Schinaider Postado Novembro 23, 2006 Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Bom pessoal meu aniversário esta se aproximando e estou querendo me presentear com um motor elétrico de 45Lb, porem não usarei para manobras e sim para propulsão. Como nunca tive um elétrico só o comum de popa que é medido em Hp, fiquei com essa dúvida. Qual é a relação de equivalencia Lb - Hp? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Patrono Sérgio Postado Novembro 23, 2006 Patrono Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Schinider o elétrico não é para substituir o motor a propulsão, ele só o poderá substituir no caso de pequenas embarcações e para pesca em pequenos lagos. O elétrico permite uma movimentação lenta do barco apenas para fazer o posicionamento do mesmo em relação ao local em que deseja arremessar. Na velocidade máxima ele até que consegue um deslocamento mais veloz, geralmente usado para se tirar uma isca contra a correnteza, mas se usado direto nesta velocidade para se fazer deslocamentos sua bateria não aguentará mais de uns trinta minutos mesmo que tenha uns 100 A. Eu não consegui descobrir a unidade lbf se é dada em polegadas ou em pés, mas para você ter uma idéia 1 Kgf X m = 0,37 E-06 HP, para lbf deve ser menos HPs ainda, é muito pouco para usar como propulsão de um barco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro BiG Postado Novembro 23, 2006 Mosqueiro Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Bigschinaider27, Usar um motor elétrico para propulsão não é mole... a menos que seja para um float tube, coisa que os gringos fazem aos montes. No caso específico da pergunta, a conversão de 45 libras para HP é o seguinte: Libra* . pé/seg * 1,818 /1000 = HP Ou horse-power = 1 HP = 550 Lb.pé/s 45 * 1,818 / 1000 = 0,08181 HP da mesma forma que 45 / 550 = 0,08181 HP São medidas diferente, pois libra mede energia e HP potência, mas dá prá vc ter a sua idéia. BigAbraços, Marcio BiG Mattos PS: Nâo sou nenhum cientista metido a besta... peguei algumas tabelas de conversão através do Google. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schinaider Postado Novembro 23, 2006 Autor Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Vlw pelas dicas galera. Eu tenho um bote da nautika( light 2.0). Ele é bem pequeno e conheço outras pessoas que utilizam o motor elétrico como propulsão até em embarcações um pouco maiores que a minha. Não quero velocidade, quero apenas um motor que eu possa me deslocar a pequenas distancias. Eu só queria saber a equivalencia pra saber se um 36 lb seria o suficiente, mais pelo que eu to vendo vou opitar por um 45 Lb. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro João Emilio Postado Novembro 23, 2006 Mosqueiro Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Pescamos em Ubatuba, no mangue, só com um elétrico de 36LB em uma chata de 4 metros. Percorremos uma distância de mais ou menos 11 km durante todo o dia. Como o rio é pequeno, subimos e descemos pescando, sem forçar a bateria, praticamente só manobrando ou avançando de um ponto para outro. A bateria tem 100A e ela agüenta quase que o dia todo. Depois a gente troca pela bateria reserva. Acredito Schinaider, que para o seu barco e com duas baterias (e se o lugar que você pesca não tem muita corredeira e muito vento), você vai navegar tranquilamente só com o elétrico. Abraços.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schinaider Postado Novembro 23, 2006 Autor Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 João, brigadão pela informção. Eu tenho alguns amigos que tbm só usam eletricos pra navegação em barcos de aluminio. O meu barco é bem leve e compacto. Deve ter no maximo 2,5m de comprimento. Com um motorzinho de 45lb ele vai "voar". Hahahahahhahahahahaha. Eu quero só pra poder chegar em algumas ilhotas que o pessoal pesca aqui, pois no remo é brabo, levo quase 1h pra chegar na primeira ilhota e mesmo assim chego morto, sem disposição nenhuma pra arremessar. Ai jogo a ancora e fico uns 30 minutos descansando, mais ai ja viu, bate o vento o barco sempre anda um poquinho, ai la vai eu remar novamente. É muito cansativo, por isso no final do ano no meu aniversario pretendo me presentear com um motorzinho