Ir para conteúdo

Rio Macaé


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Após doze anos longe do rio macaé, resolvi, na madrugada de sexta para sábado, embalado pelos relatos dos amigos aqui do fórum, dar um pulo por lá para matar a saudade. Saí de casa 4:20 da manhã e levei duas horas até o ponto que o Fausto indica em seu relato, o posto de rafting.

Quanto à pescaria, tracei uma estratégia: usar streamer nas primeiras horas da manhã e nas ultimas horas da tarde em busca dos robalos, jacundás e saicangas, deixando as horas mais quentes do dia para correr atrás dos lambaris com mosca seca.

Fugi do roteiro e utilizei por toda a manhã e parte da tarde uma clouser minnow branca #8 com olhos de chumbo, e busquei os peixes em locais mais profundos e com água rápida. Já no primeiro arremesso peguei um lambari e pensei que seria o primeiro de muitos peixes daquele lindo dia. Ledo engano, bati todos os pontos que julgava conter peixes e não peguei nada, sequer percebi qualquer intenção neste sentido.

A manhã já havia transcorrido quando passei a bater a borda de uma corredeira, bem na junção da água rápida com a lenta, a cada arremesso lançava a mosca 20cm a frente do local onde a isca havia caído anteriormente, após quatro arremessos no mesmo pool saquei um robalinho. :yahoo:

post-474-0-99753000-1395094980_thumb.jpg

post-474-0-82648900-1395094995_thumb.jpg

De resto foram muitos lambarizinhos nas secas e lambarizões em uma wooly bugger #12, que eu providencialmente tratei de arrancar a cauda.

post-474-0-56581100-1395095065_thumb.jpg

só esse miúdo posou para a foto.

O rio estava cheio de taínhas enormes, que lembravam trutas nadando nas águas rasas, consegui tirar essa foto de uma delas, o peixe está embaixo da hora. Fiz um vídeo onde aparece um belo cardume delas fazendo evoluções na água rasa, depois posto.

post-474-0-94660900-1395095019_thumb.jpg

Considerações finais:

Me senti muito a vontade no rio macaé, especialmente se comparado aos demais rios em que costumo pescar. Tomo como exemplo, para estabelecer comparação, o rio piraí. Trata-se de um rio apertado, cheio de potenciais macacos que limitam o cast, com correnteza concentrada em calhas que dão à água uma velocidade e força que dificultam absurdamente a pescaria, pelo mesmo motivo o vadeio é bem restrito e o pescador precisa ficar das margens se desdobrando para controlar a linha que está na água turbulenta, a linha que está enroscando nos malditos capins, os macacos.

Como bem disse o Fausto em seu relato, o rio macaé lembra os rios da patagônia em alguns momentos e é, sem dúvida, um ótimo local para pôr em prática as técnicas de apresentação e correção, devido a correnteza moderada e ao amplo espaço para as mais variadas manobras, sem falar na grande quantidade de lambaris grandes que exitem por lá e na possibilidade de pegar algum predador desavisado.

post-474-0-97651600-1395094898_thumb.jpg

post-474-0-13655700-1395095040_thumb.jpg

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mandou bem garoto! :okok:

Bom saber que preencheu suas expectativas e certamente esse rio continuará em meus roteiros de pesca ao longo do ano. :ok:

Garoto, pretendo ir para a Patagônia ano que vem novamente no esquema standalone e tem mais alguns amigos interessados em ir ( :ph34r:). No momento estou pesquisando o Pulmarí e por lá ficarei uma semana. Quando? Março possivelmente. :headsetsmiley:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

olá, poderia me dizer qual lugar do macaé é este? cidade etc...

