Ir para conteúdo

Facão antigo - mais de 100 anos


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Fabricante: W. & G. Vogel Elberfeld, sei mais ou menos a idade pois era do avô da pessoa de quem ganhei esse facão. Passei um giz em cima da marca para aparecer na foto, mas não resolveu.
Pesquisando pela marca, única coisa que achei foi um aparato de barbear em um museu do Canadá de 1910.

001_zps2354d1eb.jpg

002_zps6fbae068.jpg

003_zps5a4ef8bd.jpg

Abraços
Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fabricante: W. & G. Vogel Elberfeld, sei mais ou menos a idade pois era do avô da pessoa de quem ganhei esse facão. Passei um giz em cima da marca para aparecer na foto, mas não resolveu.

Pesquisando pela marca, única coisa que achei foi um aparato de barbear em um museu do Canadá de 1910.

001_zps2354d1eb.jpg

002_zps6fbae068.jpg

003_zps5a4ef8bd.jpg

Abraços

Jorge

Jorge: troco na "oreia" pelo meu Tramontina(com certeza fabricado na sua cidade) 15 polegadas, com bainha inclusa e cabo de "prastico" preto, 2013 modelo 2014. Como segunda opção tenho um de corta cana, o tal podão, com "p" mesmo se bem que tem com "ph" tambem.......... "é pegá ou largá"...... valor do frete a discutir.......... bricadeiras............. raridade prá deixar pro netos de seus neto.

Um abraço, ADAUTO.

E a sua vara #3 em 7 sessões, espero que tenha vendido-a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Adauto, obrigado, realmente é um lindo facão, quanto ao teu Tramontina tenho um parecido.

A vara #3, 7 partes de bolso ainda está à espera de alguém que queira colocar o nome nela.

Grande abraço

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Pozzobon,

Interessantíssimo este facão, especialmente no tangente à fixação da lâmina à empunhadura.
Não vejo sinais de rebite e a junção parece ser feita através de caldeamento na forja que é procedimento precursor da solda elétrica tal qual conhecemos hoje.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Odimir, mataste a charada com relação à fixação da empunhadura na lâmina, parece ter sido feita através de caldeamento na forja sim, não tem rebites.

Grande abraço e muito bom que estejas aqui moderando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.