualquer forma, nos testes que fiz aqui em Brasília eles não afundaram nem mudaram a apresentação do líder ou da mosca.

Basicamente, parece que nem estão lá.

MAS...

Os anéis vieram com cantos levemente vivos e na hora de prender o líder ou o tippet, não importando a quantidade de lubrificação, o nylon ou fluorocarbono sempre ficavam meio retorcidos depois de apertar o nó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, é um anel especial chamado tippet ring. Existem em três tamanhos básicos de 1, 2 e 3mm.... são realmente pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal Felipe!

Obrigado por compartilhar.

O cara é sistemático hein...rs

Acho que esses rings podem me ajudar na pesca dos Dourados.

Vão preservar o leader quando o fusível quebrar ou facilitar trocas rápidas de moscas.

Um abração,

Matheus

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu e o Neumann utilizamos nossos líderes construídos dessa forma na patagônia esse ano.

Falando sinceramente, tirando alguns trechos do Malleo, que estavam cheio de limo, o qual se prendia nojentamente nos nós, esses líderes construídos funcionaram melhor que os líderes cônicos sem nós, do ponto de vista de mecânica de transferência de energia e rolagem da isca ao final do cast.

Quando os dias estavam muito claros, os líderes cônicos sem nós e com LOOOOONGOS e finos tippets funcionaram melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já usei bem as duas conexões e não vi nenhuma diferença no tipo de pesca de pequenos peixes que faço. Zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu comprei os meus da Austrália, via eBay.

Demoraram 2 semanas para chegar, quando o correio ainda entregava encomendas vindas de fora do país :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amanhã meço, mas acho que não é feito de arame... continuo achando que eles fazem isso fatiando um canudo. Acho que o diâmetro interno é da ordem de 1mm e as parede da ordem de 0,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Aproveitando o tópico...
Nos últimos tempos andei pesquisando MUITO sobre leaders...

Mas algumas informações eu não encontrei...

Primeiro, qual a relação entre o tamanho da vara e o tamanho do leader?

Segundo, qual a relação entre a ação da vara e o tamanho do leader?

Em vários sites achei que quanto menor a vara e mais lenta a ação dela, menor o leader....
Contudo, não há uma relação muito clara...

Por exemplo, se estamos em uma situação conflitante: água cristalina e mosca secas... Pescando com uma vara de 6.6 pés, full flex... (raro isso acontecer, não?!?!)

O que fazemos?!?!?!

Particularmente não consigo usar trocentas bitolas na elaboração dos meus leaders...

Não uso o excel do leader calculator, pois ele não mostra as fórmulas e ele utiliza muitas bitolas no mesmo leader, o que me irrita...

Uso 3 bitolas para tippets acima de 2x e 4 bitolas para tippets abaixo de 3x... contando a bitola do tippet...

Uso uma bitola no butt proporcional à numeração da linha de fly.

Existem algumas tabelas e testes para descobrir isso...

Uso uma ou duas bitolas no taper para estabelecer uma ligação entre o butt e o tippet não muito abrupta...

Para isso, uso uma tabela elaborada para leaders progressivos na pesca de praia! Ela estabelece uma correta proporção entre a resistência e a bitola. Por exemplo, a diferença (proporcional) de uma bitola 0,50 para 0,35 é menor de que a diferença desta 0,35 para uma 0,20, apesar de diminuirmos os mesmos 0,10mm...

https://www.guiapescadepraia.com/calculo.html

E uma (obviamente) bitola no tippet...

Proporcional ao tamanho da mosca, existem tabelas para isso...

Um exemplo:

Minhas pescarias giram em torno de Bass e Trutas...

Para Bass com equipamento #6 o leader fica com as seguinte bitolas:

0,57 butt

0,37 taper

0,25 ou 0,23 tippet

Para trutas com equipamento #2 o leader fica:

0,45 butt

0,30 taper

0,20 taper

0,16 ou 0,14 ou 0,12 tippet

Para trutas com equipamento #4 o leader fica:

0,53 butt

0,37taper

0,25 taper

0,20 ou 0,18 ou 0,16 ou 0,14 tippet

Quanto às formulas (proporção de comprimento de cada parte do leader), hoje, tenho menos dúvidas do que tinha...

