Ir para conteúdo

Tutorial de Fixação de Acessórios para Caiaques


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Galera, aqui colocarei as quatro melhores formas de se fixar acessórios para Caiaques. :ok:

1 - REBITE TREVO: Principal artificio de fixação de acessórios com uma estrutura mais apropriada para a frágil base de Polietileno dos Caiaques onde não se possa ter acesso interno para instalação. Pode ser aplicado nos Caiaques de Fibra também.

O da esquerda é um Rebite Comum. O da Direita é um Rebite Trevo.
Observa-se uma abrangência de fixação melhor que a do Rebite Comum que é mais apropriado para estruturas sólidas (Necessitam vedação após instalação).

2ndpull1541kf0.jpgflat1545ui7.jpg

Não confundir com Rebites Florados pois estes podem danificar a estrutura base dos Caiaques.

rebite-repuxo-aluminio.jpg

2 - WELL-NUTS: Material utilizado em substituição ao Rebite Trevo, em áreas onde não se possa ter acesso interno ao Caiaque para a instalação de acessórios (Não necessita vedação).

WellNuts.pngwell-nut5.jpg

3 - PARAFUSO, ARRUELA E PORCA TRAVANTE INOX: É o melhor material para a fixação de acessórios desde que se tenha acesso interno ao Caiaque para se fazer as instalações, salvo tamanhos e espessuras. (Não necessita vedação).

GRD_2489_dubr176.jpg

4 - Recentemente pude experimentar um novo método em substituição ao Rebite Trevo (difícil no mercado) e o Parafuso inox (quando de sua falta).

Utilizei uma ARRUELA INOX com medida interna na espessura do REBITE COMUM (com espessura do Rebite Trevo).

Esse método me permitiu criar uma área mais sólida, aumentando a resistência da estrutura do Caiaque (Polietileno).

Embora o Rebite Comum mantenha a cabeça do pino presa ao corpo, o mesmo requer vedação para evitar entrada de água no caiaque.

A1_zps9ef606c9.jpgA2_zps41a8e283.jpgA3_zpsafe80c57.jpgA4_zps38fa4e7d.jpg

Para a vedação dos Rebites Trevo e Rebites Comum com Arruelas Inox, vedantes a base de Cola de Silicone são indicados embora necessitem serem repostos de tempos em tempos para manterem uma boa eficácia.

COLA DE SILICONE

2551.jpg

Ultimamente tenho utilizado um produto a base de Vinil que demonstrou ter mais durabilidade, eficácia e estética na vedação.

SELABONDE PRETO

2013569011_1.jpg

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Tuã! :ok:

O objetivo é esse mesmo, informar os iniciantes para minimizar os erros. Gostei desse WELL-NUT e parece ser perfeito para essas tarefas de instalação de acessórios.

Por falar nisso, quais os caiaques tem demonstrado menor qualidade de material na hora de instalar acessórios?

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Tuã! :ok:

O objetivo é esse mesmo, informar os iniciantes para minimizar os erros. Gostei desse WELL-NUT e parece ser perfeito para essas tarefas de instalação de acessórios.

Por falar nisso, quais os caiaques tem demonstrado menor qualidade de material na hora de instalar acessórios?

T+ :ok:

Meu objetivo é sempre este Fausto, INFORMAÇÃO. :okok:

A pergunta seria: "Quais Caiaques apresentam melhor estrutura para instalações de Acessórios, se tratando obviamente de Caiaques para a Pesca?"

Em comparação aos Kayaks Gringos que já vem de fabrica com a maioria de acessórios, nossos Shapes são pouco adaptados para essas instalações e ausência de industrias de terceirização de suportes para essas instalações é quase ausente sendo as poucas, de qualidade inferior aos suportes importados.

