Ir para conteúdo

Level Lines


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Quanto as linhas Level de fluorocarbon, sendo desse material elas afundam de imediato quando assentam a superfície da água, ou tem um bom tempo de delay para usar uma mosca seca?

Quero testar na prática todas essas opções de linhas e se quiserem indicar as melhores que já testaram eu agradeço. ;)

Vou para Patagônia 2015 com mais "veneno". :cool2:

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Fausto, a ideia de usar o fluorocarbon como linha (level line) tem a ver com sua densidade específica que ajuda castear em situações de vento.

Em situações de bem pouco ou nem um vento o monofilamento tbm pode ser usado.

Level lines (seja fluor ou nylon) também fazem apresentação mais discreta e suave que linhas trançadas ou running lines de PVC e por isso saõ

as preeridas pra pescar trutas ariscas.

Sobre a questão da flutuação do fluorocarbon ele tem um "delay" bem razoável que permite trabalhar a mosca sem afunda-la.

Mas pra obter o melhor resultado com fluorocarbon tem de se atentar pra 2 detalhes:

1- Usar bitolas finas, preferencialmente abaixo de 0,35 mm (linha 4.5);

2- Após o arremesso manter a ponta da vara levantada em +- 45° (este angulo vai depender do tamanho da vara e da linha)

como se vê na foto mais abaixo.

3- Em tenkara só se abaixam linha e vara quando se quer que a linha e isca afundem (caso de apresentar ninfas ou wets em locais mais fundos que o padrão). Então baixa-se a ponta da vara (as vzs afundando-a na água) deixando que a correnteza drague linha e isca até a profundidade desejada....

----------

Na imagem abaixo se percebe o angulo entre linha e vara. Este angulo é ajustável

e varia de acordo com a largura do rio, tamanho da linha e da vara.

long-line-tenkara-1.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ótimas observações Blatt e já estava refletindo quando usar tal linha, pois como sabes, tenho usado muito com as varas Tenkara as moscas wet e pequenas ninfas, e sendo assim, uma linha Level de Fluorocarbon pode ser muito bem vinda para minha próxima ida à Patagônia. ;)

Por lá venta bastante, não há facilidades quanto a isso e quando tem, é por pouco tempo, sendo constante brisas rápidas (8~11 Km/H) e até mesmo fortes rajadas de vento (18~22 Km/H), algo que para o mundo Tenkara é desagradável de montão, mas não impraticável, a não ser rajadas próximas de 35 Km/H. Como já saciei minha vontade de pescar de Tenkara, metendo "ferro" na boca das trutas, agora chegou a hora da sintonia fina da aprendizagem, chegou a hora de ver opções como essa para aprender mais e saber usar tais recursos em condições diferentes de tempo.

Indicas alguma linha Fluorocarbon para minha TenkaraBR 10'10''? :mellow:

Sim vou testar também linhas Level montadas com running line de PVC. :yes:

Tuã meu camarada o passo a passo está 10. :graduado:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, acho que eu deveria ter aberto um tópico mais específico sobre level lines...

Mas tô com preguiça, deixa pra lá :bag:

Sobre a questão vento aqui em Natal, quando está calmo, é 14 km/h... 18 a 20 km/h é a média, 35 km/h de Julho a Novembro são constantes...

Ainda assim consigo pescar com tenkara aqui razoavelmente.

Seguinte, vc pode optar por fluorcarbon comum como eu tenho feito...

No entanto tenho o dever de avisar que hoje se fabricam fluorcarbon específicos pra usar como linha tenkara que tem melhor erformance.

Eles tem densidade de um 1.78 e são mais macios (menos memória) que os comuns.

Alem disso são coloridos o que facilita muito a visualização da linha... A cor mais usada é o laranja.

No link abaixo tem várias opções de fluorocarbon e também de outras linhas como titânio, torcidas, trançadas etc.

Boas compras...

Importante, já comprei neste site, ótimo serviço e frete internacional mais barato que PAC nacional!

Fale com o Oleg (em inglês, gente finíssima) pode falar em meu nome...

http://www.tenkaratimes.com/tenkara-gear-storefront

Sobre essas numerações de linha tenkara (3, 3.5, 4, 4.5, etc) Elas são especípicas pra linha level feitas de fluorocarbono ou monofilamento (o Tom Davis usa as de fluorcarbono em 90% das pescarias)

Sobre o nó pode ser este que o Tuã sugeriu (tradicional) ou um mais moderno exclusivo pra linhas level ou running lines...
Segue o link: http://www.netknots....vel-line-to-rod

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:mestre:

Valew Fausto.

Vale citar que level line pode ser qualquer pedaço de filamento reto e maleável, natural ou artificial.