Sigo algumas fórmulas que funcionam, mas não sei exatamente o porquê e não sei se poderia ficar melhor...

Uso para Bass

Com vento e mosca grande:

60% butt

20% taper

20% tippet

ou

Sem muito vento e mosca não muito volumosa:

50% butt

30% taper

20% tippet

Uso para trutas duas fórmulas:

ninfas, terrestrials e streamers

50% butt

25% taper

25% tippet

secas

40% butt

30% taper

30% tippet

O tamanho TOTAL do leader varia em função das condições do rio, vento, tipo de mosca e os peixes...

Temos tabelas para isso também...

http://howtoflyfish.orvis.com/choosing-equipment/equipment-articles/473-how-to-choose-the-right-leader-length

Gostaria de saber a influência da ação e do tamanho da vara neste quesito...

Por fim, graças aos tippet rings, finalmente consigo mantes meus leaders do tamanho e com o tippet desejado até o fim da pescaria...

Vale à pena...

AS TABELAS QUE CITEI ENCONTRAM-SE EM: http://globalflyfisher.com/fishbetter/leadercalc/

Foi uma mistura de pergunta, informações e gosto pessoal!
Hehehhe!

Espero ter ajudado algum iniciante com isso...

Abraço!

Editado por Artur
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Primeiro, qual a relação entre o tamanho da vara e o tamanho do leader?

Não faço essa associação e na verdade penso somente na apresentação, principalmente na pesca das trutas, e para isso faço uso de um leader bem longo (12~15 pés), com um tippet bem fino (5~6x) e uma mosca bem pequena (#14~18). Penso o mesmo em relação a pesca de tucunarés, mas nesse caso, não mais na apresentação da isca, mas sim na possibilidade de arremessar determinado tamanho de isca com o leader que estiver usando, nesse caso curto e grosso. Vi o Gerson Kavamoto mudar radicalmente a apresentação de uma isca simplesmente aumentando o comprimento do leader, e ele estava usando uma isca volumosa.

Segundo, qual a relação entre a ação da vara e o tamanho do leader?

Também não faço essa associação, pois para mim é até uma vantagem quando estou pescando trutas, mas é certo que um leader mais alongado tentando, arremessar uma mosca mais volumosa e com uma vara de ação lenta, tudo fica mais complicado, principalmente quando pescando tucunarés. Como pode ver, o que é ruim para alguns pescadores, pode ser ótimo para outros. São dois extremos, a pesca de trutas e a pesca de tucunarés, por isso não podemos definir muito as regras. Pescando trutas numa flotada, por exemplo, em dia de vento, prefiro uma vara rápida com leader mais curto, principalmente porque não estou em busca de apresentação e sim em busca de tentar arremessar uma mosca maior, mais volumosas e consequentemente mais pesada, e um leader longo só atrapalha.

Por exemplo, se estamos em uma situação conflitante: água cristalina e mosca secas... Pescando com uma vara de 6.6 pés, full flex... (raro isso acontecer, não?!?!)

O que fazemos?!?!?!

Nem me preocuparia muito, pois mesmo sendo uma vara curta e que a princípio farei arremessos mais curtos com melhor apresentação, usarei um leader longo para manter a suavidade do pouso de uma mosca seca, ainda mais em águas cristalinas, que é o caso dos rios patagônicos. Minha vara de Fly preferida para pescar na Patagônia é curta assim, e muito mais lenta, pois é de bambu e nem por isso diminuo o comprimento do leader. O chato de usar um leader tão longo em uma vara tão curta assim está no ato de passar o puçá no peixe, pois o braço fica muito mais curto ( :happy:) e tem que se desdobrar para trazer o peixe para dentro do puçá.