Pelo conhecimento que tenho dos Caiaques de Pesca no Brasil e dos que já tive em mãos para instalações de acessórios, vou classificar os que considero de melhor desempenho e estrutura de cima para baixo:

CAIAQUES PESCA SOLO

Barracuda e Profish/Lontras

Safari Fishing/Brudden

Hunter Fishing/Brudden

Fly Fishing/Brudden

Pinguim Fishing/Caiaker

CAIAQUES PESCA DUPLO

Orca/Lontras

Explorer Fishing

CAIAQUES ADAPTADOS PESCA SOLO

Tropical/Brudden

Lontras/Lontras

Pinguim/Caiaker

CAIAQUES ADAPTADOS PESCA DUPLO

Foca/Caiaker

Essa lista são dos que tem melhor disposição para instalações de sistemas e Bricos salvo suas peculiaridades. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Legal Tuã, :ok:

Boas dicas pra quem nada sabe sobre o tema e até pros já iniciados. :)

Engraçado, achei que o Hunter Fishing era uma escolha melhor que o Barracuda. Não conhecia os Profish e Safari, nos sites da Brudden e Lontras não há referências para esses modelos. :huh:

Você sabe como está a "encrenca" pra comprar um Freedom Hawk ou um Mirage Pro Angler? :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal Tuã, :ok:

Boas dicas pra quem nada sabe sobre o tema e até pros já iniciados. :)

Engraçado, achei que o Hunter Fishing era uma escolha melhor que o Barracuda. Não conhecia os Profish e Safari, nos sites da Brudden e Lontras não há referências para esses modelos. :huh:

Você sabe como está a "encrenca" pra comprar um Freedom Hawk ou um Mirage Pro Angler? :ph34r:

André, O Hunter Fishing poderia ser um caiaque melhor para instalações de acessórios se tivesse uma borda mais alta e não tivesse aquelas saboneteiras.

Seu cockpit é amplo mas muito raso sem contar a posição do porta copo central e a conformação de apoio de caixa de pesca que meio dificulta uma tampa de inspeção central para fixação de alças de pega laterais já que a largura do Hunter dificulta pega-lo sozinho embora ele seja bem leve (18 Kg).

A borda do bagageiro dele é plana o que facilita muitas instalações nessa área e a inclinação lateral do Cockpit favorece instalações de cunho interno tipo porta varas Hobby, Scotty, Railblaza entre outros, mas sua pouca altura dificulta a instalação de porta varas embutidos e um copo centras para a colocação de objetos.

Por esta razão ele não é o melhor para Bricos.

O Caiaque Profish é uma versão melhorada do Barracuda/Lontras.

Muitas dessas modificaçãoes foram solicitadas por mim para sua melhoria como as Alças laterais para pega facilitando a pegada do caiaque por uma só pessoa, Elevação da altura do bagageiro que fazia água com peso, Substituição da tampa de inspeção com copo que tinha fechamento de quatro pinos sendo substituído por rosca melhorando a vedação e opção ambidestra para apoio de remo.

O Safari Fishing é uma caiaque nacional versão Gringo com amplo Cockpit plano que favorece a pescaria em pé e de Fly.

É muito estável (90 cm de largura), bastante confortável (assento elevado regulável com encosto) e bordas altas (altura de 45 cm).

Tem bordas planas de angulo que favorece instalações laterais para fixação de estojos, telas para ferramentas, apoios de Varas, sistemas de motorização entre outros.

Seu inconveniente é o peso (32 kg) colocando ele ao patamar dos Caiaques Duplos embora solo.

Sua carga é elevada (260 kg) o que apesar de solo para pesca, pode num laser, levar 3 pessoas de boa.

Está em aperfeiçoamento e sua estimativa de venta é para Janeiro agora.

Os Fabricantes Brudden e Lontras ainda não atualizaram suas paginas.

O Caiaque Freedow Hawnk é vendido pela Cia do Caiaque, mas há muito está sem os mesmos para venda.

O Que sei da Hobie é que seus caiaques estão sendo vendidos no esquema de venda programada, mas tem dois modelos para pronta entrega. O Modelo Mirage Revolution 11 e o Pro Angler 14, com preços respectivos de R$ 4.750,00 e R$ 8.950,00 fora o frete, estimado R$ 350,00 Salvador/Natal.

Valeu André :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E quanto a deterioração do plástico, qual ou quais ficam rapidamente cheio de manchas?