Os mais usados são o fluorcarbono, o nylon (poliamida ou monofilamento), as linhas de PVC , e

até mesmo arame de titânio! :eek:

E no caso específico das ninfas e streamers, quando eu quero que eles "viajem" bem fundo a linha de titânio é minha favorita.

ela facilita tanto no afundar da isca quanto na detecção da batida do peixe e na resposta da fisgada... A linha telegrafa até o pensamento do peixe.

Essa também é minha opção favorita pra pescar na praia ou sobre arrecifes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador

Para aproveitar o tópico. ;)

Chegou semana passada meu primeiro carretel de linha Level Sunline 3.5 para as varas TenkaraBR e também um carretel de linha Level Tenkarabum Size 3 para a varinha Shimotsuke Kosasa 210 que vou estrear na pescaria de lambaris. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para aproveitar o tópico. ;)

Chegou semana passada meu primeiro carretel de linha Level Sunline 3.5 para as varas TenkaraBR e também um carretel de linha Level Tenkarabum Size 3 para a varinha Shimotsuke Kosasa 210 que vou estrear na pescaria de lambaris. :D

T+ :)

Depois conta para nós os resultados.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:hum:

Para as tenkaraBR a 3.5 pode ser um pouco leve demais principalmente se ela for curta.

Teste aí e conte os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Muito bacana o topico!

esse final de semana pude experimentar a tenkara do Boss e usei uma xing ling minha de 1.80m.

lendo aqui e o com que conversei com o boss fiz para ela uma linha level de fluocarbon 0.30 com o comprimento de 2x a vara.

agora eu pergunto. qual tamanho de lider/tippet e qual diametro terá esse Butt ara eu poder virar essa linha 0.30 adequadamente?

abração!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dummar, a linha level não tem 'butt section', é um único pedaço de FC ao final do qual vc ata o tippet.

Ou, pra se pensar de outra maneira, a linha de FC seria o butt.

Pra varas tenkara a resistência máxima recomendada para o tippet é 5 libras, que permite arremessar uma isca sem lastro atada num anzol #6.

O tamanho do tippet vai depender do tamanho da isca (iscas grandes tippet curto, 60 a 90 cm, iscas menores tippet mais longo até 1.5 m)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Opa Blatt

Obrigado pelas informacões

mas eu posso emendar com loop to loop alinha level 0.30 com um tipett 0.14 que eu uso para os lambas por exemplo eu eu faço algumas sessões antes?

quando eu disse butt quis dizer um pedaço de linha intermediária entre a 0.30 e o tippet.

o que faço?/

abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dummar, entendí, seguinte...

Primeiro, não existem regras muito rígidas (dogmas?) Quanto a montagem linha/tippet.

O mais comum e simples, no caso das linhas level, é atar o tippet direto ao final da linha FC.

Mas também não é incomum se usar uma 'transição' entre a linha principal e o tippet. Essa transição no mundo tenkara se chama 'line extension' ou simplesmente extensor. O extensor é mais usado nas linhas trançadas que são cônicas mas pode-se usa-lo nas level também se o pescador considerar que este vai melhorar a apresentação da mosca/kebari.

O extensor nada mais é que um pedaço de mono filamento ou FC com bitola mediana ( mais fina que a linha principal, mais grossa que o tippet) e comprimento de uns 60 cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu uso e gostei do extensor. ;)

Nesse caso escolhi uma linha 0,23 mm de Nylon mesmo e o tippet entrou nelo no esquema loop to loop, mas não precisa ser assim, veja os vídeos:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

show de bola!!!

obrigado pessoal

e num é que essa historia de micro fishing vai viciando sem que vc perceba... kkkkk

acho que deve ser um dos ultimos estágios da loucura kkk qq poça de agua suja vc já fica imaginando o que tem e pensa que com uma ninfa #20 pode dar uma averiguada kkkk

curti :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Funcionam bem até os 3.5 ou 4 metros no máximo usando iscas leves e se ventar pouco.

Como a densidade delas é baixa fica complicado arremessar se o vento apertar e se a isca tiver muito volume/peso.

Vantagens: baixo custo, ótima visibilidade, apresentação suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu uso a amnésia aqui em dia ou local de menos vento e funciona. No começo foi mais dificil me adaptar mas agora jah não percebo tanta diferença (embora evidentemente exista) entre ela e as FC.

Aí no sul tenho certeza que a amnésia vc vai usar e gostar. Provavelmente lá no MDC ou no Airuoca ela não vai fazer feio principalmente usando Dry flies.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Interessante.

A amnésia apesar de ser (ao meu ver) bem mais dura que uma linha de nailon não é uma FC...

achava que fosse....

estou para testar a que tinha aqui que é uma 25 lbs que usava como running line.

pensei en adquirir outra tenkara xing ling um pouco maior que a minha atual que tem 1.80.

qual metragem vcs indicam? e qual linha? a linha segue o mesmo padrão de ter em média 2x o tamanho da vara?

abracão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rafael usar como referência para o comprimento da linha 2x o tamanho da vara não éuma Boa, imagina uma vara de 4 metros, eu não usaria 8 metros de linha.

