Ir para conteúdo

Minha estreia de Tenkara na Patagônia Argentina


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Posso não ser o primeiro, mas possivelmente sou um dos primeiros a pescar de Tenkara na Patagônia Argentina. ;)

Questionei os guias, que são as pessoas mais indicadas para esse assunto, e nenhum deles havia visto alguém pescar da forma que pesquei no rio Malleo, era total novidade e me observaram por algum tempo até que o guia Emiliano pediu para pescar também.

Depois da flotada com acampamento do rio Caleufú, nosso guia Alejandro Klap nos questionou o que queríamos fazer no dia seguinte e unanimemente todos responderam, descansar! :natal_biggrin:

Sendo assim ele nos levou para uma pescaria de vadeio no rio Malleo e dessa vez foi em uma trecho que conheço muito bem, dentro da reserva Mapuchi. Esse trecho é raso normalmente, mas como as condições dos rios era de estarem cheios, o local escolhido foi providencialmente muito bem escolhido.

Depois que paramos a margem do Malleo as duplas se separaram e os guias levaram cada dupla para seu pool, para assim começarem a pescar. Pedi para ficar mais próximo do carro e pescar no mesmo pool do Telles. O Alejandro levou o Telles para um trecho mais acima e eu desci um pouco para assim explorar rio acima um trecho que do qual fiz minhas primeiras capturas na Tankera.

Esse trecho do rio fazia um raso canal em sua margem direita (observando rio acima) e mais ao centro era mais raso, assim me posicionei em sua parte mais rasa e comecei a fazer o que me ensinara, observar antes de começar a pescar. Não demorou muito e vi uma truta muito próxima a margem, quase embaixo de alguns ramos de capim do pasto e foi aí que peguei minha primeira truta na Tenkara, e totalmente no visual. :natal_biggrin:

Para minha surpresa era justamente uma truta marrom e havia observado ela subir o tempo todo, mas confesso que não conseguia ver o que comia, mas como estava acontecendo um grande hatch de caddis, escolhi uma Elk Hair CDC Emerger para assim meter ferro na boca da marrom. :natal_thumbup:

post-1-0-67626800-1386350811_thumb.jpg

Foi uma felicidade só, pois a danada subiu o rio levando a linha nas constas e não precisei entrar em desespero, bastou controlar sua subida e manter a linha tensa. Depois de dois ou três minutos ela estava em minhas mãos para ser fotografada. Depois continuei subindo o rio e explorando o mesmo raso canal e para minha surpresa ferrei outra marrom, e bem maior, mas por falta de habilidade em controlar o strike, rompi o tippet como todo com novato e panela. :natal_happy:

O susto passou o coração voltou ao normal e segui com minha meta que era pescar o máximo de trutas rio acima e depois voltar "varrendo" rio abaixo na maior covardia usando um mosca wet. :natal_cool:

Foram várias capturas de trutas arco íris e sendo três marrons.

post-1-0-57749000-1386351112_thumb.jpg

Infelizmente não tenho muitas fotografias, mas as lembranças são grandes.

post-1-0-43530800-1386351140_thumb.jpg

Logo após nos reunimos para o almoço e o mano também quis experimentar a Tenkara, acertando um arco íris que lhe deu um bom trabalho.

post-1-0-85774200-1386351202_thumb.jpg

Até trazer para a margem.

post-1-0-22730000-1386351240_thumb.jpg

Observem que ele sequer estava equipado, foi pescar para experimentar e gostou muito.

O Alejandro fez algumas fotografias também.

1459227_10151788601857966_216540590_n.jp

530476_10151788601922966_232018299_n.jpg

Se outras fotografias aparecerem eu volto para mostrar aos amigos. :natal_wink:

Agora estou contando os dias para estar lá novamente, mas agora em uma condição de pesca diferente, com o nível dos rios mais baixo e assim colocar em prática novamente a pesca Tenkara. :ok:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns, parece que a mosca da Tenkara picou vocês. Belo relato e belos peixes.

E vocês estavam com a 9'3" do Telles, na próxima vão estar com a 10'10" que dará a vocês mais espaço tanto de casteio como de trabalho com o peixe, maior comprimento de linha e maior comprimento de vara e aí vão poder brincar com as maiores.

Que tippet usaste Fausto?

Hay que tener mais habilidade da pecinha atrás da vara que no fly, pois não tem como dar linha. É quanto teu braço alcança, a elasticidade da linha, pré-tippet, tippet e a ação da vara que como pode ser vista na foto em que o Fabio está trabalhando, vergou mais da metade e funciona como uma mola para cansar a truta. Portanto, nesta hora, vara sempre erguida para a mola funcionar.