Desculpe não perguntar qual ou quais seriam os melhores quanto a essa questão, pois gostaria de eliminar de cara os piores nesse ou naqueles quesitos. Digamos que tenho preferência por perguntas politicamente incorretas. ;)

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu que agradeço Tuã,

Rapaz esse Mirage Pro Angler é um sonho mesmo! :wub::wub::wub:

O sistema de propulsão com pedais e "barbatanas" já é muito bacana, com motor elétrico então é um show, achei que ficou com uma velocidade ótima pra um elétrico e a navegabilidade parece ser fantástica!!! :ohmy:

Só não sei como é a autonomia da bateria, mas sem dúvida é um caiaque espetacular!!!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E quanto a deterioração do plástico, qual ou quais ficam rapidamente cheio de manchas?

Desculpe não perguntar qual ou quais seriam os melhores quanto a essa questão, pois gostaria de eliminar de cara os piores nesse ou naqueles quesitos. Digamos que tenho preferência por perguntas politicamente incorretas. ;)

T+ :ok:

Fausto, a Brudden afirma que seus caiaques são produzidos com polímeros (Polietileno) com proteção UV.

Sem duvida pode-se dizer que é uma afirmação positiva, mas a verdade é que o Polietileno sofre muito com as ações dos Raios UV, ressecando e consequentemente, perdendo a elasticidade natural causando as temidas Rachaduras ou Trincas.

Esse tipo de problema fora mais observado nos caiaques da Lontras e Caiaker curiosamente os que possuem maior espessura em sua estrutura.

Não se pode afirmar se esses materiais são inferiores porque muitos dos usuários sequer tem conhecimento do procedimento correto de armazenagem e transporte consequentemente, estes fatores podem ser causadores deste efeito.

Guardar o Caiaque em local de pouca ou constante incidência de luz solar direta, utilizar produtos para limpeza que possam causar danos na estrutura e manejo inadequado são fatores.

O Acabamento da Lontras não é tão polido quanto os de outros Fabricantes.

Ele é meio fosco e possui certa porosidade que com o tempo, facilita a entrada se sujeira e o encardimento.

Já os Caiaques da Caiaker, Brudden e Funboard são mais polidos (lisos) criando um aspecto mais jovial do material.

Curiosamente, os materiais da Brudden e Funboard são mais elásticos e de menor espessura (parede) em sua estrutura e consequentemente mais maleáveis a chegar ficarem moles em um ou outro caiaque produzido.

Tenho um Barracuda/Lontras Amarelo há pouco mais de 2 anos.

Armazeno ele numa garagem ventilada sem exposição solar direta, lavo com água e sabão neutro e faço transporte e sustentação dentro dos princípios da mecânica em áreas onde possa haver o menor dano possível.

Sua cor em comparação a de um novo de fábrica está mais clara um pouco mas isso deriva do uso natural no equipamento pois ao utiliza-lo, é óbvio que o mesmo estará sujeito as exposições de raios UV seja na água ou encima do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu que agradeço Tuã,

Rapaz esse Mirage Pro Angler é um sonho mesmo! :wub::wub::wub:

O sistema de propulsão com pedais e "barbatanas" já é muito bacana, com motor elétrico então é um show, achei que ficou com uma velocidade ótima pra um elétrico e a navegabilidade parece ser fantástica!!! :ohmy:

Só não sei como é a autonomia da bateria, mas sem dúvida é um caiaque espetacular!!!

Grande Abraço ;)

Este caiaque na verdade é uma versão híbrida de caiaque e canoa.

É pesadão PRÁ CAR@#$%¨¨&%$, mas de muita estabilidade e conforto.

Independente do modelo de caiaque da Hobie, o sistema Mirade Drive é mais veloz que uma remada (isso sem comparar as pás de maior desempenho, médias e Turbo) e em especial, o Pro Angler é o PIOR de se remar, mas seu espaço interno o torna confortável até para quem pesca de pé e com Fly.

Particularmente prefiro o Outback que é um modelo Caiaque mais autentico. O ruim dele e dos outros modelos é o pouco espaço interno sobretudo se instalado os sistemas Mirage Drive.

O Sistema Torque utilizado pela Robie é produsido pela empresa Italiana Torquedo.

Este é alimentado por uma Bateria estacionária de Litium mais leve e de maior carga com um sistema de autonomia onde ao utilizar a carga, parte desta retorna recarregando a bateria ampliando sua capacidade de consumo.

Infelizmente o preço desse sistema é praticamente o preço do Caiaque.