Fica muito próximo de Casimiro de Abreu. :ok:

É o mesmo rio que você colocou em seu blog e postou aqui o relato da captura das trutas, mas o chamamos de MDB (Macaé de Baixo), enquanto que o local das trutas é o MDC (Macaé de Cima). :)

Belas fotos...provavelmente vai ser meu point de pesca,pois moro em Macaé estou aposentando a pesca praiana e começando na mosca,,,dai ficou minha curiosidade...por acaso chegou a fisgar alguma Tainha?Se não fisgou,seria por falta de sorte ou falta de isca?Saudações! :ok:

Está virando lenda urbana pescar tainhas no Fly, :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr. Fausto,

fiquei impressionado com a limpeza da água neste ponto através das belas fotos do colega... vi uma reportagem falando da degradação das águas do rio macaé e imaginei que águas claras e correntes limpas só encontraria próximo á nascente, em Mury - NvFrbrg. :geek::bag: Alguns rios que nascem na minha região já nascem no meio da poluição como o rio pomba e o rio das mortes.... :( nem adianta castear fly neles.. o máximo que vou pegar é dengue e carrapatos :wacko2:

Editado por Felipe Esteves Milicio de
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim meu caro é um rio de águas claras na maior parte do tempo e fica barrenta somente em função de períodos de chuva. É um rio com muito volume de água e por isso sua diversidade na pesca é bem maior. Como o Beto comentou nesse tópico, é um ótimo rio para praticar técnicas de arremesso e apresentação da mosca para uma futura incursão à Patagônia, pois lá poderá aplicar várias técnicas em um rio de montanha perfeito para isso e olha que conheço pouquíssimo desse rio e tem trechos bons próximos a Sana.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Beto. Maravilha de pescaria cara. Belo Robalinho!

Pena que esse riozinho fica meio longe pra mim, mesmo assim dava pra marcar uma incursão no MDC e MDB no mesmo final de semana.

Vai se preparando que a temporada das trutas vai abrir e vamos subir pra Bocaina, está de pé ainda né?

Vamos nos falando.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Belas fotos...provavelmente vai ser meu point de pesca,pois moro em Macaé estou aposentando a pesca praiana e começando na mosca,,,dai ficou minha curiosidade...por acaso chegou a fisgar alguma Tainha?Se não fisgou,seria por falta de sorte ou falta de isca?Saudações! :ok:

Bem vindo ao clube Daniel :)

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=9149

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6652

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mandou bem garoto! :okok:

Bom saber que preencheu suas expectativas e certamente esse rio continuará em meus roteiros de pesca ao longo do ano. :ok:

Garoto, pretendo ir para a Patagônia ano que vem novamente no esquema standalone e tem mais alguns amigos interessados em ir ( :ph34r:). No momento estou pesquisando o Pulmarí e por lá ficarei uma semana. Quando? Março possivelmente. :headsetsmiley:

T+ :)

O que realmente superou as minhas expectativas foi o tamanho e a quantidade dos lambaris. Temos que fazer uma pescaria juntos lá.

Vou com vc para patagônia na próxima temporada com certeza. Pode contar comigo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belas fotos...provavelmente vai ser meu point de pesca,pois moro em Macaé estou aposentando a pesca praiana e começando na mosca,,,dai ficou minha curiosidade...por acaso chegou a fisgar alguma Tainha?Se não fisgou,seria por falta de sorte ou falta de isca?Saudações! :ok:

Daniel, não peguei nenhuma taínha. Apenas tomei alguns sustos, porque elas estavam curiosas e volta e meia davam uma conferida na mosca e na linha de fly.

Pelo que sei são peixes ultradifíceis de capturar.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que perola voces tem.

Este Macaé é um tesouro, preservem pois é raro um rio com tão bela pesca desde a parte de cima como a parte de baixo.

Em alguns lugares são criadas ONGS para proteção de um rio, chamando as vezes "ONG amigos do Rio ______" . Os frutos tem sido bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr. Fausto,

fiquei impressionado com a limpeza da água neste ponto através das belas fotos do colega... vi uma reportagem falando da degradação das águas do rio macaé e imaginei que águas claras e correntes limpas só encontraria próximo á nascente, em Mury - NvFrbrg. :geek::bag: Alguns rios que nascem na minha região já nascem no meio da poluição como o rio pomba e o rio das mortes.... :( nem adianta castear fly neles.. o máximo que vou pegar é dengue e carrapatos :wacko2:

Felipe, embora eu não tenha visto lixo na água, mesmo com mais de 50 pessoas se banhando em um trecho de 500m de rio, o que demonstra uma certa consciência por parte das pessoas, não se pode negar que o macaé está bem deteriorado.

