Jump to content

Para afiar minhas facas


Recommended Posts

  • Mosqueiro

5 granulações de pedra
As duas superiores com granulações diferentes de cada lado.

A de baixo granulação única muito fina, uso umedecida em óleo fino. Esta é muito antiga, era de um marceneiro (vejam o estojo) já falecido e sogro de um tio meu (que me presenteou), também pescando no além.


014_zps77f692f3.jpg

Abraços
Jorge

Edited by Jorge Pozzobon
Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

:):):)

Pozzobon,

Muito importante uma fixação segura das pedras como mostrado na foto acima.
No caso da pedra do marceneiro, estas geralmente são fixadas através de pinos existente na própria bancada e um dos mordentes da morsa também incorporado na bancada.
Pelo tom avermelhado da pedra me parece ser uma pedra natural conhecida como "pedra turca ".

Abração

Odimir

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Moderator

Eu ganhei uma chaira diamantada de aniversário hoje e devo confessar que fazia tempo que minhas facas não tinham um fio como ficaram hoje. Realmente bacana o brinquedo.

Para os cozinheiros amadores, feito eu, recomendo muito. :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Mosqueiro

Jost, as minha duas são Solingen legítimas, a maior alisei completamente com lixa d'água e uso apenas para sentar (alisar) o fio. Tenho uma diamantada, mas pequena, ao redor de 12 cm, estilo caneta, que uso em pescarias e quebra o galho.

Abraços

Jorge

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

A que eu ganhei tem uns 30cm e possui um perfil ovalado e um grana bem fino. Não deixa um fio liso de bisturi, mas para os propósitos de cozinha parece bem boa. Gostei bastante dela :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Patreon

Para afiação, eu comprei:

1 - a pedra diamantada da tramontina com dupla face, salvo engano, uma de 300 e outra de 600;

2 - a pedra tb da tramontina com dupla face, uma de 400 e a outra de 1000; e

3 - uma chaira tramontina de inox, dessas bem básicas, com cabo de plastico. Não sei qual é o tipo do aço, embora saiba que isso é importante, pois o aço da chaira deve ser mais duro que o da faca

Tenho feito algumas experiências com esses aparatos e treinado a mão. Já melhorei bastante, mas ainda tenho muita estrada a percorrer. A chaira sozinha já ajuda demais a recuperar o fio que esteja em estado razoável e tb a assentar o fio recém afiado. Para obter fio em faca já totalmente cega, primeiro uso as pedras e, no final, uma passada leve na chaira.

A lubrificação tenho feito com água mesmo, mais por medo de estragar as pedras

Fora isso, andei pesquisando umas máquinas da Work Sharp, vendidas, inclusive, na Basspro. Não são tão caras e as opiniões que vi na net em geral são muito positivas. Perde-se um pouco do "encanto" da situação :p , mas certamente deve ser bem mais fácil obter um fio perfeito com uma dessas máquinas

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Patreon

Pedra muito boa e preço razoável - Waterstones Japonesas da marca King - tem em tudo que é granulação acho que a partir de 200 até 8000 - como lubrificante é usada água., as minhas comprei na liberdade em SP

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.