Ir para conteúdo

Big Truta no Colorado (vídeo)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:ok:

Meus amigos sabem que não curto pescaria de peixe grande, meu

negócio é com a turma do jardim de infância :fish:

Mas confesso que as vezes (só pra variar) ter um peixinho maior na ponta da linha

não é de todo ruim :devil2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blatt: peixinho maior? ainda mais numa Tenkara...... é tudo de bom. Ainda não consegui nenhum peixe maior que 500 g numa Tenkara mas estou à procura.

Veleu, um abraço, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Blatt,

muito bom o vídeo, dá para perceber que o pescador que utiliza-se da técnica Tenkara, na falta da carretilha para recolher o excesso de linha, tem que tomar um cuidado redobrado na momento em que o peixe se aproxima, a fim de evitar que a vara quebre ou que o tippet venha se romper.

Sendo assim, quanto maior o peixe, mais critico fica este momento, certo?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Adauto, de fato acho que fui um tanto eufemista na avaliação do peixe.

Meu maior na tenkara foi 1.5 kilo (tucunaré), mas foi no caiaque o que facilita

a coisa toda pois a inércia do caiaque ajuda controlar o peixe.

Samuel, sim de fato. É como eu sempre digo, o equipamento tenkara é mais simples que o de fly

mas isso não significa que a pescaria é mais fácil, as vezes muito pelo contrário!

Mas como você pode ver na ilustração abaixo, pra compensar a falta de carretilha as varas tenkara são projetadas

de tal forma que suportam alguns abusos na hora hora de tirar o peixe dágua que uma vara de fly jamais suportaria.

Essa sequência é a recomendação de um fabricante de varas tenkara sobre como se deve proceder

na hora dominar o peixe.

landingfish.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

Mas como você pode ver na ilustração abaixo, pra compensar a falta de carretilha as varas tenkara são projetadas

de tal forma que suportam alguns abusos na hora hora de tirar o peixe dágua que uma vara de fly jamais suportaria.

Essa sequência é a recomendação de um fabricante de varas tenkara sobre como se deve proceder

na hora dominar o peixe.

landingfish.jpg

Eeeitahh !!! :ohmy: esse tipo de vara aguenta tudo isso ?? Interessante.

Presenciei um amigo quebrando uma vara telescópica, 100% de carbono, das relativamente boas na faixa de R$ 100,00, brigando com um tucunaré de pouco mais de 1kg e formando um desenho similar a segunda imagem entre as 4. Ou seja, como dizemos aqui, a vara dobrou o joelho .

As chances de um tucunaré ou até pacu de 2 ou 3 kg abocanharem uma isca bem próximo ao pescador por aqui são boas, dependendo a estrutura do local, então necessitaria um cuidado especial com o " tippet X preservação da vara ".

Na última pescaria de domingo, estreando o conjunto #3, percebi mais ataques dos miúdos no meio da vegetação próximo à margem, como é esperado.

Porém quando eu arremessava e recolhia a linha fazendo a isca passar em algum ponto específico nenhum vulto a seguia, como se a linha os deixasse assustados ou receosos.

Já quando eu utilizava alguns roll casts ou arremessos similares à Tenkara, com linha curta e batendo a isca e o leader em cima do ponto pretendido, ai sim algum peixinho subia e tentava acertar a mosca. Ou seja, nesta ocasião a modalidade tenkara seria muito produtiva.

Só que como eu falei ... rsrss... as chances de algum grandalhão ou até traíra estar ali é boa e pode dar um belo susto ou prejuízo, seria uma experiência interessante.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Lindo peixe, bom tamanho, belas cores.

Dureza mesmo hein! Tem horas que a vara verga pra baixo e o cara perde o controle por alguns instantes retomando em seguida, tirou quase na unha! :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok:
Marcelo, quando a tenkara era reclusa ao Japão dificilmente se pensaria
ou se usaria uma vara desta modalidade pra pegar um peixe realmente grande.
Isso por que lá as varas sempre foram projetadas pra pescaria de trutas com seus,
no máximo, 40 cm.

Mas quando a tenkara veio pro ocidente cresceu a pressão sobre o fabricantes
pra produzirem os "big fish rod", ou, varas tenkara que suportassem grandes capturas.
Com isso blanks que antes eram usados pra pescaria de bass, carpas e congêneres
foram adaptados pra se pescar na modalidade tenkara e graças a isso hoje
é possivel ver cenas como esta abaixo.

Então, assim, toda vara tenkara aguenta o abuso das imagens q postei acima, mas
nem todas aguentam um monstrinho destes da foto abaixo.

As varas tenkara projetadas pelo Jorge Pozzobom no Brasil se enquadram no perfil da foto abaixo.

universal-tenkara-unagi4205-21508816.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Blatt !! Sempre surpreendendo no assunto !! Verdadeiras aulas :mestre::bs-aplauder:

Só pra complementar o assunto e aproveitando as fotos que tirei no dia, porém sem fazer relato por falta de tempo.

Fui depois do almoço, no domingo, já que a previsão de chuva não se confirmou. Levei os equipamentos #3(louco pra estrear) e #5 por causa do vento.

Peguei alguns tucunarés e piranhas entre outros.... mas quero destacar as duas espécies inéditas no fly e um azul que faria a Tenkara cantar.... rsrsrs

Com o equipamento #3 peguei este acaragel, com uma pequena ninfa, carregada de brilho e que foi destruida depois. Mas já superou as espectativas iniciais.

2nga7x5.jpg

Com o vento um pouco mais forte, selecionei um streamer no equipo #5 e peguei alguns tucunarés e piranhas.... Quando a isca já estava no " fiapo " ainda consegui pegar um pequeno pacú CD , que nem em sonho poderia imaginar que pegaria na artificial ou no fly.

nxnajn.jpg

E no finalzinho da pescaria, já pensando em ir embora..... eis que surge o azul de aprox. 1kg e muito vigor. Que certamente iria causar preocupação se eu não estivesse com o #5 na hora. Muito forte e tomou linha !!

2833v8.jpg

Grande abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok:

Marcelo esse "acaragel" pra mim é de fato novidade. Nunca tinha sequer ouvido falar dele.

Parece uma tilápia carrancuda.

Já o CD aqui no nordeste tem muito (chamam ele tapacá por aqui).

Peguei vários tanto no fly como na tenkara.

Tô vendo (e gostando) que vc não está seguindo o caminho de outros

que só usam streamers ou varejeiras no fly. :bs-aplauder:

As ninfas são muito produtivas.

Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.