Tenho pouca experiência nesse assunto, mas no caso da vara de 2,10 metros que você me viu usando sábado, coloquei nela uma linha Level de FC #3 com 3 metros de comprimento e achei muito longo, ainda mais somando o comprimento do tippet. Vou testar ainda, mas nesse exemplo, creio que uma linha com 2,5 metros + 80 centímetros de tippet ficaria muito bom.

Por experiência o certo agora é a gente ver a opinião do Blatt. :ok:

em tempo: tem disponível nos tamanhos 3.30 3.60 4.20 4.50.

qual seria um tamanho bacana para uma segunda tenkara?

abração!!

Vai depender da pescaria que pretende fazer. Na Patagônia pesquei com uma Tenkara de 3.30 e foi muito legal a experiência, mas já está chegando uma de 4.10 para pescar lá também.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dummar, 3.3 a 3.6, considero os dois tamanhos mais versateis.

Se vc tem como ir a loja pra testar o produto recomendo que escolha a mais bem equilibrada.

Linha sempre depende do tipo de isca (grandde/pesada/pequena/leve) e clima (ventos) da tua área.

Linhas leves tem melhor apresentação, linhas pesadas funionam melhor no vento e com iscas mais volumosas.

Tamanho da linha depende de onde e como vc pesca.

Eu pesco com caiaque 90% do tempo e como alcance com ele não é problema prefiro usar linhas curtas (do tamanho da vara ou no máximo um metro a mais que esta) pois me oferem maior precisão no arremesso e controle na hora de dominar o peixe.

Linhas longas ( 2X o tamanho da vara) são interessantes se vc,

A- Usa uma vara muito curta

B- Pesca de vadeio em lagos ou rios largos.

C- Tem bastante espaço pro back cast.

D- Pouco vento

E- Precisão no arremesso e controle do peixe não são cruciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim, soh ví agora a resposta do Fausto, de fato linhas muitos longas (maiores que 5 ou 6 metros) independente do tamanho da vara são bem complicadas de controlar principalmente pra quem tem pouca experiência. Na prática as melhores linhas ficam entre 2.4 a 4.5 metros de tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito Obrigado pela aula :)

vou ver a de 3.30 ou 3.60

essas eu vi no hajime. são varas xing ling telescópicas que como o Fausto viu sábado podem ser "adaptadas" para tenkaras.

olha, minha idéia é usá la para maiores distancias quando estiver vadeando na beira de lagos onde eu não possa entrar atras das tilápias lambas etc e para eventuais saidas de caiaque atras dos tricks.

Abração!

Editado por Rafael Dummar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim, soh ví agora a resposta do Fausto, de fato linhas muitos longas (maiores que 5 ou 6 metros) independente do tamanho da vara são bem complicadas de controlar principalmente pra quem tem pouca experiência. Na prática as melhores linhas ficam entre 2.4 a 4.5 metros de tamanho.

Por isto que monto minhas linhas torcidas com no máximo 5,50 m. (para usar em valsesiana), mas as que mais monto estão entre 2,80 e 4,00 m., para tenkara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pro Dummar e outros iniciantes:

Sobre "adaptar" varas pra tenkara tenham em mente que as primeiras varas tenkara eram de bambú comum, sem nem um "design" mais sofisticado.

Tenkara originalmebte tem muuuuito mais a ver com o conjunto de linha e a isca leves pra uma apresentação suave, do que com a vara que é apenas uma alavanca.

Claro que a vara quanto mais leve e bem equilibrada, tanto melhor pro pescador. Mas em princípio se pode praticar tenkara, no sentido puro da técnica original, até com cabo de vassoura! :8

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Jorge, perfeito, as tuas linhas principalmente as PF são as melhores pra quem não entende ou não quer perder tempo com o "emaranhado" de possibilidades de linhas que se pode usar na modalidade. Diria que as PF, pra usar uma expressão moderna, são do tipo "plug&play"! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito Obrigado pela aula :)

vou ver a de 3.30 ou 3.60

essas eu vi no hajime. são varas xing ling telescópicas que como o Fausto viu sábado podem ser "adaptadas" para tenkaras.

olha, minha idéia é usá la para maiores distancias quando estiver vadeando na beira de lagos onde eu não possa entrar atras das tilápias lambas etc e para eventuais saidas de caiaque atras dos tricks.

Abração!

Não é a mesma coisa Rafael, aconselho a compra de uma vara TenkaraBR que será ideal para o que deseja fazer. Tenho uma de 10.10 pés e é ótima para futuras pescarias até mesmo na Patagônia.

