Ir para conteúdo

Qual a importância de colocar olhos nas iscas?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

a pergunsa existe pq atei umas Bay anchovy mas sempre na hora de colocar os olhos eu me atrapalho todo usando o bisturi elétrico para abrir aquele buraco nas fibras etc etc etc principalmente pq o arremate dessa mosca é feito com uma cabeça de sparkle e na hora de abrir o buraco eles caem TODOS rsrsrs e as vezes uma mosca que ficou tão certinha depois do processo dos olhos vira uma monstrenga...

olhos são detalhes para o pescador ou para o peixe???

abração e feliz natal pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse é aquele velho dilema: Mosca Minimalista x Mosca Realista, eis a questão! :p

Particularmente acho que depende diretamente das condições de pesca e claro do peixe que se objetiva.

De nada irá adiantar colocar detalhes em demasia em moscas de superfície (principalmente as utilizadas em águas rápidas) se o peixe só enxergará parte de sua silhoueta na superfície da água contra a luz. :wacko:

Mas se a pescaria a ser realizada é em águas claras, calmas, e a espécie que se deseja capturar tem boa visão, os detalhes podem fazer diferença. :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

há uma tese de que os peixes predadores se orientam no ataque mirando nos olhos da presa para engoli-la pela cabeça ou mais atrás, para acertar a presa no meio ou no rabo (caso das enchovas). Não tenho a menor ideia sobre se isso é verdade ou não, mas .... gosto da mosca com olhos

Fora isso, lembro daquela explicação sobre o ocelo no rabo de alguns peixes, como os tucunarés, bicudas e outros, no sentido de que seu propósito seria fazer com que o predador acredite que a presa está de frente, e não de costas para ele. Se isso for verdade, significa que os olhos são motivo de algum tipo de atenção pelos predadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos motivos que me faz limitar o uso de olhos, em alguns modelos de iscas, é justamente o aumento de ataques "indesejados" de piranhas, pela frente e cortando a linha. Talvez o brilho holográfico ou detalhes na região da cabeça da mosca atraiam mais a atenção e funcionam como alvo dos dentes afiados(demais). Outras vezes a isca fica "caolha" logo nas primeiras capturas e preciso balancear, arrancando o olho que sobrou. Mas é uma característica apenas daqui, onde a piranha infesta o rio Tietê.

Obviamente cada situação merece um tipo de análise. Quanto mais "atraente" for a isca, mais chances de sucesso.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rafael tudo bem.

Como os amigos faram, os olhos são para chamar a atenção dos peixes, não é para ficar bonitinho e sim ter um reflexo como na natureza, muitos dos peixes é chamado a atenção pelos os olhos simples a sim, quando você enganar um peixe observa os olhos tem um reflexo e são maiores isto é brilha na agua, Rafael já viu que quando você pesca um peixe os olhos reflexe primeiro já percebeu isto?

O que esta acontecendo com você é falta de paciência um dia com calma você consegue.

Abraços.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grandes moscas como a seaducer, que pegaram milhares de peixes na historia, não tem olhos...

mas as seaducers não imitam exatamente pequenos peixes. Não faria muito sentido mesmo terem olhos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Detalhes, detalhes e mais detalhes, Coloco olhos nos Streamers, mais sem fazer buraco, na pescaria acabam saindo, ficando caolho ou até mesmo cegas, e continuo pegando pexe da mesma maneira, portanto não dou a mínima para este detalhe (Olho) prefiro me atentar para o movimento, já presenciei peixe atacando cabra atravessando o rio, neste caso o peixe não vê o olha da cobra mais sim o movimento. No caso a Seaducer imita o Q?

Uma lagarta com rabo´, um girino, sei lá o que imita, só sei que pega e não tem olho. Pesco muito as piabanhas, quando estão comendo, vc pode arrastar um pedaço de cabo de vassoura que elas atacam, mais quando não querem podem amarrar no tipet um Streamer de ouro, simplesmente olham e cospem com nojo.

Mais cada um é cada um e cada cabeça é um mundo, uma mosca com o olho fica realmente mais real, e devem ser mais eficiente com os peixes mais seletivos. Dentro das limitações de um pescador massa bruta,esta é a maneira de ver este caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu sei que o buraco que fica é para a cola ter um apoio e com isto fica mas firme os olhos, mas dar para ser colar sem buraco é só colocar uma passe para a cola firmar os olhos simples a sim.

