Ir para conteúdo

Tubo de bambu para Tenkara


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:ok:

Sim Telles, é possivel, eu já ví alguns na internet.

Infelizmene trabalhos desse tipo não são da minha ossada

por isso não posso ajudar nos detalhes.

Segue um vídeo pro amigo se animar com a brincadeira.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

È fácil Telles, só encontrar o bambú na espessura certa, mas dá um pouco de trabalho. Tirar a parte interior dos gomos com um ferro, passar uma grosa redonda por dentro e adaptar tampas, que também podem ser do mesmo bambú. Ainda não olhei o vídeo acima, mas faria desse jeito.

Abraços.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caracas !!!! Obrigado Amigos !!!!

Escolher um bambu na espessura, como Jorge escreveu, cortar ao meio e com um dremel, retirar

os gomos.

Completado esta parte com uma boa cola juntar as partes e enrolar um fio de nylon, seda ou coisa parecida

para dar acabamento.

O que vocês acham ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blatt,

Lindo vídeo, uma arte, acho complicado, requer espaço e equipamentos que não tenho. Mas as dicas que aparecem no vídeo foram fundamentais para o meu projeto.

Obrigado amigo !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Teles acho que não precisa cortar ao meio nem colar nada, vais remover a parte interna de dois gomos e fazer uma tampa mais o menos do tipo do vídeo.

Quanto à pergunta da melhor época para cortar o bambú.....................ahhhhhhhhhhhhhh.......faz uma pergunta mais fácil.............essa eu não sei responder..............................kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Vou ver se acho um bambú por aqui e monto uma sequencia de fotos como fazer..........se achar o bambú.

Grande abraço.

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O principal, esqueci de perguntar; qual melhor época para cortar o bambu ?

Telles: essa poderia ser uma preocupação menor mas dizem que seria na epoca da seca(sem chuvas prolongadas) e na lua minguante, onde teria menor proporção de agua nas suas fibras; geralmente nos meses de junho/julho. Colha ou seja corte o bambu "de veiz" ou seja nem verde nem maduro(amarelo).......... ai precisaria sapecar no fogo para desidratar o restante da agua e dai passar "sebo de carneiro", deixar repousando na sombra por algumas semanas e por ai em diante.

Um abraço, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Adauto,

Com razão, tem que ser na lua minguante e nos meses sem o R.

Tenho um de PVC, ficou ótimo, protege muito bem, mas na verdade estou

Precisando ocupar minha mente.

Obrigado Amigos,

Telles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Saí em busca de um bambú para fazer um tubo e mostrar fotos, mas só achei, por enquanto, um pedaço fino e cheio de nós que, possivelmente, vai virar um cabo exclusivo de uma 10'10".........quem se candidata a por o nome nela?



006_zps45d50f6d.jpg

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom esse vídeo e mostra uma arte que desaparece aos poucos. :)

Telles possível é e em uma de nossas idas no rio Pirineus ou Bananeiras, pode render material para fazer tubos assim. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caracas !!!! Obrigado Amigos !!!!

Escolher um bambu na espessura, como Jorge escreveu, cortar ao meio e com um dremel, retirar

os gomos.

Completado esta parte com uma boa cola juntar as partes e enrolar um fio de nylon, seda ou coisa parecida

para dar acabamento.

O que vocês acham ???

Telles,

Leve em conta ainda que este tubo vai ficar pesado !!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei se alguém vai conseguir essa informação Fernando, mas para isso é melhor conseguir linha de nylon para sapateiro bitola 40 ou 60, nas lojas de linha existem também umas linhas de polipropileno, se não me engano, que se prestam. Podes usar também cordinhas finas, tanto de algodão como de nylon, ou cordas finas de sisal, que combinam bem com bambú.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei se alguém vai conseguir essa informação Fernando, mas para isso é melhor conseguir linha de nylon para sapateiro bitola 40 ou 60, nas lojas de linha existem também umas linhas de polipropileno, se não me engano, que se prestam. Podes usar também cordinhas finas, tanto de algodão como de nylon, ou cordas finas de sisal, que combinam bem com bambú.

Abraços

Muito obrigado pelas informações, Mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.