Ir para conteúdo

Para afiar minhas facas


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

5 granulações de pedra
As duas superiores com granulações diferentes de cada lado.

A de baixo granulação única muito fina, uso umedecida em óleo fino. Esta é muito antiga, era de um marceneiro (vejam o estojo) já falecido e sogro de um tio meu (que me presenteou), também pescando no além.


014_zps77f692f3.jpg

Abraços
Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Pozzobon,

Muito importante uma fixação segura das pedras como mostrado na foto acima.
No caso da pedra do marceneiro, estas geralmente são fixadas através de pinos existente na própria bancada e um dos mordentes da morsa também incorporado na bancada.
Pelo tom avermelhado da pedra me parece ser uma pedra natural conhecida como "pedra turca ".

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Moderador

Eu ganhei uma chaira diamantada de aniversário hoje e devo confessar que fazia tempo que minhas facas não tinham um fio como ficaram hoje. Realmente bacana o brinquedo.

Para os cozinheiros amadores, feito eu, recomendo muito. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost, as minha duas são Solingen legítimas, a maior alisei completamente com lixa d'água e uso apenas para sentar (alisar) o fio. Tenho uma diamantada, mas pequena, ao redor de 12 cm, estilo caneta, que uso em pescarias e quebra o galho.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A que eu ganhei tem uns 30cm e possui um perfil ovalado e um grana bem fino. Não deixa um fio liso de bisturi, mas para os propósitos de cozinha parece bem boa. Gostei bastante dela :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Para afiação, eu comprei:

1 - a pedra diamantada da tramontina com dupla face, salvo engano, uma de 300 e outra de 600;

2 - a pedra tb da tramontina com dupla face, uma de 400 e a outra de 1000; e

3 - uma chaira tramontina de inox, dessas bem básicas, com cabo de plastico. Não sei qual é o tipo do aço, embora saiba que isso é importante, pois o aço da chaira deve ser mais duro que o da faca

Tenho feito algumas experiências com esses aparatos e treinado a mão. Já melhorei bastante, mas ainda tenho muita estrada a percorrer. A chaira sozinha já ajuda demais a recuperar o fio que esteja em estado razoável e tb a assentar o fio recém afiado. Para obter fio em faca já totalmente cega, primeiro uso as pedras e, no final, uma passada leve na chaira.

A lubrificação tenho feito com água mesmo, mais por medo de estragar as pedras

Fora isso, andei pesquisando umas máquinas da Work Sharp, vendidas, inclusive, na Basspro. Não são tão caras e as opiniões que vi na net em geral são muito positivas. Perde-se um pouco do "encanto" da situação :p , mas certamente deve ser bem mais fácil obter um fio perfeito com uma dessas máquinas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.