No mercador mundial muitos fabricantes querem é ganhar muito dinheiro e faz os pescadores de cobaia comprando muitas coisas que só serve para um único proposito. e os pescadores vai na onda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu uso o cauterizador em todos os meus streamers de EP e similares e cola Zap-a-Goo, como manda a receita original, embora o próprio Enrico Puglise, no vídeo do passo-a-passo do peanut butter, diga que "os peixes não ligam, mas nós sim". Atualmente, não tenho problemas de estragar moscas no processo e nem de perder olhos na pescaria, mas confesso que já passei por isso nas primeiras que atei. É importante fazer com cuidado, sem movimentar muito e bruscamente a ponta do cauterizador. A própria fibra derretida já serve de cola. Depois, com a aplicação generosa da Goo e o olho por cima, fica tudo fundido e muito firme, apoiado na haste do anzol. Fica difícil até tirar o olho de propósito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Rafael,

Olhos não são imprescindíveis, como os colegas já citaram. As suas Bay Anchovies, mesmo cegas, seguramente vão pegar muito peixe. Seaducers, Muddler Minnows, Wooly Buggers e muitos streamers clássicos são comumente atados sem olhos.

No entanto, eu prefiro colocar olhos nos meus streamers de EP. Quando atados em anzóis menores, o peso dos olhos plásticos é significativo, o que ajuda a isca a afundar mais rapidamente. Dependendo do posicionamento dos olhos (mais próximos ou mais afastados do olhal) a ação da isca é modificada, e por último, os olhos criam uma resistência maior ao serem tracionados na água, e como você sabe, os peixes conseguem detectar essas ondas de pressão.

Também tive esse problema de “cortar” o sparkle ou a fibra com o cauterizador. Tenho a impressão que se aproximar o cauterizador mais devagar e segurar as fibras próximas ao local do furo (com o bodkin, p. ex.) o estrago costuma ser menor. Às vezes, mesmo com as fibras meio soltas, com muito cuidado, eu coloco uma quantidade boa de Zap Goo e no final, fica tudo colado, como o Célio descreveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Otimo debate :)

celio e Salles, eu acho que o uso da Zap Goo deve facilitar nesse caso mais que a araldite que eu uso atualmente, talvez esse seja um dos motivos...

a dica para aproximar o cauterizador mais lentamente e prendendo as fibras tb é uma boa!!

agora, vcs que atam com EP usam o olho do Enrico que parece ter uma perninha demetal que entra no buraco do olho ou usam olhos 3D comuns?

abraços!! Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Otimo debate :)

celio e Salles, eu acho que o uso da Zap Goo deve facilitar nesse caso mais que a araldite que eu uso atualmente, talvez esse seja um dos motivos...

a dica para aproximar o cauterizador mais lentamente e prendendo as fibras tb é uma boa!!

agora, vcs que atam com EP usam o olho do Enrico que parece ter uma perninha demetal que entra no buraco do olho ou usam olhos 3D comuns?

abraços!! Obrigado

Olha, rafael

Eu uso os olhos EP. Aquela perninha tem que ser cortada o mais rente possível da base do olho. Em streamers ela não serve para qualquer coisa e ainda prejudica. Dá para aproveita-la apenas para fixar olhos em popper e divers

Em tempo: uso trim ou alicate pra cortar o pino dos olhos

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Otimo debate :)

celio e Salles, eu acho que o uso da Zap Goo deve facilitar nesse caso mais que a araldite que eu uso atualmente, talvez esse seja um dos motivos...

a dica para aproximar o cauterizador mais lentamente e prendendo as fibras tb é uma boa!!

agora, vcs que atam com EP usam o olho do Enrico que parece ter uma perninha demetal que entra no buraco do olho ou usam olhos 3D comuns?

abraços!! Obrigado

Sim, a zap goo facilita o trabalho. E é bom colocar bastante, com sobra..

O pino na base dos olhos é de plástico. Prefiro deixar um "toquinho" de uns 2-3 mm, ao invés de cortar rente. Acho que ajuda na fixação do olho.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.