Abraços.

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Creio que a Tenkara do Telles é 10'10". :natal_wink:

Quanto ao tippet fiz assim, no final da linha Tenkara tem um pedaço de monofilamento colocado por ti que parece ser 0,32 mm ou próximo dessa espessura, daí coloquei loop to loop um pedaço de tippet 2x próximo à 80 cm e também loop to loop outro pedaço de tippet 5x com 80 cm. Daí devo ter ficado com um total de 4,6 metros da ponta da vara à mosca, tanto que eu tinha que me esticar bastante para trazer o tippet para minha mão.

Dentro do puçá tem uma truta, mas não está visível. :natal_happy:

Observando as fotografias vejo que posso entrar no rio com menos material e pescar muito mais leve. :natal_smile:

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com a 10'10" podes usar tranquilamente 4X e até eventualmente 3X,pois por ela ser mais comprida tem maior efeito de mola e com linha mais longa vais ter também um pouquinho mais de elasticidade. E estas varas tem casting aproximado de 8 lbs. o que é bastante.

Realmente, olhando meus arquivos ví que o amigo tem razão é uma 10'10" a do Telles. Aquele pedaço de monofilamento é o pre-tippet (uso geralmente de 0,32 a 0,37 mm) e um bom comprimento para ele é 2 palmos ou pouco mais. A coneção loop to loop está correta e é a mais prática, quanto à formatação de dois tippets emendados já é criação tua, nunca usei assim, mas se funcionou bem isto é ótimo. Aliás a tenkara é bem livre, cada um faz do seu jeito, funcionando é o que importa.

Em termos de comprimento total de vara mais linha, pré e tippet, considero (principalmente em função do conforto) que o ideal é que com o equipo todo montado, tendo teu braço levantado para o céu a mosca venha no teu pé, então:

Se tiveres 1,80 m de altura mais teu braço erguido, conjunto todo terá de 11 a 12 m. com você e braço erguido incluído no conjunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Posso não ser o primeiro, mas possivelmente sou um dos primeiros a pescar de Tenkara na Patagônia Argentina. ;)

Questionei os guias, que são as pessoas mais indicadas para esse assunto, e nenhum deles havia visto alguém pescar da forma que pesquei no rio Malleo, era total novidade e me observaram por algum tempo até que o guia Emiliano pediu para pescar também.

Depois da flotada com acampamento do rio Caleufú, nosso guia Alejandro Klap nos questionou o que queríamos fazer no dia seguinte e unanimemente todos responderam, descansar! :natal_biggrin:

Sendo assim ele nos levou para uma pescaria de vadeio no rio Malleo e dessa vez foi em uma trecho que conheço muito bem, dentro da reserva Mapuchi. Esse trecho é raso normalmente, mas como as condições dos rios era de estarem cheios, o local escolhido foi providencialmente muito bem escolhido.

Depois que paramos a margem do Malleo as duplas se separaram e os guias levaram cada dupla para seu pool, para assim começarem a pescar. Pedi para ficar mais próximo do carro e pescar no mesmo pool do Telles. O Alejandro levou o Telles para um trecho mais acima e eu desci um pouco para assim explorar rio acima um trecho que do qual fiz minhas primeiras capturas na Tankera.

Esse trecho do rio fazia um raso canal em sua margem direita (observando rio acima) e mais ao centro era mais raso, assim me posicionei em sua parte mais rasa e comecei a fazer o que me ensinara, observar antes de começar a pescar. Não demorou muito e vi uma truta muito próxima a margem, quase embaixo de alguns ramos de capim do pasto e foi aí que peguei minha primeira truta na Tenkara, e totalmente no visual. :natal_biggrin:

Para minha surpresa era justamente uma truta marrom e havia observado ela subir o tempo todo, mas confesso que não conseguia ver o que comia, mas como estava acontecendo um grande hatch de caddis, escolhi uma Elk Hair CDC Emerger para assim meter ferro na boca da marrom. :natal_thumbup:

attachicon.gifTENKARA_20131122_02.jpg

Foi uma felicidade só, pois a danada subiu o rio levando a linha nas constas e não precisei entrar em desespero, bastou controlar sua subida e manter a linha tensa. Depois de dois ou três minutos ela estava em minhas mãos para ser fotografada. Depois continuei subindo o rio e explorando o mesmo raso canal e para minha surpresa ferrei outra marrom, e bem maior, mas por falta de habilidade em controlar o strike, rompi o tippet como todo com novato e panela. :natal_happy:

