Ir para conteúdo

Minhas últimas pescarias em Barra de São João


Postagens Recomendadas

  • Patrono

No sábado do feriadão do dia da consciência negra (18/11) fiquei a manhã toda consertando o meu elétrico que na viagem para a Bahia havia tido as roscas do mordedor que o prende ao barco espanadas em um torneiro mecânico. O Rodrigo C havia me comunicado que estaria em Cabo Frio e que gostaria de combinar uma pescaria. Como no domingo eu já estava combinado com o Fausto e o Seninha, logo após o almoço liguei para o Rodrigo e lhe propus se não queria dar uma pescadinha no finalzinho da tarde e conhecer o rio São João. Ele prontamente aceitou e as 16:30 estávamos no Iate. A maré era péssima, uma vazante muito forte e eu não sabia o quanto a enxurrada da semana anterior teria influenciado no rio. Colocamos o barco na água e reparei que seria difícil achar algum robalo com aquela maré, como o tempo era curto e queria mostrar o rio até o morro São João depois de poucos pinchos rápidos em um ponto de robalos subimos direto para tentar umas traíras lá em cima. O rio estava estufado ainda por influência da chuva, mas o vento era quase nulo e pudemos insistir em pontos bastante promissores, mas infelizmente as trairas não queriam nada e só tive um ataque e ao fisgar a pequena traira pulou e se livrou da isca. Acabei não tirando nenhuma foto, mas gostei de reparar que no meio do rio a água estava mais clara e imaginei que no dia seguinte na enchente teria chance de pegar algum robalo. Dito e feito, no domingo as 09:00 Hs o Fausto e o Seninha chegaram lá no clube, eu já estava com o barco na água e foi só partirmos. No meu primeiro arremesso já tive um ataque de um flechinha que escapou, mas nos encheu de esperanças. Pescamos basicamente de bait e tivemos várias ações na parte da manhã, mas embarcamos apenas poucos robalos. Na parte da tarde após um maravilhoso churrasco com direito a bolo feito pela Fernanda e sorvete de sobremesa voltamos para a água, a maré já corria novamente forte de vazante e como no dia anterior não valeu a pena subir o rio atrás das trairas resolvi insistir nos raseiros onde a água quase não corre. Não pegamos mais robalos, mas ubaraninhas, guaivirinhas e olhudinhos passearam por nossas iscas, sendo que o Seninha ainda aproveitou no finalzinho da tarde quando os olhudinhos estavam atacando peixinhos na superfície para cobrir um ataque com um poperzinho de fly e pegar o único peixe do dia no fly. O Fausto tirou diversas fotos este dia, vamos ver se ele posta algumas para nós.

Neste final de semana agora a maré estava perfeita, variação inferior a 0,5m e no sábado o José Renato pescou comigo conseguindo tirar a uruca das últimas pescarias que ele fez comigo e que não pegamos nada ou quase nada. A pescaria só não foi melhor porque o vento estava fortíssimo, a bateria quase se descarregou só na parte da manhã, eu a deixei por umas duas horas em carga na hora do almoço e na parte da tarde ela se esgotou totalmente, tendo que limitar nossa pescaria no final do dia a faze-la ou poitado ou a deriva onde o vento se alinhava no sentido longitudinal ao rio. Pegamos com certeza uns quase trinta peixes, mas todos de pequeno porte. Cheguei a montar o fly mas não pude usa-lo.

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

No domingo o dia milagrosamente amanheceu sem vento, mas resolvi só ir pescar à tarde. Era outro rio, sem vento fica muito bom para bater alguns pontos que com vento é quase impossível de se pescar. Comecei nas estruturas como fly#3 e logo embarquei um flechinha.

user posted image

Querendo aproveitar o pouco vento parti para o local onde eu vinha tendo ótimos resultados antes de ir para a Bahia e lá continuava cheio de robalo, mas agora não era mais só robalos de bom porte, o domínio era dos pequenos, peguei vários pescando de bait, e inclusive ferrei três já de Kg, mas dois deles escaparam e o que embarquei virou minha janta !

user posted image

Depois de matar a vontade de pegar um robalo para a janta fui para um dos razeiros que no dia anterior pescando a favor do vento tinha pego muitas ubaranas e olhudos de bait e que agora dava para pescar de fly. Foi uma delícia, era um ataque atrás do outro, mas como as ubaranas estavam muito pequenas erravam muito, mas mesmo assim peguei algumas e também alguns xaréus.

user posted image

user posted image

Depois fui para a estrutura próximo do clube e mesmo com o vento já soprando mais forte continuei no fly e peguei mais alguns xaréus, robalinhos pequenos e no apagar das luzes um flechinha já beirando Kg que no conjuntinho #3 é show.

user posted image

A pescaria foi tão gostosa no finalzinho da tarde que na segunda sai um pouco mais cedo do trabalho e as 17:00 Hs já estava novamente navegando com o Audaz. Me retive ao trecho próximo do clube e só pesquei de fly, a pressão atmosférica havia baixado tornando os peixes um pouco menos ativos, mas o vento era zero e a maré com variação de apenas 0,3 m tornou a água com transparência semelhante a de itacuruça, um show pescar vendo os peixes perseguindo a isca, na maioria das vezes sem atacar. Comecei com um poper #4 e depois passei para um streamer, retornando ao poper quando o sol se pôs. Tive diversas ações e capturei um pouco mais de dez peixes. O destaque foi um ataque cinematográfico de um robalo que tinha mais de um palmo de largura, bicho bruto demais para o material que eu estava e para o local que bateu, seria difícil tira-lo, mas infelizmente só senti o tranco e não fisgou. Ao atacar o poper naquela água espelhada ele saiu com metade do corpo fora da água, parecia até um ataque de tucunaré !!!

