Ir para conteúdo

Tenkara de cabo a rabo - Vídeo


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:okok:

Vídeozinho mostrando a confeção de uma mosca (kebari), inclusive o anzol, a
partir de um kit de costura. Na sequência o pescador mostra na prática que
o trabalho e paciência valem a pena.
Está em inglês mas não precisa de tradução.

http://vimeo.com/75204328

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Blatt !!! Acabei aprendendo uma novidade a mais assistindo o vídeo :ok::mestre: ... temperar novamente o aço do anzol !!! E deu certo !!

Tenho alguns anzóis da MS 260H Crystal #6 a 10, que são bem fininhos e com haste longa, só que flexíveis demais. Depois da "têmpera" parece que melhoraram em dureza.

Abç :bs-aplauder:

Editado por Marcelo_90
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É interessante pra alguma situação tipo "se vira com o que tem", mas acho bastante improvável que alguém carregue morsa, pinça, tesoura e até lima e não tenha em mãos material pra atar. :huh:

Marcelo, cuidado com a alteração da têmpera de metais, uma tentativa não controlada (como no vídeo) pode ocasionar em efeitos colaterais, por exemplo o aumento da fragilidade (como no vídeo). A quebra do "anzol" enquanto o sujeito estava atando certamente foi ocasionada por ele mesmo. :sleep:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:

Marcelo, funciona sim, mas pra evitar a quebra do anzol existe um controle de temperatura que se faz

observando a cor do metal quando aquecido.

Se ele ficar "branco" emitndo luz como a resistência de uma lampada chances são de que quebrará

pois perderá toda a ductibilidade.

Existem vídeos na internet explicando o processo melhor do que eu fiz aqui.

André, com certeza não é uma prática do dia-a-dia.

Eu mesmo não faria nada assim a menos q forçado a isso.

Postei apenas a título de curiosidade e também por que curto idéias criativas (embora nem sempre muito práticas)!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É interessante pra alguma situação tipo "se vira com o que tem", mas acho bastante improvável que alguém carregue morsa, pinça, tesoura e até lima e não tenha em mãos material pra atar. :huh:

Marcelo, cuidado com a alteração da têmpera de metais, uma tentativa não controlada (como no vídeo) pode ocasionar em efeitos colaterais, por exemplo o aumento da fragilidade (como no vídeo). A quebra do "anzol" enquanto o sujeito estava atando certamente foi ocasionada por ele mesmo. :sleep:

Justamente isso, André e Blatt. As chances de estragar o anzol são maiores, mas são baratos demais e vale o risco.

O anzol nas suas características originais se mostra mole e com um ângulo fechado demais para se passar uma pequena miçanga na curva sem ter que abri-lo e depois entorta-lo novamente. Fazendo isso , ele ficará mais frágil ainda e abrirá fácil.

Seria mais fácil partir para outro modelo de anzol ?? Sim, claro. É que comprei no impulso, no início, e quero gastá-los.

Mas eu gostei de atar pequenos streamers e ninfas com ele, para utilizar no equipamento #3, na intenção de pegar tucunarés pequenos e evitar perdas para as piranhinhas que sempre aparecem(haste exposta). O modelo é super leve, com haste longa e boa ponta. Com o aquecimento e choque rápido na água ele ganhou dureza no final.

Então fiz assim.... abri o anzol, passei a miçanga cromada, fechei e aqueci com isqueiro mesmo, por segundos. Ficando laranja desde a ponta até o final da curva, relei ele na agua e tirei.

Um amigo , mecânico, recomendou o choque rápido na agua. Não pode deixar esfriar por completo submergido. Mas lógico que o processo se aplica a peças forjadas bem maiores... enfim.

Fiz o processo apenas em 2 anzois, por curiosidade, e um deles eu quebrei de propósito, para observar a força necessária.

Depois disso eu prendo na morsa e ato a mosca. Se o anzol aguentar o processo do atado e a pressão dos nós (whip finisher), já suportará o tamanho do oponente na pescaria.

Gde Abç !!! E só to aprendendo :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.