A principal diferença do rio de 12 anos atrás para o de hoje é a existência de grandes trechos de rio com extensos e monótonos bancos de areia planos e vazios de peixe. Naquele tempo o assoreamento já era presente, mas em menor intensidade, não lembro de existirem tais bancos de areia, o leito era formado essencialmente por pedras e a água era mais rápida.

Também se fala muito do lancamento de esgoto no rio e dos defensivos agricolas.

Mas ainda tem peixe!

Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Beto. Maravilha de pescaria cara. Belo Robalinho!

Pena que esse riozinho fica meio longe pra mim, mesmo assim dava pra marcar uma incursão no MDC e MDB no mesmo final de semana.

Vai se preparando que a temporada das trutas vai abrir e vamos subir pra Bocaina, está de pé ainda né?

Vamos nos falando.

Abração.

Carlos, existe a possibilidade de acampar na beira do rio. Camping com banheiro, estacionamento e restaurante (cospe grosso) próximo. Podemos marcar de passar alguns dias por lá.

Bocaina está sempre de pé, quando tiver subindo é só chamar que eu apareço

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha Beto! :bs-aplauder:

Muito bom o relato, belas fotos e capturas!

Tainhas é? Xiiiiii... :p

Fala aí André,

Muitas taínhas comendo na água rasinha, enquanto elas chupavam as pedras deixavam a cauda para fora d'água, tailing de taínha, você ia ficar louco.

Já vai atando uns limos pretos, marrons, oliva, para tentar enganar as bitelas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que perola voces tem.

Este Macaé é um tesouro, preservem pois é raro um rio com tão bela pesca desde a parte de cima como a parte de baixo.

Em alguns lugares são criadas ONGS para proteção de um rio, chamando as vezes "ONG amigos do Rio ______" . Os frutos tem sido bons.

Amém rsrsrsrs

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou com vc para patagônia na próxima temporada com certeza. Pode contar comigo.

Estou pesquisando e vou ficar hospedado próximo ao lago Pulmarí, de lá fica fácil tirar um dia para pescar no Quillén e possivelmente até mesmo com almoço na Julia se for o caso, bem como agendar com o Federico uma flotada no Aluminé para quem quiser. A diferença é que dessa vez desejo explorar mais o Pulmarí e conhecer melhor a Laguna Giles. O Pimpolho também está pensando em ir, bem como o Carlos Gomes. Vamos nos falando. :yes:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estou pesquisando e vou ficar hospedado próximo ao lago Pulmarí, de lá fica fácil tirar um dia para pescar no Quillén e possivelmente até mesmo com almoço na Julia se for o caso, bem como agendar com o Federico uma flotada no Aluminé para quem quiser. A diferença é que dessa vez desejo explorar mais o Pulmarí e conhecer melhor a Laguna Giles. O Pimpolho também está pensando em ir, bem como o Carlos Gomes. Vamos nos falando. :yes:

T+ :)

Magavilha!

Também estava vislumbrando a possibilidade de ir para o caleufú neste ano, tirar a minha má impressão das flotadas.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Magavilha!

Também estava vislumbrando a possibilidade de ir para o caleufú neste ano, tirar a minha má impressão das flotadas.

abç

Esse ano foi minha vez. :(

Agendei uma flotada com o guia Federico e na manhã de minha flotada o dia amanheceu fechado, e a pescaria não foi boa. Parte do resultado ruim foi por causa do tempo que virou justamente na véspera da flotada, tanto que no dia seguinte foi a vez de meu irmão com o Marcão e a pescaria foi muito melhor, mas a outra parte do resultado ruim foi culpa minha e tenho certeza que se estivesse usando uma linha sinking tip o resultado seria melhor. Que sirva de lição para minhas próximas flotadas, pois é tolice pensar que situações assim não se repetirão e se acontecer de novo, deixo de lado as moscas secas e terrestres e meto "ferro" para baixo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse ano foi minha vez. :(

