Ir para conteúdo

Sonar no Caiaque


Postagens Recomendadas

Olá amigos,

Uma pulga atrás da orelha!

Estava conversando com um amigo que eu tinha colocado um sonar no meu caiaque e ele me disse que qdo eu for pescar Robalos e Tucunarés para eu desligar o sonar se não espanta os peixes.

Fiquei em cucado com isso!!! :mellow::mellow::huh::huh::(:(:hum::hum::hum:

Ai eu perguntei por que espanta os peixes?

Ele me respondeu: por causa dos feixes de eletricidade que o sonar emitem para ler o fundo.

Será que é verdade????? :eek:

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É possível Antonio, mas lembro que o sonar tem sua principal função a identificação de estruturas no fundo submerso tais como Canais, Poços, Cabeços, Galhadas, Pedras, Cascalhos entre outros.

Identificando essas estruturas, em 90% dos casos haverá os peixes que frequentam essas estruturas e por elas é possível identifica-los para o uso de uma melhor técnica e isca.

A localização de peixes pelo uso do sonar é uma função secundária e ele só é possível pela reflexão do feixe de ondas através da bexiga natatória, bolha de ar de cria o diferencial entre estrutura e peixe, mas se algum objeto tiver ar preso em seu interior, bolhas proeminentes de formação gasosa ou até causadas por má instalação do transducer por deslocamento a remo ou motor, também podem ser confundidas com peixe.

Um outro dado curioso é que o sonar localiza os peixes, mas não pode identifica-los e por esta razão, o conhecimento do pescador é primordial para o sucesso da pescaria.

Para a pesca com iscas artificiais em estruturas margeadas, o sonar torna-se inapropriado pois o transducer só pode ser instalado para efeito de emissão do feixe na vertical e não na horizontal focalizando a estrutura. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Um sonar funciona com emissão de ondas sonoras. :yes:

A industria da pesca comercial hoje em dia depende quase que totalmente dos sonares, se essas ondas sonoras espantassem os peixes eles já teriam procurado outro meio pra achar os peixes.

E lembre-se de que os golfinhos, botos, baleias e outros cetáceos utilizam "sonares naturais" pra caçarem, logo se isso fosse verdade, já estariam extintos. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só estava esperando um que realmente pensou. :D

Na pesca esportiva do Bass é com sonar, assim nem um americano não iria ganhar os campeonatos.

Sonar não espanta os peixes e nem os próprios Robalos que é um grande prestador. ;)

Existe outros barulhos que espanta os peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só estava esperando um que realmente pensou. :D

Na pesca esportiva do Bass é com sonar, assim nem um americano não iria ganhar os campeonatos.

Sonar não espanta os peixes e nem os próprios Robalos que é um grande prestador. ;)

Existe outros barulhos que espanta os peixes.

Para mim Marcelo, o barulho feito no assoalho de um barco e do motor de popa é o fator que mais assusta.

Nem a aproximação da embarcação se for feita silenciosamente, assusta pois com o caiaque (e o meu é amarelo) já tive ações e capturas na faixa dos 4 à 3 metros do caiaque.

O Peixe sente a vibração na água e interpreta co algo estranho e ameaçador. Esse é o recurso dos pescadores de rede na Pesca de MALHO onde uma porretada na água assusta os Tucunarés e este correm emalhando na rede. Sem esse artifício, o Tucunaré não é capturado porque ele nada para trás quando está calmo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim os maiores barulhos é o homem que transmite na agua, e com o peixe que tem o sexto sentido na audição e na linha lateral, o peixe é mas esperto do que os barulhos.

No caso do Tucunaré ele é territorial tem pouco medo por a agua ser mais lenta e é um peixe curioso.

Já percebeu que os peixe de agua salgada aonde não tem caça submarina são mais curiosos não importando com os barulhos, já os peixes de agua dose são mais cabreiros e importa com qualquer barulhos.

Já notou isto?

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim os maiores barulhos é o homem que transmite na agua, e com o peixe que tem o sexto sentido na audição e na linha lateral, o peixe é mas esperto do que os barulhos.

No caso do Tucunaré ele é territorial tem pouco medo por a agua ser mais lenta e é um peixe curioso.

Já percebeu que os peixe de agua salgada aonde não tem caça submarina são mais curiosos não importando com os barulhos, já os peixes de agua dose são mais cabreiros e importa com qualquer barulhos.

Já notou isto?

Abraço.

Sim Marcelo.

Praticando a Tenkara no Vadeio observei bastante isso.

Quando de uma aproximação sorrateira, por vezes o peixe nada até em direção a nós o que denota que o barulho estranho e ou intenso provoca uma reação contrária.

O Sentido do peixe é o Tato, percebido pro todo o corpo e principalmente pela linha lateral.

As vibrações em excesso para os peixes seria como uma bateria numa sala fechada para os nossos houvidos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu pessoal era o que eu já imaginava, neguinho não tem oque falar fala "ECA" né!

:ko::cursing::furious::bad::frusty::wallbash::2guns::2guns::2guns::2guns::2guns:

Verdade Antonio. O que não falta é neguinho entendido :laugh:

Complementando o assunto Sonar. Eu só recomendo para quem for praticar a pesca de fundo com iscas naturais e artificiais Jumping Jig, Jig Heads e Metais Jig.

Na Pesca de Bait e Fly explorando as estruturas marginais e superficiais, o sonar é obsoleto. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já percebeu que os peixe de agua salgada aonde não tem caça submarina são mais curiosos não importando com os barulhos, já os peixes de agua dose são mais cabreiros e importa com qualquer barulhos.

Há controvérsias... Depende do barulho...

Aqui na minha região estão pegando muita carpa (na verdade é a curimba/curimatã/grumatã) com um artifício que explora a curiosidade dos peixes de agua doce...

Literalmente pescam de bait com tarrafa....

Tecem uma pequena rede com + ou - 50x50cm... prendem no molinete em forma de losango.... uma ponta num snap na outra um chumbão pesado...

arremessam no poço ou nas pedras onde a carpa chupa limo... e esperam 1 mim.... não bateu, tira e joga dnovo....

O peixe curioso com o barulho do que caiu na agua vem correndo ver e se enrosca na malha....

Curioso é que funciona! Cada hora o povo inventa uma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Há controvérsias... Depende do barulho...

Aqui na minha região estão pegando muita carpa (na verdade é a curimba/curimatã/grumatã) com um artifício que explora a curiosidade dos peixes de agua doce...

Literalmente pescam de bait com tarrafa....

Tecem uma pequena rede com + ou - 50x50cm... prendem no molinete em forma de losango.... uma ponta num snap na outra um chumbão pesado...

arremessam no poço ou nas pedras onde a carpa chupa limo... e esperam 1 mim.... não bateu, tira e joga dnovo....

O peixe curioso com o barulho do que caiu na agua vem correndo ver e se enrosca na malha....

Curioso é que funciona! Cada hora o povo inventa uma!

Rusllon, também não conhecia essa técnica não, mas posso garantir que não tem haver com o barulho e sim com movimentação.

No que a chumbada bate no fundo ou arrasta, movimenta o lodo ou areia e isso atrai o peixe que considera ser algum alimento, instigado pela curiosidade natural, se aproxima e cai nesse artifício ou anzol.

Essa mesma Técnica de chumbada é utilizada nas Pescas de Praia de Competição, hoje muito difundida entre os amadoristas de beira de praia.

Utilizada também na pesca vertical com Jumping Jigs. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.