elétrico. Obs¹: Sobre carregadores eu ja descobri que o ideal para poder carregar as baterias, são aqueles que carregam de 5A para baixo e de preferencia que sejam daqueles carregadores "inteligentes", que começa a carregar com 5A e depois termina com 1A. Porem estou com grande dificuldade em encontra-los a venda. Alguem poderia me indicar alguma loja no RJ, ou alguma virtual que tivesse esse carregador? Obs²: Um outro dilema esta na bateria que pode ser utilizada. Em outro forum tem um tópico que é uma grande polemica, uns dizem que usam baterias automotivas sem problema algum e duram tanto quanto as especificas para motores elétricos. Porem ja outros dizem que só da pra usar a especifica, pois a automotiva não rende tanto como a especifica. Levando em conta que a diferença de preço é grande entre as duas, gostaria de saber a opinião daqueles que ja utilizam motor elétrco a mais tempo. Qual é a bateria que vcs usam? Se vcs puderem indicar a marca e modelo, fica mais facil de procurar na net e/ou na minha cidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro Mauricio Velho Postado Novembro 23, 2006 Mosqueiro Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Sem dúvida ficaria com o de 45lb. Quanto mais potencia melhor. Outra coisa, escolha o de haste mais comprida, facilita muito na hora de voce "pilotar". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro BiG Postado Novembro 23, 2006 Mosqueiro Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Eu, antigamente, só usava bateria de ciclo profundo para meus elétricos e acabei percebendo exatamente o que vc relatou... acaba durando o mesmo tempo que as automotivas e custam muito mais. Quando coloquei o elétrico de 101lb na minha lancha e tive que comprar 3 baterias, pois ele roda a 36volts, acabei comprando das de ciclo profundo de novo, pois o motor era novinho e tal... pronto... só gastei um dinheirão... em um ano tive que trocar do mesmo jeito e aí o fiz por baterias normais, de 115A (nesse barco tenho carregador de bordo, senão não aguentaria levar prá carregar) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schinaider Postado Novembro 23, 2006 Autor Compartilhar Postado Novembro 23, 2006 Marcio qual bateria vc usa(marca e modelo)? Sabe quanto ta custando uma de 125A? Obs: Li uma matéria onde dizia que a bateria autmotiva depois de perder mais de 10% de sua carga nominal ela se descarrega rapidamente, ja a bateria de ciclo profundo é após os 60%. Isso realmente é verdade? Porque se for assim não posso utilizar uma automotiva, pois na hora de voltar como bote eu vo ficar na mão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mosqueiro BiG Postado Novembro 24, 2006 Mosqueiro Compartilhar Postado Novembro 24, 2006 Bigschinaider27, Não sei a marca das baterias que estou usando... sei que são de 115A e estão no BigBig há quase 2 anos. A experiência que tenho pode ser enganosa comparada à que vc vai ter e precisar, pois no BigBig, como eu falei, utilizo 3 baterias... em tese o comportamento deveria ser exatamente igual ao que vc terá, pois o seu motor irá consumir X amperes e funcionar a 12 V, enquanto as minhas vão consumir X amperes de cada uma das 3 e funcionar a 36V, pois estão em série. Como eu disse, teoricamente, o comportamento da sua teria que ser igual ao das minhas. Se for igual, não vejo nada disso dela descarregar rapidamente... pois meu motor puxa paka e dura 2 a 3 dias de pescaria sem problema. No outro barco, o MiniBig, eu uso um motor de 65 libras que toca a 12V, com uma única bateria, mas, como pesco no mar, não posso bobear, então instalei um sistema chaveado com duas baterias... uma fica no elétrico e a outra fica na partida elétrica do motor de popa, que tem um sistema de carga... se uma parar eu tenho a outra de reserva, portanto, não posso garantir nada, uma vez que estou sempre chaveando prá lá e prá cá, prá manter as duas carregadas. Eu, no seu lugar, faria um teste antes de comprar... leva 2 baterias automotivas para bordo e usa uma delas, tendo a outra como reserva para uma eventualidade... se não precisar usar a reserva, não precisa comprar a de Ciclo Profundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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