O caiaque Hobie pode utilizar os motores convencionais Elétricos como propulsão no local do sistema Mirage Drive sendo que este necessita uma base de acoplagem igual a utilizada para o sistema Mirage Drive.

Esse sistema de motorização elétrica central na da Hobie é conhecido como Sistem Motor Stealth Serpent.

watersnake_kayak_motor_1.jpg

watersnake_kayak_motor_2.jpg

Pode ser utilizado com as baterias convencionais pois os Kayaks Hobie possuem locais para acomodação das baterias.

O único inconveniente é que o sistema só adapta os motores de 2 pás, mas mesmo assim é uma versão mais econômica para sua motorização. :ok:

Mas esse já é outro assunto né? :laugh:

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Com certeza Tuã, um caiaque bem cuidado não deve apresentar problemas como esse que me referi, mas nenhum fabricante gosta de expor seus pontos fracos e por isso prefiro a liberdade que conquistamos aqui nos Mosqueiros do Rio de modo que possamos saber a verdade. Esse tipo de pensamento incomoda muita gente e não questionei com o intuito de implicar com os fabricantes, mas sim de informar os iniciantes antes que comprem seu primeiro caiaque, lembrando que nesse assunto sou bem principiante.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com certeza Tuã, um caiaque bem cuidado não deve apresentar problemas como esse que me referi, mas nenhum fabricante gosta de expor seus pontos fracos e por isso prefiro a liberdade que conquistamos aqui nos Mosqueiros do Rio de modo que possamos saber a verdade. Esse tipo de pensamento incomoda muita gente e não questionei com o intuito de implicar com os fabricantes, mas sim de informar os iniciantes antes que comprem seu primeiro caiaque, lembrando que nesse assunto sou bem principiante.

T+ :ok:

Perfeito Fausto.

Compartilho deste princípio e é por isso que não defendo este ou outro fabricante de caiaque visto que em todos existem as suas Vantagens e Desvantagens bem como suas Virtudes e seus Defeitos.

Não havendo vínculos é possível de forma explícita ressaltar esses por menores no intuito de melhor esclarecer os futuros aquiridores e usuários de Caiaques :ok:

Eu não só aponto os problemas dos modelos de caiaques como indico suas melhorias isso sem ganhar nada, mas sim conseguindo o respeito daqueles que me pedem orientação. :yes:

Já fiz Sugestões quanto a uma cartilha de conservação dos caiaques aos principais fabricantes de caiaques assim como ocorre com demais produtos que adquirimos pois isso evitaria em muito as dores de cabeças por falta de conhecimento de uso e conservação.

Cabe agora eles acatarem ou senão, a gente continua a orientar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então... passe por cima deles, nos indique um link de um site estrangeiro que tenha uma cartilha dessas e o fórum estará fazendo a sua parte. ;)

Agora me conta... dos caiaques nacionais quais você investiria no momento?

Sei que já tem um e o espaço está aberto para suas observações.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então... passe por cima deles, nos indique um link de um site estrangeiro que tenha uma cartilha dessas e o fórum estará fazendo a sua parte. ;)

Agora me conta... dos caiaques nacionais quais você investiria no momento?

Sei que já tem um e o espaço está aberto para suas observações.

T+ :)

Fausto, em se tratando de Caiaque Solo para Pesca, os dois que indico são também os mais vendidos e procurados e cada qual com sua caracteristicas:

Hunter Fishing da Brudden - Indico para aqueles mais pesadinhos e que gostam de instalar sistemas. É o mais leve da categoria (18 Kg), é o mais bonito (muitas gamas de cores mono e mesclada), é o mais estável (80 cm largura) e o de maior Carga (190 Kg). Não é dos melhores para remar (Zig Zagueia principalmente com os novatos de remo) e para águas esternas (Mar). Sua borda é muito baixa o que gera certo desconforto. Seu encosto em tecido é meia boca.