O susto passou o coração voltou ao normal e segui com minha meta que era pescar o máximo de trutas rio acima e depois voltar "varrendo" rio abaixo na maior covardia usando um mosca wet. :natal_cool:

Foram várias capturas de trutas arco íris e sendo três marrons.

attachicon.gifTENKARA_20131122_03.jpg

Infelizmente não tenho muitas fotografias, mas as lembranças são grandes.

attachicon.gifTENKARA_20131122_01.jpg

Logo após nos reunimos para o almoço e o mano também quis experimentar a Tenkara, acertando um arco íris que lhe deu um bom trabalho.

attachicon.gifTENKARA_20131122_04.jpg

Até trazer para a margem.

attachicon.gifTENKARA_20131122_05.jpg

Observem que ele sequer estava equipado, foi pescar para experimentar e gostou muito.

O Alejandro fez algumas fotografias também.

1459227_10151788601857966_216540590_n.jp

530476_10151788601922966_232018299_n.jpg

Se outras fotografias aparecerem eu volto para mostrar aos amigos. :natal_wink:

Agora estou contando os dias para estar lá novamente, mas agora em uma condição de pesca diferente, com o nível dos rios mais baixo e assim colocar em prática novamente a pesca Tenkara. :ok:

T+ :bye:

Oi Mano !!!

Fiquei bem nestas fotos !!!

Estou mais bonito do que o de costume !!! Rsrsrsrsr

Foi show mesmo !!!!!

Muuuuito divertido !!!!

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:natal_thumbup:

Fausto disse:

"...peguei minha primeira truta na Tenkara, e totalmente no visual. :natal_biggrin: "

"...Observando as fotografias vejo que posso entrar no rio com menos material e pescar muito mais leve. :natal_smile: "

Fausto obrigado por detalhar tua experiência pra nós. Tenho certeza será de grande valia pra os futuros adeptos.

Quero observar (importante) que o amigo fez apenas vídeo aulas sem a presença de nem um professor e foi capaz

de na primeira oportunidade apresentada fazer a captura de uma marrrom.

Isso é comum com tenkara onde mesmo crianças conseguem ter bom desempenho com bem poucas horas (se muito) de orientação.

NÃO estou dizendo ou sugerindo que a orientação de alguém mais experiente é dispensável. Apenas quero notar

que a simplicidade do equipamento torna a prática da pescaria muito intuitiva, quase instantânea ou "plug and play" :natal_cool:

Outro detalhe que apaixona é o fato de, por não possibilitar longos arremessos, forçosamente somos levados pela simplicidade do equipamento

a ficar mais próximos do peixe e, por isso, quase sempre a ação se desenrola no campo visual do pescador.

Isso também nos força a ter um pensamento mais estratégico no que tange a aproximação.

A última observação que faço por hora é a questão minimalista; com tenkara usamos menos equipamento e gozamos de mais liberdade! :okok:

Grande abraço e mais uma vez muitíssimo obrigado.

Editado por Blatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que beleza, :bs-aplauder:

Parece que a "tralha vai aumentar" nas próximas viagens. :natal_biggrin:

Precisa encomendar uma micro pros lambas. :natal_laugh::natal_laugh::natal_laugh:

Creio que o contrário, é menos tralha... :ph34r:

Para os lambaris pode ser algo mais leve ainda, mas a 9'3" está ótima. :)

Blatt gostei do Plug and Play. :natal_biggrin:

É por aí mesmo Blatt, creio que nos conectamos a pesca Tenkara de uma forma mais singela e usamos os recursos que temos, que é primeiro a observação e assim estudamos a estratégia que será usada na pescaria. Não sou o mais experiente dos pescadores da Patagônia, mas somando minhas temporadas por lá (pouco mais de 100 dias), creio já ser capaz de estudar a estratégia em função da aprendizagem que passei em diversas pescarias que lá já fiz. Daí acredito que das próximas vezes que lá voltar para pescar de Tenkara devo ter resultados cada vez maiores, até quem sabe capturar uma truta acima de 40 cm.

Em fevereiro/março os rios estarão com nível mais baixo, menos correnteza e estarei de wader longo dessa vez, assim posso caminhar com mais tranquilidade me aproximando de trechos mais fundos, daí vou desenvolver mais as técnicas de aproximação, pois na Tenkara estou limitado nos arremessos que não são longos como podem ser no Fly.

Vai ser novamente muito divertido pescar de Tenkara e espero ter uma quantidade muito maior de fotografias para mostrar mais um pouco. ;)

Dependendo do que for, pode até ser que consiga fazer alguns vídeos, mesmo que pequenos, mas editando posso alongar.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.