Essa varas "Xing Ling" são muito ruins.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Carece de eu colocar um "perhaps":

Apesar de tenkara poder ser praticada, como eu disse, com um cabo de vassoura isso NÃO quer dizer que eu recomende tal opção.

Aqui vale um conselho comum ao fly fishing:

Adquira a melhor dentro das tuas po$$ibilidade$.

Tamanho entre 3.30 e 3.60.

Ação vai do gosto mas eu recomebdo as mais rápidas pra quem começa pois toleram uma maior gama de situações.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tópico quente!!

Muita informação boa

Estou investindo nessas xings agora pq estou com o caixa baixo. Troquei de carro blablabla... Então as 25 pilas da xing sao bem convidativos. ...ai da tempo para eu brincar aqui e ir aprendendo mais

Tem muita info aqui. Jaja posto novidades :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Só por curiosidade, já que este é um mundo novo para mim e já fiquei fã da tenkara que o Jorge Pozzobon fez para mim:

Alguém já usou o líder cônico (invertido) de pesca de praia como linha level, ou a variação de diametro é muito lenta para ser viável, uma vez que eles tem mais de 10 mts de comprimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comprei essa linha cônica Tenkara Standard Type: 4.5 > 1.5

SUN-LINE-Tenkara-Taper.jpg

Comprei para usar com minha vara TenkaraUSA YAMAME 4,10 mts e não testei ainda.

Ela é Level nos 5 metros iniciais e depois fica cônica até chegar ao tippet (Standard Type).

SUN-LINE-Tenkara-Taper_ima1.gif

Os rios patagônicos são bem largos e deve ser possível usar o comprimento total dessa linha, isso não quer dizer que vou usar em seu comprimento total e pode ser que vá cortando até chegar em algo controlável, mas vou lançar de cara os 8 metros com certeza. Tenho que experimentar na prática como está para saber se devo ou não cortar. Quando voltar da Patagônia terei relato prático do uso dela. :ok:

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Fausto, isso na verdade são líderes pra pesca de praia que alguns adaptam a tenkara cortando a porção que convém a cada um.

Se não ventar vai funcionar (aliás, sem vento qualquer linha funciona)...

Depois conte-nos os detalhes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Blatt! :)

Esse líder que comprei é enorme tem 8 metros e vou cortar de acordo com as dificuldades de cast que tiver com ele. Quanto aos testes, não prometo fazer agora em novembro quando estarei na Patagônia, pois faremos 4 dias de flotada onde vou pescar de Fly e 2 dias de vadeio onde pretendo pescar de Tenkara, mas tudo vai depender das condições dos rios. Já em março a história será outra, vou pescar 90% Tenkara em 12 dias de vadeio e sendo assim, vou testar de tudo um pouco. :D

Quanto a ventar... meu camarada tem dias que por pouco não levanto voo ( :D), Patagônia é "flórida" em certos momentos e pode ser que a única solução seja usar os líderes trançados que ainda bem tenho comigo. Junto com a TenkaraUSA YAMAME veio um líder trançado com o comprimento da vara. ;)

Me indica uma linha de Titânio?

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Titânio funciona bem no vento mas tbm não é perfeita.

1-Se ventar muito mesmo como aqui no RN ( 20 km/h com rajadas de 35 a 40 km/h) o vento vai arrancar ela da água como qualquer outra linha.

2- Tem q se acostumar com a quase invisibilidade da linha e ir no tato. Não é dificil mas leva algum tempo pra se adaptar.

3- Descobrí depois de um ano usando a linha Ti que ela acaba torcendo, não sei se pela ação do vento, e acaba se quebrando. Se vc der sorte de acahar o pedaço que se partiu é so emendar com um nó e continuar pescando, se não. . .

Vantagens: Sensidilidade e ferradas acima da média. Também é muito dificil de se enroscar essa linha mesmo deixando ela ir beeem fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Cotei agora mesmo a compra de uma linha dessas com o Tatsuro Okaniwa e assim que ele me responder te digo quando custa. :ok:

Imagino a covardia que deve ser usar uma linha dessas no swing na Patagônia... não mereço ir para o céu por causa disso. :innocent:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Japa não me responde faz tempo. :(

Deve estar de férias pescando antes do inverno chegar, pois agora e outono para eles. Vi também que ele coordena excursões e pode estar trabalhando. ;)

Quero testar essa linha em março e até lá tem tempo. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, eu ia sugerir vc comprar a linha Ti do Oleg (Tenkara Times) que já vem montada com os nós terminais, pronta pra uso, igual a do Japa, mas está fora de estoque.

Sugiro, caso o japa não responda, comprar o shock líder de titanio que o Chris Stewart vende pra usar como linha de titânio (foi o que eu comprei). Ele não vem pre montado e vc terá de fazer todos os nós e conexões mas é mais barato e vc pode montar a linha do jeito que melhor te convier.

http://www.tenkarabum.com/titanium-line.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.