Barracuda/Lontras - É o mais veloz da categoria, sua remada rende mais e mantem o rumo devido a conformação de quilha no casco. É ideal para pessoas altas, tem bom espaço interno e câmaras estanques para guardar objetos tipo Celular, Câmera fotográfica, Chaves de carro e etc. Sua borda alta e encosto em Polietileno o tornam o mais confortável da categoria. Sua conformação de casco é mais indicada para mar mas embóra seja maior que o Hunter, sua capacidade carga é reduzida (145 Kg) O que o limita para os mais pesados que queiram instalações de sistemas como de motorização elétrica. Sua estrutura é bem resistente e apesar de mais estreito que o Hunter (75 cm largura), ele é bem estável. Eu nunca cai rsrsrsrsrs

esses são os caiaques solo para pesca que mais indico e que acomodam a maioria dos bricos e sistemas que instalo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Perfeito Tuã esses são os caiaques "brazucas" indicados por ti para o nosso restrito ($$$) mercado, mas e quanto aos importados? Sim isso mesmo, os estrangeiros que podem ser encontrados aqui para os amigos com menos restrição ($$$)? ;)

Sei que estou muito defasado quanto a esse assunto, pois não tenho tempo para visitar outros fóruns e estar por dentro dos acontecimentos, mas das poucas vezes que pesquisei, vi que esses dois caiaques "brazucas" são muito bem indicados e cada qual com suas qualidades, por isso as dúvidas virão naturalmente e pode ser que essa seção seja bem consultada futuramente.

Para ajudar os amigos vem mais duas perguntas:

Qual o valor de mercado de cada um desses caiaques indicados por ti?

Quanto custa o frete para entrega ou se há nas cidades representantes de venda?

Sim isso mesmo, para alguns isso não é fator, mas a diferença de custo entre os dois pode ser avaliada, bem como o custo do frete, pois tudo implica no custo final.

Estamos fugindo do assunto e se quiser pode criar um tópico separado para me responder ou se quiser pode responder aqui e eu movo para um tópico. Só não sei se vai gostar do título do tópico que posso criar. :happy:

Tipo: Brudden x Lontras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perfeito Tuã esses são os caiaques "brazucas" indicados por ti para o nosso restrito ($$$) mercado, mas e quanto aos importados? Sim isso mesmo, os estrangeiros que podem ser encontrados aqui para os amigos com menos restrição ($$$)? ;)

Sei que estou muito defasado quanto a esse assunto, pois não tenho tempo para visitar outros fóruns e estar por dentro dos acontecimentos, mas das poucas vezes que pesquisei, vi que esses dois caiaques "brazucas" são muito bem indicados e cada qual com suas qualidades, por isso as dúvidas virão naturalmente e pode ser que essa seção seja bem consultada futuramente.

Para ajudar os amigos vem mais duas perguntas:

Qual o valor de mercado de cada um desses caiaques indicados por ti?

Quanto custa o frete para entrega ou se há nas cidades representantes de venda?

Sim isso mesmo, para alguns isso não é fator, mas a diferença de custo entre os dois pode ser avaliada, bem como o custo do frete, pois tudo implica no custo final.

Estamos fugindo do assunto e se quiser pode criar um tópico separado para me responder ou se quiser pode responder aqui e eu movo para um tópico. Só não sei se vai gostar do título do tópico que posso criar. :happy:

Tipo: Brudden x Lontras

Assunto vasto heim Fausto?

Melhor seria abrir duas seções, uma de Caiaques Brazucas e outro de Gringos, mas já posso adiantar que duas das maiores empresas de Caiaques Gringos já tem seus produtos a são venda no Brasil.

A Jackson Kayak (modelos COOSA, CUDA 12, CUDA 14 e BIG TUNA) e Hobie Kayak (Mirage: Revolution 11 e 13, Outback, Outfiter e Pro Angler 14). Acredito que outros modelos estejam entrando em 2014.

A Jackson Kayak é vendido pela Hidro2 e a Hobie Kayak é vendido por um sistema de venda casada (pedido) o qual tenho contato.

Voltando aos Caiaques Nacionais indicados por mim, a média de preço é de R$ 1700,00 salvo instalações solicitadas a fábrica e mercado local, com fretes variados dependendo das distâncias e empresas de transportes

Só como referencia, o Frete da lontras ficou em R$ 170,00 de SP para RN. Enquanto que da Brudden ficou por R$ 270,00 de SP para RN.

A Brudden tem uma boa gama de revendedores Lojistas no Brasil e a Lontras trabalha com venda mais pela fábrica e alguns vendedores Free Lancer.

Nenhuma tem representantes regionais. ;)

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.