Alguns dos peixinhos.

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

A água sem vento e com a maré quase parada.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindo lindo lindo

Lindo Relato, Lindas fotos e lindos peixes...

To louco prá consertar também o meu elétrico que quebrou no Xingu prá usar o irmãozinho do Audaz lá em Angra... eita barco gostoso pro fly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boa Sergio,me traz boas recordações este rio.Um KM depois de B. S. João,tem um antigo beneficiamento de arroz,onde peguei muitos robalos pescando de barranco.O ponto é conhecido como Zé Condrongo,e fica entre dois riachos que encontram o S João,proximo a uma estrada que margeia o rio.Frequentei este ponto desde 1989 ate 2000.Depois,por vários motivos, nunca mais fui lá.A pesca predatória era constante.fechavam o rio,na foz,quando a maré descia,entre outras...Isso ainda acontece por lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luciano infelizmente moramos em um país totalmente sem leis, ou melhor, as leis só existêm no papel e a ganância humana não têm limite, se um cidadão achar uma maneira de pegar todos os peixes do rio de uma vez só mesmo que ele depois fique sem pegar mais nenhum por anos, ele não pensará duas vezes e colocará rede, jogará bomba e etc. Ainda existem pessoas assim e como não temos fiscalização vez ou outra acho redes pelo rio, mas aqui elas geralmente são colocadas no fundo por causa do movimento dos barcos e não é muito fácil percebê-las. Este rio têm um potêncial imenso, um volume de água bastante razoável e muito pouco peixe durante quase o ano inteiro, somente neste período que começa as chuvas os peixes vão descendo e se concentram mais nos últimos Kms do rio, melhorando em muito o resultado das pescarias, mas se as chuvas continuarem vai chegar um momento em que os peixes desaparecem e o rio parece estar esterelizado, não sei se é devido a produtos químicos (agrotóxicos) que descem das lavouras pelos pequenos canais que desembocam no rio ou outro tipo de contaminação. Uma das últimas vezes que estive pescando lá em cima próximo da lagoa de Juturnaíba vinha um vento de um determinado quadrante com um cheiro insuportável de lixo, deve haver um aterro sanitário próximo dali e pode ser o responsável por este fenômeno. No primeiro verão que comecei a pescar no São João a esterelização durou de janeiro até abril em que eu não tinha uma ação sequer em diversas investidas. No segundo verão choveu menos e a esterelização durou apenas entre meados de dezembro até o final de janeiro. Espero que este ano não chova muito forte e o rio não passe novamente por isso. O que salva este rio é a largura da barra que permite uma rápida recuperação da população de peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilha Serginho!!!!!!!!! Vc como sempre arrebentando nas criancinhas!!!!! Qq dia desses vou aí de novo te perturbar com o Virgulino, e dessa vez todos de frai , haja brincos kkkkkkk!!!!!!!!! Vi que tem busun direto daí pra NF, lá pelas 5 da tarde. E outro saindo do Rio de madruga que chega aí lá pelas 8. Então dá pra ir tranquilo no esquema busun num sáb qq e depois subo direto pra NF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kensuke vamos combinar sim uma nova investida de vocês por aqui, só que nos dois próximos findis não ficarei por aqui, a partir do dia 16/12 podemos marcar, mas por favor não tragam o Katrina novamente !!!!

O esquema de ônibus por mim não há o menor problema, pego vocês e os levo até a rodoviária que escolherem, me parece que os ônibus que você consultou foram de Macaé, mas se preferir Rio das Ostras o BSJ para mim tanto faz !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E o pior disso tudo, é que ainda estou com as fotografias que fiz durante a pescaria de Domingo dia 17, ainda em minha câmera e não tive tempo de editá-las e expor p/ a turma toda, mas prometo fazer alguma coisa amanhã mesmo.

Mandou bem Serginho, gostei de ver o flecha no finalzinho da tarde! smile.gif

user posted image

Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

João eu moro em Macaé, fica a 35 KMs de Barra de São João e que deve ficar em torno de uns cinquenta quilômetros de Iguaba. Não posso garantir por causa do trabalho, mas se você me disser exatamente os dias que ficará em Iguaba e desejar também pescar no Rio São João, tento sair mais cedo do trabalho um dia e pescamos no final de tarde aproveitando o horário de verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal, Sérgio!!

Tomara que a gente consiga fazer essa pescaria, aliás uma das minhas preferiadas (Robalo no mangue, no fly) biggrin.gif

Devo ir para Iguaba dia 23/12 e ficar até depois do dia primeiro (acredito que até o dia 06 de janeiro).

A gente vai se comunicando por aqui por enquanto.

Valeu pela sua atenção.

Grande Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ok João vamos trocando informações por aqui e vamos tentar conseguir viabilizar sim a pescaria, inclusive devo ficar por aqui nos dias de natal pescando, se não houver problema para você, fica mais fácil para mim já que não é dia de trabalho !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Kensuke vamos combinar sim uma nova investida de vocês por aqui, só que nos dois próximos findis não ficarei por aqui, a partir do dia 16/12 podemos marcar, mas por favor não tragam o Katrina novamente !!!!

O esquema de ônibus por mim não há o menor problema, pego vocês e os levo até a rodoviária que escolherem, me parece que os ônibus que você consultou foram de Macaé, mas se preferir Rio das Ostras o BSJ para mim tanto faz !!!

Valeu Serginho!!!!! pra este ano acho que não vai dar pra rolar não, todo fds tou subindo aqui pra NF, ver a princesinha hehehe. Mas assim que der te aviso e vamos sim, com bobalin e sem katrina hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.