Estou apenas expondo um pouco do que passo na prática em minhas pescarias e estou muito longe de ser o dono da verdade. Não monto meus leaders, prefiro comprar já cônicos, por isso que não tenho como comentar sobre esse assunto. ;)

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Estava meditando sobre essas informações, Artur, e acho que não existirá uma resposta simples pra nenhuma delas.

Só para incrementar a coisa... Poderíamos montar algumas equações que nos fornecessem os tamanhos das partes para a montagem do líder tendo como objetivo final a apresentação suave de uma mosca seca, mas essas equações levariam em conta coisas como a flexibilidade e elasticidade do material utilizado e, para piorar as coisas, a velocidade e distância do arremesso.

No frigir dos ovos, acho que é uma tarefa impossível.

Daí que, de uns tempos para cá, cada vez mais acho que, tendo um líder padrão (seja cônico ou fórmula Orvis ou outras tantas) o que realmente vai controlar a qualidade da apresentação são as variáveis do arremesso, diretamente (?) controladas pelo pescador.

Na única vez que estive um tempo maior com o Gerson, ele comentou que se o líder não estivesse desenrolando adequadamente, ao final do arremesso o pescador poderia frenar sutilmente a linha para que mais energia fosse transferida ao tippet... é desse tipo de coisa que estou falando.

Boa peteca essa que você levantou.

Abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só completando a questão que o Fausto levantou: ainda tem a questão se vale ou não a pena fazer uma apresentação decente para o peixe em função de seu caráter predatório.

Para trutas, sem dúvida uma apresentação melhor ajuda.

Para tucunarés, uso 1,5m de 0,60mm + 1m 0,45mm... só isso. Se o streamer faz *catapow!* na água, parece não fazer a mínima diferença com esses peixes toscos rsrs.

Por fim, se está difícil fazer uma apresentação suave num determinado lugar, talvez seja possível fazer uma apresentação "menos melhor" uns 2 metros acima e obter um resultado pescativo semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

com relação ao leader tenho lido :
que a todas as formulas só devem ser realmente importantes para apresentação de mocas secas e ainda, para determinadas espécies. Para pesca com ninfas, streamers hairs wet etc o comprimento e diâmetro perdem a importância. Frase do autor Gerardo Hereros

outra

é melhor que uma mosca caia com um leader de um metro bem esticado, do que com um leader de dois metros ou mais enrrugado . Frase do autor Gerardo Hereros.

outra do mesmo autor....

raramente um leader deve possuir mais de 12 pés....

outra frase agora de um autor americano

você não pode usar um leader de 12 pés para pescar com ninfas em uma corredeira que tenha 8 pés de profundidade. Use o tamanho do leader compativel com o tipo de pescaria que esta realizando...


Eu vejo que cada vez mais temos a tendência de complicar as coisas. quando iniciei no Flyfishing um amigo que me passou umas dicas disse:

"Você sempre vai ver discussões sobre o tipo e tamanho de líderes na internet... eu te aconselho a usar o leader do tamanho da sua vara ..e pronto, não fique brigando com esta questão, aprenda a fazer uma boa apresentação com leader do mesmo comprimento da sua vara e pode pescar o resto de sua vida sem usar outro tamanho de leader.

Eu perguntei: Porque do tamanho da vara?

Ele respondeu: Porque sim... não porque tem regra, mas porque é uma medida fixa, use -a . Você sabe o tamanho do seu backing, o tamanho de sua fly line, o tamanho de sua vara, enfim.. todas os números que precisa saber.. fixe o leader no tamanho de sua vara e pare de pensar nisso"

O tamanho do leader, na minha opinião, vai depender da sua capacidade de castear e apresentar de forma correta a mosca... Se você consegue , e precisa, apresentar uma mosca com um leader de 15 pés... ótimo... se você consegue apresentar sua mosca com um leader de um metro.. ótimo também! ;)

Abraços

Editado por FelipeCFM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.