Ir para conteúdo

Tabela de Líderes


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa tarde Pessoal.

Segue anexa uma tabela de Líder que criei para uso pessoal. São fórmulas já conhecidas, bem como umas dicas que testei.

Basta especificar o tamanho do líder, que vai de 6,5 a 15 pés e o tippet que deseja pescar, que vai de 8x a 08x.

É coisa simples, para uso rápido. Nada muito sofisticado.

Também tenho o arquivo em .xlsx, caso alguém tenha interesse.

Críticas e sugestões serão muito bem vindas. Pode-se mudar o que achar necessário.

Abs,

leader 97-2003.xls

Editado por MCAzeredo
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Baixei e gostei :okok:

Boa tarde Pessoal.

Segue anexa uma tabela de Líder que criei para uso pessoal. São fórmulas já conhecidas, bem como umas dicas que testei.

Basta especificar o tamanho do líder, que vai de 6,5 a 15 pés e o tippet que deseja pescar, que vai de 8x a 08x.

É coisa simples, para uso rápido. Nada muito sofisticado.

Também tenho o arquivo em .xlsx, caso alguém tenha interesse.

Críticas e sugestões serão muito bem vindas. Pode-se mudar o que achar necessário.

Abs,

attachicon.gifleader 97-2003.xls

Baixei e gostei :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Configurei o fórum para receber anexos em XLS em função de um perdido do Azeredo e fico feliz em ver que os amigos estão fazendo download do arquivo. ;)

Azeredo se quiser posso configurar para receber arquivos no novo padrão do Office 2010, não fiz porque confesso que esqueci desse detalhe e também porque estava viajando. :happy:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pergunta de leigo :laugh:

Existe alguma relação entre o comprimento do Leader em relação ao n° da Linha de Fly?

É variável conforme o tamanho da Mosca?

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pergunta de leigo :laugh:

Existe alguma relação entre o comprimento do Leader em relação ao n° da Linha de Fly?

É variável conforme o tamanho da Mosca?

Oi Tuã, neste modelo que fiz, os lideres maiores fazem mais sentido com tippets mais finos, ou seja, pesca mais leve com linhas de fly mais leves. Os lideres curtos ficam melhor com bitola de tippet mais grossa. Mas as formulas da planilha estão abertas, pode-se mudar o que quiser. Tentei adaptar o máximo à nossa realidade de pesca.

Não sei se nas regras do fly - ou nas boas práticas - existe essa relação "catalogada" entre linha de fly e comprimento do lider. Peço ajuda aos mestres para nos ajudar nesta pergunta! Na prática posso afirmar que sim, mas entra um outro fator que é peixe.

Sei que existe a relação da bitola do butt com a linha de fly, como diz o Beto Saldanha lá em cima. O butt deve ter 2/3 da bitola da linha de fly.

Qualquer sugestão na planilha é bem-vinda, nada é regra.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Entendi Azeredo.

O Butt da linha deve ser de espessura menor (2/3) da linha de Fly e quanto menor a mosca, maior pois ele se alongara até a espessura correta do Nylon para a mosca Correto?

Isso incide numa apresentação melhor e mais suave para as moscas pequenas e não tanto para moscas maiores por não ser tão necessário.

Essa relação também tem haver com a energia distribuída no leader atravéz da linha de Fly no Casting.

Mais leader, menos transmissão de energia, melhor apresentação (mais suave).

Valeu :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando ou complicando o assunto, já que permitem escapadas das regras. No meu conjunto #8 tenho feito um butt trançado com aproximadamente 1m a 1.2m e alça nas pontas para conectar à linha de fly e à seção intermediária do leader posteriormente.

Faço uma trança bem espaçada, de 3 fios de nylon 0.20mm(ou 2 de 0.15 e 1 de 0.20mm as vezes), correspondente à uma linha 0.60mm mono em resistência ou até mais, mas com a vantagem de não ter memória. A seção do butt fica bem macia e esticadinha ao montar o leader, semelhante ao comportamento das linhas multifilamento. A manufatura demora uns 10 minutos em média ou menos e não troco depois.