Agendei uma flotada com o guia Federico e na manhã de minha flotada o dia amanheceu fechado, e a pescaria não foi boa. Parte do resultado ruim foi por causa do tempo que virou justamente na véspera da flotada, tanto que no dia seguinte foi a vez de meu irmão com o Marcão e a pescaria foi muito melhor, mas a outra parte do resultado ruim foi culpa minha e tenho certeza que se estivesse usando uma linha sinking tip o resultado seria melhor. Que sirva de lição para minhas próximas flotadas, pois é tolice pensar que situações assim não se repetirão e se acontecer de novo, deixo de lado as moscas secas e terrestres e meto "ferro" para baixo. ;)

Pode crer Fausto, tem que estar preparado para tudo, só não tem como se preparar para aquele vento dos infernos que aparece as vezes.

Eu acho que pescar com gato e linha sinking tem a sua emoção, mesmo em um dia com condições boas para pescar é interessante jogar um streamer e ver a truta perseguir e atacar com violência a mosca. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nessa pescaria não tinha como eu chamar ninguém, resolvi na madrugada, para vc ter idéia do quão repentino foi, não levei água ou protetor solar... ...foi o lado feio que não saiu nas fotos rsrs

Quando aparecer outra oportunidade vc está mais que convidado. Na verdade eu vinha tentando marcar uma pescaria desse naipe contigo, através do Evanor, mas, logicamente, tivemos problemas de organização, eu e o Evanoire organizando...

abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nessa pescaria não tinha como eu chamar ninguém, resolvi na madrugada, para vc ter idéia do quão repentino foi, não levei água ou protetor solar... ...foi o lado feio que não saiu nas fotos rsrs

Quando aparecer outra oportunidade vc está mais que convidado. Na verdade eu vinha tentando marcar uma pescaria desse naipe contigo, através do Evanor, mas, logicamente, tivemos problemas de organização, eu e o Evanoire organizando...

abraço

Vc e o Evanor, pra marcar alguma coisa.... MEU DEUS! kkkk

Não sei se vc ja pescou com o Dummar, mas ele tbm está desesperado por uma pescaria menos agressiva e mais técnica... tipo essa ai...

O cara é mó gente boa e anima de fazer umas aventuras tbm.

Preciso estrear meu #2 e o #4 que até hj só viram poeira!!!! rsrs

To cantando geral pra uma light dessas! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Em 1986 fui pescar piabanhas no MDB e elas estavam la,eram poucas e difíceis e não peguei nehuma.A estrada serra mar estava em contruçao.Naquele tempo não se falava em pesca e solte.Hoje elas quase desapareceram,mas recentemente soube de uma pescaria em um afluente do Macae que tem piabanhas.Eu não sei exatamente onde fica este rio,mas pelo que soube,fica em uns alagados,no meio do pasto.Tambem já ouvi falar que na parte alta tinham pirapitingas,o que acho provável,pois em um rio muito próximo da região, pesquei pirapitingas por muitos anos,e ainda hoje tem algumas por la.

Em fim, ainda tem luz no fim do túnel,e concordo com quem disse que o rio esta deteriorado,quando comparado com o que conhecemos há quase trinta anos.Acredito que os bancos de areia ou assoreamento,seja apenas um pequeno ponto dos danos sofridos neste rio.O fim da mata ciliar e a pesca indiscriminada com redes,tarrafas e afins vem destruindo este rio há anos.

Recuperar este rio seria uma tarefa bastante complicada,e para quem não sabe, uma das principais termoelétricas do estado esta as margens dele ,e há uma verba que deveria ser destinada a sua preservação,e não e pouca, e que como não existem projetos e quem a reclame, fica no que se chama de fundo perdido e deve estar sendo usada pra comprar casa em Miami de algum diretor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.