A seção intermediária eu montarei com monofio de nylon ou fluorcarbon, conforme a isca e o tippet 0.30 ou 0.25mm, dependendo do rio que irei pescar e o histórico de espécies/moscas... No total o leader terá entre 2.5 a 3.2m.

Abç

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Uso o 40/30/30 com 80cm de 0,57mm, 60cm de 0,47mm e 60cm de 0,37mm, mas em material #6. Fica com 2 metros no total (+\- 6,5 pés).

Em material #8 utilizaria bitola de linha um pouco maior, tipo 80cm de 0,60mm, 60cm de 0,50mm e 60cm de 0,40.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Sei que vou desenterrar o tópico, mas tudo bem...hehehehehe

Muito show a tabela!

Eu estava, casualmente, tentando montar uma tabela naquele estilo que o amigo MCAzeredo fez.

Muito boa a tabela, prática, simples e uma coisa que eu gostei muito nela: pra montar um leader, se usa somente 3 bitolas de linhas ou 4, quando tiver o shock tippet.

Eu baixei também a tabela da GFF, mas tem esse problema de um mesmo leader ter até 8 bitolas diferentes...ai o leader acaba ficando quase mais nó do que linha em si (exagerando, é claro)...

Muito show a sua tabela e, se me permitir, vou repassa-la para outros colegas mosqueiros, dando, é claro, os devidos créditos!!

Grande abraço e obrigado por compartilhar esse maravilhoso material!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cara, por coincidência também acessei essa tabela ontem, há tempos que não acessava. Um pessoal aqui de BH juntou para atar umas iscas eu tirei só atar lideres. Fiz logo um monte, renovei o estoque!

Fique à vontade para repassar e até mesmo modificar o que achar pertinente. Eu que agradeço.

Abs,

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Repassado!

Um parceiro meu de fly (que com muito orgulho, eu o iniciei nesta maravilhosa modalidade) sempre brigava comigo que queria usar apenas uma expessura de linha no equipamento #2...

Depois de eu mandar a tabela pra ele, ele já veio falar que agora entende a coisa, etc etc etc....

kkkkkkkkk

Agora só falta ele largar mão de ser preguiçoso e confeccionar os leaders dele!!!

heheheheheh

Aproveitando o tópico, queria só tirar uma dúvida. Pra uma Redington Classic Trout #2, com pequenas ninfas e secas (anzol #20 e #18), seria melhor um leader de 9' entre 5x e 7x?!

Abraços e mais uma vez, muito obrigado pela contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Boss!!

Perfeito, já ajudou bastante!

Em relação ao tamanho, também seria mais ou menos isso, 9 pés?!

É que eu irei confeccionar meus leaders (como já faço a algum tempo), a nomenclatura (5-7X) foi só pra falar em uma linguagem que todos entenderiam mais fácil, mas pretendo deixar com tippet 0,10mm.

Abraços e obrigado pela resposta!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O comprimento varia de acordo com o gosto e controle dos arremessos, um líder mais longo é mais difícil de se controlar nos arremessos e aumenta o percentual de erro e má apresentação da mosca. Gosto de líder longo com 12 ou 15 pés e me adapto muito bom com ele, pois faço arremessos curtos e precisos. Fora esse caso uso normalmente líder de 9 pés e aumento seu comprimento na hora de acordo com a necessidade, para isso uso como padrão líder de 9 pés que termina com tippet 4x e conecto um tippet 5x podendo até mesmo até aumentar o comprimento conectando um líder 6x. Nos dois casos o líder deixa de ter originalmente 9 pés e vai para os 12 pés que gosto. Como pode ver adapto o líder de acordo com a necessidade.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Geralmente construo meus líderes para 9 pés.

Construo eles para 4X, mas não coloco tippet, ou seja, meus líderes novos geralmente tem 7 pés de comprimento. Onde seria um tippet eu coloco um loop.

Na hora de usar escolho qual o melhor tippet (3X-5X) e qual comprimento e faço uma conexão loop-loop com o líder.

No final o líder acaba com 9-11 pés de comprimento, dependendo da forma de apresentação e fica fácil de trocar o tippet conforme ele vai encurtando na troca de moscas.

Em 15 dias de pesca intensa na Patagônia, por exemplo, eu geralmente uso apenas um único líder (a não ser que faça muita besteira), mas troco metros e metros de tippet.

Sempre tenho líderes extras E (importante) um conjunto de primeiros socorros no caso da linha de fly rebentar na conexão com o líder (já usei isso 2 vezes em 5 viagens...)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Mais uma vez vou desenterrar o tópico!

hehehehehe

 

Como alguns amigos acompanharam, agora estou me dedicando aos leaderes torcidos

 

Eis que hoje, me peguei pensando se seria possível modificar e melhorar um pouco esses leaderes e como faria isso.

Resolvi pegar a tabela que o amigo havia postado aqui e começar a fazer fumaça com a cachola :wacko2:.

Acabei por chegar em um primeiro possivel teste de leader torcido, usando linha mono 0,10mm e seguindo a receita do amigo Azeredo 20/20/15/15/10/20. A intensão desse leader seria para pesca com equipamento #2 e apresentações mais suaves.

Pensei nessa receita devido a base que eu uso para confecção dos leaderes ter 6 medidas diferentes, logo, precisaria fazer os cálculos de quantas votlas irei fazer em cada parte.

O que os amigos e mestres acham da ideia?

O que mais eu devo considerar?

 

Abraços e aguardo a opinião dos amigos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

André, eu já fiz líderes torcidos com linha mono 0,10, e como eu queria líderes bem leves pra vara #2, eu iniciei a contagem de voltas usando como base o mínimo de voltas que eu poderia usar na parte mais fina do líder, onde cada um dos lados vai ter no mínimo 1 volta e meia de linha (3 pernas), totalizando 6 pernas depois de torcido na parte mais fina. Daí fui aumentando uma ou duas voltas a cada tramo superior em direção ao butt do líder.

Não sei se ajudei ou atrapalhei, mas qualquer dúvida solta o grito! 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • Patrono

Semana passada torci uns líderes, é impressionante como o movimento dos líderes torcidos se assemelha ao movimento da linha de fly.

Na falta de líder cônico, bem melhor usar o torcido do que o atado com nós. E vc ainda pode personalizar o taper do seu líder torcido.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Mosqueiro

Desenterrando o tópico, uma curiosidade que gostaria de compartilhar:

Este modelo de lider, quando setado em 6,5 pés, reflete exatamente os números de Fibonacci num determinado ponto da sequência. A partir da divisão do numero atual pelo seu anteior, chega-se cada vez mais proximo ao número de ouro, que segundo estudos rege todas as proporções perfeitas do universo.

 

image.png.a6f6008443a02b60667125e40b39a2bf.png

 

Pegando a sequencia dos resultados destas divisões, temos uma caracteristica muito interessante, que acredito regir uma certa perfeição da proporção que podemos utilizar em nossos tippets (e linhas). Trata-se de uma sequência numérica que não é crescente nem decrescente... Mas para explicitar melhor, vou deixar um video de um professor de matemática que explica muito bem esta relação, onde no final ela representa no quadro uma figura muito interessante (que nos faz refletir sobre o uso nas nossas pescarias... proporção, dispersão de energia e etc...).

 

Mas a reflexão que fica é que no 'fritar dos ovos' Matemática e Física realmente andam juntas, de mãos dadas....!?!?!?!

 

 

Obs: a sequencia de Fibonacci ele plota na coluna "A" da tabela.

 

Abs a todos.

 

 

 

Editado por MCAzeredo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador

Esse é um bom tópico e agora a pouco vi uma mensagem do @Diego Thomas no WhatsApp informando um novo link do LeaderCalc da Global Fly Fisher. Vai enriquecer esse conteúdo. 

 

https://globalflyfisher.com/fish-better/ledercalc-2023

 

Em novembro esse tópico faz dez anos. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.